quinta-feira, 16 de junho de 2011

Espero muito mais de Javier Saviola!


Se olharmos para o registo de Saviola no que toca a golos marcados, na época transacta, à primeira vista poderíamos concluir que tinha acabado de realizar uma época razoável, pois marcou no total de todas as competições cerca de 14 golos. No entanto e à semelhança do que acontece com o seu parceiro de ataque, Cardozo, os números não dizem tudo e neste caso escondem muita da má forma patenteada pelo Conejo ultimamente. Na primeira época de águia ao peito marcou apenas mais 5 golos, mas o seu nível exibicional foi bem distinto pela positiva, sendo uma das peças fundamentais na conquista do campeonato nacional de 2009/20010.

O Saviola que observamos na temporada transacta, foi um Saviola que mostrou ser uma sombra do grande jogador que ele pode e deve ser. A jogadores como Saviola, considerados de classe mundial, a exigência deve ser sempre muito alta e a verdade é que o seu futebol em muitas ocasiões roçou a vulgaridade infelizmente. É certo de que um jogador, seja ele qual for, depende sempre do colectivo em que está inserido, e terá melhores prestações se a equipa no geral estiver bem, mas também é verdade que espera-se de Saviola a capacidade para de um momento para outro, num rasgo de génio, desiquilibrar uma partida a favor do Benfica, e poucas vezes isso aconteceu de forma determinante recentemente. Foi uma desilusão.

É constrangedor perceber a forma como mostra estar lento a todos os níveis, seja na reacção a cada disputa de bola, seja nos piques em velocidade. Não raras vezes chegava atrasado aos lances, não vindo ao de cima a sua inteligência habitual na forma como lê as jogadas e mesmo pequenos pormenores como a recepção e o passe tinham uma taxa de sucesso muito baixa em alguns jogos, assim como a sua capacidade de finalização. Isto vai além do momento de forma da equipa, isto tem a ver com o rendimento do próprio jogador e a maneira como demonstrou estar muito longe do seu melhor.

Se dependesse de mim teria perdido a titularidade para Jara já em Fevereiro. Tal não aconteceu. E com a entrada nesta nova época, espero que ele possa estar de volta aos bons momentos, pois certamente não desaprendeu de jogar, mas se por acaso persistir com as más exibições, Jesus não pode continuar a mantê-lo como titular indiscutível, sobretudo quando existe um Jara que provou ter qualidade para ser aposta mais regular e porque existirá também um Rodrigo Mora que vai supreender muita gente pela positiva. Não podem existir vacas sagradas dentro do Benfica.

P.S. Mais logo, Olho na Águia (Nuno Coelho).

18 comentários:

disse...

JAra não levanta a cabeça e nem faz um passe decente. tem mt q aprender. é bom a jogar lá à frente em jogos de contra-ataque, com libertade para correr que nem um maluco.

Far(away) disse...

Toneca o Saviola é profissional de futebol, ele não ganha propriamente o ordenado mínimo. Só tem é que dar o litro. Ele e qualquer outro.

Far(away) disse...

Se não recebeu o prémio, devia ter recebido. Mas isso não é motivo para a forma paupérrima que ele evidenciou durante a época passada, haverás de concordar.

Quanto ao Aimar, foi dos melhores jogadores do Benfica na temporada anterior, fez aquela que foi a sua melhor época desde que chegou do Zaragoza. Com ele tem acontecido o inverso de Saviola, a sua forma tem subido a cada ano que passa.

Far(away) disse...

O Maxi e o Coentrão deixaram sempre a pele em campo amigo. Mas é que sempre, a esses dois em termos de dedicação e empenho nada se pode apontar.

Anónimo disse...

Caro Far(away) se falamos em exemplo de empenho e dedicação não podemos esquecer nunca numa época como a que passou o Luisão! Nunca lhe tanto acerto e imperialismo, mesmo mais do que na época em que fomos campeões.

Cumprimentos,
Sérgio

John Wakefield disse...

Saviola é indispensável mas terá que render mais... e por isso, concordo com Far(away).
Agora eu não admito que digam que ele não é jogador para o Benfica e que deve ser imediatamente vendido por tuta e meia, como alguns dos alegados benfiquistas que por aí andam.
Devemos ser mais exigentes com o el Conejo, mas não vamos entrar em paranóias.
Se não estiver a jogar bem, que se dê oportunidades ao Jara que já provou que tem rasgo para ser alternativa credível.

Far(away) disse...

Concordo Sérgio. Também acho que Luisão fez uma excelente época a nível exibicional.

John Wakefield, sinceramente não considero neste momento o Saviola um jogador indispensável ao clube. Se ficar como dizia o outro, precisa jogar o dobro, e o dobro se calhar é pouco.

Anónimo disse...

O benfica tá uma merda este ano…ninguem sabe quem fica e quem sai…o saviola, o cardozo e o aimar ficam ou saem? Depois, temos o problema das resmas de contratações. Já ninguem aguenta o Vieira. Foda-se….bruno cesar, wass, artur, Nolito, matic, enzo perez, leo kanu, rodrigo mora,…destes todos só se aproveita metade. é a eterna história: em vez de se comprarem poucos e bons compram-se muitos e maus. O benfica continua a ser um entreposto de jogadores. é uma vergonha.

lawrence disse...

Não acredito que no momento de rematar, o Saviola se lembre que não recebeu, e atire ao lado ou ao poste!
Fez uma época fraca e pronto!
Se foi por andar chateado, que se motivasse para que agora pudesse dizer ao Presidente que ou lhe dava o que ele queria ou se ia embora!
Não estão no desemprego, não ganham o ordenado mínimo nem estão a fazer algo que não gostem, portanto se foi por isso, vão para o raio que os parta que não respeitaram, mais que o Presidente ou a direcção, o CLUBE!!

Pedro disse...

Toneca isso que dizes é verdade?

Mesmo que seja não aceito q um jogador que recebe o seu ordenado sem falhas possa "desmotivar-se" por isso. Revela falta de profissionalismo e de respeito pelo emblema q representa.

Pensava q a questão dos prémios era generalizada, ou seja, Jesus tinha recebido mas o plantel não. O q explicava muita coisa. Se afinal uns receberam e outros não ainda explica mais...

Again disse...

Saviola teve uma epoca muito abaixo do seu nivel e na minha opiniao perdeu espaço na equipa para o proximo campeonato. Estou convencido de que é um dos jogadores que vão sair do plantel, conjuntamente com alguns outros jogadores de peso.

Anónimo disse...

Esqueceste de um pormenor: o Saviola esta época jogou mais recuado. às vezes pisava os mesmos terrenos do Aimar. Na 1a época com a profundidade que o Di Maria dava, isso não acontecia e ele fez uma grande temporada. Espero que volte a estar em bom nível!
E tb que não o desgastem tanto com as missões de trazer o jogo ao ataque, porque nessas tarefas o Cardozo está sempre dispensado, nessas e noutras...
E concordo com o Jara. Demonstrou ser uma opção válida para a posição do Saviola.

Anónimo disse...

Jara, Rodrigo e Nolito fazem a posição e ao que parece vão ter mais um companheiro para o lugar:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=702812

agora já não me acredito na manutenção do Saviola...

Miguel disse...

Olá Far(away). É verdade, Saviola não esteve "cá" na temporada passada. E muita falta nos fez. Mas um jogador da qualidade dele deve ficar no Benfica.

Não houve problemas entre ele e JJ no princípio da época? Acho que logo aí as coisas começaram a correr mal... E aquela história de ter sido apanhado a conduzir com os copos? Será que tinha por hábito ir para a noite e beber uns canecos ? Não sei... mas que o rendimento dele desceu a pique, desceu. E o álcool é uma das coisas que arruina o rendimento de um atleta de alta competição.

Saviola em forma é um jogador de eleição, e gostava que ele ficasse para demonstrar que pode fazer uma época ainda melhor do que a primeira.

PS: Toneca: podes adiantar mais alguma coisa em relação a esse homem forte do futebol? Alguém aqui sabe de quem se trata? Cumprimentos.

Mindfuck disse...

O tópico do nuno coelho não está visivel

John Wakefield disse...

caro anónimo das 16:40, Pablo Piatti é nr. 10, embora também possa jogar a avançado móvel como na ala esquerda.
Se Piatti vem, acredito que será um sinal de que não é Saviola que estará de saída, mas sim Aimar...

Mas eu tenho muita desconfiança em relação a CS que inventa 100 000 nomes para o Benfica.

Edu disse...

Gostei muito de ler, Far. Ainda que já conhecesse bem a tua opinião, opinião essa que também partilho.

Um abraço

Anónimo disse...

o Saviola esta epoca tem que rebentar aquilo tudo (os adversarios é claro LOL), este jogador em forma é indispensavel à equipa.
tem que fazer uma epoca muito melhor do que a primeira onde foi campeão.
saviola o terror das defesas (e dos guarda redes) tem que aparecer pra ficar.