quinta-feira, 2 de junho de 2011

Eu bem avisei... #6

Para terminar esta série de posts, gostaria de recuperar um texto escrito a 15 de Agosto de 2010: O Benfica actual, em 7 pontos. Leiam com atenção.

1 - Há uns tempos disse num post que o Benfica precisava urgentemente de extremos. Não há capacidade para esticar jogo no actual Benfica, nenhum jogador o consegue fazer a não ser Fábio Coentrão, que continua a jogar a defesa, e não acredito que o "18" vá fazer piscinas durante dez meses sem se cansar. Na sequência desse post, houve insultos que não chegaram a ver a Luz do dia e houve quem dissesse que estava instalado, desnecessariamente, o pânico. O problema é que não se trata de pânico, e estava à vista de todos que a este Benfica faltam extremos como falta limpar as matas no Verão. Passados uns dias, nova derrota e novamente a constatação de que faltam extremos, como referiram e muito bem o Galaad e o Papoila Calmante. Insistentemente foi-se criando a ideia que afinal de contas foi o Porto que fez o jogo de uma vida, o que não é verdade. É lógico e doentiamente óbvio, infelizmente continua a haver quem ache que está tudo bem e que basta jogar assim, porque afinal de contas somos campeões.

2 - Posto isto, o óbvio: é preciso contratar reforços. E quando falo de reforços não falo de Rodrigo e Fábio Faria, que juntos custaram mais de 8 milhões de euros e que, mesmo podendo vir a ser parte importante do Benfica do futuro, não o são para hoje, o que não me dá muito jeito a mim, que não quero ver o Benfica campeão uma vez a cada cinco anos, como aconteceu agora. Jogadores destes precisam do seu tempo para crescer e não me parecem aptos a darem pontos para o Benfica ser campeão este ano. Por isso, para quê contrata-los?! Para quê gastar dinheiro neles quando esse dinheiro poderia ser empregue no Wesley ou no Leto ou no raio que os parta? Ah, já sei, vão dar títulos ao Benfica no futuro! Porra, o futuro é daqui a cinco anos e o Benfica não pode estar cinco anos à espera para voltar a ser campeão! Vejam o caso de Di Maria, chegou, fez duas épocas onde não estava visivelmente com capacidades para liderar uma equipa rumo ao título e depois fez esta temporada magnífica e foi-se embora. Três anos, um campeonato. Com Rodrigos e Farias a história será a mesma. Vamos ficar à espera do dia 31 de Agosto para receber os "Miccolis e Karagounis" e quando dermos por nós já perdemos 3, ou 5 ou 8 pontos para a concorrência, como em 2005/2006, precisamente a seguir a termos sido campeões?! Vieira e Rui, ponham-se a mexer.

3 - Bolas paradas. Outra coisa que me deixa nervoso é a forma completamente primitiva e patética de defender as bolas paradas. Andava por aí um yes man para o qual estava sempre tudo bem (aliás, nunca postou nada de crítica ou sugestão, para ele estava sempre tudo bem), que dizia que esta forma de defender era excelente e tal. Boa, voltou a ver-se isso mesmo. Depois de no ano passado o Benfica ter sofrido vários golos desta forma (assim de repente lembro-me de Rio Ave, Porto, AEK, Leiria, Braga, Liverpool, Olhanense), hoje mais um, de forma totalmente ridícula? Que merda é esta Jesus? Livres a 40 e tal metros da baliza com a defesa toda metida dentro da área, junto ao GR? Isto é um convite a bombear a bola! E claro, basta um desvio e Roberto, sem culpas, fica a fazer o mesmo que os maiores críticos de Quim lhe apontavam: fica a ver a bola passar, impossibilitado de fazer a defesa.

4 - Roberto. Aquilo não é um guarda-redes, é um problema. Hoje não tem culpa em nenhum dos golos, mas é notória e visível a intranquilidade que passeia na baliza e que se alastra ao resto da defesa. Se o Luisão é assim tão mauzão que até consegue por o Moreira fora da baliza porque não gosta dele e porque não se entendem, então este Roberto não dura dois segundos com o Patrão em campo. Espero que haja cojones para se esquecer o preço e meter na baliza quem deve jogar por mérito prórpio, não pelo que foi contratado. Esta história de ir buscar gajos porque há uns vídeos fantásticos no Youtube faz-me uma certa comichão, defesas para a fotografia também o Ricardo Labreca fazia várias e todos sabemos quanto valia. Com Jaaskelainen, Handanovic, Amelia ou Benaglio, como aqui foi referido, estaríamos muito melhor servidos. E até arrisco dizer que com Quim não tínhamos já passado por algumas vergonhas.

5 - Miguel Vítor e Urreta. Parabéns aos génios que acharam que nem um nem outro serviam. O senhor Sidnei está a jogar que é uma loucura, e Urreta deve estar a puxar os cabelos de espanto como não ficou neste plantel. Tanto um como outro teriam sido titulares hoje em condições normais: Sidnei atravessa um momento simplesmente pavoroso e Peixoto não pode jogar a médio quando do outro lado está Amorim, esses dois jogadores velocíssimos que dão uma profundidade abissal.

6 - Jorge Jesus. Temo, sincera e infelizmente, que a fama e o desejo de sucesso lhe tenham subido de tal forma à cabeça que isso acabe por lhe toldar o discernimento nomeadamente em entender que ele mesmo também comete erros. Espero estar enganado, mas este início de época mostra isso mesmo.

7 - Makukula, Yebda, Halliche... três jogadores que até podiam fazer parte deste plantel e que não custavam dinheiro absolutamente nenhum. Um para a vaga do Rodrigo, outro para a do Fábio Faria e outro porque falta um médio box-to-box. É assim tão difícil entender? Claro que não são titulares, mas têm qualidade e não andavam a rodar por outro lado até terminarem os seus contratos. Nenhum deles está colocado.

P.S [3-Jun-2011, 00:07].
É uma pena que haja benfiquistas, sim, gente que defende as nossas cores, que prefere o tom jocoso e de "gozação" quando analisa um post destes, passado um ano. Explica bem quão fundo batemos. Não somos capazes de olhar para dentro e verificar os erros efectuados. Pior que isso, desvaloriza-se quem avisa antes do tempo. Assim será impossível corrigi-los. Os nossos adversários agradecem.

11 comentários:

Anónimo disse...

extremos bons é o que o Benfica precisa, sempre o disse.
como é que uma equipa pode fazer um plantel sem qualquer extremo? é inacreditavel tal incompetencia.
em relaçao aos corruptos vejam a diferença, o Benfica a epoca que acabou tinha 0 extremos e os corruptos prai 5 ou 6 e agora continuam a contratar extremos.
o Benfica tinha 2 extremos quando foi campeão, di maria e urreta, depois um saiu e o outro foi emprestado, entraram gaitan( um numero 10 ou 2ºavançado), salvio( um 2ºavançado) e em janeiro fernadez( um ala argentino que é mais defensivo que ofensivo, muito parecido com o maxi quando chegou ao Benfica).
que incompetencia.
nao podem cometer os mesmos erros, extremos bons e rapidos(que nao sejam jovens sul americanos para o futuro) é o que o Benfica precisa, alias, assim ate pode ter varias opçoes para estrategia de jogo.
para terminar, o di maria este ano tinha sido muito melhor que na outra epoca e o Benfica tinha sido campeão, o di maria é um jogador que de um momento para o outro desbloquea o jogo, que resolve o jogo sem duvida nenhuma.
falta um jogador destes ao Benfica.

Ze disse...

Isto deve estar a doer a alguns visionários benfiquistas para os quais está sempre tudo bem. É bom que haja gente a relembrar as asneiradas que se fizeram para aprendermos com os erros, apesar de haver muitos burros por aí para os quais tudo o que se faz no SLB é bem feito.

JNF disse...

É uma pena que penses assim, Alexandre, é uma pena que haja essa gigantesca dificuldade em reconhecer quando os outros, que defendem as mesma cores que nós, têm razão. Mas se preferes esse caminho, força, segue-o. Os nossos adversários agradecem os yes man que contribuem para esta bandalheira.

Anónimo disse...

O IMPORTANTE É QUE O VIEIRA SE MANTENHA, PARA O FCPORTO CONTINUAR A GANHAR.... HOJE FOI EM BASQUETEBOL....AHAHAHAHHA HAHAHAHAH AHAHAHHAHA
carrega vieira!

Mindfuck disse...

Avé a ti.

Só uma coisa importante, este ano perdemos o campeonato exactamente da mesma maneira que perdemos o campeonato a seguir a termos sido campeões com Trap. Roubadíssimos no 5 primeiros jogos e campeonato resolvido.

Tens toda a razão, e acredita, subscrevo toda a previsão que fizeste, mas esse aspecto foi dos mais importantes, 50% isso e 50% tudo o que acabaste de dizer.

JNF disse...

A estratégia tem sido clara ao longo dos anos: tentar deixar o Benfica a larga distância do FCP logo no início do campeonato, para que eles o possam ganhar tranquilamente. Só podemos combater isso com uma super-equipa. E outras situações estranhas ocorreram no passado, como as pontas finais brilhantes do Sporting, muitas vezes graças a Lucílios e Elmanos que apareciam em situações cirúrgicas.

Anónimo disse...

Espera lá, estás a dizer que o Nolito não foi contratado para extremo?
Ele já disse que veio para jogar e onde ele joga é a extremo.
O que vais fazer com o Nico quando contratam o Bruno César?
E o Urreta e o Miguel Rosa que vão fazer parte da equipa?
Nenhum destes era o extremo que eu tinha em mente, mas já é alguma coisa - O SLB habituou-me mal com o Simão e depois Di Maria...

Anónimo disse...

Mais do que uma grande equipa, é importante o Slb ter uma posição de força na liga. Uma vez mais, vão tentar atirar o Slb da luta nas primeiras 5 jornadas (Avé árbitros AFP!), por isso, muita atenção!

José Leal disse...

Se reparares bem, o ponto 6 acaba por ser (directa ou indirectamente, por acção ou por omissão) a causa que tem como consequência os outros pontos todos.

Bola7 disse...

tu e ue meu caro...mas onde andam todos aqueles que nos criticaram até á exaustão...ah, já sei...devido à crise anularam a net..que pena...

Bola7

Anónimo disse...

Enquanto isso o Scp acaba de assegurar um bom reforço para a próxima temporada. Slb a dormir...