terça-feira, 21 de junho de 2011

Não existem benfiquistas competentes?

É uma simples pergunta. António Carraça está de volta ao clube, desta vez para ser o director do futebol profissional do Benfica, 3 anos depois de ter saído, quando era o gestor de toda a formação. Não questiono a competência do Carraça, sei também que os tempos são outros, mas começa a fazer-me cada vez mais confusão, ver pessoas de outras cores clubísticas, ocuparem cargos de relevo dentro da estrutura do Benfica. É certo que a competência não tem cor e que o que interessa verdadeiramente é a capacidade da pessoa escolhida para desempenhar as funções para o qual é designada, mas da última vez que vi, o Benfica ainda é um clube de futebol. Não existe dentro do universo benfiquista, gente com igual capacidade ou superior para comandar os destinos do clube? Não passará um pouco por aqui também a descaracterização dos valores do Benfica? A mística não está apenas no relvado, nos jogadores ou nos adeptos... confesso que sinto-me incomodado com o acentuar desta tendência.

16 comentários:

71460_5/8 disse...

mas os jogadores também são todos benfiquistas? ou são profissionais?

Far(away) disse...

Uma coisa são os jogadores, outra coisa são os dirigentes do clube, isso parece-me óbvio. Quem nos dirige deviam ser a personificação não só da competência, mas do benfiquismo. Agora ter alguém que durante a semana trabalha para o clube e chega ao fim de semana e torçe por outro, a mim não me entra lá muito bem, mas isso sou eu.

Se ainda fossem casos isolados tudo bem, mas é cada vez mais comum encontrar no dirigismo do clube não benfiquistas.

John Wakefield disse...

Em relação ao António Carraça, mesmo não sendo benfiquista, merece ter um período de tempo justo para tentar convencer os sócios e adeptos. Por isso, vamos esperar para ver o que sai dali.

Agora, caro Far(away), devo dizer que mais grave ainda é o facto de não termos um treinador de gr, quando amanhã começa a pré-época! Já deviamos estar alertados para o que aconteceu no início da época passada... Não podemos falhar no sector mais recuado do campo.

Far(away) disse...

Totalmente de acordo em relação a essa questão do treinador de GR´s. Vamos esperar que tal seja resolvido o quanto antes.

O GLORIOSO disse...

Posso até concordar na essencia mas caro Far(away) o que me interessa é ter no clube pessoas competentes em todas as areas.
É estranho este regresso mas como sempre temos de ver o trabalho feito até pelo que sei na 1ª vez que cá esteve fez de facto um bom trabalho principalmente na prospecção. Esperemos para ver como se vai sair.
A epoca começa amanhã e estou confiante mesmo com um plantel extenso principalmente porque vejo Jesus com algumas atitudes de 2009/2010 e que é boas noticias.

Far(away) disse...

O Glorioso, o que disse nem tem propriamente a ver com o António Carraça, nem sequer aludi ao facto da sua competência para as funções. É simplesmente essa tendência que está a tornar-se exagerada de colocar pessoas de outras cores em certos cargos. O universo benfiquista é tão vasto, custa-me a acreditar que não encontramos pessoas capazes para dirigirem o clube.

Mentiroso disse...

«Benfica não esbanja dinheiro»


Esta afirmação de Rui Costa é uma séria candidata a melhor piado do ano.

71460_5/8 disse...

Jogadores não há problema... treinadores não há problema... um "simples funcionário" com tantas responsabilidades ou menos que um treinador ou um jogador já tem de ser benfiquista mesmo que para isso se comprometa as escolhas. É ideia que não percebo.

PS: o Villas Boas é portista e deu de frosques... o PdC só não muda de clube porque o Abramovich não o quer contratar ;)

Anónimo disse...

depois do que aconteceu com o treinador dos azuis lá de cima deixei de acreditar no amor à camisola. hoje em dia só há amor as notas.

Far(away) disse...

Tiago parece-me que estás a ver mal as coisas. Eu defendo que sejam benfiquistas e competentes. É assim tão difícil encontrar esses dois predicados numa só pessoa?

Caramba, não me parece. Por essas e por outras é que estamos hoje, como estamos. Cosme Damião deve estar a dor voltas no caixão.

Pedro disse...

Não se trata de "simples funcionários". Trata-se de pessoas com altos cargos e que decidem qual a política desportiva do clube. Não faz qqr sentido q essa política não seja definida por benfiquismo.

Se defendem o profissionalismo cego então concordam q TODOS no SLB sejam do fcp ou scp?

Cosme Damião disse...

Penso que num cargo como o de director geral para o futebol, o benfiquismo devia ser quase tão importante como a competência.

Não me causa qualquer tipo de problema, que num cargo como o de Domingos Soares Oliveira esse benfiquismo não exista, mas no de director geral, directamente ligado ao futebol e á equipa, isso seria importantissimo.


De qualquer maneira, o mundo está cheio de exemplos em vários sentidos. O Real Madrid tem madridistas á frente do clube, mas no Barcelona Zubizzarreta independemente de ter jogado no Barça é basco e penso que é do Athletic. Em Inglaterra e Itália,o clubismo é uma treta e mudam de clube como quem muda de camisa!

Far(away) disse...

Não podia estar mais de acordo contigo Pedro.

Anónimo disse...

Estou-me nas tintas se os dirigentes são do SLB ou não, desde que sejam competentes e acrescentem qualidade na estrutura do clube. Se forem do SLB melhor, mas se não forem e tiverem as qualidades acima referidas, continua bem.
O país está no estado em que está, graças às cores dos partidos e não à competência, que é o que devia ser importante.

Miguel

Miguel disse...

Também a mim me faz confusão, caro Far(away). Tanta, mas tanta gente no universo benfiquista com qualidade para exercer o cargo que vai ser do Carraça (e outros cargos...), e vai-se logo encontrar alguém para quem o Benfica significa zero.

Alguém aqui referiu o Barcelona; Zubizarreta é basco mas jogou muitos e muitos anos no Barça, tal como Bakero. Os catalães só colocam gente que é do clube, ou nele jogou muitos anos. No Milan idem, Inter também, Real Madrid igualmente, e não é preciso referir apenas os grandes.

Há muitos Benfiquistas de coração e PROFISSIONALMENTE COMPETENTES para ocuparem cargos como este. Alguém vê o fcp a meter na sua estrutura gente do Benfica ou do sporting?!

Anónimo disse...

Link exchange is nothing else except it is simply placing
the other person's web site link on your page at suitable place and other person will also do same in support of you.
Take a look at my weblog : premier league transfer news january 2013