sábado, 11 de junho de 2011

Ponto de situação sobre as lacunas da equipa

De uma forma geral tenho gostado de como o Benfica tem-se reforçado para a época que aí se avizinha. Jogadores como Bruno César, Nolito, Mora, Daniel Wass, e possivelmente Enzo Pérez, são boas aquisições, e tenho confiança que todos eles irão ser mais valias dentro do clube, como tenho referido na rubrica "Olho na Águia", e noutros artigos de opinião. Vejo maior critério no ataque ao mercado, com algumas excepções e isso faz-me estar ligeiramente mais optimista tendo em vista a próxima temporada.

Dito isto, caminhamos a passos largos para o início da pré-época, e o Benfica tem ainda algumas lacunas que urgentemente, diria eu, precisa colmatar. Desde logo e face à mais do que certa saída de Coentrão para o Real Madrid, salta à vista a necessidade de contratar um lateral esquerdo com categoria inegável, pois Carole, apesar de ter dados bons sinais nos jogos que disputou no final da época anterior, não pode ser a única opção para o lugar, longe disso e por favor não me falem em Cesar Peixoto como alternativa para a lateral esquerda... Peixoto poderá ser útil mas no meio campo.

Depois a zona central da defesa continua a precisar de um central de qualidade, pois não podemos atacar a nova temporada apenas com Luisão como único central de grande nível. Os porquês da necessidade desse reforço, já os discuti neste espaço exaustivamente, pelo que não vou aprofundar mais o assunto, apenas pedir a quem de direito que se mexa no mercado de forma assertiva e que garanta um jogador que possa chegar, ver e vencer. Se é Garay envolvido no negócio "Coentrão", se é outro, desde que seja uma real mais valia, é o que é verdadeiramente importante. Lembrar que por causa da participação de Luisão na Copa América, que muito dificilmente vai estar presente no jogo da pré-eliminatória da liga dos campeões, por isso, mais um motivo para sermos céleres... quem avisa, amigo é.

Por mim, não mexia muito mais do que isto, são estas a meu ver as duas grandes lacunas do actual plantel (quer dizer existe uma terceira que vou abordar de seguida), colmatando com critério esses défices, podemos ficar com um plantel bem mais equilibrado se comparamos com a época transacta. Subsistem ainda assim algumas dúvidas na baliza. Teria optado por outro guarda redes que não o Artur Moraes, e se a aposta recaír em Roberto, Deus nos ajude, mas o que está feito, feito está. Mas não posso esconder a opinião de que a baliza continua a ser um dos pontos fracos do Benfica, coisa aliás que não vem de agora, desde Enke que assim tem sido e tarda a chegar o dia em que durmo descansado nesse sector. Meu querido Le Saint...

Há ainda um pequeno retoque que é preciso ser feito, a alternativa a Javi Garcia, isto porque Airton foi já oficialmente emprestado ao Flamengo (decisão incompreensível). Numa época que se adivinha longa e dificílima, não gostaria de ver o Benfica partir apenas com Javi declaradamente como médio defensivo. Parto do princípio de que essa situação esteja a ser acautelada, não quero imaginar que vamos recorrer à adaptações para termos um plano B para essa posição específica. Javi é bom jogador, mas não é infalível... Se a aposta passar por Nuno Coelho, jogador que tem actuado na Académica, tenho muitas dúvidas de que ele possa ser solução para pivot mais defensivo. Como médio centro, numa outra táctica, podia funcionar.

Toca a arrepiar caminho!

13 comentários:

Viriato de Viseu disse...

MEO,
Além do Nuno Coelho, temos o MATIC.

Convém lembrar que, se o SELSE o foi buscar, não deve ser nenhum cepo.

Mas concordo que a dispensa do Airton, deve ter sido tiro no pé.

Anónimo disse...

Falta um medio box-to-box(eterno substituto do ramires), 2 defesas-centrais, volto a repetir 2, sim não só o substituto do d.luiz, mas outro o luisão vai a copa america e é preciso ter um quarteto muito forte nessa posição. Um defesa-esquerdo, um extremo(caso o enzo não é preciso mais nenhum) e um avançado que faça real concorrência a cardozo.

Mindfuck disse...

A mim preocupa-me também a falta de um box-to-box. A não ser que Zanaki o seja para a esquerda, mas não parece.

John Wakefield disse...

Caro Far(away), estou um pouco pessimista.
Os sectores da baliza e da defesa não se encontram devidamente compensados.

1- Na Baliza, não sei se é preciso mais algum jogador com experiência:

Estou muito céptico em relação a Artur Moraes. Daria para um bom nr 2 da baliza tal como Moreira ou Júlio César, mas para ser o nr 1, terá que surpreender-nos pela positiva. Contudo, irei dar-lhe o benefício da dúvida como o fiz em relação a Roberto que estará de saída.

2- No centro da defesa - falta um companheiro para fazer dupla com o Luisão

Na defesa, é necessário um bom central para fazer dupla com Luisão (Maidana, Cortés e Botinelli não me parecem ser jogadores para o Benfica; sobram Garay - mais longe e Dédé, talvez mais perto com o direito de preferência já assegurado).

3- Desperdício das melhores oportunidades de negócio para o reforço do lado esquerdo da defesa.

No lado esquerdo da defesa (e contando já com a saída inevitável de Fábio Coentrão), a direcção do Benfica já deixou escapar 2 bons jogadores a custo zero: Taiwo (Milão) e Wendt (B. Moncheglabad). Monreal está em negociações com o novo clube multimilionário de Espanha - o Málaga. Quem sobra? Ansaldi... É pegar agora ou bem que vamos ter uma lacuna para colmatar na próxima época.

4- Necessidade duma alternativa credível a Javi Garcia

Mais dinheiro que será desnecessariamente esbanjado num trinco, quando já tinhamos Airton que vai rodar... imagine-se no seu clube de formação.

5- Um ala esquerdo

A direcção parece que, ao menos, acertou na contratação de Enzo Perez para o lado direito. Mas quantos alas esquerdos "puros" temos? Nenhum. Temos sim jogadores adaptados - Gaitán (n. 10, Urreta (extremo direito), Nolito (avançado móvel ou ala que prefere fazer incursões em terrenos interiores). Precisamos de um extremo com profundida que vá à linha e cruze com bastante frequência, tal como Di Maria ou Simão... GUARDADO era excelente mas parece que o Benfica está a deixar escapá-lo.

5- Linha avançada deve ser reforçada caso se registem saídas

Se Saviola, Jara, Cardozo ou Kardec saírem, o Benfica deve obviamente procurar imediatamente um substituto. Kevin GAMEIRO, Bryan RUIZ e Pierre Michel-LASOGA (este último seria o ideal para o lugar de Kardec, pois seria uma alternativa excelente ao Cardozo).

Mentiroso disse...

Guarda-redes: Artur Moraes, Moreira, Roberto e Oblak
Defesas direitos: Maxi Pereira e Wass
Centrais: Luisão, Jardel, Léo Kanu, Roderick e Miguel Vítor
Defesas esquerdos: Coentrão e Carole
Médios Defensivos: Javi Garcia, Mátic, Ruben Amorim e Nuno Coelho
Médios Direitos: Enzo Peréz, André Almeida e Urreta
Médios Esquerdos: Nico Gaitán, Nolito, César Peixoto e Fernández
Médios Ofensivos: Aimar, Carlos Martins, Bruno César, Miguel Rosa, Rúben Pinto e David Simão
Avançados: Cardozo, Saviola, Kardec, Jara, Rodrigo, Rodrigo Mora, e Nélson Oliveira


Por esta altura temos 37 jogadores para um plantel que contará com um máximo de 27, sendo que entre estes vão estar obrigatoriamente 4 unidades oriundas da formação. Estas são as regras e como tal há que emagrecer drasticamente o plantel.

Aquisições somente um central de inegável categoria (Dedé ou Garay) e um substituto à altura, no caso de Coentrão sair. Quanto às 10 saídas, há muito por onde escolher mas aqui a opinião dos benfiquistas não é unânime.

Anónimo disse...

caro Far(away)

Para mim, faltam contratar 2 centrais de grande qualidade (Garay e Dédé), um lateral esquerdo muito bom (Ansaldi) e um Avançado móvel de nível(Bryan Ruiz)... quanto aos médios defensivos Rúben Amorim e Nuno Coelho, tanto como Nemanja Matic podem vir a ser jogadores muito úteis caso tenham que render Javi, mas tem-se ouvido uns rumores sobre a vinda de um jovem do Barça B, um tal de Romeu Oriol, de 19 anos, que dizem ser muito bom jogador... nao sei mas acho que o Benfica tenta um empréstimo... começo a pensar mesmo assim, saindo o Coentrão, precisemos de um extremo esq/direito, como Salvio ou Guardado, até pk Guardado pode ser tb defesa esquerdo e podia ser uma mais valia graças à sua polivalência. Para mim, se Salvio n vier, que venha Guardado e temos plantel!!

Anónimo disse...

entrada de Dédé e Garay para o centro da defesa.
entrada de Ansaldi para a lateral esquerda.
entrada de Salvio e Guardado para as duas alas.
entrada de Bryan Ruiz e/ou Lisandro lopez para o ataque.

quanto a dispensas, há tantos e conhecidos que nem vale a pena enumerar.

Mentiroso disse...

E quanto a saídas, já temos algumas ideias?

Mentiroso disse...

O melhor marcador do campeonato uruguaio tem 20 anos e características que me fazem lembrar Mantorras quando chegou ao Benfica.

Onde vai jogar Santiago García na próxima época?

Far(away) disse...

Viriato de Viseu, pensar em Matic para "6" é um erro, não é jogador para esse lugar, para isso, muito mais o Nuno Coelho.

John, estou confiante de que Nolito será o ala esquerdo que precisamos. E depois Urreta também pode jogar na esquerda, para além de Gaitán. Mas Nolito no meu ponto de vista irá triunfar na ala esquerda. De restou estou de acordo contigo.

Mentiroso, Santiago Garcia é um bom ponta de lança, não sei onde vai jogar na próxima época, mas desconfio. Seria uma boa alternativa a Cardozo, já que Kardec para mim não tem qualidade para o Benfica.

Alguns de vós salientam a necessidade de comprar, não 1 mas 2 defesas centrais. Tenho que dizer que não sou contra esse pensamento. O que é evidente é que pelo menos 1 de grande nível é necessário, vamos supor que será Dedé. Ficaríamos com Luisão, Dedé, eu chamaria de volta Miguel Vitor e entre entre Jardel e Roderick estaria o 4º central. Também acho curto.

Alexandre disse...

Boas,

Mais uma excelente análise. Concordo com as prioridades a contratar e com os argumentos avançados. No entanto, acho um pouco curto.

Em primeiro lugar, penso que precisamos de ir buscar alguém para trocar de lugar com o Kardec. Mesmo com Mora e o regresso de 1/2 miúdos, penso que se nos queremos aproximar do Porto temos que adquirir alguém que possa realmente ser uma alternativa ao Cardozo. Ficando Cardozo, pois claro.

Em segundo lugar, não sendo de modo algum uma prioridade tenho duvidas se não deveríamos ir buscar um médio centro (para substituir o Martins) para fechar o meio campo. Um jogador capaz de alinhar em jogos complicados ao lado do Javi. Acho que esse foi o ponto fraco do Martins este ano, nunca conseguindo fechar efectivamente o meio campo da equipa. Claro que a solução pode passar por alguém que já lá esteja, mas tenho dúvidas.

Quanto à alternativa ao 6, penso que a ideia é o Nuno Coelho. Não me entusiasma, mas é por ai. O tal miúdo do Barcelona era engraçado, mas não me agrada entrar neste registo à Benfica de contratar mil jogadores. No entanto, estou contigo. Se o Nuno Coelho não tem qualidade suficiente que se vá buscar outro. Mas espero que tenha.

Quanto aos centrais, gostaria de ver o Victor no plantel, mas não acredito. Nem o treinador o deseja ardentemente, nem o jogador quer ficar. Dois centrais parecia-me bem, com o Jardel a compor o ramalhete e o Roderick a rodar. Há que contar também com a necessidade de elementos da formação no plantel. E isso pode fazer ficar o Roderick.

Eu sei que as minhas propostas são ambiciosas, mas gostaria que se tentasse o esforço. Há que ter presente que o nosso adversário vai estar muito forte. Vai ser um campeonato duríssimo. E, por isso, não há grande margem de risco.

Saudações,
Alexandre

PS: Eu não quero mandar o Martins embora. O meu desejo é que entre os que chegam se consiga encontrar uma fórmula que equilibre melhor a equipa defensivamente. Contudo, se me perguntam onde podemos ser mais fortes do que o ano passado eu vejo que naquela posição (nos jogos decisivos com o Martins) falhou qualquer coisa.

Far(away) disse...

Alexandre eu concordo com o que dizes acerca do avançado como alternativa a Kardec. Não veria tal com maus olhos, ainda hoje já o disse num post acima. Mas não mencionei esse facto, pois entendo que Franco Jara pode ser esse homem.

Anónimo disse...

G arthur roberto moreira
DD maxi pereira daniel wass
DE ansaldi carole
DC luisao garay miguel vitor jardel
MD javi garcia nuno coelho
MO aimar bruno cesar carlos martins
ME gaitan urreta
MD salvio enzo perez
AT saviola jara
PL cardozo ou bryan ruiz kardec

e resta espaso para alguns portugueses con certo potential