sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ponto de situação sobre o mercado

Mika

Moreira está de saída do Benfica, a caminho do Swansea, por isso a contratação do jovem guarda redes leiriense de 20 anos. Especulava-se que a entrada de Mika podia abrir caminho para a inscrição de mais estrangeiros, mas com a saída do Moreira o problema mantem-se. Mika, que irá estar presente no mundial sub 20 vem para discutir um lugar com Artur e Roberto, em princípio...

Alex Sandro

Estamos a falar de um lateral esquerdo muito promissor, um jogador com muita qualidade, mas o preço pedido pelo grupo que detém o seu passe é completamente exagerado, fala-se em 8,5 milhões de euros. Além do mais, entendo que o melhor para o Benfica, passa por contratar um jogador com outro perfil, mais experiente, já adapatado à europa e não mais um jovem, que apesar da qualidade precisará do seu tempo para crescer. Não esquecer que temos já Carole para potenciar. A não ser que o francês seja carta fora do baralho.

Ansaldi

O jogador do Rubin Kazan é o meu preferido para a lateral esquerda. É certo que o clube russo sabe o jogador que tem em mãos e por isso estrar intransigente no valor que pede por ele (10 milhões de euros), mas a vontade de Ansaldi é sair da Rússia e por mais do que uma vez já admitiu que o Benfica agrada-lhe e isso poderá ser um trunfo que o Vieira poderá usar nas negociações. Se tivermos que realizar um investimento forte, que seja por este lateral esquerdo.

Dedé

Chegará em Dezembro? É especulada cada vez mais a vontade de Luisão em abandonar o Benfica, por isso não será de estranhar tanta incidência do Benfica no mercado em busca de defesas centrais. Garay está garantido, mas Dedé volta a estar na órbita do Benfica e não me admiraria que o seu futuro a breve prazo passasse mesmo pelo estádio da Luz. E se isso acontecesse seria um enorme reforço, mas o Benfica precisa de soluções para agora...

Eliaquim Mangala

E por precisar de soluções para agora e face a vontade de Dedé permanecer por ora no Brasil, é que o nome de Mangala vem ao de cima. Central muito interessante, seria uma alternativa imediata, não existem mundiais de sub 20, nem copas américas a atrapalhar, apenas o seu elevado valor do mercado. Aliás o Standard de Liège tem sido alvo de várias observações por parte do Benfica e Mangala é apenas o último nome do clube belga a ser ligado ao Benfica.

Axel Witsel

Volta a ser conotado o nome do belga para a Luz. Pessoalmente não acredito nem por um minuto que possa vir, mas é certo que o Benfica anda à procura de mais uma opção para o meio campo e pela dificuldade em contratar Danilo, é normal que se virem agulhas para outras soluções. Será uma delas Witsel? Duvido. Mas gostava muito, make no mistake about it. De qualquer forma os oito milhões veiculados pela imprensa, é um valor que a juntar a outros, não vejo onde o Benfica possa ter uma mina de ouro, mesmo que recentemente tenha vendido Fábio Coentrão ao Real Madrid.

17 comentários:

Inferno da Luz disse...

eu acho que é um absurdo mandarem o moreira para o swansea, o moreira era um dos homens da casa, era um dos que passava os novos jogadores a mensagem sobre o que é o benfica, além disto ficamos sem mais um jogador da formaçao, e agora a treinar so temos 3 (miguel vitor, roderick, david simão), e ainda vamos ter o nelson oliveira. em relaçao ao mika, acho que foi um contrataçao acertada e pode muito bem ser um guarda redes fantastico para o futuro, penso que em vez de mandarem embora o moreira mandavam o julio césar e o roberto para inscreverem mais estrangeiros.
em relaçao as outras contrataçoes
central ja temos o garay e foi acertada
defesa esquerdo tem de ser o ansaldi sem duvidas
e se quiserem o witsel eu nao digo que nao, mas para que o querem ? mais um médio para que(se questionar o seu enorme valor), é que ainda por cima nao é portugues

John Wakefield disse...

1- Mika/Moreira - Aceita-se a decisão!

O Mika foi 1a contratação feliz, em termos de qualidade/preço, por parte dos dirigentes do Benfica. Posso até estar enganado mas tenho muitas esperanças que este miúdo venha a ser futuro titular do Benfica! Tem muito potencial, algo que José Moreira já não tinha, embora ainda fosse um bom keeper.
Moreira queria jogar mais e no Benfica, os treinadores deixaram de confiar nele há mto tempo. As lesões tramaram-lhe a carreira.

2- Alex Sandro- Mau negócio a caminho!

Concordo a 100% com Far(away). 8,5 M de euros é um preço demasiado inflaccionado para alguém que é suplente de Leo que seguramente não seria jogador para o Benfica neste momento.
O jogador em questão encontra-se lesionado e falha seguramente o jogo da pré-eliminatória europeia. E se recuperar bem, será chamado ao mundial de sub-20.
Como já foi dito no post, também prefiria alguém mais experiente porque para potenciarmos jovens, já lá temos o Carole!
Todavia parece que Alex Sandro será mesmo o escolhido. Li hoje que o grupo de empresários detentor do passe do lateral brasileiro gostou imenso da proposta do Benfica e que estão desejosos de finalizar as negociações.

3- Ansaldi - Aprovado por 1 valor que não ultrapasse os 7/8 M.

Prefiro o Ansaldi ao Drenthe ou ao Alex Sandro mas também sairia caro ao nosso clube. 10 milhões é um preço inflaccionado mas lá está, o mercado começa a apertar e Ansaldi é a melhor opção neste momento. Poderia sugerir Del Horno que ao que tudo indica será dispensado pelo Valencia ou até Bruno Teles que rubricou uma época interessante no V. Guimarães, mas seriam ainda negócios mais arriscados. Vamos a ver...

4- Dédé - Que venha, se Luisão sair!

O Dédé disse recentemente que não queria sair do Vasco porque se sentia bem e acha mesmo que será chamado à selecção canarinha se continuar com os bons desempenhos no seu clube. Mas a sua vinda só faria total sentido se Luisão sair de facto. Caso contrário creio que o quarteto - Luisão, Garay, Jardel e M. Vitor, dará conta do recado.

5- Witsel- Não se trata duma contratação cirúrgica

É craque tal como Danilo. Witsel não terá problemas de adaptação pois sabe o que é o futebol europeu. Mas lá está, se já contratamos enzo pérez e com as outras opções que já temos, para que é que vamos contratar outro jogador?
Contudo, a imprensa belga diz que o jogador estará mesmo a caminho do Benfica...

Anónimo disse...

Gostei da opção pelo Mika. Até devia ser segundo guarda-redes se isso significasse a saída do Roberto...

Não sei que táctica tem o Jesus em mente, mas o Witsel é um bom jogador! No entanto, 8 milhões é muita pasta!

Contratar o Alex Sandro é uma estupidez, apenas por estarmos a falar de um valor elevado por um lateral ainda "verde". Gostei do que vi do Carole na época passada, mas faz falta uma aposta para o imediato - vi o jogo do Rubin contra o Barcelona e o Ansaldi é muito bom a defender!

Numa altura em que a figura de proa saiu, este Benfica parece-me curto em mais valias. A não ser que tenha uma equipa realmente sólida e bem trabalhada tacticamente, o Benfica vai andar a época toda a mendigar por jogadores com capacidade para decidir uma partida. Atiro como provas de fogo a pré-eliminatória da Champions e o jogo da 6ª jornada para perceber o valor daquilo que a estrutura do clube está a formar.

Anónimo disse...

Tenho pena que o Danilo pareça longe do Benfica. Quanto a mim, seria o substituto perfeito do Maxi e era uma aposta segura para o lado direito todo. Ele provavelmente chegará à selecção brasileira e seria bonito tê-lo no plantel ao lado de Luisão e de Dedé. E o montante pedem por ele é semelhante ao que pedem pelo Witsel (parece-me um jogador criativo e com menor capacidade de recuperação de bolas) ou pelo Alex Sandro.

Entre Alex Sandro e Ansaldi, Ansaldi. Para mim, a segunda hipotese parece-me mais segura para a esquerda, já que o jogador é mais experiente e já adaptado ao futebol português. Se isso sucedesse, ficaríamos no plantel com jogadores que serão o presente e futuro da selecção Argentina nos proximos anos(Jara, Gaitan, Perez, Ansaldi, Garay).
Uma opção mais em conta para a esquerda, seria tb, o Armand Traoré, do Arsenal, que foi seguido há um ano atrás.

No centro da defesa, apesar de já termos o Garay, julgo apropriada entrada de Dedé. Por um lado, dará a segurança necessária caso haja lesões ou caso Luisão tenha boas propostas para sair. Por outro, julgo que haverá mercado para jogadores como o Jardel e penso que seria bom transaccioná-lo entretanto.

Quanto à avaliação do plantel, a grande questão é a capacidade defensiva da equipa.
A dificuldade em contratar Danilo e de um defesa esquerdo, a somar ao atraso da vinda quer do Garay quer do Dedé poderão levar a uma fragilidade defensiva nos proximos 2 meses, que poderá ter custos muito elevados no campeonato e na europa. Quanto ao meio campo e ataque, não há duvidas: temos um planteç de luxo, bastando o exemplo de ter o Aimar, Gaitan e B.Cesar a lutar para a posição 10, para o demonstrar. À frente temos um goleador seguro como Cardozo e bons jogadores como o Saviola, Jara, Rodrigo e Mora para complementar a dupla ofensiva.

Anónimo disse...

Excelente análise.

PS- Ninguem mandou o Moreira embora. Já chega dessa treta! A mistica somos nós TODOS, o pasquim que faz maior referencia a esta noticia até juntou o Quim a esta noticia!

Cospirazione...

Far(away) disse...

Superaguia, o Danilo como lateral não é isso tudo, onde ele rende mesmo é no meio campo.

Anónimo disse...

Para mim é essencial ter um Benfica fortíssimo... e isso implicará uma aquisição absolutamente voraz dos grandes jogadores que podem decidir jogos... é o caso de Axel Witsel que tem um talento incrível... este jogador já esteve na lista do Chelsea, Man Utd, Arsenal e Milan. logo mau não é de certeza!! Quanto ao Dédé, se vier em Dezembro acho mal, pois precisamos de ter uma defesa sólida, uma autêntica muralha da china e para isso Dedé seria essencial mas no imediato... e ainda por cima por 2,5 milhões € (bom jogador e barato)... Alex Sandro nao deve ser contratado em detrimento de Ansaldi (o Benfica deve dar entre 7/9 milhões no máximo para resgatar Ansaldi.. o jogador já disse que quer jogar na Luz, acho que basta o Benfica querê-lo... e ainda faltam dois avançados (caso saia Cardozo por 20 milhoes) que seriam Bendtner e Bryan Ruiz, a permanência de Nelson Oliveira no plantel deve ser equacionada, devido às possíveis cedências de Rodrigo e R. Mora... estou em desacordo, porém, com a saída de Moreira do Benfica e acho que neste caso a hipotese de contratarem Eduardo ao genova ganha força, caso saia o frang.. o Roberto!

Pedro disse...

Aimar, Saviola, Cardozo, Gaitan e Jara. Adicione-se Bruno César, Nolito e Enzo Perez e, pq não, Martins e Amorim. Não temos mais valias? Não temos quem resolva partidas???

WHAT?!?!?!?

Mentiroso disse...

Vi os dois jogos de Alex Sandro na final contra o Peñarol e se no primeiro esteve bem, no segundo (nos vinte minutos que esteve em campo) a sua exibição foi de arrepiar. Muito mal a defender, aquele corredor foi um tremendo buraco após a saída de Léo. Não é solução para as necessidades imediatas do Benfica.

Witsel era uma das minhas apostas. O Benfica necessita de um jogador com estas características.

Far(away) disse...

O Benfica tem vários jogadores dentro do plantel que podem desiquilibrar, e esta época temos muitas mais opções. A esses que referiste Pedro incluo também o Mora, que se tiver a oportunidade de ficar no plantel, vai supreender pela positiva.

Mentiroso disse...

Mika no lugar de Moreira não é um desfecho que me choque mas também não traz soluções imediatas ao Benfica no plano desportivo e muito menos no burocrático.

Anónimo disse...

O plantel do Benfica está cheio de jogadores optimos.. com a bola no pé. Mas uma equipa faz-se tambem de jogadores que sabem jogar sem bola, que sabem cobrir, que sabem equilibrar, tirar espaços aos adversários que sabem dar segurança e jogar no erro do adversário.

O Benfica nos jogos a doer não vai ter espaço e tempo para malabarismos com a bola. É preciso jogar com segurança e com certeza. Este plantel parace-me optimo do ponto de vista ofensivo mas continua com lacunas no que diz respeito à defesa, à recuperação de bola e equilibrios defensivos. Lembro-me bem de ver o Maxi sozinho contra dois adversários na meia-final da taça contra o Porto e assim é impossivel não nos acontecerem "azares". Temos de ter uma equipa trabalhadora e não só de malabaristas com a bola.

Mentiroso disse...

Curioso é o facto de todos os jogadores de quem se fala poderem vir a reforçar o Benfica terem um custo semelhante, a rondar os oito milhões de euros. Neste grupo estão os médios Danilo e Witsel, os laterais Ansaldi e Alex Sandro e os centrais Dedé e Mangala.

De todos eles apenas o Alex Sandro me inspira muitas reservas. Eu apostava no Ansaldi (prioritário) e no Witsel para dar dinâmica a um meio campo muito técnico mas demasiado frágil no capítulo físico.

Far(away) disse...

É verdade isso que referes, ao escrever o post também pensei nisso. Os jogadores que o Benfica quer, rondam em termos de custo quase o mesmo valor.

Alex Sandro é um jovem lateral promissor. Tem qualidade, mas precisa ainda de crescer. Acho que o Benfica terá a ganhar se contratar um jogador com outro perfil, que garanta rendimento imediato, como o Ansaldi.

Pedro disse...

Moro na Bélgica e digamos que a possibilidade de ter o Witsel no nosso Benfica até me deixa com lágrimas (de alegria, de alegria!) nos olhos. quem me dera. é o box-to-box que nos falta desde que o Ramires se foi. e o tipo até já está habituado a equipar de vermelho!!!

H disse...

Far é Axel, não é Alex Witsel. Abraço

p.s. desculpa lá o preciosismo!

Olho Gordo disse...

De acordo com as notícias de hoje, ficamos a saber que foi Moreira a querer sair e não Jesus a manda-lo embora, como muitos queriam que se pensasse. Aparentemente, Moreira terá dito "É um sonho para mim poder jogar na Premier League e estou muito feliz por ter esta oportunidade com o Swansea City" e "Estive no Benfica durante 12 anos e embora seja seja dificil para mim partir, precisava de um novo desafio na minha carreira". Estas palavras aparecem no site da BBC Sports e podem lê-las aqui:

http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/14087660.stm