segunda-feira, 11 de julho de 2011

Qual o perfil adequado para o lateral esquerdo?

O Benfica está no mercado em busca de um novo lateral esquerdo após a saida de Fábio Coentrão. É preciso ponderar pois qual o perfi de jogador ideal neste momento para ocupar essa posição específica. É certo e sabido de que um clube como o SLB depende da rentabilização de alguns activos e consequentes vendas posteriormente para equilibrar as suas finanças. Por isso o perfil de jogador a contratar pode passar por um lateral promissor, com qualidade já reconhecida, numa óptica de potenciar o jogador e um dia mais tarde se tudo correr bem, para além do rendimento desportivo, ter um rendimento financeiro. Alex Sandro é o nome que encaixa neste perfil, mas não é propriamente um jogador barato, especula-se que o seu passe na totalidade ronda os 8,5 milhões de euros, e apesar de ter potencial, nesta altura, não vale esse dinheiro.

O Benfica por outro lado pode optar por atacar a contratação de um lateral mais experiente, mais adaptado à europa, pensando sobretudo no rendimento desportivo imediato. E eu pessoalmente, apoio esta perspectiva. Já temos muitos jovens talentosos na equipa para potenciar e rentabilizar, seria bom neste momento, partir para a contratação de um jogador que chegue e ofereça à equipa segurança a todos os níveis. Esse lateral esquerdo podia ser Ansaldi, alguém já habituado ao futebol que se pratica na europa, com experiência apesar de ter 24 anos e seria um investimento com uma margem de erro muito reduzida, sobretudo quando comparado à Alex Sandro. A equipa precisa de garantias, não podemos falhar no substituto do Fábio Coentrão, ainda para mais quando no 4-1-3-2 de Jesus os laterais precisam ter certas e determinadas características para fazerem funcionar esse sistema: precisam para além de defender bem,  apoiar o ataque com critério nas transicções defesa-ataque.

Independentemente dos nomes ou do perfil, não temos muito tempo para resolver esta questão. Gostaria de partir para a pré-eliminatória da liga dos campeões com outro jogador na lateral esquerda que não o Fábio Faria, ou em última caso, o César Peixoto. De salientar que se o escolhido for Alex Sandro, que ele não poderá estar presente nessa eliminatória de acesso à champions, por causa do mundial sub-20. Portanto é preciso pensar muito bem no que temos a fazer...

20 comentários:

Pedro disse...

À partida, apenas olhando para o que vem nos jornais e se vai lendo nos blogs, o possível negócio do Alex Sandro parece-me querer equivaler-se ao Roberto. 8 milhões por um suplente? Está tudo doido!?!?!?

A demora no anúncio da contratação do substituto de Coentrão não faz muito sentido pois já se sabia q ele ía ser vendido. O SLB tinha a obrigação de ter bem definidas as alternativas e, inclusivê, practicamente concluídas as negociações. Era só esperar o dinheiro de Madrid.

O perfil é simples: alguem que entre de caras no 11 titular. Sem margem para erros ou experiências.

A mim não me incomoda q o lateral esquerdo da pré da Champions seja o Peixoto.

Far(away) disse...

É verdade o que dizes a propósito do Benfica estar a demorar a encontrar a alternativa de Fábio. Eu até acredito que os alvos já estivessem referenciados, mas exigia-se maior rapidez na escolha, ainda vamos a tempo no entanto.

Anónimo disse...

A somar a esta demora por contratar um def esq, está pelos vistos a "prioridade" de contratar mais jogadores para o meio campo! Já temos poucos IRRA.

É verdade que o braga não nos grama nem um pouco, mas a contratação do Silvio tinha sido um bom negócio: Português, formado no SLB, adaptado ao País e ao futebol Português / europeu, não era muito caro e pode jogar na dta e na esq.

Far(away) disse...

Sílvio barato? Custou 8 milhões de euros ao Atlético de Madrid.

Miguel A. disse...

Julgo que opção só poderá passar por um lateral esquerdo de reconhecida qualidade, apto a entrar na equipa já!

Desconheço a qualidade do Alex Sandro. Mas o Ansaldi é uma escolha de qualidade, o problema é o preço!!

Na linha deste argentino existe também um bom lateral no Palermo(que já vi jogar na esquerda e direita com qualidade)de nome Mattia Cassani!

Anónimo disse...

Na minha opinião, um defesa-lateral que fosse mais forte a defender do que a atacar seria o ideal. O Ansaldi entrava de caras no Benfica, mas é um jogador caro. Era preciso que o Benfica entrasse em esquemas de negociação (percentagens do passe) e o Rubin fosse na onda... é difícil! A outra opção, já a disse aqui. Não vai muito de encontro ao perfil que defini ao início, mas poderia ser uma opção bastante rentável, e seria o Bruno Teles do Guimarães. Não é nenhum fora-de-série, mas adaptou-se bem ao Vitória e não é jogador para comprometer. O que acham dele?

Anónimo disse...

Mas mais vale gastar dinheiro e ter um jogador já adaptado ao futebol europeu que gastar 8 milhões por Alex Sandro e nem sequer está adaptado ao futebol europeu e ainda precisa de crescer, Ansaldi se o preço é o problema não andem a gastar dinheiro em contratações como Danilo, Witsel que são jogadores que o benfica não precisa porque tem lá muitos para essa posição.

Far(away) disse...

O Bruno Teles deixa-me muitas duvidas de que possa ter qualidade para jogar no Benfica. Sinceramente ainda não me convenceu.

Anónimo disse...

É um bom jogador o Bruno Teles mas se fosse assim preferia ainda o Armand Traoré o lateral-esquerdo do Arsenal que tem sido pouco utilizado pelo Arsenal e também tem sido emprestado é um jogador com uma bola velocidade e isso é importante no que diz respeito aos flancos. O que acham?

Far(away) disse...

O que esteve emprestado à Juve e que esteve prestes a vir para o Benfica o ano passado por esta altura? Gosto. Podia ser uma boa alternativa. Mas teve muitas lesões na época transacta.

Miguel A. disse...

É certo que é dificil encontrar bons defesas esquerdos no mercado, mas Bruno Teles e Traore são dois jogadores banais e sem qualidade para jogar no Benfica e que nada iam acrescentar ao plantel...

E o Guardado para defesa esquerdo??Olhando para as suas caracteristicas, rotinado no lugar tem tudo para ser um bom defesa esquerdo...e melhor do que aquilo que vale como médio esquerdo.

Rodrigo Teixeira disse...

Dizem que o problema do Ansaldi é o preço. Quanto é qeu os russos pedem por ele? 8/10M? Que paguem já os 8M,que assim pode ser que não venha o tal Alex Sandro, que apesar dos 35 anos do Leo ainda continua a ser suplente deste!
Pode ser também que se pagassem esses 8M j´s não houvesse dinheiro para se pagar 10M por + 2 médios! Aproveitem os muitos que tem lá.

Martins disse...

O César Peixoto não vai ficar no plantel , é quase oficial .
O jogador não quer actuar como lateral e por isso é que não realizou qualquer jogo amigável !

Mentiroso disse...

Pelas razões aduzidas mantenho a minha preferência por Ansaldi. Já tem cultura europeia, está disponível para jogar a 1.ª eliminatória, defende melhor e oferece garantias de maior regularidade.

Uma das opções recentemente ventiladas na comunicação social é Eliseu. Não disponho de grande informação sobre as suas prestações, apenas sei que é português e que foi titular no Málaga na última época.

xirico disse...

O Ansaldi é um jogador caro?Quanto querem dar pelo Sandro?O lateral esquerdo já devia cá estar.Mas os dirigentes estão doidos?Se isto correr mal,juro que nunca os perdoarei.

John Wakefield disse...

"À partida, apenas olhando para o que vem nos jornais e se vai lendo nos blogs, o possível negócio do Alex Sandro parece-me querer equivaler-se ao Roberto. 8 milhões por um suplente? Está tudo doido!?!?!?"

Nem mais Pedro, nem mais... Só 1 pequeno acrescento - Alex Sandro é suplente de Leo, um excelente lateral esquerdo que passou pelo Benfica mas que hoje já não tem pés para jogar ao mais alto nível no futebol europeu.

Drenthe é um nome que tem de ser vetado pelo seu perfil psicológico.
Resta-nos então Ansaldi, Bruno Teles, Armand Traoré e... Del Horno que está a custo zero.
A minha escolha recairia sobre o argentino mas os 10 milhões pedidos pelo Rubin são um entrave...

SC disse...

Far boa noite..
Uma coisa que nao tem muito haver com este post:enzo perez nao me parece ter as caracteristcas aqui muitas vezes referidas..inda é cedo mas numa 1a impressão nao me parece claramente jogador de linha.. tendencia clara para fugir constantemente para o meio..a rever!!
Saudações

Far(away) disse...

Tenho a certeza SC que se leres o "Olho na Águia" sobre Enzo Pérez, que lá está dito que ele não é um extremo típico, quanto muito um médio ala, que faz movimentos para o centro, muito mais vezes do que vai à linha e cruza. Que pode ser um médio interior que tanto o Benfica buscava.

Anónimo disse...

O Teles cumpre, sem espaço para grandes deslumbres. Tem pouca coisa de parecido com o Coentrão e por isso ia levar com muita pressão em cima.
Fez uma boa temporada no Vitória e seria uma opção a ter em conta...
Não concordo nada com este preconceito de evitar o mercado nacional. Estas atitudes de grandeza bacoca só afundam o clube e permitem contratações por comissão (quem é mesmo o Leo Kanu?)

Anónimo disse...

o latral ja ca devia estar ha muito.
tragam o ansaldi de uma vez, e vindo o andaldi at podem trazer o drenthe, o Benfica precisa de dar profundidade ao jogo.
drenthe a ala esquerdo.
ainda nao vi nadinha do tal grande jogador enzo perez, de um jogador que estava em pleno campeonato argentino nao tem desculpa de estar parado ou de ferias, chega e nao joga nada, ainda é pior que o eder luis.
um lateral esquerdo, um central, um extremo esquerdo ou direito para dar profundidade ao jogo e quem sabe um ponta de lança completo, é o que falta ao Benfica.
tantos jogadores inuteis, e nada para as posições carenciadas.
isto ja enjoa, nem ao servette conseguem ganhar? vai ser bonito vai.



P.S: não têm dinheiro para o ansaldi? deixem me rir.

mas têm dinheiro para danilos e alex sandros? so estes dois sao 18 milhões.
tenham vergonha dirigentes do Benfica, voces estão a fazer tudo, menos o vosso trabalho, que é zelar pelos interesses do Benfica e contratar mais valias e grandes jogadores.
começo a acreditar que andam mesmo à procura das comissões para encherem os bolsos à custa do Glorioso.
que nojo.