quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um pouco sobre Eliaquim Mangala


Após noticiado o interesse do Benfica em Mangala, a minha curiosidade sobre este jovem central francês, aumentou ainda mais. Não era um desconhecido para mim, mas não tinha ao pormenor muitas informações sobre o jogador, pelo que resolvi pesquisar e reunir mais informação sobre ele. Produto das escolas do Standard Liège, Mangala destaca-se sobretudo pela sua velocidade e capacidade física, que lhe permite ser um central muito agressivo, e difícil de bater no um para um. Tem aparentemente as características necessárias para complementar-se bem com Luisão, mas é já aos 20 anos de idade um central muito valorizado, seria necessário um investimento na ordem dos 8/10 milhões para o tirar do Standard.

Justificaria Mangala tal investimento? Penso que sim, mas é uma resposta de pé atrás. Diria que seria um possível negócio com alguma margem de erro, isto apesar de nas últimas duas temporadas Mangala ter sido um dos pilares do Standard de Liège, mostrando qualidade e atraindo o interesse de clubes como o Arsenal, que tem em Wenger um olheiro atento sobre o que vai despontando naquele mercado. Percebo porque Jesus terá ficado encantado com as qualidades deste jogador, robusto fisicamente (187cm/84kg), Mangala evidencia ainda uma capacidade de desarme razoável e um bom sentido de antecipação, é de facto um jogador que chama à atenção. Mas duvido muito que o Benfica convença o Standard a abdicar dos seus serviços.

21 comentários:

Andre disse...

meus amigos, o benfica tirando Garay, não vai contratar mais ninguém para a época 2011/2012. Shafer será o lateral esquerdo, dizem que evolui muito, centrais serão Luisão, Garay, Jardel e Roderick, enos sectores mais avançados está tudo preenchido ou até super lotado.

André

Anónimo disse...

Melhor que o Garay

Pedro dos Santos disse...

Acho que era positiva a sua vinda, mas em 1º lugar não acho prioritário, e depois se vier vai originar mais saídas. Se vier o Jardel deve ser quem tem a porta mais aberta, já que seria troca de um internacional por outro (num momento em que as vagas nacionais para inscrição são contadas ao milimetro no Benfica, seria o mais logico).
Voltando ao ponto 1, acho que neste momento a prioridade é colmatar a ausencia de um lateral esquerdo titular. Para isso há uma resposta e veste Rubin Kasan...
Ansaldi claro está.
É preciso ter a equipa pronta, a Champions está aí e nao podemos brincar com coisas serias. Não facilitar!

Cumprimentos

Anónimo disse...

com a vinda do garay nao sei se é necessario contratar este jogador.
espero que venha o ansaldi e se nao sair mais ninguem o plantel está fechado.
vamos ser campeões.

Far(away) disse...

Não acho despropositado comprar um central para além de Garay, não me parece é que esse central possa ser o Mangala.

Mentiroso disse...

Com Garay contratado (ou em vias disso) a vinda de Mangala parece-me difícil.

David disse...

Para mim os centrais para esta época eram Luisão, Garay, M.vitor, Roderick. Se o roderick sair para rodar apostava no F.faria, o jardel não tem qualidade para jogar no Benfica. Entre o jardel e o F.faria mais vale o Fábio que é portugues, vender o jardel era a melhor solução. É óbvio que o mangala era bem vindo, mas é muito caro, não era de excluir a hipótese de comprarmos outro central de uma qualidade/preço razoável.

John Wakefield disse...

Mangala ainda só tem 19/20 anos. Pode possuir um tremendo potencial, mas será um reforço de peso a médio ou longo prazo. É por isso que tenho as minhas dúvidas sobre o seu impacto que pode então não ser imediato.
Garay conta com 24 (faz 25 em Outubro) e por isso, é um atleta já com maior maturidade e completamente ambientado aos jogos do mais alto nível.
E não vamos comparar o campeonato belga com o espanhol...

Mentiroso disse...

Digam-me lá se não consideram um desperdício ter de prescindir de Urreta, Mora ou Rodrigo?

Anónimo disse...

fechamos os centrais com o garay. resta saber qual o que sai em finais de julho: miguel vitor, roderick ou jardel. jardel so saira se for preciso por causa da historia dos estrangeiros.

falta lateral esquerdo. ansaldi e o preferido da maioria, mas pode haver surpresas...

quanto a danilo, seria bem vindo, ate porque e jogador para num par de anos ser vendido pelo triplo, mas nao e prioritario, pois para esses lugares temos ja jogadores suficientes.

e falta saber como e, se cardozo sai para entrar outro avançado. e se aimar fica, ate porque a sua saida nao implica a vinda de ninguem.

Far(away) disse...

Mentiroso desse trio, quem não deve ficar é o Rodrigo. Mora esse Jesus já garantiu que irá ficar. Urreta, bem vai ter que provar o seu valor, mas se calhar o Urreta enquanto extremo faz mais falta ao plantel do que propriamente o Rodrigo como avançado.

Anónimo disse...

A interpretação correcta do documento (que no entanto encorajo todos a ler) encontrei-a no forum Ser Benfiquista, a resposta dada por um dirigente da liga o qual transcrevo:

"Ora, atenta a definição acima mencionada e o estabelecido no n.º 2 do artigo 57.º do Regulamento de Competições da LPFP, e sendo o documento de plantel constituído por jogadores de diferentes categorias, nomeadamente (seniores e juniores), a contabilização a realizar deverá considerar todos os jogadores que integram o plantel do Clube, independentemente da sua categoria, sendo certo que só poderão ser considerados para esse efeito os jogadores que cumpram com o estabelecido no n.º 3 do mesmo artigo.

Em suma, o plantel é composto por 50 jogadores no máximo (com as limitações por categoria que decorrem do artigo referido). Na medida em que se obriga a que haja no plantel oito jogadores formados localmente, está-se a falar de 8 em 50, e não de 8 em 27 (categoria do plantel relativa aos seniores).

Com os melhores cumprimentos,

Maria João Quintela
Liga Portugal"

Ou seja dos 27 seniores do plantel até poderiamos nem ter nenhum formado localmente e desta forma as escolhas de Jorge Jesus em nada vão ser influenciadas através de restrições regulamentares.

Anónimo disse...

como veem os jornalistas que noticiaram essa noticia sao uns incompetentes.
essa noticia da limitaçao nas inscriçoes é mentira.
ninguem vai ficar de fora por causa de limitaçoes de inscriçoes, estejam descansados.

Anónimo disse...

Dizem-me que o Rodrigo tem sido dos melhores do Benfica na pré-temporada. Haja coragem para dispensar o Saviola e apostar definitivamente no miúdo, no Jara e noutras possíveis adaptações que possam dar garantias de fazer o lugar...
Só mais uma coisa, quem disse que o Rodrigo estava dispensado enganou-se. O Bolton deslocou-se a Lisboa para levar uma nega...

Anónimo disse...

Aqui comenta-se sobre contratações um pouco ao sabor da maré. Aposto que agora o grande defesa-esquerdo para o Benfica é o Alex Santos e o Ansaldi que tinha primeiro aparecido nos jornais deixou de servir...
Este central do Liege, que desconheço, é mais um desses casos. É só bom até o departamento de prospecção do Benfica apontar novo nome mais dentro das possibilidades financeiras...

http://aguiavitoria.blogs.sapo.pt/ disse...

Com a chegada de Garay a zona central da defesa está fechada.

Anónimo disse...

Bom dia!

Não tenho memória de uma época do benfica tão mal preparada. Aqueles que dizem que erros do passado não podem ser repetidos, são os mesmos que os repetem de forma continuada e mais gravosa. É inacreditável e inqualificável encontrar-mo-nos a 3 semanas dum embate vital para o clube e não termos o plantel minimamente definido. Na baliza são 4 qd apenas ficam 2. Na defesa nem comento. A chamada de Miguel Victor e Roderick é vergonhosa e digna de crítica não pelo valor dos atletas, mas pela incompetência de vender ou emprestar centrais, qd não têm capacidade financeira e negocial para os substituir. Então à última da hora, desrespeitando jogadores e selecções/clubes decidem chamar os seus assalariados. Nas laterais continua a vergonha, Maxi ainda não renovou, Coentrão foi vendido e Peixoto não tem valor para jogar neste clube. Assim sendo e a 3 semanas de jogo fundamental andamos a brincar com o destino do clube. Contratar jogadores que não podem jogar esta competição é anedótico.
No meio campo contratámos ao desgoverno. Se no passado recente faltavam opções para cada lugar, agora creio que as temos a mais, nomeadamente na posição 10 onde temos 4 internacionais para...1 lugar, sim pq pelos vistos gaitán vai jogar a 10. No ataque a rambóia continua. Cardozo no vai vem, Saviola sem nunca ser desmentido o interesse do clube em dispensa-lo... Suplentes nestas posições ainda não sei se temos. Kardec não vale grande coisa, jara não é ponta de lança e os Rodrigos não os conheço. Enfim, é digno de registo este completo devaneio de contratações falhadas (Danilo, Dede, Ansaldi, Gil, Piatti, etc). Se não são verdadeiras as intenções do benfica em contratar estes jogadores, então deveriam ser avançados processos crime contra os dirigentes dos clubes donos dos passes, pois todos disseram que rejeitaram propostas. Enfim, Rui Costa e Vieira estão a desempenhar um papel muito mau e algo caricato nestes meses. Se falhar o projecto, como infelizmente creio que vai acontecer, só lhes resta uma solução...sair e...pela porta pequena.

Obrigado,
JC

Far(away) disse...

Anónimo às 08:00, dizer disparates não é proíbido, mas pode ser evitado. Ainda antes de ontem falei do Ansaldi como grande alternativa para Coentrão. Em vez de mandares bocas, segue o blog com mais atenção.

DeVante disse...

Não esquecer que a partir de 2014 entra em vigor o "fairplay financeiro" da UEFA...

Acho que o Benfica está a fazer muito bem...deverá emprestar os jovens jogadores a equipas nacionais ou europeias mesmo que tenha de pagar parte dos ordenados...

Com as novas regras será muito difícil sermos competitivos se não optarmos agora por contratar jovens jogadores...

Merecia um post este assunto Far...

Far(away) disse...

Em breve vou falar disso. Depois do defeso.

DeVante disse...

Aguardo.