sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Almeida por Cardozo?

Não obrigado. Tem sido especulado em alguma imprensa que Oscar Cardozo pode sair do Benfica rumo ao Besiktas de Carvalhal num negócio que poderia envolver uma troca com Hugo Almeida mais algum dinheiro. Um negócio nestes contornos não acho que seja favorável ao Benfica por várias razões. A primeira delas e mais importante é que Hugo Almeida não é melhor jogador que Tacuara, uma eventual troca faria com que o Benfica ficasse a perder em termos desportivos, já que Cardozo apesar de não ser um jogador unânime para o terceiro anel, longe disso, é sem dúvida a meu ver bem melhor que o internacional português e uma das peças nucleares para Jorge Jesus. Depois, se Cardozo sair, espero que não aconteça, o Benfica tem que ir ao mercado, mas em busca de um jogador que seja em termos de qualidade igual ou superior ao paraguaio, no mínimo, isto apesar de termos dentro do plantel jovens com valor à espreita de uma oportunidade, como Nélson Oliveira e Rodrigo.

Dito isto, não fecharia a porta a Hugo Almeida se o objectivo for contratá-lo para ser uma alternativa directa a Cardozo. Este cenário faria muito mais sentido e seria nesta perspectiva uma medida que fortaleceria mais ainda o plantel, dando ao treinador mais um jogador com características de ponta de lança típico, isto apesar de alguns pensarem que o sistema base irá definitivamente mudar, do 4-1-3-2, para um 4-2-3-1, fortalecendo mais o meio campo, jogando com um avançado mais móvel na frente. Isso acontecerá sim, mas na minha opinião circunstancialmente, em jogos com um carácter de dificuldade mais elevado, onde precisaremos fazer uma gestão mais racional da posse de bola, explorar melhor o contra-ataque. Agora regra geral, principalmente dentro do campeonato português, não acredito que Jesus abandone o seu sistema predilecto. Mas agrada-me que exista um plano B preparado, útil em jogos mais "especiais" vamos dizer assim, algo aliás que pela sua ausência, foi uma crítica minha ao nosso treinador em anteriores artigos de opinião. Parece ter aprendido a lição, a ver vamos.

13 comentários:

CsA disse...

Este ano temos Matic e Witsel para médios de cobertura, na época passada o JJ estava limitadíssimo se quisesse dar mais músculo ao meio campo...

Ricardo Chaves disse...

É pá, eu discordo totalmente com a contratação do Hugo Almeida, não por não gostar do jogador ou achar que não tem qualidade para o Benfica, mas porque acho que a sua contratação, apenas ia servir para dificultar a afirmação de jogadores como Rodrigo ou Nélson Oliveira.

O Almeida até pode ser melhor jogador que eles neste momento, mas se eles tiverem oportunidades e jogarem, no final do ano veremos quem é o melhor.

E convém referir que se o Almeida custou 2M ao Besiktas, o Rodrigo custou-nos 6M, pelo que temos que proteger o nosso investimento! Se querem contratar alguém para o ataque, só se venderem o Cardozo e nesse caso, vão buscar o Ruys (que infelizmente já não pode jogar na Champions), o Bendtner, ou alguém de igual calibre. Caso contrário mais vale ficarem quietos e não irem buscar ninguém...

Pedro dos Santos disse...

Belo post Far.

É mesmo isso. Concordo a 1000%.
O Cardozo mesmo nao sendo unanime entre todos sempre há momentos em que o é... quem é quando marca golos. E por isso são muitos os momentos em que toda a gente gosta dele e grita Takuara!. Mas o tipo de jogador que o Cardozo é é mesmo assim, pode nem se dar por ele durante o jogo mas se for para marcar ele marca...
E os registos estão la.
Pensar em trocalo pelo Hugo Almeida acho disparatado. Não reconheço valor ao jogador para envergar o manto sagrado.

Saudações.

Luis disse...

Do ponto de vista desportivo, concordo com o facto de Hugo Almeida ser inferior ao Cardozo, nomeadamente, em termos de finalização, controlo de bola, referência vertical para os colegas e remate de meia/longa distância. Por outro lado, Hugo Almeida é melhor profissional que o Tacuara e é um jogador com um discurso muito mais consentâneo com aquilo que esperamos de um jogador do Benfica. Seria um excelente suplente, um jogador para entrar nos momentos em que fosse necessária mais presença física dentro da área adversária. Um jogador para contribuir naqueles jogos em que o empate permanece no marcador até momentos mais tardios do jogo.
Do ponto de vista da gestão do clube, Cardozo tem de sair o mais cedo possível para haver retorno do avultado investimento que foi feito na sua contratação. Foram cerca de 11M€ que carecem de capitalização. Vend~e-lo por 15M€ + Hugo Almeida, numa fase em que o paraguaio já começa a traçar uma curva descendente na carreira em que foi posto de parte na competição de selecções mais importante da América do Sul (tendo o Paraguai alcançado um brilhante 2º posto). Cardozo é um jogador que se desvaloriza de dia para dia e, neste momento, ele que tanto lutou todos os defesos para sair do clube, é o primeiro a dizer que quer ficar.
Compreendo que Cardozo nos moldes actuais do Benfica é insubstituível, mas a sua saída permitirá encaixar uma boa receita e, quem sabe, abrirá a porta à contratação de Funes Mori (desvalorizado pela descida do River Plate).

Far(away) disse...

Luis, diz-me lá porque achas que o Hugo Almeida é melhor profissional que o Cardozo?

Luis disse...

Ponto prévio: Cardozo é mais jogador do que Hugo Almeida e é capaz de dar muito mais desportivamente e financeiramente ao clube do que o português.
Considero Cardozo pior profissional do que Hugo Almeida pela falta de oportunidade nas suas declarações, contribuindo quase sempre para um clima de agitação e instabilidade. Nem é preciso recuar mais do que 2 dias para mais uma alfinetada do paraguaio na dinâmica da equipa. Após a explicação de Jesus sobre a não utilização de Cardozo em que referiu o seguinte: "O Cardozo não foi lançado nesta partida porque se tratava de um jogo diferente, respeitante a uma eliminatória. Precisávamos de maior mobilidade na frente de ataque e todos sabem que ele aparece melhor quando temos maior pendor ofensivo. O Cardozo não é tão móvel quanto outros jogadores".
Apesar desta explicação perfeitamente razoável e compreensível para que fossem alcançados os objectivos da equipa, o empresário de Cardozo afirma acerca da não utilização do paraguaio frente ao Trabzonspor: "É claro que não ficou contente (...) Ele quer é jogar, seja no Benfica seja noutro clube qualquer".
É mais do que evidente que Pedro Aldave é um mercenário do futebol. O facto de Cardozo manter os serviços deste senhor é revelador da falta de preocupação em transmitir confiança aos adeptos do Benfica. Não é por acaso que Cardozo é tão assobiado quando as coisas não correm bem. Cardozo protesta com os adeptos quando estes o criticam. Manda calar os adeptos quando festejam um golo seu e quando o clube era mais refém do seu contributo ameaçou sempre a saída. Para além de não admitir sequer ser suplente, sob pena de ameaçar novamente que quer ir embora porque quer é jogar.
Esta falta de afinidade com os adeptos, juntamente com problemas de comunicação e inflexibilidade em acatar as ideias do treinador revelam falta de profissionalismo do jogador, na minha óptica.
Quanto a Hugo Almeida sempre o vi como um guerreiro em campo e com forte espírito de abnegação. Aquando da sua substituição frente à Espanha no último Mundial, em que estava a ser dos melhores em campo da selecção nacional, saiu sem protestar e no final do jogo não foi dos que mandou "perguntar ao Queiróz". A juntar a este facto acrescento a minha opinião acerca do jogador que fui criando ao longo dos anos em que o venho a acompanhar.
Volto a referir que Cardozo é mais jogador que Hugo Almeida, mas remeto ao meu comentário anterior as razões pelas quais considero que esta troca poderia ser um bom negócio para o Benfica.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Muito, mas muito bem observado, Luís. Penso como tu.

F.L. disse...

Apoiado Luis. E há mais um pormenor: parece-me que esta época o Benfica jogará apenas com um ponta de lança, principalmente nos jogos fora. E o Cardozo não se adapta a esse tipo de jogo. É preciso um avançado movel para render nessa forma de jogar. Mas venda-se ou não, venha ou não o H.Almeida quem eu gostaria de ver como titulares no ataque do Benfica seriam o Rodrigo e o N.Oliveira. Tenho grande esperança nestes dois jovens.

Olho Gordo disse...

Entre Cardozo e Hugo Almeida, só tenho o seguinte a declarar: apesar de todos os seus defeitos, ao menos Cardozo sabe rematar.

Luis - Em resposta à tua sugestão "Um jogador para contribuir naqueles jogos em que o empate permanece no marcador até momentos mais tardios do jogo." acho que, ainda assim, preferia ter ficado com o Nuno Gomes. Esse sim, um profissional com nível e que sempre soube vestir o manto sagrado.

Quanto a uma possível alternativa a Cardozo, só a deviamos considerar se Cardozo fosse vendido (... e bem vendido). Afirmações de caractér duvidoso, já bastaram as do Coentrão e as do Luisão (o jogador exemplar para Luis Filipe Vieira).

O futuro passa por Rodrigo.

Anónimo disse...

Se parte do valor da troca (15 milhões) for para aplicar num avançado de primeira linha, eu só posso apoiar o negócio. O Cardozo tem um excelente pontapé e dentro da área marca presença. Tirando isso, é quase imperdoável que se arraste o tempo todo, que não se imponha no jogo áreo e que limite tanto o dinamismo ofensivo da equipa. É o tipo de avançado que no futebol actual não tem lugar. O mesmo poderia dizer-se do número 10, mas curiosamente no Benfica tanto num caso como no outro resultam...

Mentiroso disse...

Calma pessoal, não há negócio.

Nenhum clube do planeta daria Hugo Almeida + 15 milhões pelo Cardozo.

Os milagres são raros e normalmente espaçados no tempo. Não abusemos da sorte, nós já fomos bafejados com dois muito recentemente: o primeiro aconteceu com a contratação de Witsel (ainda não percebi como Pinto da Costa deixou fugir este negócio!); o segundo foi a venda do Roberto (que grande golo, Presidente!).

Bimbosfera disse...

Não entendo certas coisas. Tivemos há dois anos o melhor marcador do campeonato que já não tinhamos desde o Rui Águas. Temos o melhor marcador estrangeiro de sempre no clube. Podemos trocá-lo pelo Cepo Almeida e vêm todos a correr dizer que sim? Falta de oportunidade nas declarações? Quero lá saber do que ele pensa... Ele até pode ser do PS ou do PSD que não me importa... Quero é que marque golos, e ele marca, e há por aí, simplesmente, muito mal agradecido! Um gajo que tem médias de 6 golos por época? Deixa-te lá estar quieto e longe. Dado era ele caro, quanto mais a ficar sem o Cardozo.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

P.s.- Para quem lhe custou a parte da opinião dele, relembro que no Benfica combatemos a ditadura, ao contrário do que por aí se apregoa e que até a Benfiquistas impestou. Combatemos nas nossas fileiras quem nos queiria calar a voz. Os nossos pais e avós merecem que quem quer que seja tenha direito a expressar-se para dizer o que quer que queira dizer, nem que seja sair. Só temos que exigir é que dentro de campo se portem de forma profissional. Só isso! Ele não é capitão, não é nada, é um jogador. O clube somos nós, e muita gente se esquece disso...

Anónimo disse...

O cardoso é o nosso melhor ponta de lança nos últimos anos !! por muito que custe a muita gente ...principalmente a todos aqueles que se dizem benfiquistas mas que só sabem criticar !!! se sair cardoso quase com toda a certeza que não vamos conseguir melhor e aí sim ,vão ver a falta que ele nos faz !! É muito simples criticar,mas dizer que já foi o melhor marcador do campeonato e da liga europa é mais dificil!! custa muito dar valor ?!! existe muita gente esquecida ...e principalmente benfiquistas que só sabem dar valor aos jogadores dos nossos rivais !!! prefiro um cardoso em baixo de forma ...do que qualquer hugo almeida no seu melhor momento !!!