sábado, 27 de agosto de 2011

Atenção: Em vez de reagir, o Benfica precisa agir

Todos os inícios de época ou quase todos, pelo menos na última vintena de anos, o Benfica costuma ser prejudicado por arbitragens tendenciosas, colocando a equipa regra geral numa posição ainda mais difícil. Atenção, não sou daqueles que desculpam os insucessos da equipa com as arbitragens, nem que escondem os erros com os homens de preto. Já por várias vezes neste espaço, tive oportunidade de problematizar o Benfica, naquilo que acho que deve ser melhorado, nomeadamente no que toca à estrutura de futebol. Mas também, não consigo fechar os olhos, perante a dualidade de critérios em certos jogos, na avaliação do mesmo tipo de lances. E este tipo de coisas acontecem quase sempre no começo de cada época a nosso desfavor. Perante isto que estratégia deve o Benfica ter perante a comissão de arbitragem, perante a Liga de Clubes, no que toca a proteger o clube desses "infortúnios"? Deve dar o clube uma palmadinha nas costas dos árbitros, manifestando inteira confiança nas suas capacidades, como fez na temporada transacta? Que belo resultado deu essa atitude.

O Benfica deve ser activo e não reactivo. Deve desde já colocar os pontos nos is. O outro clube da segunda circular, percebeu também isso, não será por acaso, agora que Luís Duque regressou ao Sporting, ele que conhece muito bem como funcionam os meandros do futebol português. A reacção dos árbitros? Boicotar os jogos do Sporting, A reacção de Pinto da Costa a esta atitude? "Os árbitros  são uns heróis". Estão a ver o encadeamento da coisa? Não digo que o Benfica deva convocar uma conferência de imprensa e exigir a profissionalização dos árbirtos, até porque isso não resolverá todos os males, mas deve impor a sua força, não no sentido de condicionar quem for arbitrar um jogo do Benfica, mas de garantir que outros não façam isso mesmo, como acontece todos os anos. A estratégia do Benfica terá que passar por sabotar todos os esquemas que possam existir à volta da arbitragem, todos os arranjinhos, todos os compadrios, e esse trabalho é um trabalho de bastidores, não algo que se faça apenas elevando a voz perante a comunicação social.

A estrutura do Benfica, essa tem que estar atenta ao que se vai passando. Temos visto Jesus abordar já a questão das arbitragens, da diferença de critérios e fez muito bem. Em Portugal quem não chora, não mama, quem não faz barulho, não tem atenção. Mas também Luís Filipe Vieira tem de ser mais inflexível nestas questões, e ser inflexível, não é ao mesmo tempo afirmar em alto e bom som, que o «sistema» está bem vivo e por outro lado dar apoio a Fernando Gomes, antigo dirigente portista, para a Liga de Clubes. Isto é dar uma no cravo, outra na ferradura, isto fragiliza a nossa posição. Vieira como dirigente máximo do clube, tem de perceber que sem coerência, a mensagem não passa para os adeptos e a coerência faz-se de acções, não de palavras. Já pudemos presenciar neste início de temporada que os sinais estão lá... o Porto tal como na época anterior vai ganhando sem convencer, mas com penalties preciosos que lhes asseguram o resultado, decisões a todos os niveis polémicas. Reparem no último jogo no dragão, o lance em que foi assinalado castigo máximo a favor do Gil Vicente, mas onde não existiu coragem em expulsar Otamendi. Reparem no penalty assinalado no mesmo jogo a favor do Porto. Convido-vos a irem ver quem era o árbitro, e porque esteve ele muito tempo sem arbitrar jogos em Portugal.

O Benfica disse algo sobre isto? Não achou o clube estranho a nomeação de um árbitro que esteve suspenso 20 meses no âmbito do «Apito Dourado» para um Porto-Gil Vicente? Mas andamos a dormir no pedaço, para permitir que esta situação passe em claro perante o país? O Benfica devia ter tomado uma atitude de força perante este cenário, é justamente neste tipo de coisas, que temos de ter uma posição firme, em vez de sermos anjinhos, esperando o melhor, fazendo de conta que nada se passa. Rui Costa disse algo a propósito deste assunto? Vieira não achou bizarro esta incrível coincidência? É preciso ser os blogs e fóruns a defender mais o Benfica que o próprio clube nestas circunstâncias? Entretanto, foram mais três pontos para o Porto, num jogo onde poderiam ter saído com uma derrota. É por estas e por outras, que embora não gostando de José Veiga, por vezes sinto a falta dele no clube, porque com ele, alguém acredita que isto passava sem uma chamada de atenção? Os campeonatos em Portugal, também perdem-se por esta inabilidade em agir nestas circusntâncias. Mais lá para a frente, para a segunda volta, onde provavelmente, estará tudo decidido, já não valerá a pena reagir.

24 comentários:

John Wakefield disse...

"Em Portugal quem não chora, não mama, quem não faz barulho, não tem atenção"

Nem mais. A passividade tomou conta dos dirigentes do Benfica que parece que desistiram de lutar contra o estado actual do futebol português.
A prova disso está a eleição dum presidente da Liga que, no passado, reservou bilhetes para umas deusas para o célebre jogo fcp-estrela (o jogo da fruta, como ficou conhecido). Agora falta saber se essa escuta das deusas foi apenas uma coincidência sem maldade, ou se de facto, o referido indivíduo também estava inserido no esquema. Não tenho provas, mas também não sou parvo ou cego!
Por fim, e como o Far(away) diz e bem, é incrível como é que o Benfica não reagiu contra a nomeação de Rui Silva. Credo!!! Não existem melhores árbitros que este senhor que tem 1 passado polémico???

Em jeito de conclusão:

O Benfica tem que se queixar das arbitragens, se ficar quietinho, trama-se! Por isso, o Sporting fez bem em criticar fortemente o Xistra, coisa que o Benfica não fez na época passada e tinha razões de sobra para o fazer.

Engraçado que os árbitros não tivessem feito um boicotes, aquando do surgimento do escândalo do apito dourado, e só o façam agora por causa da birra duns dirigentes para com 1 árbitro...

Far(away) disse...

Essa situação do árbitro Rui Silva é inadmissível que tenha passado em claro. Fazem as coisas sob as nossas barbas e ficamos caladinhos. Depois os casos acontecem e perguntamos porque raio vale a pena andarmos neste campeonato. Por vezes também temos a culpa.

John Wakefield disse...

Errata:

Eu não sei se o tal presidente chegou a reservar os tais bilhetes, mas a verdade é que essa história, que envolve então bilhetes e 3 deusas, deveria ter sido esclarecida para bem do desporto em geral. A escuta em questão é algo confusa, mas é muito suspeita. Espero, para bem do futebol, que o sr em questão esteja a ser sério nas suas actuais funções. É o que apenas lhe peço!

CP disse...

Plenamente de acordo. Há que erguer a voz sempre que sucederem situações do género. Duas jornadas e dois "bois pretos" à medida da tripeirada, com decisões que são indicativas do modo como se "ganham" campeonatos. Porque sempre "insuspeitos", devem ter sido interessantes as análises dos antigos "bois pretos" que se arvoram de juízes em exercício num "tribunal" criado num pasquim desportivo. O esquema do "sistema" está de tal forma montado que se reformam uns, mas aparecem logo continuadores. "O boicote" ao jogo do Beira-Mar contra a lagartada acabou por ser bastante útil, na medida em que, em face da actuação dos homens do apito do campeonato distrital de Aveiro, poder-se-á questionar se estes estão ao mesmo nível das "excelências apitadoras" das I e II Ligas, e com a vantagem de não precisarem de auriculares e outras relíquias. Para vencer os seus jogos, o SLB tem que jogar sempre ao mesmo nível do último encontro (com o Twente). Caso contrário, jogar apenas o suficiente para vencer não vai chegar, porque, não tarda, aparecem por aí os "Cosmes Carecas" do costume a controlar as coisas. Afinal, lá para cima há um orçamento que, segundo os jornais, é de 95 milhões e isso deve contemplar a "fruta, quinhentinhos e café com leite".

vmpaulinop disse...

Do que se infere da escuta é que o sr. fernando gomes estava dentro de tudo. Mais, como a conversa se desenrola é impossível acontecer de forma diferente.
Como é possível o Benfica apoiar um indivíduo daqueles para presidente da Liga?!
Uma coisa é certa. A partir daquela incompreensível decisão o Presidente, LFVieira nunca mais foi o mesmo. Nunca mais defendeu o Benfica de diversos roubos que foram acontecendo, nem denunciou os benefícios aos "corruptos", tanto na época passada, como já na presente.
A reacção do mafioso "pc" é disso exemplo. Estamos tramados com a inacreditável e quase dizia vergonhoso silêncio do LFVieira.
Benfica sempre.

John Wakefield disse...

Já que estou numa de reparos, descobri também agora que a escuta em questão e que envolve o tal indivíduo, ocorreu um mês depois do jogo fcp-estrela (embora esta conversa esteja inserida no lote de escutas que envolveram esse suposto jogo da fruta) e por isso, é já uma conversa do pós-jogo. Enfim, é tudo uma confusão tremenda. Linguagem muito codificada e muitas pontas soltas. E por isso, e ao contrário do que eu disse no primeiro comentário e de que outros indivíduos o já disseram, esses bilhetes nunca poderiam ter sido destinados ao jogo em questão porque o mesmo já teria decorrido e por isso, retiro o que disse na esse respeito... Contudo, as suspeitas mantêm-se e lamento mais uma vez a falta de esclarecimento neste caso. Se a pessoa em questão não tem nada a esconder, deveria então esclarecer de uma vez por todas o que se passou! Um presidente deve estar sempre acima de qualquer suspeita!

Penta disse...

Então este ano em 2 jornadas o 5LB apenas foi beneficiado num golo em fora de jogo e num penalty a dez mimutos do fim!! Que é isto? Toca a fazer barulho. Onde anda o arcanjo Gabriel? Ai ai, ai ai

Far(away) disse...

Golo em fora de jogo na tua cabeça. O Nolito estava em jogo. Eu sei que vocês, a maioria pelo menos, não se importam de ganhar com arranjinhos, quem tem um presidente que convida os árbitros para almoçar, não tem muita moral para falar. É isso e o senhor vosso presidente, ser conselheiro dos homens de preto, tudo feito com a melhor das intenções, com certeza.

John Wakefield disse...

Ó Penta, mesmo na vossa época transacta de sonho, vocês fizeram um escândalo tremendo depois do jogo em Guimarães e em Alvalade. No caso do primeiro, nem sequer tinham razão mas bombardearam o Vítor Pereira duma forma terrível.
Apesar de terem vencido na Luz, não ficaram totalmente satisfeitos e elaboraram um relatório com 15 erros...
Por isso, não são só os benfiquistas ou os sportinguistas que se queixam. Os portistas também o fazem, embora muito menos porque não costumam ter tantas razões de queixa!

Penta disse...

Claro que estava, dizes tu diz o Delgado, o Guerra, o APV enfim a troika mediática que orienta o arcanjo e a direcção.Outros não disseram o mesmo.Quanto ao resto se for um director desportivo, que por acaso também é dono de uma das SAD que joga o mesmo campeonato, que por acaso aceita jogar a 300Km de casa um jogo decisivo para a sua sobrevivência na 1ª Liga a almoçar com um qualquer fiscal de linha num qualquer restaurante Sapo em Penafiel certamente que também é com a melhor das intenções.

Far(away) disse...

Meu amigo, só vai nessa cantiga quem quiser, cantas bem mas não me alegras. O que é certo é que um árbitro que esteve 20 meses suspenso por causa do Apito Dourado, volta a arbitrar, veja-se lá um Porto-Gil Vicente. O que acontece nesse jogo? Expulsão perdoada a Otamendi e penalty inventado a favor do Porto. POr cada desconfiança que tenhas contra o Benfica, eu apresento-te 20 desconfianças em relação ao Porto.

Penta disse...

John totalmente de acordo são todos os grandes a fazer barulho conforme as conveniências. Uns virgens outros não, não. Todos temos memória e histórias/estórias para contar.

Penta disse...

Oh Far(away)parece-me que o nomeador é o mesmo de 2009/2010, parece-me que quem apoiou esta Liga desde a 1ª hora não foi PC foram outros. Quanto às 20/1 desde os observadores que trocam notas em jogos do SLB, aos casos de jogadores dopados que só são castigados por demanda de tribunais internacionais, adeptos constituidos arguidos por ameaçar árbitros, dinheiro adiantado aos adversários com ordenados em atraso na véspera de os enfrentar e outros, quando quiser.

SLB4EVER disse...

É agir mesmo porque falar não adianta. Essa gentalha só vai mudar quando lhes doer na pele ou/e no bolso.

Atenção que vem aí a deslocação ao Nacional, depois de uma vitória contundente frente ao Twente os corruptos vão estar empenhados em quebrar a confiança e série de vitórias da equipa a qualquer custo.
O treinador e os jogadores não podem facilitar nada neste jogo que os apitadores vão seguir as ordens dos azuis corruptos e já um guião deve ter sido entregue.

e pluribus unum

Anónimo disse...

é engraçado que os adeptos do porto continuam a atacar o Benfica para fugirem à dura verdade de verem que o seu clube é escandalosamente beneficiado da mesma maneira, todos os anos.

deve ser difícil ser-se portista. não podem ir ao youtube sem se lembrarem das 1001 escutas do pinto da costa. escutas essas que num país com uma justiça normal, tinham ditado a despromoção do porto. deve ser dificil tentar criticar alguma postura menos correcta de algum dirigente do Benfica, quando se lembram que os dirigentes do porto têm posturas milhares de vezes pior (desde o famoso: "vi o benfica na morgue e fiquei feliz", ao "vamos matar os mouros todos", ou ao "qualquer palhaço pode simular uma agressão").

Como se não bastassem essas dificuldades todas, há ainda uma história. quando acusam o Benfica de ser o clube do regime, lembram-se logo dos beneficios que o porto teve em 1928... dados por quem? Salazar (o porto conseguiu o estatuto público, que o salvou de muitas situações... estatuto esse que foi atribuido sem nenhuma justificação. relembro que o Benfica só o conseguiu em 1960 depois de vencer campeonatos e ficar provado que movimentava milhões de pessoas).

realmente deve ser dificil ser hipócrita, mentiroso, corrupto e medroso.

Far(away) disse...

Penta, mas isso do PC não ter apoiado Fernando Gomes quer dizer algo? Sabes perfeitamente que foi mera estratégia. Quem foi parvo foi o presidente do Benfica, mas isso são outros quinhentos.

De resto queres mesmo continuar a enunciar casos suspeitos? É que perdes de goleada. Queres que começe a falar nas viagens ao Brasil dos amigos Calheiros? Se quiseres podemos começar por aí.

disse...

Penta,

http://paixaovermelha.files.wordpress.com/2011/08/picture1bc.png

tens razão, tinha a ponta da bota fora de jogo.

és ridiculo. loool

Nuno Pinho disse...

As coisas acontecem de mansinho e à 10ª jornada já temos uma equipa embalada, a todos os níveis, para o título. Vou totalmente de encontro à opinião do post, Benfica tem que tomar uma posição forte em relação ao jogo de bastidores.
De outra forma, a equipa tem que ser muito melhor dentro de campo (não basta ser melhor, as estatísticas provam-no) para ganhar um campeonato na última jornada.
Espero que a direcção dê de si num problema que não vem de hoje, mas que decide de sobremaneira quem vence e quem perde...

Krak disse...

Amanha com Soares dias preparem-se para roubalheira total!

Penta disse...

Pois é Far(away) comentei o teu post de ontem às 20.29h mas não publicam, não dá jeito. De qualquer maneira foi um prazer confirmar isso. Falam-vos em doping e a conversa morre.

Far(away) disse...

Eu aceitei todos os teus comentários, não sou é a única pessoa que o faz neste blog. Sobre essa conversa dos dopings? Também queres mesmo ir por aí? Eu lembro do que um jogador do Porto disse quando foi jogar para a Bélgica há uns anos a proposito desse assunto. Era os tempos de André, Bandeirinha e Jaime Magalhães e falava ele sobre a calvice deles e o porquê disso acontecer com eles. Disse que saíu do Porto porque não queria ficar careca, por utilizar algums substâncias "esquisistas". Engraçado não é?

Penta disse...

OK acredito, para mim o importante não é a publicação mas ter a certeza que tomas conhecimento.Funciona na base dos palpites a tal relação de 20/1? Tens que pôr o nome como Veloso, Hernâni, Nuno Assis, jogadores que processam os médicos por passarem a vida a ser injectados (Mantorras). Podemos falar de ciclismo ( Sérgio Ribeiro) râguebi (Paulo Barata)Basquete ( António Tavares). Enfim não é só de gajas e árbitros que podemos falar ou a vossa verdade desportiva acaba onde a necessidade de droga para vencer acaba? Já agora o Luisão o que é que toma para ter aquela cabeleira toda?

Far(away) disse...

O Luisão sempre o vi daquela forma. Isso do doping, deixa-me dizer-te é apenas um argumento sem sentido, para os portistas terem alguma forma de se defenderem, pois sabem que em conversas deste tipo, são inúmeros os casos que o Porto tem a mão metida no assunto, de forma menos própria. Todos fazem as coisas ao seu belo prazer, eu não estou a dizer que o Benfica seja perfeito, ou que o Sporting seja um modelo de honra. Estou é a dizer-te que o Porto enquanto clube tem essa mancha de desonestidade bem patente. E não é por acaso.

Penta disse...

Mais divagações.O Porto algo, o Porto o quê? Algo... de qualquer maneira já tamos quase lá - não há santos. Quanto ao ser um argumento sem sentido não entendo. Então para que existe o controle achas que é para manter alguns amigos bem? Para a Agencia Mundial Antidoping levar uns convidados aos Jogos Olimpicos, Mundiais das várias modalidades, Tour etc. Até aos animais fazem controle, será para entreter ou será que pode influenciar?