domingo, 7 de agosto de 2011

A capacidade finalizadora de Nolito

Chegado do Barcelona, Nolito começa a demonstrar as suas qualidades no Benfica e a confirmar todo o potencial que foi visto aquando do interesse do clube nos seus serviços. É um jogador versátil, um extremo/avançado que actua pela esquerda e que faz a cabeça em água dos adversários pela sua forma de jogar. Não é o jogador mais tecnicista do plantel, mas a sua agressividade na disputa dos lances, a forma simples como joga ao primeiro toque combinada com a sua visão de jogo e a maneira como só tem os olhos na baliza, tornam Nolito num jogador muito perigoso para as defesas contrárias. Não é por acaso que nos primeiros dois jogos oficiais da temporada Nolito tenha marcado dois golos, não é por acaso que ontem frente ao Arsenal na Eusébio Cup tenha feito novamente gosto ao pé. O seu estilo de jogo, assenta que nem uma luva ao novo Benfica, o clube acertou em cheio na sua contratação.

Pairavam muitas duvidas sobre o seu valor, afinal porque raio um jogador de 24 anos ainda jogava no Barcelona B se era assim tão bom jogador... Pois bem, percebe-se agora mais facilmente porque Guardiola queria contar com os seus serviços, porque queria ele renovar contrato com Nolito. Pep sabia bem o jogador que tinha em mãos, apesar da grande qualidade de opções do plantel do actual campeão europeu. Com Nolito o Benfica ganha muitas coisas independentemente do sistema táctico, mas o o poder de fogo, a sua capacidade concretizadora em frente à baliza, eleva o jogo da equipa a um outro nível de perigosidade, até porque costuma ser eficaz nesse aspecto. Aquelas diambulações da esquerda para o centro, desviando-se dos adversários, procurando o remate cruzado, faz reavivar na Luz o melhor Simão Sabrosa, que personificava essas movimentações quase na perfeição. É preciso ter calma no entanto com Nolito apesar deste bom começo, é fundamental não colocar nele pressão a mais nos seus ombros, exacerbar as expectativas. Vamos deixar com que continue a se impor de forma natural, que continue a crescer progressivamente -  para já é um prazer vê-lo jogar.

12 comentários:

CsA disse...

Nolito esteve muito bem ontem. Mas para mim Aimar foi o melhor e Witsel mostrou muita classe.

Far(away) disse...

Aimar esteve fantástico, mas sobre El Mago, já disse o que pensava recentemente. Renovar!

Krak disse...

Nolito é um jogador como não se via há muito no Benfica.
Um sentido de baliza excelente e uma grande raça fazem dele um jogador ímpar.

EFS disse...

Aimar é/está fantástico (e o Benfica de parabéns por ter recuperado este grande jogador para grandes palcos). Witsel é muito bom. Quando se entender melhor com Javi nas compensações da equipa (ainda se nota alguma descoordenação deixando a equipa descompensada e vulnerável a contra-ataques perigosos) vamos conseguir equilibrar finalmente a equipa e ser perigosos a atacar e seguros a defender mais vezes. Nolito é muito bom tb. As movimentações, a forma como se entrega ao jogo e pensa na equipa tb me agradam. Gaitán é capaz de ser excelente e de fazer algo exasperante... ainda precisa saber perceber melhor o que é necessário à equipa em cada momento. Para este esquema resta saber se Saviola será o "9" ideal...

Chefe disse...

FAr,

Não concordo quando dizes que ele procura o remate cruzado. Ele procura sim, o remate ao 1º poste. Sempre ou quase sempre.

Far(away) disse...

Ontem de facto assim aconteceu, mas contra os turcos tentou algumas vezes o remate cruzado. De qualquer forma aquelas movimentaçãoes do esquerda para o centro, são mesmo à Simão.

Chefe disse...

Se reparares nos videos dele, vês que normalmente o remate é ao primeiro poste. Mesmo contra os turcos foi assim

Carlos Miranda disse...

Tenho receio é pelo facto de Jorge Jesus embirrar um bocado com ele.
http://benfica2000.blogspot.co​m/

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com os comentários relativos a Nolito, no entanto gostava de acrescentar um pormenor que espero vir a dar frutos futuros. Trata-se do apoio que Capdeville poderá prestar a Nolito na asa esquerda, bem como o aproveitamento daquele nas inflexões para o interior por parte de Nolito. Bem aproveitados ,esses movimentos poderão criar imensos problemas a qualquer defesa.
Em relação a isto tudo, só receio é que um dado sub-mundo se comece a movimentar de forma aniquilar este crescendo. E bem sabemos como ele é eficaz.
Saudações gloriosas.

Águia Eterna disse...

é de jogadores com a PERSISTÊNCIA e a RAÇA de Nolito que o NOSSO BENFICA será Campeão.

p.s. cuidado, muito CUIDADO com os APITADORES de serviço ao fóculporco que estão prontos para levar essse clubeco de CORRUPTOS em ombros até ao "título".

BENFICA, SEMPRE.

Anónimo disse...

"só receio é que um dado sub-mundo se comece a movimentar de forma aniquilar este crescendo. E bem sabemos como ele é eficaz."

Não te preocupes que esse sub-mundo já deve ter a lição preparada. Exibir cartões a torto e a direito ao Javi, Witsel e Garay, jogadores duros, mas não faltosos... As alternativas não são tão fortes.

O Benfica não pode esperar que o Nolito facture em todos os jogos. Era bom que o ataque começasse a marcar e a criar oportunidades de golo. Admito que estou preocupado com a possível saída do Cardozo e com a permanência do Saviola. Li que o Cardozo quer sair. Que fosse para a Rússia que dava 20 milhões e oferecia-lhe uma liga ao nível dele! Querem ver que esse aluado pensa que tem lugar nas equipas de topo de Espanha, Inglaterra ou Itália?
É evidente que não tem! Não são todas as equipas que se dão ao luxo de entrar com 10, mas verdade seja dita que para defrontar grandes parte das equipas portuguesas o Cardozo chega e sobra. Agora para outro tipo de futebol não serve. O Jesus já percebeu isso... falta um bom avançado!

Anónimo disse...

Karlos, o Jesus, tal como o Fernando Santos, não é treinador para inventar. Jogam os melhores. Os que têm menos qualidade só servem para chorar para a imprensa (Luís Filipe ou Menezes).
Gosto do novo sistema táctico do Jesus e está mais do que visto que o Cardozo não tem características para se adaptar bem. Por isso, não me surpreende a vontade de deixar o clube. O problema encontra-se nos nomes que se possam assumir como a referência máxima do ataque. Tanto o Saviola como o Jara combinam bem com o resto da equipa, mas não são bons finalizadores. O Rodrigo é um jogador interessante e cheio de vontade de mostrar valor, mas também não o estou a ver nesse papel. Era demasiado arriscado, não?
Quem acham que pode ser o nome para o ataque? Há soluções no plantel? É preciso ir ao mercado? Mas contratar quem? O Bendtner? O Almeida? O Hugo Almeida tem características muito próximas do Cardozo. Eu gosto bastante do Almeida e até acho que o Benfica fazia um excelente negócio se realmente estivesse em cima da mesa os 15 milhões de euros pela troca com o Cardozo, mas o ataque do Benfica não ganhava grande mobilidade...