quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Este post é para ti Óscar Tacuara Cardozo

Tinha que escrever este post, porque acho que o terceiro anel é demasiadamente injusto para com Óscar Cardozo. Sim, não é um jogador com um estilo de jogo que agrade à maioria dos adeptos, não é aquele avançado que finte 1, 2 e três adversários antes de marcar, não é alguém que faça da velocidade a sua principal arma, mas é um um goleador. De uma vez por todas e para o bem do Benfica, os adeptos, aqueles que ainda não perceberam que ele é fundamental para a equipa, precisam aceitar o jogador que Cardozo é, aceitar as suas características, sejam os pontos fortes, seja as suas limitações. De uma vez por todas os benfiquistas precisam dar o mérito, a quem não é apenas o melhor marcador estrangeiro da história do clube, é dos melhores de sempre. De uma vez por todas, aqueles que perdem facilmente a paciência com o seu futebol e que ao primeiro passe falhado, ao primeiro golo falhado assobiam-no, precisam começar a assimilar a ideia de que quando isso acontece, a atitude tem que ser a contrária: apoio, incentivo, pois já todos sabemos o que ele pode valer: golos. É essa é sua arte, é esse o seu estilo, é esse o seu jogo.

Quero lançar este apelo já, ainda com a época no seu início, quero que aqueles que me estão a ler e que costumam ir à Luz, aqueles a quem o Cardozo ainda não caíu no goto, invertam o paradigma, que entendam que a equipa precisa de todos os jogadores concentrados e motivados. É preciso quebrar certos dogmas, certos mitos.

Não é verdade que Cardozo não se aplica, não é verdade que ele seja um mau profissional, não é verdade que esteja sempre com a cabeça fora do Benfica, não é verdade que o Benfica sem ele, fica mais forte. Não é verdade que ele seja um jogador limitado, não é verdade que Cardozo marca golos que outros quaisquer no lugar dele fariam o mesmo. Entenderia todos estes argumentos se ao fim de 4 épocas, estamos a entrar agora para a quinta, se ele tivesse uns 20 golos, não é o caso pois não? Já vai em 101. Não é verdade que só marca golos, como se isso fosse pouco. Não é verdade que emperra o jogo atacante da equipa, não é verdade que uma equipa como o Benfica se quiser ganhar títulos, tem que jogar sempre com avançados moveis.

Cardozo não é imune a críticas, nem ele nem ninguém. Merece ser criticado quando assim o merece, não é um jogador perfeito. Mas merece sobretudo que os benfiquistas, a maioria, comecem a tratá-lo de uma outra forma, enquanto ele ainda "cá" está, não apenas quando um dia se for embora, quando puxarmos pelas recordações e virmos que afinal de contas ele não era assim tão mau. Cardozo merece ser reconhecido, pelo jogador que é, HOJE. Não amanhã.

22 comentários:

Anónimo disse...

Tenham cuidado
Ele é perigoso
Ele é o Óscar Takkuara Cardozo...

Mais nada...

CsA disse...

Se o Cardozo tivesse jogado em Barcelos tinha deixado a sua marca, e não teríamos perdido 2 pontos.
(assim de repente estou-me a lembrar daquele falhanço gritante do Jara...)

Cardozo é lento? Sem duvida.
Cardozo é pouco tecnicista? Para fintinhas sim, mas técnica de remate há poucos como ele.

Aos que passam a vida a criticar Cardozo, eu respondo sempre com: "Cardozo sabe como meter a redondinha dentro das redes, ou tens saudades dos Pringles, Karadas ou Sokotas?"

Só tenho uma coisa a apontar em relação ao Cardozo: tem um empresário merdoso!

Saudações Benfiquistas e que Cardozo permaneça no Benfica por muito tempo.

Far(away) disse...

Não podemos dizer que se Cardozo tivesse jogado em Barcelos, que o resultado seria diferente, seria injusto para com os outros. Mas que é um jogador com o qual tem de se contar sempre, isso sem dúvida. Mais ninguém no plantel pode oferecer aquilo que ele oferece à equipa.

Jotas disse...

Sempre fui um enorme defensor do Tacuara, na minha análise ao jogo, sobre ele, disse o seguinte: "Por falar em Cardozo, peço aos adeptos do Benfica que abram os olhos e não tratem tão mal este goleador, sim goleador, quando pensarem em criticá-lo, lembrem-se disto: nos últimos 2 anos marcou 61 golos, leu bem, 61 golos e tem no Benfica uma média de 25 golos ano, isto não é ser goleador? Então por favor, peço mais uma vez que me expliquem o que é ser goleador.
Não é esteticamente bonito, é lento sim senhor, mas marca golos e julgo que por essa Europa fora, não há muitos jogadores com tantos golos como ele, por isso não só merecia mais respeito dos adeptos do seu clube, como mereceria admiração, mas não, a capacidade que alguns adeptos do clube têm para matar os jogadores é gritante, foi assim com Nuno Gomes, que só passou a ser bom quando deixou de jogar, até lá foi Maria Amélia e é agora com Cardozo que só será bom quando deixar o Benfica, enfim, vamos lá entender estes parvalhões."

John Billy #37 disse...

Apoiado a 100%!!

Anónimo disse...

Aguia Nazarena
Quando é que percebem que o Cardoso faz da equipa de FUTEBOL do Benfica, e não da equipa de ginástica ritmica. Futebol é GOLOS!
Não basta os junta letras passaram a vida a destabilizar.
Saudações Benfiquistas.

Johnny Rook disse...

Relativamente ao que vi ontem apetece-me dizer o seguinte:

Cardozo - Vou dizer só duas ou três coisas: O golo que marcou só ele é que o marcaria. Mais ninguém. Aquele pé esquerdo é do outro mundo, mete a bola onde quer (viram como ele olhou para a baliza?). Tenho reparado desde o princípio da época um maior empenho dele em ser mais rápido e pressionante. Tudo o que fez ontem foi bem feito. É imprescindível. E por fim uma promessa minha: A próxima vez que me sentar no meu cativo na Luz e um cabrão chamar nomes ao Cardozo pode ter a certeza que pelo menos um murro nas trombas leva.

M.C. disse...

Excelente Posta !

O Tacuara Cardozo está lá para marcar golos é para isso que é pago, foi para isso que o Glorioso o contratou.
Pode não se gostar do estilo ,da forma de estar em campo, da falta de pique,de alguns falhanços clamorosos, mas ele cumpre,marca golos,e desde a saída do Mats Magnusson nunca mais voltámos a ter um ponta de lança tão eficaz.
Espero que se mantenha por muitos e bons..

SLB4EVER disse...

Mais um grande golo do patinho feio o grande Óscar 'Tacuara' Cardozo.

Ele bem merece o reconhecimento de todos nós, sempre percebi a sua importancia e ñ me agradam as críticas injusta e fáceis q por muitas vezes são feitas ao nosso goleador.

Para estupefacção minha continua-se a falar da vinda do Hugo Almeida para o SLB, o Jorge Mendes está doido para conseguir isto.
Se este CEPO vem para o SLB para receber do bom (+ q o Cardozo) e andar a tirar o lugar ao Rodrigo e N.Oliveira vou-me passar com esta M€R#A!!

RUI RODRIGUES disse...

JOTAS: estiveste bem! principalmente no que diz respeito a nuno gomes...
quanto ao cardozo ja escrevi o que penso sobre, no geral sublinho o post do Far(away)!
os numeros falam por si, independentemente do estilo, é um goleador, cabe ao treinador potenciar as suas qualidades, e sobretudo ter alternativas com caracteristicas diferentes para as situaçoes em que cardozo nao seja o jogador ideal...

ps- só para lembrar que tambem ja fomos campeoes com cardozo e com o falcao no rival (e com mais golos)

saudaçoes

Anónimo disse...

Grande tacuara... eheheh...

JF disse...

Ajudem-me, e mencionem um finalizador do SLB melhor que o Cardozo, nos últimos 10-20 anos! Não me lembro de nenhum...

Miguel disse...

Com todo o respeito pelos comentários aqui expostos, ainda sonho um dia ver no Benfica um ponta de lança mais móvel, incisivo e letal, daqueles que criam golos do nada.
O Cardozo é sem dúvida o melhor avançado que tivémos nos últimos anos, mas perde a confiança facilmente e acaba por passar ao lado de muitos jogos.
Por isso, é com todo o direito, e dada grandeza do clube, que o Cardozo não é o grande ponta de lança com que eu e muitos benfiquistas sonhamos, não obstante ser um elemento valioso que deve ser tratado com respeito (apesar do seu intragável empresário, que só o prejudica quando fala).
Por isso, quanto ao apoio incondicional do 3.º anel..., num clube como o Benfica os aplausos ganham-se, não se pedem.
É esta exigência que nos fez e fará grandes! É neste sentido que, relativamente a comentários como o do Johnny Rook, importa dizer que o Benfica foi construído na base da participação de pessoas exigentes e com opiniões diversas, por isso não podemos querer bater em todos os benfiquistas que pensam de maneira diferente de nós. Aliás, é precisamente isto o que tem faltado ao clube nas últimas décadas: capacidade crítica (e é algo que este fantástico blog traz).

Saudações

Anónimo disse...

Eu como um Benfiquista longe da capital, nunca tive o previlégio máximo de ver o Glorioso no Estádio da Luz, chateio-me muitas vezes com o público que assobia por tudo e por nada e ainda é tremendamente injusto com alguns jogadores.
Ás vezes fico mesmo triste.
Nunca percebi porque batiam palmas ao moreira e assobiavam o Quim, porque assobiam constantemente jogadores de qualidade maior como Luisão(Na final da Taça da Liga em coimbra estava lá e percebi a afronta que foi alvo) e Cardozo que marca sempre muitos golos quer se goste ao não do seu estilo. Porque gritam tão prontamente Olé mas são os adeptos mais impacientes com a equipa.
Nós somos os melhores e queremos que eles sejam os maiores, e já, pois somos o Benfica, e ser o Benfica não é uma figura de estilo como outros que dizem somos CLUBE. Nós somos o Benfica, porque o Sport Lisboa e Benfica é o Clube que nós amamos é o clube fundado por nobres princípios e valores. E nós somos mais e melhores por a nossa imensa paixão e talvez por os previligiados que vão à Catedral não se apercebem ou esquecem-se da sua sorte e responsabilidade de apoiar a nossa equipa.

Mentiroso disse...

Far, percebo os teus argumentos, a forma honesta como escreveste este texto, como quiseste puxar pelos adeptos, como tentas credibilizar o jogador mais controverso do plantel. Cardozo é tudo isso que escreveste (um jogador honesto, que dá o que tem em campo, com uma técnica razoável, um bom pontapé tanto em força como em jeito e um jogo de cabeça mediano), mas Cardozo é muito mais do que isso. É um jogador demasiado lento para as exigências do futebol actual (na mesma linha de Saviola e Maxi), posiciona-se deficientemente frente à baliza e ataca muito mal a bola nos cruzamentos. Raramente Cardozo consegue ganhar um lance em antecipação a um defesa e cada vez marca menos golos comparativamente com os seus colegas.

Contrariamente ao que leio e ouço com frequência sou da opinião que Cardozo goza de alguma benevolência por parte da imprensa escrita e dos próprios adeptos.

Enquanto Cardozo estiver no Benfica vou festejar os seus golos da mesma forma que festejo os do Nolito ou qualquer outro. E claro, nunca vou assobiar um jogador do Benfica que é honesto e dá tudo o que tem.

Pedro disse...

Boas,

Mreces-te o bom post.

FORÇA TACUARA CARDOZO, ESTAMOS CONTIGO...

Por ti cantaremos...

Saudações Benfiquistas

BENFICA ATÉ MORRER disse...

sei que a minha opinião é diferente de grande parte de voçes... mas tenho a dizer, que não festejo um golo do Cardozo desde que ele me mandou calar... todos os golos desde de então só me dão uma sensação de alegria... porque o clube que amo marca um golo...

Sei que o cardozo é importante para o Benfica é extremamente importante... mas não será por isso que vou gostar do jogador cardozo...

os jogadores passam... o BENFICA continua...

Saudações Gloriosas...

Sou do BENFICA e isso me ENVAIDECE

Unknown disse...

Boas,

por vezes fala-se tanto em mostrar vídeos no balneário sobre a mística do SLB, sob o quão especiais nós somos, e tudo numa óptica de motivar os jogadores antes de um jogo, porque não fazer o contrário. Porque é que o SLB não faz um video/tributo sobre o Tacuara e o passa nos ecrãs gigantes da nova Luz num jogo com mais de 50 000 nas bancadas, porque não tocar o coração dos adeptos?

Digo isto por uma razão muito simples, por vezes sinto que são os adeptos que precisam de motivação. Gostaria de ver os nossos jogadores aplaudidos do principio ao fim do jogo. Cada vez mais, os jogos na Luz se parecem a uma opera...

Abraço

Anónimo disse...

Subscrevo integralmente o texto deste post, de uma ponta à outra. Nunca compreendi as vaias a qualquer jogador da equipa e muito menos a Cardozo. Ele é essencialmente um “homem golo” que remata como poucos. Extremamente eficiente. E isso é que interessa.
MM

David Duarte disse...

Também não percebo a atitude de muitos contra o Cardozo. Eu era novo na altura (devia ter uns 10 anos) mas com o Magnusson também foi assim? Não tenho essa ideia e não podemos dizer que ele era um tecnicista puro.

Johnny Rook disse...

Só umas poucas palavras para o Miguel.

Eu tenho 42 anos de sócio do Benfica (e não fui feito sócio à nascença) por isso sou um privilegiado sócio do SLB. Eu já vi tudo o que tinha a ver. Tenho o papinho cheio (25 campeonatos, 2 TC, 6 finais europeias, 20 taças de Portugal, 13 jogadores do Benfica ao mesmo tempo na Selecção nacional, etc). O Benfica a mim não me deve rigorosamente nada.


Por isso posso dizer com conhecimento de causa que os sócios do Benfica nos anos 60, 70, 80, sendo muito mais críticos e participativos do que agora,nunca fizeram a qualquer jogador do Benfica o que ultimamente se tem feito com Cardozo, Nuno Gomes ou Roberto (entre outros).
O Benfica daqueles tempos teve um rapaz alto e louro de sua graça Maniche, que era dez vezes mais tosco do que Cardozo e no entanto...marcava golos. Nunca o Maniche foi assobiado ou mal tratado como Cardozo é agora. Mas ouve mais Maniches: Jorge Gomes, Reinaldo, César e um ou dois brasileiros de que agora não me lembro, etc.

Portanto, aquilo que afirmas sobre o espírito crítico e da liberdade de expressão actuais nada tem a ver com a forma de ser dos benfiquistas. Nunca vi ou ouvi um benfiquista daqueles tempos dizer em viva voz metade daquilo que hoje em dia se diz de LFV e demais directores. Nunca ouvi ofensas à dignidade das pessoas como agora.Crítica sim, ofensas não.

Por isso, sinto-me livre (as consequências são minhas) para mandar para o Crl ou mandar um murro num filho da puta que devia ser sócio do Sporting e só um triste destino ou uma péssima coincidência quis que se viesse ou se tornasse sócio do Benfica.

Miguel disse...

Caro Johnny,

Em primeiro lugar, é de respeito o seu número de anos de sócio e o facto de ter vivido coisas com o nosso Benfica que muitos de nós, como eu, com muita pena não viveram.

Mas, como diz, críticas sempre exisitiram e os sócios até eram mais críticos do que hoje em dia, acrescento eu, até com jogadores melhores que o Cardozo, pelo menos no 3.º anel isso era uma certeza.

Por isso, gostava de saber o que é que se fez agora ao Cardozo que não se fez antes a grandes jogadores.

Continuo a achar que é a exigência que nos fez grandes.

E que é a falta de capacidade crítica das últimas décadas que nos levou a perpetuar no poder presidentes medíocres (Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho), bem como actuais administradores, como Gomes da Silva, que nos envergonham cada vez que falam.

Saudações