segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Faça-se Luz sobre o Twente

A partir de hoje, no Eterno Benfica, lancaremos a antevisão dos jogos europeus de uma maneira diferente. Vamos pesquisar a fundo sobre os nossos adversários. Vamos conhecer o seu estádio, a sua história, palmarés e histórico. Vamos saber o que os seus adeptos acham dos jogos contra o Benfica, o que pensam sobre nós e como avaliam a sua própria equipa. Faça-se luz sobre o Twente. O post é longo, mas vale a pena ler e teve colaboração primordial e fundamental do JNF.

BI


O CLUBE

Fundação e Êxitos Precoces

Fundado em 1965 pela junção do Sportclub Enschede com o Enschedese Boys, desde cedo que o FC Twente conseguiu alcançar bons resultados que permitiram consolidar o seu estatuto entre as principais equipas do futebol holandês. Não sendo um grande, era uma equipa respeitável e que conseguiu ficar nos cinco primeiros lugares da Liga por cinco vezes logo nos 8 primeiros anos da sua história. Os bons resultados sucediam-se e mesmo na Europa o Twente conseguia alguns brilharetes, tendo inclusivamente atingido a final da Taça UEFA em 1974/75, onde caiu aos pés do Monchengladbach. O primeiro troféu surgiria naturalmente, em 1976/77, quando os Tukkers bateram o Zwolle na final da Taça Holandesa.

Da estagnação desportiva à bancarrota

O início dos anos 80 são de má memória para os adeptos do Twente. Uma descida de divisão e a estagnação do clube em termos desportivos, associados a um futebol de fraca qualidade, valeram o epíteto de “boring Twente” aos Tukkers. O clube em expansão estagnara. Apesar de continuar a conseguir alguns bons resultados, nomeadamente entre 1988 e 1990 (três terceiros lugares), o Twente não era uma equipa atractiva. O sucesso era ocasional e passageiro, sendo que por apenas uma vez na década de 90, em 1997, o Twente voltou a marcar presença no pódio da Eredivisie. Ganhariam a Taça da Holanda em 2001, ao baterem o PSV, mas as dificuldades económicas adensavam-se e o clube esteve à beira de fechar portas no final da época 2002/03, quando declarou bancarrota.


Reestruturação e sucesso

Joop Munsterman, adjuvado por Johan Plageman, assumiu o clube em 2003 e iniciou um processo de reestruturação financeira baseado na venda de alguns activos de bom valor e contratando jogadores em final de contrato. A estratégia surtiu efeito e o Twente reequilibrou as suas finanças. Paulatinamente conseguiria alguns sucessos como a chegada à final da Taça em 2004 e a chegada à UEFA Champions League, pela primeira vez na sua história, em 2007/2008. No entanto, os grandes êxitos ainda estavam para vir. Foi com alguma surpresa que, liderados por Steve McClaren, os Tukkers conquistaram a Eredivisie na época 2009/10 (no início da temporada até tinham sido eliminados na pré-eliminatória da Champions pelo… Sporting), mas maior que a surpresa só mesmo o mérito. 16 vitórias em 17 jogos em casa mostram o poderio do Twente quando joga no De Grolsch Veste. Sucedeu-lhe o nosso bem conhecido Michel Preud’homme, que desde cedo deixou a sua marca ao conquistar a Supertaça e, mais tarde, a Taça Holandesa, sendo ainda vice-campeão.



ENCONTROS ANTERIORES

SL Benfica vs. FC Twente – nunca se defrontaram
SL Benfica vs. Equipas Holandesas – 19J, 7V, 7E, 5D, 30GM, 23GS
FC Twente vs. Equipas Portuguesas – 2J, 0V, 2E, 0D, 1GM, 1GS

PALMARÉS

1 Eredivisie – 2009/10
Segundo lugar – 1973/74, 2008/09, 2010/11

3 KNVB Cup – 1976/77, 2000/01, 2010/11
Finalista vencido – 1974/75, 1978/79, 2003/04, 2008/09

2 Johan Cruijff Shield – 2010/11, 2011/12
Finalista vencido - 2001/02

Taça UEFA
Finalista vencido – 1974/75


O QUE DIZEM OS TUKKERS?


À semelhança do que se faz em outros países, nomeadamente em Inglaterra, com o famoso Spyin' kop dos adeptos do Liverpool, decidimos também recolher opiniões entre os adeptos do FC Twente. Agradecemos a disponibilidade do Bartole, m-twente Enschede e do bem disposto Wallace, todos do fórum www.fctwente.net.

1. O FC Twente atravessa, actualmente, os melhores anos da sua História. Quais são as expectativas para esta temporada, tanto nas provas internas como nas europeias?

Bartole: Acho que podemos ser considerados candidatos ao título, juntamente com o Ajax e PSV. Na Europa, chegaremos na pior das hipóteses à Europa League. Podemos chegar à Champions League, mas não acho que sejamos favoritos (talvez 60-40).

m-twente enschede: Desejamos a Liga, mas também há o Ajax e o PSV.

wallace:
Desejamos o melhor mas esperamos o pior. Somos tukkers e confiamos no Joop (presidente do FC Twente).

2. Mudaram de treinador principal pela segunda época consecutiva. Por que razão Michel Preud’homme deixou o comando técnico do Twente?


Bartole: Dinheiro, dinheiro, dinheiro.

m-twente enschede: Dinheiro, dinheiro.

wallace: Preud’homme deixou-nos pelos petro-dólares. Se sentimos a sua falta? De modo algum, nunca temos saudades de ninguém. Vocês sentem falta de Ronald Koeman? Não. Compreendem?

3. Co Adriaanse treinou o FC Porto na época 2005/2006 e venceu a Liga Portuguesa. Consideram-no o homem certo para o lugar que ocupa ou não acreditam que ele seja capaz de levar o Twente aos seus objectivos?

Bartole
: Penso que se trata de um treinador muito bom para nós. É o homem certo no local certo. As suas equipas jogam um futebol atractivo, o que é algo importante para o Twente. Na minha opinião, é a melhor opção após a saída de Preud’homme.

m-twente enschede: É o melhor treinador holandês.

wallace: Se o Co é o treinador certo para nós? O que é que achas… por favor! Ele conquistou a Supertaça holandesa. Mesmo antes de a época começar. E vocês, o que acham do vosso treinador, o sósia Koos Alberts?

4. O Twente está mais ou menos forte esta época, comparando com a anterior? Quais os principais jogadores contratados e vendidos nesta pré-temporada?


Bartole: Até agora só perdemos o Theo Janssen (jogador-chave). Contratámos o Willem Janssen e o Tim Cornelisse. Dentro de uma semana o Leroy Fer sera comprado. Creio que estamos mais fortes, e a razão para tal chama-se Co Adriaanse.

m-twente enschede: Vendemos o Janssen ao Ajax. Contratámos o Tim Cornelisse ao Utrecht e o Willem Janssen ao Roda JC.

wallace: Estamos fortíssimos... e estaremos muito mais ainda dentro de uma semana. O Leroy Fer vai ser contratado ao Feyenoord. Conhecem o Feyenoord? Um grande clube. Mas nos anos 30. É bom que se recordem do Fer, o novo Frank Rijkaard! Conhecem-no? O Fer é ainda mais alto, mais rápido e mais forte...

5. Qual é o vosso melhor jogador?

Bartole: Bryan Ruiz

m-twente enschede: Bryan Ruiz.

wallace: Ao passo que toda a gente adora o Bryan Ruiz, o nosso melhor jogador é, de longe, o bombardeiro dos Alpes, Marc Janko. Uma besta assassina de quase 2 metros. Que animal! Não tem um dente na boca, tem cicatrizes e tatuagens por todo o corpo e marca golos de olhos fechados. Se vocês trazem o Luisão, o velhote, nós levamos o “Terminator Austríaco”. Tem uma maravilhosa colecção de bolsas de couro.

6. E o pior (de entre os que serão, provavelmente, titulares)?

Bartole: Na minha opinião são os laterais Tim Cornelisse e Dwight Tiendalli.

m-twente enschede: Tim Cornelisse.

wallace: O jogador mais fraco do Twente é ... bom, na verdade foi vendido no outro dia. Theo Janssen. Nunca ouviram falar? Não é de admirar.

7. Estão satisfeitos com o sorteio do playoff da Liga dos Campeões?

Bartole: Sim, estou satisfeito. O Lyon e o SL Benfica eram as melhores opções para nós.

m-twente enschede: Sim, o Benfica era a equipa mais fraca. Poderia ter-nos calhado o Villareal, o Lyon, o B. Munchen ou Arsenal.

wallace: Não nos importamos com os resultados dos sorteios. Apenas recolhemos a informação e alugamos 8 Boeings para viajar até onde o Twente joga. Há dois anos tomámos metade da cidade de Paris aquando do jogo com o Paris Saint Germain. Tranquem as vossas mães, mulheres e crianças em casa.

8. O que sabem acerca do SL Benfica?

Bartole: Clube com mais sócios do mundo. Têm como novos jogadores Garay, Capdevila, Matic, Witsel. Estádio agradável e forte influência sul-americana no plantel. E, claro, a “besta“ Luisão.

m-twente enschede:
Uma grande História, clube com mais sócios do mundo. Grande clube em Portugal.

wallace: Tudo. O vosso melhor jogador é Eusébio. Ele nasceu em Mogadishu. Certo?

9. Se pudessem contratar um jogador da nossa equipa, qual seria?


Bartole: Pablo Aimar.

wallace: Difícil ... hmmm ... um jogador de vossa equipa ... podem citar alguns? Hélder Postiga, não, esperem, Maniche. É ele. Bom jogador. Ou Meireles. Como podem ver, o Benfica não tem segredos para nós.

10. Foi noticiado, em Portugal, que Bryan Ruiz poderia ser contratado pelo SL Benfica neste verão. Qual seria o valor de mercado do jogador, na vossa opinião?


Bartole: Ele tem uma cláusula que lhe permite rescindir o contrato no valor de € 15M.

m-twente enschede: 100M

wallace: O clube colocou uma cláusula de rescisão, no seu contrato, de € 15M. É um preço um pouco baixo, mas há mais dinheiro a entrar nos nossos cofres que a sair. Somos o clube financeiramente mais saudável da Holanda. Comemos kiwis em vez de hamburguers.

11. Qual será o onze titular do FC Twente frente ao SL Benfica?

Bartole: Mihaylov; Cornelisse, Wisgerhof, Douglas e Tiendalli; Brama, de Jong e Janssen; Ruiz (espero eu), Janko e Berghuis

wallace: Começaremos o jogo com onze jogadores, é certo. Um deles será o Fer. Outro será o “Planko”. Wisgerhof, o rufia. Douglas, o gigante. E Brama. Conhecem-no? Mas vão conhecer, meus caros, vão conhecer.

12. Quais os vossos prognósticos para ambos os jogos?


Bartole: Vitória por 1-0 em casa, derrota em Lisboa por 2-1.

m-twente enschede: Vitória por 2-0 em Enschede; derrota em Lisboa por 1-0.

14 comentários:

DMC disse...

Grade rubicae post.
Os meus sinceros parabens.
cumps
DMC

Nuno Pinho disse...

Gostei! Os tipos são bem-humorados! Estão confiantes claro. Depois do último jogo com mais um golo do Marc Janko e outro do Ruiz que foi um tratado!

Anónimo disse...

Ainda não li em pormenor, mas já deu para ver que está aqui um trabalho bastante interessante (com a particularidade de haver uma interacção com os adeptos da equipa adversária, embora um deles seja demasiado fanfarrão) e bom. Posso dizer que gosto deste trabalho feito com sentido positivo. Os meus parabéns! É para já o que tenho para dizer, para além de, naturalmente, desejar, como todos nós, a vitória do Benfica e que venha outro clube para poder ser igualmente analisado.
MM

Jotas disse...

Que seja um jogo digno do Benfica, eu acredito na vitória.

redjan disse...

Interessantíssimo tipo de post! Great idea !!!

Ricardo Lopes disse...

Continua com isto que gostei muito de ler!

Far(away) disse...

Sinceramente, estou um pouco desiludido, esperava mais feedback de quem nos segue, sob um trabalho que deu trabalho a fazer.

CsA disse...

Boa posta Far(away)! Li com bastante curiosidade a parte dos fãs do Twente. Foste tu que colocaste as perguntas lá no forum deles?

Só tenho um reparo, podias por exemplo o esquema táctico e os respectivos jogadores que costumam ser titulares (tipo um 11 provável).

Continua a dar.lhe com força! Saudações

Anónimo disse...

Gostei muito mesmo... é capaz de ser das melhor ideias que já tiveram aqui no 'Eterno Benfica'. Acho que devem continuar e o esforço valeu a pena, porque foi muito bem conseguido ;)

Far(away) disse...

CsA quem fez as perguntas no fórum do Twente foi o JNF, que aliás fez um excelente levantamento.

Quanto à tua sugestão foi tomada em consideração, abraço.

Unknown disse...

Adorei,

FAR, tens de ter em atenção que estamos em Agosto, é perfeitamente natural o fraco FeedBack. Mas acredita que a malta vai dar valor.

Só não gostei de nos considerarem os mais fracos que lhes podia calhar, mas atendendo ao POTE em que estávamos, até compreendo, mas obviamente não gosto.

Abraço

Gonga disse...

Gostei bastante deste post, muito bom.

SLB4EVER disse...

Bom trabalho, achei em especial a recolha de opiniões dos adeptos do Twente muito interessante!
Como o CsA referiu o 11 tipo tb era porreiro incluir, mas de qq modo gostei da ideia!

Jafga disse...

Muito Bom, para continuar!

Abraços