terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fim de linha para Carlos Martins?

O Benfica soube reforçar a equipa tendo em vista esta nova época e o sector do meio campo foi onde existiu mais mexidas, entrando vários jogadores de qualidade, capazes de fazer diversas posições, o que directamente complica e muito a vida de Carlos Martins, sendo o seu espaço seriamente compremetido dentro do plantel, senão vejamos. O raio de acção de Martis é a posição normalmente ocupada por Aimar, quanto muito pode ser um interior direito, mas o seu rendimento não é o mesmo que no centro do terreno. Ora se na temporada passada, apesar de jogar regularmente, não era um habitual titular, as coisas este ano afiguram-se muito mais complicadas para o internacional português, habitual titular da selecção desde que Paulo Bento chegou. Para além de Aimar e Gaitán que já faziam parte do plantel, agora há Witsel que pode ocupar os mesmos espaços, Bruno César que é um médio ofensivo centro apesar de Jesus tentar utilizá-lo erradamente soba a ala esquerda e David Simão, um jovem que procura o seu lugar ao sol neste Benfica.

Que espaço sobra então para Carlos Martins? Pouco ou nenhum. A saída do clube, é nesta altura o cenário mais provável para o futuro próximo, mas a acontecer tem que ser feito com todo o respeito para com um jogador, que apesar de não estar no top das minhas preferências, soube dignificar o manto sagrado e foi um jogador importante desde que foi contratado ao Recreativo Huelva. Não me esqueço do papel diria eu primordial que teve aquando da conquista do título, o senhor dos golos bonitos em nenhuma circunstância baixou os braços e a carreira que teve até ao momento dentro do Benfica, teve claramente um saldo positivo. Mas eu, estando no seu lugar, pensaria seriamente sobre se seria boa ideia permanecer na Luz, face à concorrência feroz que vai ter para o seu lugar. Passar dos covocados para a bancada é um cenário que deve evitar ou então o comboio da selecção pode ser irreversivelmente perdido e Martins não merece isso. Mas no futebol e neste caso em particular, no Benfica, que é o que nos interessa, nesta altura existem melhores jogadores que ele para as posições que pode desempenhar.

Sei que há muita gente que é contra o cenário de uma possível saída de Carlos Martins, porque ou acham que é um bom jogador português, coisa que vai escasseando dentro do actual plantel, ou porque pensam que poderá fazer falta no decorrer da época. Se consigo perceber o primeiro argumento e até posso concordar, já o segundo não acho que faça muito sentido face à quantidade e qualidade de opções ao dispor de Jorge Jesus nesta época de 2011/2012. Martins tem uma coisa que para um futebolista de alto nível é fundamental, atitude e tem um bom reportório técnico ao seu dispor, mas como pensador de jogo, penso que peca muitas vezes por tentar acções que não estão ao seu alcance, alguém que não consegue impor os ritmos do jogo, que muito dificilmente em determinadas alturas, quando a equipa assim o precisa, consegue por gelo no jogo. É um jogador de ímpetos, com uma meia distância temível e com uma grande raça que aplica em cada lance, mas nem sempre correr muito é sinónimo de correr bem.Tem a palavra o Benfica e o próprio jogador, mas penso que muito dificilmente continuará a jogar em Portugal e no Benfica no futuro imediato. Veremos o que acontece.

11 comentários:

Anónimo disse...

Treinador do Evian esperava mais de Wass
Por Redacção

Bernard Casoni, treinador do Evian, mostra-se «desapontado» com rendimento de Daniel Wass, lateral dinamarquês de 22 anos cedido pelo Benfica até final da época.

«Até agora, considero tratar-se de um jogador mediano. Não sei com que estado de espírito chegou aqui, se pensava que tinha um lugar garantido na equipa. Estou desapontado com o que mostrou até este momento», diz Casoni, em declarações ao site blogolo.

«Ainda não o tinha visto jogar, dei-lhe 30 minutos nos jogos de preparação. Esperava mais de um internacional dinamarquês, mais impacto e motivação. Mas ele é um bom jogador, talvez precise de tempo para se adaptar», admite.

SLBruno disse...

Bruno César ainda não está adaptado ao futebol europeu (muito longe disso, já para não falar na sua má forma física), por isso a melhor solução seria emprestar Bruno César e manter Carlos Martins...
Ambos desempenham as mesmas funções, um misto de 8 e 10!

Far(away) disse...

SLBruno, quase toda a gente diz que o BC não está adaptado ao futebol europeu mas eu discordo totalmente. Coloquem o rapaz a jogar na sua posição original e veremos se está ou não adaptado ao futebol que por aqui se practica. Emprestar um activo que custou quase 6 m de euros? Má política, e embora alguns não acreditem, BC vai demonstrar que é mais jogador que Martins.

RSL disse...

Gosto do Carlos Martins mas o Bruno César é melhor jogador do que o CM alguma vez poderá aspirar a ser...

http://gloriosojogolimpo.blogspot.com/

Alexandre disse...

Far,

A questão Bruno César já enjoa. Ele até poderia ter custado 1M, que deveria ficar no plantel. Quem o viu jogar, quem conhece e sabe respeitar o seu currículo, não tem dúvidas que é um jogador com qualidade. Agora, está num futebol diferente e pode não adaptar-se. Mas isso acontece com muitos jogadores. Decidir com base na ignorância - que é o que tenho visto quando lhe chamam gordo ou dizem que não tem velocidade - é o pior caminho a seguir.

Quanto ao Martins, não é fundamental, mas se a ideia for trabalhar mais um meio campo com 3 médios no meio, ele obviamente continua a ser útil e a ter minutos de utilização. Espero que a opção da Direcção - e parece ser essa que está na mesa - seja igual à do Cardozo. Se surgir uma boa proposta que permita encaixar o valor definido como justo, que se negoceie o jogador. Se ninguém chegar a valores que queremos, tem naturalmente lugar no plantel.

Nesse caso, definitivamente o Nuno Coelho perderia espaço na equipa, ainda que o considere útil face à falta de prova do Matic a 6 sozinho. Mas pensando nos minutos que tem tido, fica difícil.

O outro jogador que fica na corda bamba - David Simão - gostaria que ficasse. Pode ficar com poucos minutos, mas as lesões e castigos nunca se planeiam e ele poderá evoluir trabalhando tacticamente.

Saudações,

Alexandre

PS: Em relação ao primeiro comentário, sinceramente parece-me que anuncia o inevitável. Não só pela qualidade, mas muito pelo estilo de jogador que é, duvido que alguma vez se imponha no Benfica. No Benfica ou em Portugal. Um lateral incapaz de enfrentar o 1x1 no Benfica tem poucas hipóteses. Ainda por cima joga sem qualquer agressividade defensiva, particularmente nos confrontos individuais. Pode evoluir como jogador, é certo, mas com os dados que temos parece-me uma contratação despropositada e incompreensível.

Alexandre disse...

Boas,

Uma questão de esclarecimento. O Rúben Pinto não entra nas contas dos 27, correcto?

Ou seja, penso que o Rui Costa disse que o plantel terá 27 jogadores + 1, que é o Rúben Pinto. Isto na apresentação de um dos jogadores. A manutenção do Rúben dependeria de haverem 4 jogadores da formação no plantel. Isto é correcto?

Saudações,

Alexandre

Far(away) disse...

É precisamente isso Alexandre.

Alexandre disse...

Então é fazer contas! A menos que apareça um lateral direito ou um avançado português (Paulo Ferreira? Hugo Almeida?) e a coisa fica entre o Nuno Coelho e o Martins, sendo que não é difícil adivinhar quem o treinador prefere. Ainda por cima, quando este tem elogiado muito a capacidade defensiva do Matic (é onde tenho mais dúvidas, principalmente a solo, mas não trabalho com ele).

Os outros 3 são o Mika, o Eduardo e o Rúben. Os 4 da formação são o Miguel, o Nélson, o David e o miúdo Pinto. A menos que se insista na má ideia de manter o Roderick para reserva.

Agora, pode sempre aparecer um outro reforço tuga, como sugeri no início com comentário.

Estou a contar com 3 kipas, 8 defesas (entre os quais o Amorim pode entrar nas contas, isto se não vier mais ninguém para a direita), 10/11 médios, 5/6 avançados e o Rúben Pinto.

Se considerarmos que Artur, Eduardo, Mika, Maxi, Luisão, Garay, Victor, Emerson, Capdevila, Javi, Matic, Amorim, Bruno César, Nolito, Gaitán, Enzo, Aimar, Witsel, Saviola e Jara ficam no plantel, vamos em 20. Sabemos que Jardel e Cardozo devem ficar e que se saírem virá alguém, portanto 22. Para 5 lugares temos: Martins, David Simão, Urreta, Nélson, Rodrigo, Faria, Mora e Coelho e ainda te sobra a cadeira para o Rúben Pinto! Esqueci-me de alguém? Suspeito que os elos mais fracos são o Mora, o Faria e o Coelho. E digo isto em função das vagas por sector e na utilização de cada um tem tido.

Abraço,
Alexandre

John Wakefield disse...

Eu até posso estar enganado mas se o Bruno César valer aquilo que diziam dele no Brasil, então o Carlos Martins tem os dias contados...

Anónimo disse...

O Bruno César ainda que não vá ser titular, é uma opção válida. E não esquecer que o Aimar não é jogador para muitos jogos seguidos e o Benfica tem que pensar a sua sucessão a médio prazo.
Sobre o primeiro comentário. Não me surpreende. Até o André Almeida fez melhor figura na pré-temporada... Eu estava tentado a dizer que foi mais um Patric, mas esse no Brasil demonstrava/demonstra qualidade, só que para o Benfica não serve...
Se o Martins tiver mercado é uma coisa, desbaratá-lo é outra. Acho que o Martins pode trazer boas coisas com um meio-campo mais reforçado, como o deste ano. Continua a ser o jogador com melhor remate de média-distância no plantel.

Klaudio disse...

A época é longa, há castigos ( e este ano deverão ser muitos), lesões jogadores que ainda não estão ambientados (nem todos vão pegar de estaca como o Witsel), portanto o Carlos Martins tem lugar no Benfica. Para se fazer boa figura na CL é preciso contar no plantel com jogadores com a experiencia de Carlos Martins...