quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Foi um bom sorteio para o Benfica...

O Manchester é a equipa mais difícil no grupo do Benfica. Habitual finalista da competição nos últimos anos, será o reencontrar com os red devils, já que já algumas vezes Benfica e Manchester se defrontaram na Champions. Um adversário difícil, mas que tem que ser encarado pelo Benfica como um bom desafio. Jogar em Old Trafford é sempre complicado para qualquer equipa, mas já provamos que os consguimos vencer na Luz, embora o contexto das coisas seja hoje diferente. Em termos de figuras, Vidic, Giggs, Nani, Rooney, são bem conhecidos de todos nós, mas o United vale sobretudo pelo seu conjunto. É possível vencer ambos os jogos, mas será necessário um Benfica bastante harmonioso nos seus sectores para tal ser alcançado. Mas a diferença terá que ser feita nos outros jogos.

O Basileia será à partida a equipa que discutirá com o Benfica o segundo lugar que permite o acesso à fase seguinte, embora nunca devemos deixar de pensar no posto mais alto. O campeão suíço tem alguma experiências nestas andanças, tem no seu plantel alguns jogadores interessantes, mas é um adversário claramente ao alcance de um bom Benfica. Destaque para Xherdan Shaquiri, um dos novos valores do futebol suíço e para Alexander Frei este já mais experiente. Por aqui se pode ver que não é uma equipa de grandes figuras, o seu plantel é maioritariamente constituído por jogadores suíços, valem sobretudo pelo conjunto, fazendo das fraquezas forças. No seu estádio é onde o Basel impõe a sua força, mas o Benfica pode contar com o sempre importante apoio dos emigrantes, na altura em que por lá jogar. 2 vitórias em outras tantos jogos era o ideal.

O Otelul Galati, ganhou o seu primeiro campeonato romeno na época transacta e chega à liga milionária como o grande outsider deste grupo, visto não ter grande experîência competitiva nas competições europeias. Será a sua primeira presença nesta competição e será também em teoria o adversário mais fraco deste grupo. Em termos de individualidades é difícil destacar alguém desta formação, que no seu plantel não possui nenhum jogador que nos seja mais familiar, mas se ganhou a primeira liga romena e se chegou a esta fase de grupos, terá certamente o seu valor enquanto equipa. Os romenos são por norma bons jogadores a nível técnico, não atravessam no entanto o seu melhor momento, seja a nível de selecções, seja a nível de equipas. O recente abrir de portas a jogadores de outros países, trouxe algum desenvolvimento àquele futebol, mas neste caso não se pode dizer que isso se faça sentir. A equipa é constituída na sua grande parte por futebolistas romenos. Vale pelo colectivo.

11 comentários:

John Wakefield disse...

O Benfica tem a obrigação de ultrapassar o Basileia e o Otelul. Temos um plantel muito superior mas precisamos de provar essa vantagem dentro de campo.
Em relação ao Manchester, devemos tentar pontuar no jogo realizado no nosso reduto.
O fcp não apanhou nenhum colosso, mas o shaktar e o zenit são equipas que têm vindo a crescer nos últimos anos e ambas também já venceram a liga Europa. Estas equipas de leste são mais perigosas que o Otelul e o Basileia. Por outras palavras, eu não trocava de grupo com o do fcp. Prefiro apanhar 1 colosso e 2 equipas aparentemente banais do que não apanhar 1 colosso e ter pela frente 2 boas equipas.

Anónimo disse...

Diria, na teoria, excelente.

Não ficar nem 1º ou em 2º, será uma decepção maior que na época passada.

GNR

Anónimo disse...

O Benfica vai jogar com os campeões dos respectivos países. Julgo que o primeiro jogo em casa será com o Manchester. Espero que seja um jogo espectacular com o estádio a abarrotar para apoiar e catapultar o Benfica à vitória. Uma das minhas grandes decepções futebolísticas foi uma final da Taça dos Campeões Europeus que o Benfica perdeu, em Wembley, com o Manchester, no prolongamento. Por isso, como os traumas de infância são os piores, cada jogo com o Manchester representa para mim umas “contas a ajustar”.

Se o Benfica respeitar todos os adversários e encarar cada jogo com seriedade, no mínimo ficará no segundo lugar do grupo. Em todo o caso, acho que o primeiro lugar estará ao alcance. O mais importante é o Benfica atingir rapidamente o número de pontos suficientes para garantir o apuramento, permitindo, assim, gerir o plantel, de modo a ser possível enfrentar com maior tranquilidade todas as provas em que está envolvido.

MM

Krak disse...

Grupo mais dificil do que na realidade parece mas temos obrigação de passar.

Miguel disse...

Excelente sorteio...

O jogo com o MUFC é já dia 14/09, na Luz!

Calendários dos jogos:

http://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/competitions/Draws/01/66/79/36/1667936_DOWNLOAD.pdf

Miguel disse...

Aliás, na primeira, só jogamos uma vez em casa e é precisamente contra o Mufc. 5/6 pontos nesta primeira volta já era bom.

Mentiroso disse...

Segundo a opinião de quem conhece o futebol romeno e suíço, tanto o Basileia como o Otelul Galati estão mais fracos que na época anterior. Quanto ao Manchester o remédio é desfrutar da ocasião, um empate em casa será um feito a não desprezar. De qualquer forma o segundo lugar está perfeitamente ao nosso alcance. A partir daí tudo será mais complicado, eliminar o primeiro classificado de outro grupo será uma tarefa quase impossível.

Anónimo disse...

Epa nem tanto o mar nem tanto a terra!! Vejo comentarios aqui neste blogue mas nao so, que fazem parecer que aquele que e o clube com mais sucesso a todos niveis nos ultimos vinte anos, e para ja identico ao Glorioso no seu potencial.
Por outro lado e preciso lembrar que mesmo as melhores equipas perdem pontos e jogos nas suas ligas respectivas. E por exemplo isto acontece com equipas que em portugal ate lutariam pa nao descer.

Batigol

Anónimo disse...

Se o Benfica fizer 6 ou 7 pontos nos 9 possiveis nas primeiras 3 jornadas então passamos sem duvida nenhuma... empate em casa com o manchester e duas vitorias fora com o basileia e o otelul, na minha opinião estes 3 jogos sao os mais importantes e onde nao podemos falhar até podemos depois perder na inglaterra mas nos outros 2 jogos em casa temos que cilindrar os gajos...

Anónimo disse...

Porque é não se pode pensar no 1º lugar?! Em 2006 ganhámos ao MU na Luz com uma equipa muito inferior à que temos este ano...E a seguir foi o Liverpool que era "só" o campeão europeu em título! Temos é de ser humildes e não cometer os erros do ano passado!

JN

Olho Gordo disse...

Tivemos sorte no sorteio. O Man U é das poucas equipas do primeiro pote em que o futebol do Benfica encaixa bem. As outras duas equipas são mais acessiveis, mas o Glorioso terá que levar os jogos a sério.

A ver vamos, mas temos boas hipotese de passar.