quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nélson Oliveira e Rodrigo

O mundial de sub-20 na Colômbia está a decorrer e dois jogadores do Benfica, ambos avançados estão a destacar-se com boas exibições e golos. Um é português e das escolas de formação do Benfica, outro é espanhol com ascendência brasileira e vem da cantera merengue. Que futuro é reservado para estes dois talentos dentro do plantel do Benfica? Parece-me importante não desperdiçar o talento destes jogadores, aliás o único crime quando um jovem jogador tem potencial, é não apostar na sua qualidade, muitas vezes em detrimento de outros com qualidade dúbia. Mas terão eles espaço no actual Benfica? Ficará um (Rodrigo) e será emprestado outro (Nélson Oliveira)? Se olharmos às opções para a frente de ataque, verificamos que a concorrência é muita e que por exemplo Rodrigo Mora, recém chegado, não tem tido muitas oportunidades para demonstrar o seu valor, pelo que o Benfica terá que pensar muito bem o que irá fazer com estes dois avançados, sob vista de não travar o seu desenvolvimento enquanto futebolistas de alto nível.

Olhando ao novo sistema que Jesus aparentemente quer implementar em determinadas ocasiões, tanto Nélson Oliveira, como Rodrigo, pelas suas características, parecem encaixar bem. São ambos avançados móveis, de boa qualidade técnica e sempre com a baliza nos olhos, sendo que no caso do espanhol, pode ser também utilizado descaído sob uma faixa, embora pense que isso não beneficia o seu futebol. A propósito disso, tenho lido em alguma blogosfera benfiquista que Cardozo, neste novo sistema será um peixe fora de água, o que tenho que dizer que não concordo, pelo contrário. Tanto fio de jogo, com jogadores rápidos atrás de si, com dois extremos embora de pé trocados, com constantes movimentações entre eles e Witsel e Aimar, faz com que um homem de área como o paraguaio possa ser muito útil, como que concluindo tudo o que anteriormente foi construído. Não penso ser incompatível Cardozo nesse modelo de jogo e sei que ao escrever isto vou deixar muita gente com os olhos arregalados. Voltando ao tema do post, pessoalmente acho que há espaço para estas duas jovens promessas no Benfica 2011/2012, mas se ficarem, não pode existir receio por parte de Jesus em apostar neles quando necessário, ou então mais vale ambos rodarem, ganhando minutos de competição, que nesta fase das suas carreiras é fundamental. Há boa matéria prima para Jesus potenciar.

8 comentários:

EFS disse...

Gosto de ambos. A minha opção seria ficarem no plantel. No entanto têm que ter noção que não serão as primeiras opções. Mas deverão ser vistos como opções. Jogar é obviamente importante. Mas tb crescer no plantel, a trabalhar (e tendo oportunidade de jogar) com a qualidade do Benfica poderá ser importante para poderem ser opções mais fortes no próximo ano. São ambos jovens e nenhum deles foi primeira opção nas equipas do ano passado. Para mim a opção para ambos deveria passar por integrar o plantel e serem trabalhados para conhecer a equipa e crescer (como se tentou com o Kardec que não confirmou a aposta e mesmo em parte como aconteceu com o Jara no ano passado, com bons resultados).

TheConQueR disse...

Na minha humilde opinião, não gosto da táctica que querem impor no Eterno Benfica, uma táctica igual á do Porto e Barcelona

Embora no meio campo, de um lado Busquets, Xavi e Iniesta, de outro Fernando,Moutinho e Guarin, não ficam à frente ( no caso do Porto ) de Javi, Witsel e Aimar ( B.cesar ).
Já no ataque Messi, Villa e Pedrito , Hulk , Varela e Falcao, comparado com o Benfica Nolito, Gaitan e Saviola, acho que Saviola não tem qualidade para ser o matador ( avançado de área do Benfica ), nem Cardozo tem a velocidade que se pede para estes esquemas, já nos ditos miudos ( Rodrigo e N.Oliveira ) acho que tem as características parar essa posição!

Mas mesmo sendo uma táctica campeã , também a do Benfica já o foi, e é a mais adequada para as equipas pequenas que gostam de camiões à frente da baliza, pois levam com um camião atacante, mas defendo esta táctica para jogos da champions ou contra equipas como Guimarães, Braga , ...

Enfim é uma boa táctica mas não a queria para todos os jogos ( por exemplo contra o Gil Vicente não ) e teria de ter um avançado mais ao estilo desta táctica ( talvez Mora o seja mas não o vi jogar ainda )

Anónimo disse...

Concordo que ambos fiquem no plantel. Têm valor e já rodaram o sufeciente para ganhar "endurance", tanto no Paços como no Bolton.

Nesta fase, aprendem mais em treinar 5 dias com Cardozo, Saviola, Aimar, Gaitan, etc., mesmo jogando pouco, do que rodar noutro clube que jogue para não descer.

Deviam ficar os 2 em detrimento do Mora e do Jara. O Jara, esse sim, deve rodar e se possivel no futebol espanhol.

Em relação ao Cardozo. Só pode ser brincadeira pensar que o Benfica pode jogar sem ele.

GNR

Anónimo disse...

O Benfica deixar estes dois avançados fora de órbita seria um erro tremendo. São neste momento os dois avançados ibéricos mais promissores e pertencem ao Benfica!
Se nesta temporada ficarem para ser quartas e quintas opções, mais vale deixá-los a rodar e daqui por dois anos, mais maduras, tornam-se nas figuras da equipa. O potencial está lá!
O assunto Cardozo não se explica tão facilmente como o post sugere. Ao termos um avançado como ele temos que jogar grande parte do tempo acima do meio-campo, fazer aquele pressing ofensivo que marcou a primeira temporada do Jesus (mesmo com 6 de penalty, foi a melhor época do Cardozo. Com aquele caudal ofensivo, pudera!) e que nas competições externas não teve o mesmo sucesso... Ao termos um avançado móvel que se saiba impor como a referência máxima do ataque (o avançado moderno que descai nas alas e que faz tabelinhas com os colegas para criar espaços de finalização) - logo o Saviola e Jara ficam excluídos - ganhámos um ataque dinâmico e imprevisível. O Cardozo é um bom avançado de área (não excelente como ouço muita gente dizer. Um avançado de área excelente não tem fraco jogo aéreo, nem desperdiça tantas situações de golo.), mas limita imenso a equipa tacticamente. Se quisermos jogar em contra-ataque ou em ataque rápido e continuado, com o Cardozo no onze é como entrar em campo com dez.
Este assunto faz-me lembrar uma conversa que tive com um adepto amigo do fcporto sobre o Adriano Louzada. Em 2006 o Adriano era um jogador letal dentro da área, mas esse meu amigo continuava a não gostar dele. Porquê? Dizia ele que o Adriano era lento, que não dava continuidade ao jogo ofensivo e que só servia para finalizar. Claro que ele exagerava, mas por algum motivo na parte da lentidão ou da continuidade ofensiva (acrescento previsibilidade) lembra-me muito o Cardozo. (Adriano estava em final de contrato e esteve na agenda do Benfica. O jogador recusou renovar, o fcporto soube - como sempre - e atirou a carreira do jogador para o calvário)

TheConQueR disse...

LOL Oh GNR o N.Oliveira mal jogou no Paços e mesmo assim jogou mais que o Rodrigo no Bolton, para mim um ano num Guimarães ou onde fosse, mas que jogasse todos os jogos seria excelente e melhor do que ficar no Benfica, pois só jogando se consegue passar para o outro nível

Anónimo disse...

Caro Theconquer,Mal jogou no Paços??Foram só 25 jogos, parece-me um bom numero, com 5 golos.

GNR

Anónimo disse...

25 jogos completos? Estou em crer que não. O David Simão jogou mais tempo e nem isso lhe garante um lugar no plantel. O Rodrigo deu nas vistas na pré-temporada e por mim ficava ele.

Anónimo disse...

Emprestar ou ficar? Eis a questão, mas não se esqueçam que temos as apostas do Jesus que segundo ele e quem o supervisiona tem de jogar. O Jara, O Nolito e o Mora. Os internacionais e consagrados e realmente os unicos com categoria internacional são o Saviola e o Cardoso.

Luis