segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Porque nos interessa reflectir sobre jogo do Sporting?

Aparentemente, nada.

O Sporting foi despachado pelo Valência por uns singelos 3-0. Apesar de não ter visto o jogo nem nenhum resumo, e de acordo com a Imprensa, o que resulta de preocupante para os lados de Alvalade, e eu concordo, não é o resultado, mas a total ausência de fio de jogo ou até mesmo de uma ideia de jogo que demonstre que houve trabalho a nivel de assimilação de ideias do novo treinador. E isso é que é mesmo preocupante para aqueles lados, mas não é que me importe muito.

Que interessa isto ao Benfica?

Imaginemos que no próximo Sábado, o Benfica também é despachado pelo Arsenal pelos mesmos 3-0. No entanto, se a nossa equipa mostrar boas combinações, uma ideia concreta de jogo na qual os jogadores saibam o que tem de fazer dentro de campo, e que os reforços se vão progressivamente adaptando, não temos motivos para nos preocuparmos. Significa que as ideias estão a ser assimiladas e as vitórias surgirão. Naturalmente.

Numa pré-época, as derrotas são pouco relevantes, mas servem para os jogadores saberem o que tem de fazer lá dentro. Agora, se isso não acontecer...

Pra concluir, e seguindo esta lógica, acho que temos motivos para sorrir. Mais do que os nossos vizinhos.

10 comentários:

phernando8 disse...

eu gostei mesmo foi de ver o gato...

Anónimo disse...

É claro que se jogar bem, mais hipoteses há de ganhar.
Mas isso na pratica não é bem assim. De vitórias morais está o inferno cheio. E isso é para todos os clubes, sobretudo para o Benfica, que ainda se quer convencer que basta jogar melhor que os outros para ganhar campeonatos. O facto é que não além de ser melhor, o Benfica tem de jogar de forma a que os arbitros não tenham a veleidade de influenciar o resultado final. Como se viu no ano passado, a "sorte" do jogo com este conselho de arbitragem é azul, e só azul...
Razões para sorrir? Queremo-nos iludir outra vez com o que nos espera?

Carlos Miranda disse...

As derrota em jogos particulares em si nao afectam muito. A excepção é resultados como um 3-0 e logo em casa.
Ai sim afecta sobretudo ao nivel da confiança dos jogadores e dos proprios adeptos que acabam por perdoar menos e fazer mais pressao sobre a equipa.


http://benfica2000.blogspot.com/

Anónimo disse...

O facto é que para além de ter de ser melhor, o Benfica tem de jogar de forma a que os arbitros não tenham a veleidade de influenciar o resultado final. Como se viu no ano passado, a "sorte" do jogo com este conselho de arbitragem é azul, e só azul...

Se não houver qualidade, abnegação e confiança da equipa essa manipulação mais facilitada fica.

Neste campeonato tão manipulado, até o Barcelona teria dificuldades de ser campeão..

El Glorioso disse...

Concordo plenamente! Igualmente como o Sporting, o FC Porto tambem saiu derrotado do ultimo particular, mas a maneira como dominou faz com que a derrota nao seja preocupante.

Já a Lagartagem ainda tem muito danoninho para comer se quiser sequer pensar em lutar com os outros dois candidatos ao titulo...

Baresi disse...

Por acaso gostei da primeira parte do Sporting.
Deu pra ver que enquanto Patricio, Carriço e Evaldo forem titulares, não têm hipóteses NENHUMA de lutarem pelos 2 primeiros lugares da Liga.

Como diz uma máxima da NBA, os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos.


Artur
|Maxi|Luisão|Garay|Capdevilla

Patricio
|J.Pereira|Carriço|Americano|Evaldo


Nem dá pra comparar...

jcnaguiar disse...

Eu sou sportinguista e costumo vir cá ao blog ler as opinioes e visoes, aprecio futebol acima de tudo e nao sou um obececado na minha cor clubistica, de modo a que tenho de discordar da tua opiniao baseada na CS, que como toda a gente sabe é da mais nojenta que existe em portugal, seja pa quem for... o sporting fez um mau jogo sim, entrou muito mal no jogo e ao ver-se a perder aos 5 mins contra uma ekipa organizada e vejamos, de nivel muito superior neste momento ao sporting, surgiu ali um nervosismo perante 50 mil adeptos ( isto sim foi a nossa grande vitória ) mas nao se pode desculpar tudo de mau o que se passou ali com o nervosismo, mas toda a gente sabe que a parte psicologica num jogo conta muito aliada a uma ala eskerda completamente á nora, o sporting tem sim um modelo de jogo definido e este passa por uma pressão alta constante como se tem verificado ao longo da pré temporada, infelizmente o valencia via-se que estava bem preparada e aproveitou a lentidao que é a nossa defesa é pa lançar bolas pa trás das costas, além que um medio defensivo apenas a segurar todo aquele caudal ofensivo do valencia ja se sabia no que daria, domingos ao ver isto na 2º parte pos 2 medios centros ( andré santos e andré martins ) lado a lado e conseguimos equilibrar o jogo mas infelizmente o resultado ja estava feito, há que dizer tambem que capel so jogou meia parte ou nem isso e é titularissimo na equipa, faltou matias tambem para dar alguma criatividade e izmailov jogou fora da sua posiçao... ainda ha muito trabalho pela frente e nem eramos os maiores a semana passada nem somos os piores agora.. o que temos vindo a fazer ao longo da pré temporada nao desapareceu num só jogo, perdemos na apresentaçao em casa, se doi? sim! mas ainda temos muito tempo pa corrigir as coisas..

Continuaçao de boas análises e aqui fica apenas a minha humilde opiniao ;)

Anónimo disse...

Penso que o Sporting este bastante desorganizado a nível defensivo , no entanto , a pressão realizada em alguns momentos foi interessante .Vamos ter atenção também a eles pois têm algum potencial .

NN_SLB disse...

SuperAguia iludir? só se o senhor estivesse noutro mundo diferente do meu, tinha-mos começado a pré época só com Gaitan para a esquerda e só no fim veio o Salvio para o lado direito, e no princípio o Benfica estava péssimo no ataque, este ano soluções no ataque é o que não falta, o problema esta na defesa!

Ter confiança significa ir ao estádio e apoiar a equipa o que catapulta a nossa equipa para outro nível e nos tornará superior aos demais!

Mas volto a reforça o Benfica precisa de reforçar a defesa. Se no lado esquerdo Capdevilla, da maturidade, Emerson velocidade, já no lado direito só existe Maxi e A.Almeida que não me parece um solução credível já o Amorim será mais um desenrrasce, Nelson para mim seria o ideal, e precisamos também de um central embora goste do Garay e do Luisão , podem ambos ter uma queda de forma que terá de ter a devida cobertura ou quiça perda de lugar , gostava muito de Mangala , estaria um ano mais de formação e para o ano com a saída de Luisão formaria dupla com Garay...

Anónimo disse...

O Sporting ao reforçar-se com o Capel e o Jeffren mostrou olho no mercado, mas como jovens que são, se o grupo não for coeso não estou a imaginar um bom rendimento...
Pelo que li, o maior problema foi mesmo a defesa. Já a derrota do Porto foi frente a um adversário superior e ao que parece até injusta. Digo ao que parece porque proíbo-me de ver os jogos deles.

Já o Benfica, o que mais me preocupa é alguma lentidão na circulação de bola nas alas e a falta de oportunidades criadas pelo ataque. Os cantos criam mais perigo do que as jogadas de bola corrida no ataque... isso é o que me está a preocupar.