quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que se passa contigo Saviola?

É o que pergunto. O actual Saviola demonstra ser um jogador muitas vezes que passa ao lado do jogo, lento não só em termos de velocidade, como na reacção a cada lance. Continua com todos os atributos técnicos, mas mesmo esses por vezes lhe atraiçoam. Não raras vezes decide mal e em frente à baliza não consegue fazer a diferença como um jogador com o seu estatuto devia fazer. Estarei a ser demasiado duro para com o Conejo? Alguns dirão que sim, eu penso que não. Longe vão os tempos do Saviola, jogador de classe mundial, o que vemos hoje em dia é um jogador diferente, mas já sem a capacidade de explosão de outros tempos. Nem é preciso recuar muito tempo, onde anda o Javier Saviola da última vez que o Benfica se sagrou campeão nacional? Devemos ser exigentes para com todos os jogadores, mas na minha opinião, mais ainda para com aqueles que são pagos a peso de ouro para fazer a diferença. Poderá ainda esse Saviola reaparecer no Benfica durante esta época? Tenho muitas dúvidas... mas a bola está literalmente do seu lado.

O Benfica está bem servido de avançados e não podemos esquecer que Saviola, em termos de exibições, tem pautado este registo em tons mais cinzentos, já desde a temporada transacta, não é um problema que tenha nascido recentemente, não é algo que tenha surgido pela sua recente exibição na Roménia ante o Otelug. O Benfica precisa de um bom Saviola, mas esse tem passaso, na maior parte das vezes ao lado dos jogos, demonstrando uma letargia incompreensível. Que se passa com ele? Não desaprendeu de jogar, é certo que é agora um outro tipo de jogador, mas tem todas as ferramentas para ainda ser muito útil à equipa. Não vejam este post como uma tentativa de encontrar no actual Benfica algo de mau, antes o perguntar se valerá a pena, mantendo-se o actual estado de coisas, renovar com este jogador, que é dos mais bem pagos do clube. Veja-se, por exemplo, a titulo de comparação, a diferença de rendimento que existe entre ele e o seu melhor amigo, Pablo Aimar, que até é mais velho que ele,  esse sim justifica uma nova proposta de renovação, um voto de confiança para o futuro mais próximo.

Dito isto, se estou a ser tão duro para com Saviola, é porque sei que ele tem dentro de si a capacidade necessária para desiquilibrar muito mais do que tem feito. Não podemos ficar contentes, com o mínimo seja do que for, devemos exigir sempre mais, pois só assim, a competitividade dentro do clube crescerá. E com um Rodrigo e Nélson Oliveira prontos a mostrar serviço, para além de um Rodrigo Mora que ainda nem jogou, é bom que Saviola, desperte para a vida de uma vez por todas. Pois o Benfica só terá a ganhar com isso.

16 comentários:

Bruno disse...

Concordo.
Também não sei o que se passa com o Saviola, mas sei que não tem mostrado o suficiente para continuar a merecer oportunidades.
Está na hora de dar essas mesmas oportunidades ao Rodrigo e ao Nélson.

Far(away) disse...

E não esquecer o Rodrigo Mora que pelos vistos ainda faz parte do plantel.

NN_SLB disse...

Para mim a solução é Rodrigo sim, mas não o Mora...

xirico disse...

Adoro o Saviola mas estou totalmente de acordo com o post.Não é altura de o JJ por o Rodrigo?Pode ser que o banco lhe faça bem.E o Rodrigo está cheio de vontade de brilhar.Há que jogar com esse factor.

pmja disse...

Posso ser eu que ando a ver isto muito mal, mas penso que se estiver correcto explicará um pouco...

Quando o Jesus joga naquele 442 estúpido, o benfica sai pelas alas. O que acontece mais vezes é, ou lançamento do central para o extremo ou bola no lateral e depois no extremo.
Aqui, ou há situação de 1x1 ou há tentativa de jogar com o avançado para chegar o mais rápido possível à baliza.

O Saviola, não é um jogador rápido e esta forma de atacar não o privilegia nem um pouco.

Agora lembrem-se dos minutos neste último jogo em que o Gaitan teve a 10/segundo avançado, o jogo ofensivo quase só a um toque.

Em qual destes acham que o saviola encaixa de facto?

Dito isto, o Saviola fisicamente está já bem abaixo dos outros avançados o plantel e tem dificuldades em encaixar num modelo destes. Acredito que ele também entenda isso e se sinta um bocado desanimado.

Posso estar completamente errado, mas é a interpretação que faço da situação.

John Wakefield disse...

De facto não poderia estar mais de acordo... Saviola foi importante no Dragão (apenas naquela assistência) mas na Roménia voltou a ser o mesmo dos últimos tempos - um jogador inconsequente. Não sei se estamos perante uma questão de âmbito psicológico (falta de confiança? desiludido por perder espaço na equipa?) ou desportiva (entrada em decadência?).
De qualquer das formas e como já o disse, Saviola deverá ter até ao final da época a sua oportunidade para justificar a continuidade. Caso contrário, creio que não vale a pena continuar a suportar um salário elevadíssimo...

ps: O L'equipe considerou o Benfica, a oitava melhor equipa de sempre na Liga dos Campeões.

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-dos-campeoes/benfica-lequipe-ranking-champions-real-melhor-maisfutebol/1284696-1491.html

Far(away) disse...

O Saviola tem que fazer mais do que tem feito. Tem capacidades para isso. E o Benfica precisa de um bom Saviola. Não tanto deste.

pmja disse...

Só para clarificar, concordo com o Far.
Este Saviola não tem condições para continuar no Benfica para o ano.

POC disse...

Este Saviola não tem condições para jogar no Benfica, ponto. E não é de agora, é do ano passado por inteiro.

Aconteceu isto por todos os clubes por onde passou: boa primeira época e um desastre a seguir. Não serve. Obrigado pela primeira época, mas isto não serve.

E não o critico em primeiro a ele, critico o atrasado mental que é treinador do Benfica e o põe a jogar. Ele é o responsável.
Enganou-me bem no primeiro ano, não engana mais. Até podia ser Campeão Europeu pelo Maior, que o caminho seria o mesmo: rua.

Mentiroso disse...

Defendo a saída de Saviola em Janeiro. Não se trata de atravessar uma fase menos boa, é claramente um jogador em declínio.

lj disse...

Um bom passo para termos mais Saviola seria e extensao do seu contrato, na minha opiniao. Um voto serio de confianca, nao apenas em palavras vas.

SC disse...

Tenho para mim que a saída de Saviola será a melhor opção!Em janeiro ou final da época.
Fraco,muito fraco...em tudo:não tem agressividade,velocidade,explosão,poder de remate e até aquilo que fez dele uma razoável mais valia na 1a época..sentido de oportunidade!
Mas pronto o nosso treinador continua a dar muito pouca margem para que outros aparecam..!!!
"De Todos Um"

Otto disse...

Eu gosto muito do Saviola e fiquei muito contente por ele ter vindo para o SL Benfica...e foi importante na conquista pelo título!!!

Acho que no ano passado esteve apagado, este ano, a meu ver está melhor do que no ano passado e com azar na finalização, assim que marcar vai ser uns atrás de outros!!! Assim espero!! Porque digo que ele este ano está melhor que no ano passado, simples porque tem feito jogos bons pecando na finalização, ora sendo ele avançado isso não pode nem deveria acontecer...contudo penso que ele neste novo sistema, no qual jogo numa posição mais para o calibre de um Aimar, acaba por passar demasiado tempo no jogo longe da baliza, mas, e, se o passarmos avaliar assim, sem estarmos à espera dos golos, ou na parte da finalização, que são áreas que ele não vai aparecer muito neste sistema, anda cá em baixo mais junto do Witsel do que do Cardozo, o problema é que quando olhamos para o Saviola fazemos sempre a avaliação pelo prisma de que tem de estar mais próximo do Cardozo do que do Witsel, coisa que o JJ não deve querer, aliás ele tem mostrado muita confiança no jogador, alguma coisa isso quererá dizer...

Acho que esta maré de azar na finalização vai acabar em breve para o bem de todos...

Jotas disse...

É de uma questão pertinente e justificada. Num futebolista, tal como numa equipa, a confiança é fundamental e julgo que é o que lhe falta, uma grande exibição e um golo pode transformá-lo, porque ele não deixou de ser um grande jogador.

Bobe disse...

E por falar em renovações, partilhem: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=Aimar

SLB4EVER disse...

O que me parece é que desde que perdeu a esperança de ir á selecção deixou de render o necessário para ser titular de uma equipa do nível do SLB. Posso estar enganado mas desde que o Aimar foi convocado e ele não as suas exibições e entrega em campo cairam a pique.

Tendo no plantel actual Cardozo, Oliveira, Rodrigo, Mora e Jara, Kardec, Éder e Melgarejo vinculados ao clube não encontro grandes vantagens na sua renovação, tendo em conta o seu fraco rendimento á mais de um ano e o facto de porventura ser um dos mais bem pagos do plantel ñ se pode ser condescendente. Os nomes não ganham jogos.