sábado, 22 de outubro de 2011

Onze para Aveiro

É contra o Beira Mar em Aveiro que o Benfica joga logo mais no regresso ao campeonato, numa partida onde o único resultado que interessa para não variar, é a vitória, com vista a manter a liderança no campeonato e colocar pressão sob os rivais directos. É normal que existam algumas, poucas, mexidas no onze a aprensentar. Maxi está de fora por lesão, Gaitán teve problemas físicos durante a semana, pelo que se fosse Jorge Jesus apresentaria este onze titular:

(Clicar para aumentar)

 Apesar da boa exibição de Rodrigo na Suíça devolveria a titularidade na frente de ataque ao Saviola, auxiliando este o inevitável Óscar Cardozo. No entanto porque não pensar numa dupla Rodrigo - Cardozo? Poderá ser perfeitamente plaúsivel tal hipótese, embora continue a achar que Rodrigo deva ser a principal alternativa a Tacuara. De resto apenas a entrada de Amorim para render Maxi Pereira e de Nolito para poupar Nico Gaitán, seriam as minhas outras duas mexidas. Seja como for, temos de vencer ou vencer.

6 comentários:

Mindfuck disse...

Concordo em todas as opções. Aimar no banco se for preciso forçar na segunda parte.

Pedro disse...

Concordo plenamente, mas é importante que se pense também na indiponibilidade de Emerson para Champion devido ao cartão vermelho. Portanto, Jesus devia pôr à prova neste jogo a solução para o problema de Emerson.

Anónimo disse...

Vermelhos!

Depois de ler alguns posts na gloriosa blogosfera, decidi fazer uma pequena investigação.

Com um pouquinho de paciência, analisei os cartões vermelhos (directos e duplos amarelos) mostrados a jogadores do Benfica e dos Corruptos, desde o início da época de 2006/2007, tanto na 1ª Liga como nas competições europeias.

E fiquei estupefacto com o que constatei. Vejam então:

Em Portugal, em 157 jogos que cada uma das equipas realizou nesse espaço de tempo, o Benfica teve 37 expulsões (média de 1 jogador expulso em cada 382 minutos) e os corruptos tiveram só 14 (média de 1 expulsão a cada 1009 minutos).

Na Europa, nesses 5 anos e quase 4 meses o Benfica jogou 61 partidas contra as 55 dos Corruptos. Nas 61 partidas jogadas, o Benfica teve 3 jogadores expulsos. E nas 55 partidas que os corruptos jogaram, tiveram 11 jogadores expulsos. ONZE!!!!

Se fizerem as contas, verão que nas competições europeias, a média do Benfica é de 1 expulsão a cada 1830 minutos enquanto a dos corruptos é de uma expulsão a cada 450 minutos.

Ora a equipa de "sarrafeiros " em Portugal, na Europa raramente tem jogadores expulsos. E a equipa que raramente tem jogadores expulsos em Portugal, quando passa a fronteira é corrida a vermelhos.

Impressionante, não é?

John Wakefield disse...

Também me parece um onze interessante... Aliás, acho que, do ponto de vista das capacidades físicas, acho que este será um dos melhores onze's possíveis... Aimar está desgastado (por isso, concordo que deva ser poupado) e Saviola, Nolito e Cardozo estarão "frescos" para poderem fazer a diferença neste jogo!

O Beira Mar é uma equipa defensiva e decerto que jogará com todos atrás da bola, procurando o contra-ataque e os lances de bola parada para fazer jogo directo. Dentro deste contexto, apoio a ideia de o Benfica colocar 2 avançados no ataque.
Por outro lado, estou preocupado com as ausências de Gaitán e Maxi Pereira que poderão causar-nos sérias dificuldades. Ruben Amorim e Nolito também seriam as minhas escolhas, mas Gaitán e Maxi constituíam uma dupla mais temível e eficaz na ala direita... Mas compreendo que não estejam em condições de alinhar.

ps: Eu não colocava o Rodrigo no onze titular. É um facto que o jogador em questão merece ter mais minutos mas a sua entrada nos planos da equipa deve ser feita duma forma mais moderada. Hoje optaria pela experiência de Saviola que tem também a vantagem de conhecer o seu eventual parceiro de ataque - Óscar Cardozo. Rodrigo com a sua velocidade e técnica seria uma opção válida para entrar na segunda parte e fazer mais uns minutos!

Mindfuck disse...

Como o Pedro diz, acho que até podíamos criar uma pequena repreensão interna, e em vez de jogar o Emerson jogaria o Cap
Mas defendo qualquer que seja a decisão do treinador.

Afonso Machado disse...

na minha opinião, o onze projectado é o ideal para este jogo. É necessário jogar com vários factores: obrigatoriedade de ganhar o jogo, condição física de alguns atletas, necessidade de minutos de outros, lesões... Tudo para mantém o nível de ambição e motivação da equipa. JJ sabe-o e vai gerir o plantel tendo em conta essa situação. Penso que Emerson deve jogar, isto tendo em conta a ideia lançada de preparação para o jogo com o Basel... Para além de não devermos queimar etapas (este jogo é o mais importante), jogar Cap não preparava ninguém para esse jogo da Champions... Convocar Luís Martins é que penso que seria um acto de boa gestão, lançando-o em jogo caso os objectivos estejam a ser alcançados ( ou o jogador que JJ considere que desempenhe melhor a posição, criando uma alternativa para todas as competições, pelo que Cap, a meu ver, deveria ser lançado noutro contexto).
O onze projectado preenche, portanto, todos os requisitos, sendo que Artur é indiscutível, Garay e Luisão idem, Ruben deve jogar para definitivamente afastar fantasmas quanto ao seu benfiquismo e embalá-lo para uma boa época, Javí é um jogador inteligente e sabe gerir o esforço ( como ficou comprovado no jogo com o Basel), Witsel confere equilíbrios, Bruno César está em grande forma, Nolito é uma grande arma e está fresco e a dupla de atacantes também, oferecendo a rotatividade necessária.
Contudo, penso que JJ vai lançar Gaitán de início no lugar de Nolito, isto no que concerne ao onze projectado.
O que é imperial é vencermos e somarmos três pontos rumo ao principal objectivo. Força SLBenfica!

Afonso Machado