segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Problemas nas laterais da defesa

Qual será o sector mais débil da equipa entre titulares e suplentes? Diria sem pensar duas vezes: as laterais da defesa. Com excepção de Maxi Pereira existe um problema claro nestes sectores defensivos. Vamos por partes e começar por falar na lateral direita. Maxi Pereira é um excelente jogador, capaz de quando em forma garantir qualidade para a posição de lateral direito, mas quem pode fazer o seu lugar em caso de indisponibilidade do uruguaio? Existe uma altenativa directa para Maxi Pereira no plantel? A resposta não. O que existe são soluções por adaptação que não garantem qualidade idêntica na ocupação desse espaço. Amorim pode fazer o lugar, mas sempre fui dizendo que é um jogador que defensivamente deixa muito a desejar, apesar de atacar bem, quantas vezes já li por aí que estavam descansados com Amorim para esse lugar... não podiam estar mais errados. A outra solução será Miguel Vitor, um defesa central, que prima quando joga sob a faixa pela sobriedade com que defende, o problema é que não tem o pendor ofensivo que o sistema de Jesus assim obriga a ter, ainda para mais quando do outro lado, actua um Emerson que tem claras dificuldades em apoiar o ataque.

Pensemos agora o que se passa no lado esquerdo da defesa. Sabia-se que Coentrão seria difícil de substituír, mas esteve bem o Benfica no anterior defeso no que toca a colmatar esta lacuna? Digo imediatamente: nao. Emerson é jogador para o Benfica? Tenho as minhas sérias duvidas. Capdevila é pior do que Emerson? Tenho as minhas sérias duvidas.... Porque raio o espanhol ao menos não foi inscrito na liga dos campeões? Por estar fora de forma, dirão alguns... nenhum jogador fica eternamente fora de forma, mas alguém acha mesmo que o espanhol faria pior do que fez, a título de exemplo, Emerson nos últimos dois jogos? Se por um lado não conseguimos renovar com um jogador com provas dadas, no caso Maxi, por outro criamos problemas as vezes onde eles não deviam existir. A verdade é que começam a circular nomes para a lateral esquerda, já que Capdevila deve seguir o seu rumo e Emerson tarda em convencer os mais cépticos. Existe uma carência de qualidade nas faixas laterais, isso para mim é evidente, como também é evidente a necessidade de no mercado de inverno irmos em busca de mais um lateral esquerdo, mas um que não ofereça dúvidas no que toca à sua qualidade. Antes disso convinha desbloquear a renovação de Maxi...

6 comentários:

David Duarte disse...

O que implica o caso de o Benfica ter laterais menos atacantes (quando o Maxi està lesionado ou castigado)? Não necessariamente um Benfica menos atacante, mas um Benfica que ataca de maneira diferente. Vejamos:

Com laterais que são isso mesmo e que sobem (neste momento apenas temos o Maxi e noutra medida o Amorim... que nem isso é), o Benfica cria mais perigo pelas faixas obrigando os defesas contrarios a serem mais timidos na fase ofensiva. Isto é bom na medida em que se anula de imediato a possibilidade de a equipa adversaria abrir espaços onde tal é mais facil : pelos lados.

Com laterais mais defensivos (defesas) o que acontece? O Benfica não perde qualidade ofensiva, mas esta concentra-se mais no meio. Por um lado é positivo pois dà mais liberdade de acção ao Witsel e aos alas, o jogo ofensivo sendo então baseado em passes curtos e tabelas, o que, quando temos Aimar, Witsel, Saviola, ou mesmo Gaitan, Nolito e Bruno é bastante bom. O problema é que na Liga portuguesa, contra equipas que defendem com dez, atacar pelo meio não é boa solução.

Resumindo, sim o Benfica precisa de um lateral esquerdo com pulmão para participar na fase ofensiva e recuperar quando necessario para não desposicionar Javi e Witsel. Sobre a ala direito estou menos preocupado. Amorim, não sendo o seu lugar, faz bem o que Jesus lhe pede (alias como sempre).

Anónimo disse...

Para a direita, partindo do pressuposto que o Maxi só não joga quando está lesionado ou castigado, o Ruben é jogador para colmatar essas ausencias. É claro que não tem qualidade do Maxi, nem podia ter, mas estando a falar entre 5 a 10 jogos por época, acho que serve.

Quanto á esquerda, tenho sido muito critico para com o Emerson. Cada vez pior. Partindo do pressuposto que o capdevilla vai á sua vida, temos que comprar 1 defesa esquerdo que seja titular de caras. Falou-se este fim de semana no Maxwel e Ansaldi. O Maxwel era excelente. o Ansaldi era muito bom, podendo inclusive jogar na direita. Emersom passava a suplente. Para esse estatuto, passaria a ser bonzinho.

GNR

Pedro disse...

Eu continuo a defender que Amorim dá todas as garantias para substituir Maxi. É um excelente jogador que não se assusta por ter a bola nos pés. Faz, como já provou várias vezes, muito bem a lateral direita. Umas vezes joga melhor q outras como qqr jogador.

Já na lateral esquerda temos problemas pq Jesus os criou. Tinhamos o Carolle, fomos buscar Emerson e Capdevilla. À partida não havia razões para a lateral esquerda nos dar problemas. Jesus optou por estracizar Cap e dispensar Carolle. Infelizmente Emerson não dás as garantias suficientes. Tivesse Jesus feito o seu trabalho e dado minutos a Cap e não teríamos problemas.

xirico disse...

Desde o principio da época que digo isso.O Emerson é uma "morte lenta" e só pelo pouco que vi a Cap jogar não tenho dúvidas nenhumas que este assunto é das tais birras de poder do JJ e que eu não lhe vou desculpar e que o Presidente se devia impor.Não temos alternativa ao Maxi nem sequer este está garantido.Para o ano há eleições e isto, tal como o que se passará na FPF e os contratos com o Olibeira pesará na minha escolha.

John Wakefield disse...

O Far(away) tocou numa questão muito interessante (como é seu apanágio xD) que decerto gerará uma discussão na blogosfera encarnada.
Muito sinceramente e começando por aquilo que eu tomo como certezas, gostaria de ressalvar que só temos um excelente lateral - Maxi Pereira. Ruben Amorim não é lateral direito, mas efectua as tarefas com alguma eficácia (embora não chegue aos calcanhares do uruguaio). Míguel Vítor é um jogador com uma vocação estritamente defensiva, logo não vai dar apoio no ataque o que não favorece o sistema de JJ (como o Far (away) refere e bem no seu post).

No lado esquerdo da defesa, Emerson começou bem a sua época na Luz mas nestes 2 últimos jogos, tivemos muita sorte em não sofrer um golo derivado das suas falhas que não foram poucas. Por seu turno, Capdevilla não parece estar nos planos de JJ e poderá sair em Janeiro. Nem me parece que o treinador português esteja muito interessado em recuperá-lo fisicamente, visto que o deixou de fora de várias convocatórias e da Champions.

Conclusões:

Depois das certezas (ou quase certezas), vou arriscar algumas conclusões, embora aqui só esteja a fornecer a minha perspectiva.
Em primeiro lugar, não creio que seja necessário reforçar o lado direito da defesa. Maxi não é um jogador muito susceptível a lesões e Ruben Amorim/Míguel Vítor podem desenrascar num ou outro jogo, caso seja necessário. (PS: Renovem o contrato com o MAXI!!!).

No lado esquerdo, as minhas dúvidas são ainda maiores. Emerson será um jogador irregular (com fases boas e negativas)? Pelo menos, em França passou metade da época a titular e a outra no banco. De qualquer das formas, queria ver mais do Emerson até Dezembro para retirar uma conclusão mais segura.
Capdevilla é um jogador que oferece garantias mas o seu futuro no Benfica é uma incógnita.
Se o espanhol sair mesmo, claro que teremos de contratar um bom lateral esquerdo. Se não sair, espero que o sr JJ comece também a dar-lhe mais oportunidades e caso Capdevilla se afirme, então creio que não necessitaremos de ir ao mercado.

Agora é óbvio que não se tratam de decisões fáceis e o tempo/decurso dos acontecimentos bem como as exibições dos jogadores visados deverão ser determinantes!

SC disse...

Nos ultimos 10anos só contratamos um lateral de jeito..Leo!Tudo o resto teem sido adaptações inteligentes e felizes..e noutros casos flops puros.
Emerson é banal e Ruben é aquele tipo de jogador que para atingir um bom patamar tem que jogar com regularidade e não funcionar sempre como tapa buracos!!
Tenho para mim que tirando Witsel e Garay foi mais um ano de contratações de bons jogadores..apenas isso..acho que continuam a faltar mais opções ACIMA da média.
De Todos Um.