terça-feira, 15 de novembro de 2011

Apostar em Luís Martins ou ir ao mercado?

Ponto 1: Emerson ainda não me convenceu. Chegou vindo do Lille de França onde foi campeão, mas a verdade é que tem-se revelado um jogador intermitente a nível de exibições. A nível ofensivo dá pouca profundidade ao seu flanco e a nível defensivo que é a sua principal função, não tem me convencido de todo, denota algumas insuficiências a nível táctico que tardam a ser corrigidas.

Ponto 2: Que deve o Benfica fazer? Esperar para ver se Emerson progride para além do que tem feito, dando-lhe o benefício da dúvida? Sinceramente acho que já todos vimos o suficiente do jogador brasileiro para chegarmos à conclusão de que dificilmente será mais jogador do que tem mostrado. O argumento de que e certinho, confesso que ainda não o assimilei. É um bom suplente...

Ponto 3: Perante isto, deve-se apostar no jovem Luís Martins? Deixando que ele cresca gradualmente a nível físico e técnico, entrando na equipa aos poucos na sombra de Emerson (ou outro jogador), apostando na sua qualidade? Não digo que sou contra esta hipótese, vejo em Luís Martins potencial para num futuro próximo ser um lateral de qualidade, mas precisamos de uma aposta para o presente... para o futuro imediato... que garanta já rendimento...

Ponto 4: Deve então perante este cenário, o Benfica atacar o mercado de inverno e ir em busca de um lateral esquerdo? É certo de que o clube já manifestou intenção de não contratar na abertura de mercado novos jogadores, mas sabemos como estas coisas funcionam, o que hoje é verdade, amanhã é mentira. Existe uma carência evidente, o normal será colmatá-la, tornando a equipa mais equilibrada. Não o fazer será a meu ver cometer um erro.

Ponto 5: Possíveis soluções no mercado? Contratar jogadores em Janeiro nunca é fácil, mas está aí um Ansaldi perto de acabar contrato com o seu clube, um jogador que já manifestou interesse em chegar à Luz. Num tempo de vacas magras, será correcto fazer um investimento na sua contratação? Sim, porque é de facto um lateral de qualidade que ainda por cima, consegue fazer as duas faixas...

Ponto 6: Se não existir nenhuma saída em Janeiro, falo do núcleo duro da equipa, a contratação de um lateral esquerdo seria a única entrada. Recusaria um lateral direito para concorrer com Maxi? Um central de categoria para lutar com Luisão, Garay, Miguel Vitor? Não, mas acho a ter que investir no mercado de inverno, que se invinsta onde existe uma maior debilidade no plantel... Veremos...

13 comentários:

Rui Sérgio Guerra disse...

Concordo em absoluto, "Far"!

Se o investimento for economicamente viável às n/ finanças, entre custo de aquisição, salários e previsão expectável de prémios,... ANSALDI, DE CARAS! (ou alguém desse nível!).

Matávamos 2 coelhos duma só vez,... 1 lat. esq° de classe e... uma alternativa de qualidade para Maxi!

Maxi que, desculpem-me a opinião, é UM EXCELENTE PROFISSIONAL, sem dúvida,... mas não tem a classe nem a velocidade adequadas p/a ser titular no n/ SLB!

Quanto a Emerson,... até me dói na alma termos perdido o Mário Rui estupidamente e, ao mesmo tempo,... gastarmos € nele (Emerson) e em... Carole, c/ o Luis Martins a mostrar-se!

Mais uma série de actos de gestão desportiva... "DE CLASSE, ASSERTIVA E INTELIGENTE", BEM APANÁGIO DO Sr. LFV, na senda dos + de 100 jogadores contratados... em 10 épocas! (mantendo-se reiteradamente conivente c/… “as perrices irresponsáveis de JJ”!).

Assim se explicam,... TAMBÉM,... 10 ANOS DE PODER E,... APENAS E SÓ… 2 TÍTULOS DE CAMPEÃO NACIONAL! (desculpem-me, benfiquistas, mas… o resto,… são peanuts!)

Off-topic:
Desculpa, "Far", mas...sou obrigado a dizer...
...PARABÉNS, "PANTERA NEGRA"! DIVINAL LIçÃO DE HUMILDADE!
MTO OBG PELA TUA SIMPLICIDADE!
ÉS GRANDE,... MUITO, MUITO GRANDE!

Força BENFICA! Força benfiquistas, o SLB bem precisa de... TODOS NÓS!

Um abraço deste sócio incondicional, aqui na Palermo lusa,
RSG

Anónimo disse...

Como já escrevi, o único que pode estar em aberto é de titular do lado esquerdo da defesa. A alternativa tem que ser o Luís Martins. Admito que pelo que vi dele nos juniores e no Mundial, não esperava mais que um jogador com qualidade para jogar na primeira liga portuguesa. Agora, já espero algo mais.
Mais uma demonstração que são poucos os casos que se pode prever o futuro de um jogador no escalão de juniores.

Anónimo disse...

O Luis Martins é futuro não presente.A competição assim o exige.Portanto há que ir buscar um lateral esquerdo e penso que isto é consensual entre a massa benfiquista.Um lateral direito também é necessário pois quer-me parecer que o Maxi não vai renovar e convêm ir já preparando a sua substituição.Não já em Janeiro mas convém ir tratando do assunto.O Cafu será uma grande mais valia já para o próximo ano e a meu ver como box to box.

Phant disse...

Far, quais são as insuficiências a nível táctico que identificas no Emerson?

Anónimo disse...

1º Capdevilla
2º Luis Martins

Mais nada. Po ano sai o capdevilla e entra o ansaldi

FMH disse...

Far, ainda há uns meses eras um claro defensor do Emerson. Que se estava a habituar, que era jovem e tinha de crescer, e hoje já o criticas como ninguém.
É certo, e está à vista de todos que Emerson tem vindo a descer e muito a forma, e as suas últimas exibições tem sido más. No entanto Emerson esta época já fez bons jogos, no Dragão, contra o Otelui, entre outros. Se é claro que começou a época um pouco amarrado atrás, preocupando-se só em defender, ultimamente tem mudado o seu comportamento e tem atacado mais. Penso que isso pode ser uma das justificações para Emerson ter quebrado a forma, e se esteja realmente a habituar a esta forma de jogar à Benfica, com os laterais sempre muito ofensivos.
É preciso tempo, e penso que Emerson já deu provas que pode ser um bom lateral. Não digo titular, porque o Benfica precisa de outro Fábio, mas Emerson tem tudo para ser um Maxi.

Abraço

Far(away) disse...

Phant, dois aspectos. Primeiro, a forma como se posiciona no um para um, entra vezes demais à queima e deixa-se dessa forma ludibriar pelos adversários. Depois o posicionamento sem bola. Já ouvi dizer que nesse aspecto ele é fortíssimo, mas discordo absolutamente. Penso que tem dificuldades em ler o jogo, em saber onde deve estar em cada momento do jogo.

Far(away) disse...

Caro FMH, o que acontecia no início, é que eu sempre fui dando o benefício da dúvida a Emerson, primeiro porque pouco conhecia dele, para ser sincero, segundo, porque estava a adaptar-se a uma nova realidade. Mas acho que já vimos os jogos suficientes de Emerson para poder formar uma opinião mais válida. A minha é de que é curto para ser titular do Benfica.

John Wakefield disse...

Se me permites far (away) vou também arguir cada ponto de vista que aqui incluíste:

Ponto 1 - Subscrevo. Emerson começou bem, mas nos últimos jogos, enterrou a equipa e claro iria fazer asneira mais tarde ou mais cedo e tal aconteceu em Braga. Foi de facto campeão no Lille, mas é necessário referir que ele apenas jogou metade dos jogos a titular (indício de que já era irregular em França?)

Ponto 2 - Emerson deve continuar no plantel. Tem valor para constituir opção, mas para ser titular... já não sei.

Ponto 3- Luís Martins até pode vir a ser um craque, mas pelo que vi no jogo com o Basileia, tem ainda que amadurecer muito. O mesmo já dizia em relação a Roderick. Deveria rodar noutro clube, tal como André Almeida que está a fazer uma época interessante no União de Leiria. Concordo quando referes que não é uma solução para o presente.

Ponto 4- Não sei se devemos contratar um lateral esquerdo. Aliás, esta questão dependerá das restantes exibições de Emerson e até das oportunidades que Jorge Jesus conceder a Capdevilla. Mas se um deles sair, teremos que ir ao mercado...

Ponto 5- Ansaldi seria interessante. Ao início o Rubin exigia 10 ou 12 milhões e agora arrisca-se a perdê-lo a custo zero. O problema é que muitos clubes já estarão atentos à situação... Não será fácil a vinda dum craque por um valor tão acessível.

Ponto 6- Não recusaria a entrada dum lateral direito se Maxi não renovar imediatamente. Imaginem que o uruguaio não renova até Janeiro - claro que começará a surgir desconfiança e o Benfica poderá deixar de apostar nele (isto já aconteceu em casos mais antigos)... Eu quero acreditar que este cenário trágico não irá acontecer porque acho que o Maxi não faria uma coisa dessas mas lá está ... nunca fiando.

mundoslivres disse...

Gostei do puto, mas falta-lhe massa muscular, bem o Coentrão também não é nenhum poço de força... mas...

O Emerson eh pá a cena é dizer-lhe vai à linha e cruza... tipo colocar o homem a treinar cruzamentos 20 a 30 minutos por dia... ele é profissional... estarei a dizer alguma asneira?

Sissoko da Académica costuma é bom no um contra um e sabe centrar... e para lateral esquerdo deve haver em Portugal um tipo que seja rápido e vá a linha... não me digam que não há caraças...

SLB4EVER disse...

O Emerson até á reabertura do mercado tem mais do que tempo para convencer ou não. Se até aí ñ tiver convencido e o Cap sair é capaz de ser boa ideia ir ao mercado.

O Luís Martins está numa época de crescimento e adaptação ao futebol sénior, acho bem ter oportunidades como segunda opção, é bom para o seu crescimento, para assumir o lugar acho que é ainda uma opção um bocado prematura, tanto para ele como para a equipa.

Anónimo disse...

O Luizinho do Paços é um l.esq.bem interessante.

FMH disse...

As contratações de Emerson e Capdevila foram claramente as duas errads, paras necessidaes do Benfica neste momento. No entanto, e todos sabemos a crise que atravessamos, o Benfica não pode investir à grande e à francesa como até agora, e por isso vai ter de se conter, e muito. Por isso Emerson, vai ficar no plantel da luz, e para já a solução alternativa parece-me ser mesmo Luís Martins