terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deixar o Sporting na ignorância...

... e seguir em frente em busca dos nossos objectivos. O Sporting enquanto clube procura acordar e nada melhor do que entrar em polémica com o Benfica, para de alguma forma espicaçar os sócios e adeptos daquele clube. O Benfica, depois de tudo o que aconteceu recentemente, precisa apenas preocupar-se consigo próprio. Entrar em guerras com o Sporting é ajudar de forma indirecta o rival mais a norte do País. Devemos sim tirar as conclusões necessárias de tudo o que se passou, nomeadamente, os actos de vandalismo praticados por adeptos do Sporting na Luz, mas sem nos desviarmos do nosso rumo. Godinho Lopes sabe o que está a fazer... fazendo barulho envolvendo o nome de Luís Filipe Vieira, faz com que a recente derrota para o campeonato seja relativizada, colocando o Sporting no papel de eterna vítima. Se é esse o caminho que eles querem seguir, o problema será deles, ao Benfica não interessa entrar nestes joguinhos de bastidores e o clube tem tido a reposta adequada até ao momento.

Não nos esqueçamos que o rival a abater é o Porto. Nada do que possa acontecer nas relações entre Benfica e Sporting pode sequer abanar essa ideia. O Sportinguismo puro, hoje em dia, é coisa rara. Os seus adeptos, vivem entre o anti-benfiquismo primário e a ideia de serem diferentes por ideal, que nada mais é do que uma ilusão que os ajuda a ultrapassar os insucessos. Sportinguistas a sério, daqueles que respiram e pensam apenas no Sporting são poucos, a perda de identidade, a falta de cultura vencedora é um facto pelas bandas de Alvalade. A maneira como querem ultrapassar isso? Através do Benfica... afinal de contas os Sportinguistas reagem sempre ao Benfica e aí é que está o erro deles... deviam reagir apenas pelo Sporting, procurando os valores pelos quais um dia foram fundados. Reagir por intermédio de um rival é dar mais uma prova do quanto está a tornar-se cada vez mais pequena, a mentalidade que paira sobre a grande maioria dos Sportinguistas. Como um Sportinguista se sente vivo por estes dias? Atingindo o Benfica. Como um Sportinguista devia sentir-e vivo? Problematizando o Sporting, debatendo a dormência que tem existindo no clube, percebendo as causas de ganharem cada vez menos títulos. E são algumas.

Se um Sportinguista me estiver a ler, que pergunte a si próprio a razão de agora serem em termos de títulos internos, a terceira força nacional, porque isso aconteceu... foi por causa do Benfica? Foi por causa das atitudes das claques antes e depois dos jogos? De tanto pensarem no Benfica, esquecem-se de quem são, perdem identidade. Eu tenho pena, porque essa mentalidade, não desaparecendo é tornar o Sporting enquanto instituição cada vez mais um Belenenses, cada vez menos Sporting Clube de Portugal. Problema vosso.

19 comentários:

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa tarde, "Far" e benfiquistas!

...clap! clap! clap!

Parabéns, subscrevo em absoluto!

Mantenhamo-nos ALERTA... e, sobretudo, FOCADOS NOS N/ OBJECTIVOS!

Pra já,... IR GANHAR ao Marítimo, nesta 6afa (Taça) e depois pró campeonato!

O resto,... peanuts!

VAMOS SER BENFICA!
Mai nada!

Daqui da Palermo lusa, um abraço,
RSG

Anónimo disse...

Muito boa análise. Tem toda a razão. Penso no entanto que os acontecimentos são de uma gravidade tal que não se pode simplesmente ignorar. Há um crime gravíssimo perpetrado (além do fogo posto as agressões aos bombeiros são uma infâmia inconcebível) que ainda por cima são toleradas e têm a cobertura da direcção desse clube cujo nome me recuso a pronunciar. Dizer que "não se revêm" num incêndio é absolutamente inqualificável. A direcção daquele clube está nas mãos de marginais, de criminosos. Espero, muito sinceramente, que o Ministro da Administração Interna seja exemplarmente duro com aqueles dirigentes, porque o que se passou sábado e nos dias seguintes é do mais vergonhoso e grave que aconteceu no futebol em Portugal nos últimos 20 anos.

Francisco S.

dezazucr disse...

Excelente! Exactamente o meu pensamente.
Acho que o Benfica teve uma excelente atitude antes do dérbi ao ignorar a polémica e o rastilhe que tentaram lançar para incendiar o ambiente antes do jogo. Espero que o Benfica mantenha a táctica e os deixe a falar sozinho.
Temos de nos focar nos nossos objectivos, tudo o resto são fait-divers que normalmente conseguem nos distrais dos nossos reais propósitos.

Anónimo disse...

Muito bem dito Far

JKL

BBVA disse...

Muito bom post. Sempre em altas Far.
Um aparte: alguém me explica isto?

http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=48&did=40841


Para quando a transparência no futebol português?

Um abraço Benfiquista
BBVA

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=420351


Não se calem!!!

David Duarte disse...

Far(away), pensar no Benfica faz parte da identidade do Sporting. Não é a unica coisa, mas o Benfica està omnipresente no pensamento de um sportinguista.

E isto pode ser atestado pelo nascimento do clube, produto de uma separação de algum membros do Sport Lisboa. Por outras palavras, antes de serem sportinguistas eles são, pela origem mesmo, benfiquistas.

E é por este motivo que sentem sempre uma revolta profunda contra tudo aquilo que o Benfica faz e sobretudo um grande complexo. Quiseram "matar" o pai (a separação é fruto do facto do Sport Lisboa não ter na altura condições), mas não apenas não o conseguiram fazer como ficàmos mais fortes e transformàmo-nos no maior clube português.

Devemos ser condescendentes com a frustração natural dos sportinguistas e brincar um pouco com eles. Afinal é para isso que eles existem : para nos entretermo-nos com o que dizem ^^

Anónimo disse...

O post revela uma ignorância atroz sobre o que é a história da lagartada. O Sporting desde o início sempre se definiu por oposição contra o Benfica. Há mais de 100 anos eles foram buscar a equipa do Sport Lisboa, numa tentativa de acabar com o clube. As raízes deles são essas.

Onde é que foste inventar essa treta da indentidade nobre do Sporting? Isto que estamos a ver é o verdaeiro Sporting, que eu conheço há mais de 40 anos.

Anónimo disse...

David, o Sporting não nasceu do Benfica. Foi fundado por José de Alvalade com o dinheiro do «Avozinho,» o tal visconde que lhes empresta a alcunha.

A história do Sporting é ridícula desde a formação.

xirico disse...

Estou farto dos lacostes.

Nuno Pinho disse...

Alguns pontos sobre a última jornada:


-> Se em Manchester a opção por Miguel Vítor foi a mais acertada, na Luz a opção de Jesus por Jardel foi certeira. Não fez uma exibição perfeita, mas nas condições em que jogou não podia ter ficado mais satisfeito. Tanto o Jesus, pela chamada, como o Jardel, pela exibição, mereciam maior destaque...

-> A defesa de Artur aos 60 minutos após desvio de cabeça do Elias valeu pontos. O guarda-redes que Jesus queria chegou com um ano de atraso e já não via semelhante desde os tempos do Preud´Homme. Se somos a única equipa invicta na Europa em muito devemos às extraordinárias defesas do Artur.

-> Preocupa-me a irracionalidade do Cardozo nos jogas grandes, mas mais ainda a matreirice dos árbitros. Espero que a direcção esteja em alerta...

-> Talvez a caixa de segurança não tenha sido a solução perfeita que o Benfica falava, mas nada justifica o comportamento irresponsável dos dirigentes sportinguistas, que terminou de uma forma primitiva.

-> Sim, deve doer muito perder com uma equipa que fez das fraquezas forças e não ter ninguém para culpar. O Sporting passou o tempo a despejar bolas e a jogar sem nexo, não dando em nenhum momento a ideia de poder ganhar o jogo.

-> Far, parabéns pelo post!

Anónimo disse...

Grande, Grande; Grande post.

Os meus sinceros parabens


JFM

mundoslivres disse...

O Benfica foi mais equipa! Ganhou com "sangue suor e lágrimas"... mereceu!

Não vou generalizar, por isso - o senhor Cristovão e o senhor Godinho e outros senhores apresentarem argumentos Parvos... relembro ao senhor Godinho que aquando da sua eleição quase era comido vivo pela Sua Populaça... seria avisado colocar adeptos do SCP por cima dos do Benfica sem a devida proteção? Quando em Alvalade sucedem coisas contra a própria PSP? Espero honestamente que o senhor Godinho não tenha um dia destes depois de algumas derrotas consecutivas de engolir o que acabou tanto de defender!
Façam-me o Favor de ser Pessoas!

Mentiroso disse...

Boa!

dezazucr disse...

Nuno Pinho "Preocupa-me a irracionalidade do Cardozo nos jogas grandes"

Ao sporting foi dos poucos jogos em que não marcou, uma vez que é o seu principal carrasco, aos corrptos também já meteu 3 batatas, só ao braguinha ainda não marcou. De resto, já marcou ao manchester e ao liverpool. Estamos a falar de quais jogos grandes?

O GLORIOSO disse...

Já não vinha aqui há algum tempo e diga-se o blog está melhor, muito melhor mesmo talvez por ser melhor gerido com Benfiquistas de verdade.
O texto está fantástico e retrata bem o que hoje é o patetico clube do Campo Grande.
Mas diga-se este complexo vem desde nascença. Como clube diferente fundado por meninos de bem que se zangaram com outros e pediram ao Avôzinho rico para formar um clube desde cedo nunca entenderam como outro vindo do povo sem dinheiro, nem campo nem nada mas com amor, garra, mistica se torna imparável. Talvez por isso pouco tempo depois vão buscar a esse clube (o Sport Lisboa) 8 jogadores oferecendo campo proprio e até lanches e banhos de água quente mas mesmo assim não conseguem nada. Foi aí que começou este complexo.
Aliás hoje um pouco por caridade o seu clube é considerado grande e gigantesco, isto num clube que em 50 anos foi 8 vezes campeão, que desde o 25 de Abril tem 4 titulos (mas os outros é que eram o clube do regime), que tem uma historia Europeia mediana para não dizer pior com 1 taça já extinta e 1 final perdida em casa e que na Champions (a verdadeira e grande taça Europeia) cometeu a proeza de chagar 1 vez aos quartos-de-final e mais nada (nem uma meia-final para amostra), que em 30 anos tem 2 titulos, etc, etc. Por isso é que são diferentes.
Far(away) refere muito bem que o nosso inimigo é o Corrupto lá de cima e é nesse que temos de centrar atenções, estar a dar atenção a patetas insignificantes é desperdiçar precioso tempo.
Não ganhamos nada e temos de manter o rumo sem alterações como até aqui.
Confio plenamente em todos na equipa, jogadores e no nosso Jesus.

David Duarte disse...

Filipe, sim, mas tal so aconteceu porque certo jogadores do Benfica quiseram separar-se afirmando que o clube não tinha condições. Sem tal cisão não haveria nem Visconde nem Sporting.

Anónimo disse...

grande texto. os meus parabens.

Nuno Pinho disse...

dezazucr, referia-me a uma situação muito específica do Cardozo e agradecia que não a descontextualizasses. Ainda esta época, embora não se justificasse, pôs-se a jeito no jogo do Dragão. Tivesse um Capela pela frente e talvez tivesse sido "admoestado" de outra forma... Além disso, a história do Cardozo com os actos menos responsáveis não vem de agora. E não é preciso recuar muito, Nos infames clássicos da temporada passada com o FCP, o Cardozo teves várias atitudes irracionais....