domingo, 6 de novembro de 2011

Do mal o menos, um empate...(1-1)

Foi um Benfica com algumas alterações aquele que se apresentou em Braga, a maior delas, a entrada de Amorim para o meio campo, mantendo Gaitán na outra faixa. Javi Garcia e Emerson retornaram à equipa e Aimar apoiou um pouco apoiado Óscar Cardozo. Não foi um grande jogo do Benfica em Braga, regra geral divido o comentário entre a primeira parte e a segunda parte, desta vez não vou fazê-lo porque entre uma parte e outra, a diferença foi que na segunda parte, não existiram paragens por causa dos apagões das luzes do estádio do Braga. Uma primeira parte jogada aos soluços, sem grande história, a não ser uns rasgos individuais de Gaitán que saíu por insdisposição ao intervalo. Sofremos o golos num penalty duvidoso por mão de Emerson mesmo ao cair do pano e fomos a perder para o intervalo. No segundo tempo Rodrigo entrou logo em campo, mas foi o mesmo Benfica, sem criar perigo, aquele que vimos na segunda parte, salvou-se mesmo o golo do empate de Rodrigo. Tenho que dizer que estou um pouco preocupado com as recentes exibições da equipa, a equipa globalmente tem decrescido, será apenas uma fase menos positiva? Quero ver uma resposta melhor, já no próximo jogo.

Do mal o menos, conseguimos arrancar a ferros um empate em Braga que nos mantém na liderança a par do Porto. Foi o ponto mais positivo deste jogo. Acho que isso por si só diz tudo sobre o jogo que assistimos esta noite no Estádio Axa... Há que reunir as tropas...

12 comentários:

Pedro disse...

Far, infelizmente não é do mal o menos. É mesmo muito mau. Muito mesmo.

Estava à espera que a equipa mostrasse q estou errado, não mostrou. Deu razão ao pessimismo que se apoderou de mim. Não se trata de não vencer, mas sim da forma como não se vence. Isso mostra q o futuro será complicado. A paragem será boa para nós? Pode ser. Tb será para os nossos adversários. E eles têm ajudas que nós não temos (nem queremos).

Este Braga estava totalmente ao nosso alcance. Desperdiçámos oportunidade de irmos para a pasua isolados e meter durante 15 dias os nossos adversários em polvorosa...pelo contrário, damos alento aos gajos. Inacreditável...

Far(away) disse...

Compreendo a tua frustação Pedro, partilho-a.

Afonso Machado disse...

Pedro, permite-me que comente o teu comentário (passe o pleonasmo), eu penso que foi realmente de mal o menos, o que me faz uma certa confusão, sinto que estou a baixar os meus níveis de exigência. Mas penso assim. Concordo que jogamos muito mal, que estava realmente ao nosso alcance a vitória. Mas foi um jogo incaracterístico, como disse JJ, e penso que pensaste o mesmo que eu, que era que íamos perder este jogo.
Quanto à paragem na liga ser benéfica para os nossos adversários... Só seria, na minha opinião,benéfica para eles
em caso de derrota do nosso clube... O empate faz com que estejamos com os mesmos pontos já tendo ido a Braga e ao Dragão, o que nos deixa numa posição preveligiada. O Porto vai para a paragem com uma sensação má, porque não vence há dois jogos e está a viver um clima negativo e o Sporting ainda não foi a nenhum campo considerado difícil. Por isso, vamos para a paragem por cima, mesmo que o Sporting vença.
Acho que agora temos é que reflectir, vencer na Taça, preparar bem para Manchester e Alvalade e acabar com um ciclo infernal de jogos que, para além de difíceis, têm desgastado psicologicamente a equipa. Nunca uma paragem veio em tão boa altura, a meu ver.
Em suma, concordo a 100% com o post.
Abraço benfiquista e viva o SLB

Anónimo disse...

bem pior era ter perdido. vamos reunir tropas, encher a luz (encher mesmo) de benfiquistas e dar uma grande resposta contra a lagartagem.

John Wakefield disse...

Ao contrário do que muitos possam afirmar, eu considero que o empate não foi um mau resultado... O que não me agradou nada foi mesmo a exibição! Este Benfica deveria ter feito mais, apesar das tristes incidências que envolveram este jogo e que impediram o Benfica de acelerar o ritmo de jogo. Todavia, isso não pode ser desculpa.
Neste momento, o Benfica é uma equipa previsível e sem fio de jogo coerente. Perde muitas bolas e é inconsequente. E apesar de ter defrontado um adversário muito difícil, deveria ter feito mais. Com o Beira Mar, Olhanense e Basileia já tinha acontecido o mesmo e acabamos sempre com a corda no pescoço!

Em termos exibicionais, Emerson deve ceder o lugar. Aimar e Javi Garcia estão longe da sua melhor forma física. Gaitán, Nolito e Bruno César têm andado algo apagados! Por seu turno, Rodrigo (que se tem destacado neste momento menos bom da equipa) merece ter muitas oportunidades.

A paragem veio em boa hora...

Jotas disse...

A questão que fica neste jogo é, será que ainda alguém acredita na verdade do futebol português? Eu sinceramente não acredito, como tal, para mim, acabou o futebol no estádio, porque recuso-me a pagar e a sustentar uma farsa.

John Wakefield disse...

Os jogadores que aproveitem a paragem para recuperar os seus índices físicos.
Já aos dirigentes é pedido que fechem de vez as renovações de Maxi e Aimar. É que esta história já começa a cheirar mal e espero não estar daqui a um mês a repetir esta mensagem. A falta de avanços começa a ser preocupante porque já estamos em Novembro. Não tarda nada serão jogadores livres... e não é difícil adivinhar quem serão os clubes interessados!

CP disse...

É, de facto, uma frustração, ainda que na primeira parte o jogo tivesse sido, incaracterístico, em virtude dos apagões. JJ falou em truques e eles regressaram. Os jogos do Benfica em Braga estão a a ficar sempre à mercê dos imponderáveis que os "compadres da tripeirada" fomentam e, até agora, com sucesso. Quase concordo com JJ quando sublinhou que, devido às paragens, os primeiros 45 minutos não existiram. E digo quase porque levámos com uma grande penalidade e a equipa saiu para o intervalo a perder. É certo e sabido que na área do SLB passa a ser utilizado o critério da arbitragem é sempre o mais apertado, pelo que os jogadores benfiquistas têm que passar a jogar "sem braços". Mas isso não branqueia o facto de o SLB ter feito um jogo sem chama, sem a atitude que se requer a jogadores de uma equipa que quer ser campeã. De repente, parece que se eclipsaram os jogadores que estavam, pelo menos, em razoável forma. Com classe (ou com sorte, como foi o caso de hoje) tem valido o "pé quente" de Rodrigo, da mesma forma que no início da época valeu o "pé quente" do Nolito e, uma ou duas vezes, de Bruno César. É verdade que a equipa tem marcado sempre, mas também são raros os jogos em que não sofre golos, o que preocupa, uma vez que nem sempre se marcam os suficientes para ganhar. Enfim, perdeu-se uma oportunidade de fazer melhor e tentar garantir a liderança isolada. Há que jogar melhor que com mais atitude. Os próximos jogos assim o exigem.Portanto, só há um caminho: CARREGA BENFICA!

Anónimo disse...

Embora não tenha visto o jogo, como já tinha dito no post anterior, considero que este foi um mau resultado e que, ainda por cima, veio em muito má altura, ou seja, quando o Porto havia empatado, o que nos permitiria manter o primeiro lugar do campeonato com 2 pontos de vantagem sobre o Porto e 3 sobre o Sporting.
E este empate veio numa má altura, porque o Porto não está a jogar nada e poderia entrar numa crise se, efectivamente, o Benfica passasse a liderar o campeonato isolado. Por outra lado, uma coisa é o Sporting ir jogar ao estádio da Luz com 3 pontos de desvantagem outra, completamente diferente, é essa diferença ser apenas de 1 ponto, com o que isso representa em termos psicológicos para as duas equipas.
Este resultado é também preocupante por duas ordens de razões. Em primeiro lugar, porque, salvo no último jogo para a Liga Europa, as exibições do Braga não têm sido por aí além e tiveram menos 24 horas para descansar do que a equipa do Benfica. Portanto, estavam reunidas as condições para o Benfica ir ganhar a Braga. Não me conformo com as opiniões que dizem que é um resultado razoável (ou do mal o menos) ir empatar a Braga. Para mim é mau! Em segundo lugar, é preocupante, porque as últimas exibições do Benfica têm deixado muito a desejar. Com o Beira Mar fora e em casa com o Olhanense e com o Basileia. Alguma coisa se está a passar com a equipa para este abaixamento de forma. Jorge Jesus diz que não tem a ver com a condições física da equipa. Então tem a ver com quê?

Já havia referido também no post anterior que estranhei muito a equipa que o Benfica apresentou em Braga. O Benfica tem jogado com dois extremos de entre os seguintes 3: Nolito, Bruno César e Gaitán. Desta vez, numa atitude amedrontada, Jorge Jesus colocou em campo, para além de Gaitán, Nuno Amorim, que, no meu entender, não é um extremo típico e é mais um jogador de contenção. Não está aqui em causa a qualidade do jogador, mas o esquema de jogo escolhido por Jorge Jesus para este jogo. No meu ponto de vista, e o resultado dá-me razão, não foi o mais adequado. E estou à vontade para fazer esta crítica, porque, quando as opções se revelam correctas sou o primeiro a elogiar Jorge Jesus. Hoje esteve mal.

Nos últimos tempos, alguma coisa não está a correr bem no Benfica. É preciso aproveitar esta pausa para analisar a origem do(s) problema(s) e rectificá-lo(s), pois vêm aí jogos muito importantes em que não são admitidas falhas.
Saudações benfiquistas.
MM

FMH disse...

São sempre os mesmos jogos psicológicos em Braga. Há sempre jogadas de bastidores. Mas a culpa é nossa, de vermos esta palhaçada toda acontecer e nada fazermos.
O resultado foi bom ou mau ? Foi bom e mau. Bom porque para o que jogamos, um empate não é mau de todo, visto que o porto não ganhou. É péssimo porque o Benfica tem de conseguir ganhar este jogo tranquilamente, e viu-se com dificuldades para empatar. Não me parece que a equipa esteja a jogar bom futebol, longe disso. Vem aí jogos decisivos, e espero que a equipa tenha uma reação de campeão, de preferência, com boas exibições, coisa que já não se vê para os lados da luz há um tempo...

SLB4EVER disse...

O futebol morreu já faz tempo , hoje foi só mais uma confirmação disso e de que se vive num país do terceiro mundo.

Jotas finalmente concordo contigo mas acho que se tem de ser mais radical mesmo, ñ dar um centimo sequer para tudo o que esteja relacionado com futebol e para as empresas em que os mesmo vermes parasitas curruptos tenham interessas, só assim é que se parece que vai lai, se calhar tem mesmo de ir tudo abaixo. Como excepção só mesmo ir á Luz, tudo o resto em especial jogos na TV é ficar bem longe.

Treinador alguém viu?

E viva o Benfica

Nuno Pinho disse...

Mais do que o jogo, o que me irritou verdadeiramente foi o comportamento trapaceiro do SC Braga. As sucessivas quebras de energia ultrapassam qualquer explicação de bom senso, quando a EDP se descarta publicamente de qualquer falha na prestação do serviço. Os problemas de energia, como apontou bem o Artur, só aconteceram até ao primeiro golo do SC Braga (penalti discutível) e serviram de estratagema para espicaçar as boas primeiras partes do Benfica. Aliás, consta-se que no final da partida os balneários não tiveram água quente, até à equipa do Benfica abandonar as instalações e seguir para o hotel. Depois, tudo voltou ao normal como podem ler no Maisfutebol. Se o Benfica tivesse uma posição de força na Liga, amanhã teríamos um responsável do SC Braga a explicar-se pela primeira parte perdida. Como não é o caso, resta-nos imaginar cenários...
Quanto ao jogo, foi equilibrado, mas não nos podemos esquecer que, mesmo com todos os incidentes atípicos, o Benfica podia ter ganho com o remate do Rodrigo (entrou bem!) mesmo a acabar a partida. O resto foi um SC Braga a tentar, de todas as formas, maneatar o Benfica. Quando assim é, torna-se mais difícil criar chances e só lamento que a equipa não tenha conseguido dar a volta.