sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

12 meses, 12 imagens

Janeiro: Adeus David Luiz: Foi mês de despedida do internacional canarinho. David Luiz saía do Benfica rumo ao Chelsea nos últimos minutos do último dia do mercado de transferências de Inverno. Foi a confirmação de que a época estava perdida. E que falta nos fez para chegar a duas finais.

Fevereiro: Dragão, Alvalade e Estugarda! - Mês incrível em que o Benfica contou por vitórias todos os jogos efectuados e que levariam a uma sequência ganhadora história para o clube. Pelo meio, em Fevereiro, o Benfica foi ganhar ao Dragão, a Alvalade e a Stuttgart (onde quebrou a malapata germânica) por 0-2.

Março: Adeus título: Xistrados em Braga. O Benfica foi empurrado para fora da luta pelo título por um árbitro mal intencionado. Um jogo escandaloso (ah, e "obrigado" ao Roberto também) que mostrou quem manda no futebol português. Nojo absoluto.

Abril: Supremas Humilhações: Porto campeão na Luz, Porto a garantir a passagem à final da Taça de Portugal na Luz. Poderia ser pior? Não. A imagem que fica do mês de Abril é a de ver os azuis-e-brancos a fazerem a festa no nosso estádio.

Maio: eliminados em Braga: Não bastavam estas humilhações todas, mais uma vinha a caminho. O Benfica perde com o Braga no início de maio e vê os arsenalistas do Minho a garantirem o acesso à final da Liga Europa, marcando encontro com o Porto. Na imagem, Coentrão era o espelho da raiva e impotência do Benfica. Um dia muito triste para todos nós.

Junho: Adeus Nuno, Adeus Zé: Moreira e Nuno Gomes completaram 12 anos de Benfica e saíram do clube. O guarda-redes rumou à Premier League e o avançado assinou pelo Braga. Muito agradecido a duas importantes figuras da História do Benfica. A vida continua e estou certo que no futuro, tanto o Zé como o Nuno voltarão aos quadros do Benfica.

Julho: Novelas de Verão: Coentrão protagonizou uma novela de verão. A sua transferência para o Real Madrid foi alvo de muitas notícias, muita informação e muita contra-informação. No final, os merengues acabaram por pagar o valor da cláusula de rescisão do caxineiro que, por sua vez, reiterou amor ao Benfica e disse que se não fosse o Real, não teria saído do nosso clube.

Agosto: Entrada na Champions... de bicicleta: O Benfica carimbou a passagem para a fase de grupos da Champions com uma grande exibição no Estádio da Luz coroada por dois golos de Witsel e um de Luisão. O primeiro objectivo da época era assim alcançado, merecidamente.

Setembro: O caso Capdevila: Chegou rotulado de craque e rapidamente passou para o banco de suplentes e daí para a bancada. Jesus avisara: "para mim, os títulos ganhos no passado não contam para nada". E assim foi. Mostrou-se inflexível para com o espanhol desde o primeiro dia. Porquê? Má forma física de Capdevila? Algum atrito de balneário? Ou simples embirração pessoal? O segredo permanece guardado a sete chaves.

Outubro: A construção de uma equipa madura: Em Outubro pudemos observar a construção de uma equipa coesa, sólida e que mesmo sem jogar futebol com nota artística, conseguia resultados positivos fruto de uma capacidade mental acima da média. O oposto ao observado na época anterior. Mesmo não jogando bem, os 3 pontos é que interessam.

Novembro: Estádio a arder: Mês marcado pela visita dos animais do zoo de Alvalade à Catedral. Deixaram a sua marca e seguem impunes. Relembro que o Sporting pagou uma multa inferior a 2000 euros pelos desacatos provocados no derby. Esta triste história já caiu no esquecimento, como tantas outras, inclusive a da invasão de campo em 2004.

Dezembro: Qualificação em primeiro: Pela primeira vez desde 1994/95, o Benfica qualifica-se em primeiro lugar para a fase seguinte da Champions League. Após o empate em Old Trafford, que garantiu a presença nos oitavos-de-final da competição, seguiu-se a vitória em casa contra o Galati, que carimbou a liderança no grupo.

7 comentários:

FSG disse...

Tudo muito bem. Mas Nuno Gomes voltar ao Benfica? Depois de lhe ter sido oferecido um cargo directivo no SLBenfica preferiu ingressar no braga. Está no seu direito? É óbvio. Fez o que achou melhor para si e fez muito bem. Agora, quem toma esta decisão só não foi para o fcp porque não tem qualidade para isso e/ou não recebeu convite para tal. Porque quem aterra em braga aterraria, de bom grado, no olival, se tivesse oportunidade. A isto juntando as mais recentes declarações, um futuro convite para qualquer cargo dirigente na estrutura benfiquista é, para mim, incompreensível. "Ah e tal tem história no clube e é figura importante, só saiu para jogar no Europeu..." Vá, deixem-se lá de coisas... Quem decide mergulhar no mais recente caldeirão de anti-benfiquismo em Portugal não pode, conscientemente, acalentar alguma ambição de regressar ao SLBenfica.

JNF disse...

Temos um presidente com 24 anos de filiação ao porto e um vice-presidente sócio do Braga.

O Nuno Gomes, por assinar pelo Braga como jogador, já é mal visto. Ok...

Pedro disse...

Sobre NG apenas pergunto: qts minutos tem jogado em Braga?

Excelente post JNF. Regressaste em alta ao blog, parabéns!!!!

JNF disse...

702, divididos por 484 na Liga e 218 na Europa.

Na Liga, 484 minutos, 11 jogos, 4 dos quais como titular e 4 golos marcados, nenhum de penalty.

O galáctico Lima tem 1053 minutos na Liga e 7 golos marcados, dois dos quais de penalty.

E quem tem visto jogos do Braga sabe bem do rendimento de ambos em campo. Lima tem estado muito mal, Nuno Gomes tem estado bem. Objectivamente, basta ver os jogos.

POC disse...

Nuno Gomes mal tratado e mal aproveitado. Fez falta o ano passado.

A época passada fica na história com a das maiores humilhações NUMA só época (7-0 foi um jogo, 6º lugar é marcante, mas...): 2 jogos com o porco em casa e as meias-finais da Liga Europa. Para não falar de como chegámos à Liga Europa, vergonhosa a forma como Jesus actuou durante toda a época.
Não ultrapassei o ano passado.
Já disse e repito: Jesus e Vieira (vénia ao Sr. Eterno, tem que se gostar, senão...) só emendam a mão se ganharem o campeonato e chegarem às meias-finais da Champions. Tenho dito.

Um excelente ano a todos,

http://simaoescuta.blogspot.com/2011/12/noite-de-passagem-de-ano.html

SLBruno disse...

Poderiamos também colocar o jogo na Maderia para taça, apenas para mostrar que quando tudo vai bem à sempre algo de mal que acontece! Foi o culminar de uma grande segunda metade do ano em queda! Para as pessoas não se esquecerem e manterem os pés assentes na terra...
Mas compreende-se a escolha da passagem em primeiro no grupo à fase seguinte da Liga dos Campeões, visto ser um feito memorável (que deveria não ser algo tão memorável)!

eusoulivre disse...

Grande trabalho - parabéns...
Em Dezembro próximo... Maio - 33º titulo e 1º Champions league... se é para pedir que se peça como deve de ser...
Abraço a todos, muita alegria, paz, entusiasmo e sentido de unidade humana transcendendo todas as divisões inúteis...