quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

14 de Dezembro de 1986

É o dia do Sporting. Não que o clube tenha sido fundado nesta data, mas celebra-se o grande acontecimento que marca a centenária história dos leões: a vitória por 7-1 sobre o Benfica. Enquanto nós perseguimos títulos, eles perseguem-nos. Não é sobranceria minha, é um facto. Não estou a sobrevalorizar o Benfica, quem o faz são os próprios sportinguistas. Qualquer conversa entre amigos rivais sobre os grandes títulos do passado acaba certamente por ter como expoentes máximos as vitórias na Taça dos Campeões Europeus do Benfica e... 0 7-1 de Dezembro de 1984 do Sporting. O cantinho do Morais, os 5 violinos, os títulos em Atletismo são pormenores naquilo de que é verdadeiramente grande e glorioso na história do Sporting: uma vitória, "a" vitória sobre o Benfica. Por ser o Benfica. Mesmo que não a tenham visto, conhecem-na, é um dia de orgulho e que poderia ser contado assim:

«Foi a 14 de Dezembro de 1986 que recebemos uma vez mais o carnide naquele que viria a ser um jogo memorável para ambos os lados da 2ª Circular. Tínhamos o grande Manel que aviou os lampiões com quatro no bucho e mais dois gajos que nem me lembro quem eram mas que também marcaram. Para eles marcou um preto qualquer, como o macaco do Eusébio. Depois disso, arrancámos para um campeonato maravilhoso. Foi a injecção de moral que precisávamos. Estávamos fortes e pujantes, capazes de eliminar qualquer adversário. Era um Sporting comandado pelo Manuel José, avassalador, capaz de vencer o campeonato que nos escapava desde 1982. E assim foi. Fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance e lográmos a conquista de mais um campeonato para a vitrine de Alvalade, que seria colorida por muitos outros troféus nos anos seguintes. Na Taça de Portugal idem, um Sporitng fortíssimo que se encontrou no Jamor com os lamps e derrotámo-los novamente. Nem me lembro de uma das estrelas deles, o Diamantino, ter tocado na bola. E nas provas europeias fizemos mais um brilharete como é hábito na nossa grande história. Era o renascer do grande Sporting.»

A semelhança entre nós, benfiquistas, e eles, sportinguistas, é tão próxima quanto a distância que nos separa. No final, acabámos todos contentes: eles ganharam por 7-1, nós fomos campeões. Os objectivos de ambos foram alcançados. Poderíamos perder sempre por 7-1 em Alvalade se fossemos campeões todos os anos. Eles poderiam ganhar por 7-1 todos os anos se isso implicasse ficar em quarto lugar.

5 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Hehe,

Maravilhoso post

Comemorar esta data por uma goleada num ano em que não ganharam absolutamente nada, é ultrapassar largamente o ridículo.

Uma goleada !!??!!??

Cumprimentos benfiquistas

JNF disse...

Oh Cole, se fosses mas é com os teus moralismos para outro lado é que fazias bem. Porque se não sabes do que falas, calas a boca, ok? "Eusébio macaco, a tua Flora toda a fauna comeu", tarja exibida por uma claque do Sporting num derby há uns anos. Percebeste?

Nuno Pinho disse...

Nem mais!

O GLORIOSO disse...

Grande Post. Os meus parabens.
Obviamente como clube relativo que é também o que é que queriam que o clube do Campo Grande festeja-se? Sempre foi assim, enfim os tristes do costume.
Se por acaso num jogo conseguissem vencer na Catedral tipo 6-3 e nesse jogo efectivamente carimbassem o titulo de Campeões não tenho duvidas que mudariam a data da fundação para esse dia. Para nós é banal por isso que eu saiba nunca houve nem haverá comemorações, ou jantares pelo dia 14 de Maio de 1994.

P.S- JNF não sei se vai publicar o comentário depois de há meses atrás se ter passado o que sabe. Fico contente com o seu regresso ao Eterno Benfica e felicidades. VIVA O BENFICA.

JNF disse...

Obrigado O GLORIOSO.