segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alguns equívocos de Jesus

1º Miguel Vítor é melhor que Jardel. O estatuto de terceiro central do plantel devia ser dele. Custa-me a crer o argumento de ser "baixo". Quantos exemplos não existem de grandes jogadores na sua posição com estatura idêntica. Há que acreditar no potencial dos jogadores, se o tiverem.

2º Amorim é um fraco lateral direito. Quantos mais jogos fracos terá que fazer nessa posição específica, para Jesus compreender isso? A falta de alternativa a Maxi Pereira não é um problema novo, não...

3º Emerson é um jogador sem qualidade para assumir a titularidade do Benfica.É frustrante perceber a sua inabilidade em campo, quer a defender, quer a atacar. E não, não é fácil ser o lateral esquerdo depois de Coentrão, mas não peço um outro Coentrão, apenas alguém bem melhor que o brasileiro.

4º Matic não é um médio defensivo que possa fazer de Javi Garcia. Antes um médio centro, um jogador de posse de bola, não alguém que prime por andar em busca dela.

5º David Simão pode fazer o lugar de Witsel e Aimar, porque não utilizá-lo mais?

6º Bruno César não é ala por mais que Jesus insista, deve jogar no centro, não nas faixas, o que me leva ao ponto seguinte:

7º Não existe uma alternativa programada a Aimar, o que torna na ausência deste a equipa sem capacidade para construir jogo. E essa alternativa não existe porque Jesus não quer. Tanto Bruno César como David Simão podiam em determinadas alturas alternar com o argentino.

8º Nolito não é um jogador de linha, antes um avançado que quanto mais perto da baliza jogar, melhor será o seu rendimento, podia render muito num hipotético 4-3-3.

9º Gaitán idem.

10º Saviola está tapando o lugar no plantel de jogadores como Nélson Oliveira e Mora. Está mais do que visto que o melhor Conejo já lá vai, e justificar a sua utilização com "a sua inteligência" no jogo parece-me manifestamente insuficiente. Há que seguir em frente.

12 comentários:

John Wakefield disse...

Boas, caro Far(away). Vou expressar a minha perspectiva, tendo em conta cada ponto que abordaste no teu post!

1- Concordo. Do ponto de vista técnico, Miguel Vítor é muito superior a Jardel que, por seu turno, goza dum cabedal muito superior em relação ao português.

2- Discordo parcialmente. Rúben Amorim é um fraco lateral direito, se não estiver na forma física adequada ou se estiver desmotivado. Caso esteja na suas plenas condições físicas e psicológicas, poderá constituir uma alternativa viável a Maxi, embora não o seja para os jogos mais exigentes como o de Sexta passada.

3- Concordo. Emerson é irregular e, neste momento, deveria estar no banco.

4- Concordo. Matic não se aproxima sequer do rendimento do Javi, mas a verdade é que não temos nenhuma alternativa natural para o lugar do espanhol. E a questão impõe-se - Seria Airton tão limitado?

5- Não tenho posição formada porque não vi quase nada do David Simão nesta época. No ano passado, esteve bem no Paços mas isso não lhe garante um lugar de indiscutível no Benfica. E como até agora pouco vi dele no Benfica, não sei se deveria ter mais ou menos oportunidades. Mas se não é para apostar nele, mais vale emprestá-lo e o V. Guimarães parece estar interessado.

6, 7, 8 e 9- Concordo. Bruno César deveria ser "programado" para actuar também como alternativa a Aimar. Gaitán também é um outro nome a ter em conta nesta questão.
Por seu turno, Nolito prefere incursões interiores. Não é aquele extremo puro que faz o corredor todo e que efectua um número razoável de cruzamentos bem tirados para a área. Aliás, o Benfica não tem qualquer extremo puro de qualidade... É claro que não é urgente adquirir um jogador com essas características mas a vinda dum Guardado (Corunha - 2º div. espanhola) ou dum Labyad (PSV - em fim de contrato) não era, de todo, mal pensada.

10- Subscrevo completamente. Em relação a Saviola, já se viu que o argentino é dispensável, algo que não é compatível com os elevados encargos financeiros que o Benfica tem para com o atleta. Se Mora é uma solução fiável (???), não o poderei adiantar porque nunca o vi a jogar. Nelson Oliveira já provou que pode ser útil, mas não me parece que seja jogador para ser titular numa equipa que tem de ser totalmente regular para conseguir ser campeã. Rodrigo e Cardozo são as únicas garantias seguras na frente de ataque. Com a alegada saída de Saviola em Janeiro, alguém tem de entrar e existem opções: 1- Soriano (Barcelona B) é um jogador que não é assim tão móvel, mas é eficaz; 2- Melgarejo (Paços - retorno do empréstimo)- prefiro a opção anterior, mas, em último caso, e caso não existam mais boas oportunidades de negócio, Melgarejo é um miúdo com muito potencial. Irrequieto e com uma técnica interessante, parece-me ser um avançado móvel com um potencial que não pode ser subestimado.

Anónimo disse...

Já anteriormente tinha afirmado que este plantel não era assim tão completo e recheado. Temos bons jogadores mas muitos para a mesma posição.
Não concordo com a opinião sobre o Rubem Amorim, nota-se que está sem ritmo.
O Emerson é algo bastante preocupante, para não chamar anedótico.

Aguardemos serenamente.

Luis

mundoslivres disse...

Concordo com tudo inclusivie com o comentário de John Wakefield... mas acho que flanqueadores são precisos, um para a direita e outro para a esquerda... os aventados devem ser bons... mas a Académica tem um, Sissoko, muito bom, rapidissimo sem medo do um contra um... e é claro que precisamos de um lateral esquerdo... o Emerson é só um bom rapaz... só isso... até o puto tem potencialidades maiores que o Emerson (mesmo hoje) e existe aí tanto lateral esquerdo rápido e capaz de centrar até eventualmente em divisões inferiores (lembro-me de Vitores Paneiras), mas não devem dar grandes comissões certamente... e precisamos de outro lateral direito, claro que precisamos (não precisa de ser nenhum génio, basta ser rápido e cruzar bem, só isso), abraço... e o Simão é mesmo muito bom jogador... mas é português e da formação... ele faz o lugar do Aimar ou médio esquerdo bem à maneira... enfim...

vasco disse...

Subscrevo

Anónimo disse...

Miguel Vítor não é jogador para o Benfica! Jardel é infinitamente melhor...

Rúben Amorim não é jogador para o Benfica...Sobre Emerson nem falo.

A questão Bruno César é outra...ele não defende, não pressiona nem posiciona...quando o assunto era Gaitán era tudo a mandar no argentino, mas este consegue passar incólume por entre a crítica que o máximo que conseguem dizer é que "não é ala"...Prefiro mil vezes o Nolito!

Sobre os centrais, o Benfica faria muito bem se comprasse já o Douglão do Braga...do melhor na sua posição que há em Portugal...

P.S: A ala esquerda formada por Emerson e Bruno César é das mais fracas da Liga...uma via verde para qualquer jogador mediano...

DeVante disse...

Essa história de "jogadores portugueses" já enoja!

É por essa ordem de idéias que o Jesus coloca Rúbem Amorim e Miguel Vítor e estes só fazem merdas...

O Miguel Vítor não tem condições de jogar no Benfica...lentíssimo e demasiado faltoso...

Anónimo disse...

De facto a massa adepta benfiquista tem destas coisas, basta um desaire para se colocar tudo em causa, não é importante o facto da equipa ter atingido a brilhante marca de 22 jogos consecutivos sem perder, o mais relevante é que perdeu uma vez e por isso vamos dar porrada em tudo e todos. Em tempo se calhar até dissemos que o BC foi brilhante, agora já não é extremo. Haja paciência para estes Grandes benfiquistas. JPF

Far(away) disse...

A crítica quando construtiva não devia ser encarada como um mal, mas haverá sempre quem não tenha esse poder de encaixe.

Quanto a BC só quem não o conhece minimamente é que alguma vez poderá dizer que ele é extremo.

Grandes benfiquistas não são apenas, aqueles que dizem que está tudo belo no reino. São também aqueles que preocupam-se com o clube, que o problematizam.

Bruno D. disse...

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N17431

Luis Rosario disse...

O clube onde as pessoas não falam dos problemas que existem não é este.

No SLB fala-se do bom e no que há a melhorar. Qdo é que alguns benfiquistas irão perceber isto?

Pedro disse...

Dizer que o Amorim não serve para o SLB é não perceber nada de futebol. Desculpem lá que o diga. Temos q perceber bem a nossa realidade.

Amorim serve perfeitamente para alternativa a Maxi, é um jogador a quem a bola não queima, q sabe sair a jogar e q cumpre, muito bem, tacticamente. No meio campo então Amorim é excelente. Repito, excelente. O problema do jogo no Funchal foram as várias alterações ao mesmo tempo. Amorim a ser lateral naquele jogo tinha que jogar Javi, Witsel e Matic no meio. Para Matic jogar no lugar de Javi teria que ter Amorim e Witsel a seu lado com Maxi na direita, etc etc etc...

Jesus mexeu tudo ao mesmo tempo e foi esse o seu grande pecado.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa tarde Sérgio e benfiquistas,
Concordo com o essencial do teu post.
Como expectável, acabámos de "OFERECER" a Taça ao scp..., JOGANDO DE FORMA LAMENTÁVEL... E PERDENDO, CLARO!

Foi uma sequência importante de jogos sem derrotas, pelo que manda a verdade que saibamos reconhecer e valorizar esse ÓPTIMO REGISTO COMPETITIVO, recordando que, entre esses 22 jogos, fomos jogar a Old Trafford, à Pedreira e ao Antro do Mal!
Quanto a isto, nem mais, MUITO BEM BENFICA! PARABÉNS JJ + JOGADORES + RC + LFV!
Foram meses de jogos, competições e, regra geral,… a alegria de todos os benfiquistas!
Ainda que… (Barcelos prá Liga, Basileia na Luz prá CL,…).

De facto, temos de perceber, ainda que fosse expectável o fim dessa “doce realidade”, temos de analisar assertivamente “como” e “porque” aconteceu… aquele naufrágio prá Taça!
Pois,… eis se não quando… uma miserável exibição e a consequente eliminação…
… Sim! Até porque, esta é a única Taça decente… e c/ a final mto especial,… no Jamor, claro!
Eu também là estive, Sérgio, quando perdemos c/ o Setúbal! Quase levei c/ o páraquedista que caiu no topo sul, antes do jogo!

Como sócio do SLB que cumpre as suas obrigações NA ÍNTEGRA (pagando atempadamente as suas quotas e apoiando o Clube no máximo possível,… SEMPRE!), lamento constatar… E FICOU CLARAMENTE PROVADO no jogo com o Marítimo que:

- NÃO TEMOS UMA GESTÃO DESPORTIVA PROACTIVA E COMPETITIVA, precavendo a
tendencial atitude de “SOBERBA JÁ TÍPICA” DO Sr.JJ E ALGUNS JOGADORES DO SLB!

- DEVERIA TER EXISTIDO, NA PREPARAçÃO DAQUELE JOGO, (do que duvido muito!),
UMA REUNIÃO DOS RESPONSÁVEIS DO CLUBE (RC e LFV) COM A EQUIPA TÉCNICA E
COM OS JOGADORES,…APELANDO À RESPONSABILIDADE ABSOLUTA DE GANHAR,…
MAS GANHAR O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL O JOGO… E GERIR… DEPOIS!
Não creio que isto tenha sido feito ASSERTIVAMENTE (antes do jogo)… e “pagámos caro”!

Mas, repito-o pela enésima vez, este é um dos erros crassos reincidentes de RC e de LFV!
De LFV já não o estranho, ao invés de… APRENDER A DELEGAR E RESPONSABILIZAR…, não resiste a… arvorar-se em Gestor / Director Desportivo e… É CALAMIDADE PELA CERTA!
Quanto a RC, que tinha e AINDA MANTERÁ o seu capital de admiração, respeito e carinho dos benfiquistas,… ESTÁ A DENEGRIR REITERADAMENTE A SUA IMAGEM EM PLENO SLB,… pela irritante PASSIVIDADE, CONFORMISMO E CONIVÊNCIA a esta…”amostra de Gestão”!

- Artur é MTO MELHOR que Eduardo (o 2°golo é ”1 pato de juvenil”! Fica a meio da viagem!)
- Volta depressa Luisão,… que fazes muita falta! À defesa,… e a toda a equipa! Jardel, bem!
- Não temos Def.Lat. de grande qualidade, nem a titulares, muito menos como alternativas
(Maxi não tem velocidade nem categoria! Emerson é…VERGONHOSO! Cap…JJ não o quer!)
- Javi FAZ UMA FALTA TREMENDA À EQUIPA! Matic não serve,… é lento e complicativo!
- Enzo Pérez será, talvez, O ÚNICO EXTREMO PURO no SLB! Rápidas melhoras!
- Gaitán e Bruno César são opções a Aimar… e/ou… avançados para o 4x3x3, como Nolito!
TODA A GENTE JÁ O PERCEBEU, CLARAMENTE,… MENOS o Sr.JJ! (E David Simão?).
- Saviola,…mto obg por tudo,…ADEUS! JÁ! Aposte-se, SIM!, nos Rodrigos e Nelson Oliv..

- INFELIZMENTE, O Sr.JJ CONTINUA COM CRISES DE …AUTISMO E CASMURRICE, QUE POR RECORRENTES,… O MOSTRAM IRRESPONSÁVEL!... ALÉM DE,…LENTO A REAGIR!
INSISTE AINDA,…NUM FUTEBOL “AFUNILADO”, EXAGERADO DE PASSES E TABELAS, EM QUE… NÃO SE ABRE O JOGO AOS FLANCOS,… E NÃO SE REMATA À BALIZA!
Resultado, um futebol ESTÉRIL, POR REPETITIVO E EXPECTÁVEL PELOS ADVERSÁRIOS, onde,…REGRA GERAL,…ATÉ AS BOLAS PARADAS (livres e cantos) SÃO MAL MARCADAS!

Nota final ao Sr.JJ:
NO FIM DE CADA TREINO AOS JOGADORES,… POR FAVOR MESMO,… FAçA AULAS INTENSIVAS (diárias, também!) DE PORTUGUÊS, COMUNICAçÃO E EXPRESSÃO ORAL!
Poupe a sua imagem e proteja o SLB e os benfiquistas das vergonhas e barbaridades que diz!

Abomino… “um benfiquinha assim”! Fraco! Triste! Quase mesmo… indigno da honra do SLB!

FORçA BENFICA! À VITÓRIA! JÁ AMANHÃ, PRÁ CL!

Daqui da Palermo lusa, um abraço,
RSG