quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Galati, um jogo fundamental

Jesus poupou jogadores nos Barreiros a pensar claramente no embate contra o Galati. Penso que não há a mais pequena dúvida em relação a isto. Bem ou mal, a opção foi dele, com os resultados que conhecemos. E para ser sincero, eu teria feito exactamente o mesmo.

O onze apresentado frente aos insulares tinha qualidade mais que suficiente para os derrotar e seguir em frente na prova rainha do futebol português. Mesmo não sendo a primeira linha, não podemos afirmar que Nolito é inferior a Sami, que Eduardo é inferior a Ricardo, etc. E as poupanças seriam para garantir que, frente aos padeiros romenos (que não têm mais qualidade que o Beira-Mar), o Benfica conseguiria vencer tranquilamente e assim assegurar o primeiro lugar no grupo. Li e ouvi em vários sítios que não havia necessidade de poupanças uma vez que já tínhamos a passagem aos oitavos assegurada. Não me parece. O primeiro lugar é, neste momento, objectivo e obrigação, uma vez que o Benfica só depende de si para terminar no topo do grupo e, para isso, tem de ganhar ao Beira-Mar da Roménia. Ficando no primeiro lugar, o Benfica cruza-se com um dos segundos classificados dos outros grupos (Zenit, Milan, Bayer Leverkusen e Marseille, já garantidos, e Ajax, Lille e Napoli, em princípio), mas ficando em segundo lugar terá de defrontar um vencedor de grupo (Chelsea, Barcelona, Real Madrid, Bayern, Arsenal, Inter ou APOEL). O que parece melhor? Fácil. É fundamental garantir a vitória contra os romenos para facilitar o acesso aos quartos-de-final da Champions.

6 comentários:

N.T. disse...

Curioso pegares no Nolito. Se o espanhol tem os mesmos minutos de jogo que Bruno César, poderá dizer-se que um é suplente e outro titular?
Não me parece que JJ tenha alterado tanta coisa como se diz. Garay, Emerson, Witsel, Nolito, Gaitán e Rodrigo são jogadores com estatuto de titulares. (a minha opinião é que JJ tem 13 titulares, em virtude dos pares Nolito-BC e Rodrigo-Tacuara) _Jardel, pela suência de Luisãi, teria que forçosamente jogar. Assim terá alterado 3 peças nos elementos de campo. Sendo que Amorim e Matic são escolhas regulares, como prova o facto de ambos terem efectuado o 7º jogo a titular e ambos já terem alinhado de início na Champion's.
Esta rotação não é, na minha opinião, muito diferente da efectuada na 1ª temporada, em que jogávamos a Liga Europa com vários suplentes de início.

Anónimo disse...

Discordo que tenha havido poupanças contra o Maritimo, porque simplesmente não havia razão para isso.

Vejamos: Jogámos na 6ª Feira e voltamos a jogar 4ª Feira. Contando a partir de Sábado, são 5 dias!!! Pela mesma ordem de ideias, hoje poupava-se, porque só teremos 4 dias para o próximo jogo com o Maritimo.

Se com este espaço temporal, precisamos de poupar, o que fazer quando jogarmos semanas seguidas ao Sábado/Domingo e depois à 3ª/4ª feira???

Para mim o Benfica tem 1 espinha dorsal, que começa no GR e acaba no Ponta de lança, constituída por 5 jogadores e na minha opinião o forte do Benfica: Artur, Luisão, Javi, Aimar e Cardozo. Luisão e Cardozo não podiam jogar e Jesus tratou de deixar de fora o Artur, Javi e Aimar. Quando acordou já foi tarde.

GNR

mundoslivres disse...

Para esquecer o Maritimo 3 ou 4 por favor... futebol mais variado por favor...

POC disse...

JNF, discordo.
Rotação não se faz assim. Rotação é mudar 3 jogadores...e ir fazendo-o normalmente e não duma assentada.

Mais, não é a jogar fora, contra uma equipa forte, que se faz isto. Não quando em causa está a Taça. Essa mesmo que nos foge há 7/8 anos. Não quando só sobra uma grande equipa pelo caminho.

http://simaoescuta.blogspot.com

xirico disse...

Totalmente de acordo.

JNF disse...

N. T.(1), GNR(2):

1 - Bem levantada essa questão, mas há três factores que me levam a apontar que, neste momento, na cabeça de Jesus, BC é titular e Nolito suplente. São eles: o facto de, nos últimos jogos, Bruno César ter mais minutos que o espanhol; o facto de a contratação de BC ter sido aposta pessoal de Jesus para esta época; e o facto de nos jogos ditos "importantes" BC ter tido mais minutos.

2 - Jesus, a meu ver, definiu como prioridades o campeonato, o primeiro lugar na Champions e a Taça por esta ordem. Eu percebo a ideia de que "o próximo jogo é o mais importante", tudo bem, mas tendo 3 jogos em 10 dias, Jesus iria sempre poupar jogadores em pelo menos um deles. E fê-lo no que era menos prioritário. Podemos discutir a forma como deveria ser efectuada essa rotação, poupando menos jogadores em cada jogo mas fazer poupanças em todos em vez de, de uma assentada, fazer as poupanças todas, mas é certo que Jesus teria de dar descanso a muitos atletas.