quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Preocupante ou nem por isso?

Com o mercado de Janeiro quase a abrir, os jornais tem se desdobrado em notícias sobre as saídas de jogadores em Janeiro, sobretudo por empréstimo. Desde David Simão, Nelson Oliveira, Mora e ainda Enzo Pérez.
Neste lote, estão dois avançados. Os outros três do plantel são Cardozo, Rodrigo e Saviola. Para mim, o último encontra-se acabado. Já deu o que tinha a dar ao futebol europeu.
As exibições de Cardozo tem sido intermitentes apesar de decisivas. Quanto a Rodrigo, atravessa uma fase de menor fulgor. Sendo agora, solução para as alas. O que é incompreensível visto que Nolito tem feito por merecer um lugar no onze em detrimento de Bruno César que enquanto ala, deixa muito a desejar. Não dá largura, não dribla, não centra e apenas contribui para afunilar o jogo.
Segundo os periódicos argentinos, Patito Rodriguez já tem um acordo para rumar à Luz em Janeiro. Uma solução interessante. É pequeno, habilidoso e dá velocidade sempre que tem bola.
Pode dar a velocidade que tanto tem faltado no ataque. No entanto, prevejo que encontre um período de adaptação pela frente aquando da sua chegada.
Já para a frente de ataque, é o nome de Soriano que tem surgido. É um jogador na senda de Saviola, não tem os pés deste mas tem mais golo nos pés que o argentino. Já o vi jogar depois da lesão e pareceu-me um pouco preso de movimentos, espero que tenha sido apenas uma impressão minha e não, uma realidade.
Para a lateral esquerda, após uma fase em que todos enganou, Emerson já demonstrou não passar de um jogador que, no máximo, poderá ser suplente. Tem surgido os nomes de Bruno Cortês (jogador do Botafogo e internacional brasileiro) e ainda, Ansaldi e Rojo, ambos internacionais argentinos. Conhecendo dentro dos possíveis estes três jogadores, arrisco a dizer que se for possível a Jorge Jesus escolher, ele dirá que quer o brasileiro. Porque é muito mais ofensivo que os argentinos e leva a bola ao longo da ala esquerda, coisa que os outros dois só o conseguirão fazer através de combinações.
Portanto, estão três entradas na calha e ainda mais jogadores de saída. É isto, preocupante ou não?
Eu admito que estou preocupado. Porque são muitas saídas e das possíveis entradas, apenas Soriano se encontra adaptado ao futebol europeu, porém vem de uma lesão muito grave. Os outros dois (Cortês e Patito), em princípio, necessitarão do período de adaptação a outra realidade.

5 comentários:

Gandaia disse...

O Soriano a vir será apenas no fim da época, da mesma forma que chegou Nolito.

Se nos guiarmos pelos jornais sai meia equipa em Janeiro...

dezazucr disse...

Porque achas que Jesus preferiría Bruno Cortês, o brasileiro, só por ser mais atacante? Normalmente os laterais brasileiros não são grande coisa tacticamente quando chegam à Europa, pelo que não vejo porque Jesus o preferiría...

xirico disse...

Oxalá venham esses dois que tu indicas.Quanto à saida do Enzo,ponham-no a jogar na equipa B para ele aprender a ser homem.

Anónimo disse...

Acho este texto bastante oportuno, abrindo caminho a uma discussão que pode ser interessante de seguir.
De qualquer das formas, há que ter em conta que os nomes indicados para saídas e entradas são meras especulações.
O próprio Presidente já disse que a situação económica é difícil e obriga a uma certa contenção (pelo menos foi com essa sensação que fiquei, o que faz sentido) e que não haverá saída de jogadores. Se isso for levado a sério, poucas ou nenhumas alterações se verificarão na equipa.
Pela minha parte, acho que a equipa deveria ser reforçada ou retocada. Não obstante os resultados alcançados (1.º lugar no campeonato ex aequo e 1.º lugar no grupo de apuramento da Liga dos Campeões) as exibições têm sido sofríveis, muito distantes das da equipa que foi campeã há dois anos. Reflexo disso está o facto de a equipa não ganhar, há vários jogos, por mais do que um golo.
Assim, quais são os lugares onde a equipa necessita de reforços? Por exemplo, na defesa, é só nas laterais que são necessários reforços? Se houver um problema em simultâneo com Luisão e Garay, há suplentes à altura?
No meio campo, quem é que está ao nível de Aimar para o substituir, já que ele não tem capacidade física para aguentar em pleno todos os jogos? À primeira vista, ninguém, num lugar que é fundamental na manobra atacante da equipa. Nos extremos, estamos razoavelmente servidos, caso Enzo Pérez recupere em pleno e caso confirme todo o seu potencial.
No ataque, é certo que Saviola está uns furos abaixo do que fez há dois anos e mesmo no ano passado. Mas é preciso ver que, nas duas épocas anteriores, o Benfica jogava quase sempre só com um trinco, possibilitando que o ataque fosse formado por Cardozo e Saviola, servidos por Aimar e por dois extremos (Di Maria e Ramires). Isso permitia um rendimento superior a Saviola, já que se entende às mil maravilhas com Aimar, assim como ao ataque do Benfica. Portanto, tenho dúvidas se o fraco rendimento do Saviola tem a ver com a forma como a equipa joga agora. Uma coisa é certa, o Rodrigo não deve jogar a extremo.
Se tiver oportunidade, deixo para mais tarde outros comentários sobre este assunto.
Saudações benfiquistas.
MM

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa tarde "PB" e benfiquistas,

Excelente o teu "ponto da situação" à realidade do plantel do n/ amado BENFICA!
Não só te subscrevo o post, como te agradeço a dica sobre o Bruno Cortês. Ainda que relativizando as imagens no YouTube, a verdade é que me parece por de mais evidente... QUE GRANDE JOGADOR DE FUTEBOL ALI ESTÁ... E DEF.ESQ°.! (Defende BEM e ataca MTO BEM, com técnica, velocidade e garra!)

Quanto ao C.Ansaldi, é de facto UM CRAQUE! SENDO AMBIDEXTRO E COM OS ATRIBUTOS QUE TEM (classe, velocidade e raça), NÃO SÓ SE ASSUME COMO UM DEFESA DE GRANDE CATEGORIA, COMO PONTUALMENTE, MÉDIO-ALA, EM AMBOS OS FLANCOS!

Resumindo,... POR ESTE SÓCIO DO SLB,... VINHAM OS 2... JÁ!!! E PARA TITULARES... ONTEM!

Para reforçar as alas ofensivas,... MANDAVA REGRESSAR À LUZ... TAMBÉM ONTEM,... O URRETA E O YARTEY! 2 EXTREMOS RÁPIDOS, OBJECTIVOS A IR Á LINHA E INCISIVOS A REMATAR Á BALIZA! AH!... SÃO NOSSOS... CUSTO ZERO!!!

Negociando DE IMEDIATO Maxi + Emerson + Capdevila + Carole + Shaffer + Saviola, OBJECTIVAMENTE APROVEITANDO AS MELHORES PROPOSTAS DISPONÍVEIS, parece-me expectável um encaixe financeiro total aproximado ao necessário para a compra dos passes de B.Cortês e Ansaldi (pode vir a custo zero a 1 de Julho 2012)! Só c/ Maxi, teríamos 1 “não-custo” de 3 M€ = 30% passe + encaixe da venda do passe.

Quanto aos respectivos encargos salariais, creio ser factual que a soma dos custos correntes daqueles 5 jogadores seriam largamente suficientes para remunerar Ansaldi + Cortês + Urreta + Yartey! (sobretudo Saviola, Maxi e Cap têm salários elevados!).

Estes são, objectivamente, os exemplos factuais de que, com acuidade e responsabilidade, é possível sermos assertivos a "matar os cancros" das n/ alas defensivas e ofensivas! RACIONALIZANDO OS CUSTOS E OS N/ ACTIVOS!… ESTA SERIA UMA OPçÂO DE COMO OPTIMIZAR OS ENCARGOS CORRENTES,… CRIANDO EVIDENTES MAIS-VALIAS DESPORTIVAS… E POSTERIORES PROVEITOS ECONÓMICO-FINANCEIROS!

O SLB FICARIA COM UM PLANTEL CLARAMENTE MAIS COMPETITIVO,… não esquecendo que Artur, Garay, Witsel e Nolito foram ÓPTIMAS CONTRATAçÕES! COMPROVADAMENTE! Pelo que, O SEU MÉRITO A QUEM DE DIREITO (RC e LFV)!

Nota: Enzo Pérez,...??? Reconheço não ter apreciado as suas recentes afirmações! Vamos ver! Para quem ainda nada provou (e foram 5,5 M€!), ou é “imaturo”... ou “está a esticar a corda”! Vamos ver!

Um abraço de "Palermo",
RSG