Mostrar mensagens com a etiqueta PB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PB. Mostrar todas as mensagens

sábado, 10 de março de 2012

Tiro certeiro!



“Creio que o futebol em Portugal é diferente. Em Espanha há mais paciência, mais toque de bola. Pelo que vejo, nos jogos com o Benfica, aí é tudo feito em velocidade máxima e sem cabeça. É provável que o Joan tenha dificuldades com esse estilo de jogo.”

Aqui!

quinta-feira, 8 de março de 2012

É tudo, meu!


Mais uma vez, Jorge Mendes prepara-se para encher os bolsos, graças a um clube português. Desta vez será Nelson Oliveira a ser transferido pelo melhor empresário do Mundo que já o anda a oferecer pela Europa fora.
Pode nem acabar transferido no final desta época, mas da próxima não passa. Desfrutem de cada jogo do rapaz porque irá ser grande no Mundo do Futebol.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Recados!

Ontem pela primeira vez, vi um treinador a enviar recados a quem lhe paga o salário. Acho que nem Alex Ferguson tem a distinta lata de fazer tal discurso.
Após dizer a barbaridade que, há 20 anos o Benfica não chegava aos quartos de final da Liga dos Campeões. Ontem, corrigiu. Como se estivesse a contar um segredo aos jornalistas, afinal era a segunda vez. Visto que Koeman também o tinha conseguido em 2005/2006.
Pergunto-me, que quer ele com aquelas palavras? Uma estátua ao lado de Eusébio?
Em 2005, não me recordo de idas ao Marquês, por tal feito. Obviamente, existe felicidade entre os benfiquistas, por estarmos entre as melhores equipas da Europa mas todos sabemos, que a Champions não é o nosso campeonato.
O nosso campeonato esse, que o senhor JJ se encarregou em diminuir as nossas probabilidades de êxito nas últimas semanas.


Meu caro, tenha a humildade de respeitar que lhe paga o vencimento e vença todos os jogos que lhe restam do campeonato, se quer ser respeitado.

PS: José Mourinho foi assobiado no Bernabéu numa época em que se sagrará campeão. Os adeptos merengues não tem memória curta, eles lembra-se bem da "manita", os 5-0 no Camp Nou. Isto é exigência!

terça-feira, 6 de março de 2012

O Benfica continuará vivo...

Link

O momento considero relevante começa aos 14 segundos.


O meu sincero obrigado a este adepto que conseguiu ver o óbvio e confrontar, quem de direito.
Contigo e com mais alguns, estou descansado. Tem a exigência e ambição de adeptos de uma equipa grande. Convosco, este clube continuará vivo e a ambicionar, ou melhor, a ganhar títulos.
Mais uma vez, obrigado!

domingo, 4 de março de 2012

Os meus eleitos!

Já tinha expressado a minha opinião relativamente ao jogo de sexta e não falhei, infelizmente. Depois dos 5 pontos em dois jogos era o desfecho esperado, por muito que nos custasse.

No ano passado, já tinha a ideia que o tempo de Jesus se tinha esgotado mas os jogadores adquiridos e a manutenção da espinha dorsal dos últimos anos, fez-me acreditar que esta época poderia marcada por algum êxito. A realidade é que tivemos alguns resultados de que nos podemos orgulhar mas, falhamos no momento chave com o pior Porto dos últimos anos.

Julgo que a nova vaga de treinadores tem um maior equilíbrio na disposição das suas "peças" e um maior controlo do jogo comparativamente com Jorge Jesus. O nosso futebol, no fundo, encontra-se entre a espectacularidade e a deprimência. Fazemos jogos absolutamente magistrais e maravilhosos à vista de qualquer adepto sobretudo contra equipas mais débeis. Agora, contra os nossos adversários directos ou nos momentos chave de uma temporada, falhamos quase sempre. É a tal cultura que venha falando de "cerrar os dentes e partir para cima" que é visível na equipa do Porto, mesmo bastante abaixo do habitual.

Para a próxima época, os meus eleitos para o nosso banco são:

- Paulo Bento. Enquanto treinador do Sporting apostou na prata da casa e manteve aquele clube num patamar superior ao nosso. Quanto a mim seria importante para o Benfica, na consolidação da posição de alguns jogadores da formação no plantel principal. Entre eles, Miguel Vítor, Luís Martins, David Simão e Nélson Oliveira, sobretudo estes.
É senhor de um feitio complicado. Não tem problemas em arrumar as ovelhas negras para ganhar o grupo. Relativamente às questões tácticas, já demonstrou na selecção que tem soluções, para além do 4-4-2 losango.

- Leonardo Jardim. Já o conheço há algum tempo. Cimentou a sua posição no futebol profissional com a subida do Chaves à segunda liga. Tendo de imediato, seguido para o Beira-Mar e subido a equipa para a primeira liga. Estabilizou a equipa na primeira liga e seguiu para Braga, onde se encontra a fazer um trabalho brilhante.
É outro homem de feitio complicado. Em Aveiro, uma das primeiras medidas foi tirar a braçadeira a Fary, entregando-a a Hugo. Tendo se seguido, um discurso para o plantel de que não está no futebol para fazer amigos.
Em 4 anos, atingiu a primeira liga e o topo do futebol português. Sim, porque o Braga já é topo.
Tacticamente, gosta de apostar no 4-2-3-1 com um frente de ataque muito móvel mas essencialmente, uma defesa que aguenta a equipa durante todo o campeonato.

- Pedro Martins. Ainda uma novidade do futebol português, sabe-se que saiu da equipa B do Marítimo para o plantel principal. Levando com ele, o núcleo da equipa B.
Tem excelentes resultados na primeira liga. Ainda é um treinador muito novo, talvez não seja a melhor solução para o imediato mas deve-se encontrar na lista.
Tacticamente, também gosta do 4-2-3-1 com uma frente de ataque igualmente, muito móvel.

- Rui Vitória. No ano passado, era porventura um dos principais nomes para suceder a Jorge Jesus. Fez uma enorme temporada no Paços de Ferreira, sendo o principal responsável pelo crescimento futebolístico de David Simão, Nelson Oliveira e Pizzi.
Esta época decidiu abraçar o desafio de comandar o Vitória de Guimarães, um dos clubes mais complicados de orientar do futebol português e está a fazê-lo com sucesso. As exibições são fracas mas com aquele plantel, também não vejo forma de jogar muito melhor. Pegou na equipa na cauda da tabela e já se encontra em 6º lugar, teve muito mérito.
Igualmente, fã do 4-2-3-1. Por sua vez, já está habituado a jogar com uma grande referência no ataque, neste caso joga com Edgar no Guimarães.

sábado, 3 de março de 2012

O pior aconteceu...

Aconteceu, mais uma vez a falta de atitude de um colectivo em comparação com o adversário.
Basta ver a fúria do Moutinho quando falha um livre e a atitude dos nossos quando falharam alguns. "Como quem diz, mais se seguirão. Teremos mais oportunidades!" Desculpem mas não suporto isto. É um acomodamento total.

Peço aos nossos dirigentes, que avancem de imediato para o novo treinador e para o novo lateral esquerdo. Não esperem que as coisas caíam do céu, que seguramente que não cairão. Sejam pró-activos para termos finalmente um ano digno na próxima temporada.
Duas humilhações em dois anos e sobretudo, este ano contra uma das piores equipas deles.

Obrigado, catedrático da bola!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Shaffer, JL Fernandez e ... Yacob


É caso para dizer que à terceira, pode ser de vez. Será que finalmente vamos acertar no jogador que realmente vem acrescentar alguma coisa, proveniente do Racing Avellaneda?
Tem o meu aval, ainda para mais a "custo zero". Bom trinco, com bons pés, chuta forte e é um líder.


AQUI!

E se o pior acontecer?


Como todos, espero que exista uma demonstração clara de toda a competência da equipa no jogo de sexta-feira. E se não acontecer?
Se perdermos, acho que o campeonato já se foi. O Porto está mais consistente a meio-campo. Com Lucho e Moutinho, não vislumbro grandes possibilidades de eles perderem pontos.
Ou seja, se essa derrota acontecer, os dirigentes do Benfica tem que atacar de imediato o melhor treinador que se encontra dentro das nossas possibilidades económicas e, nada de invenções. Ou seja, nada de estrangeiros. Obviamente que não é para contratar e anunciar mas, para assinar o pré-contrato e ficar com o treinador já garantido. Expressando anteriormente, a Jorge Jesus a intenção do clube.

Se Jesus não ganha o campeonato ao treinador mais fraco do Porto dos últimos anos e com um bom plantel. Não pode ficar!
E o Porto sabendo desta realidade, melhor que ninguém, também vai avançar para a contratação de um treinador, mesmo que Vitor Pereira seja campeão.
Temos que nos antecipar! Contratando o melhor que está no mercado.
Para mim, Jardim e Paulo Bento tem que ser os primeiros da lista. São homens amados ou odiados pelo seu feitio difícil mas terá que ser um destes. Lideranças fracas não podem comandar a nossa equipa de futebol, neste momento.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O melhor Benfica...


O melhor Benfica... era aquele que jogava com Ramires e Di Maria.
O melhor Benfica... é aquele que joga com Rodrigo ou Nélson Oliveira ao lado de Cardozo.

Que tem, em comum, estes quatro jogadores?

Correm, correm e correm...

O Saviola não joga de início porque deixou de correr, o que corria.
O Capdevilla não joga porque não corre.

A única excepção chama-se Cardozo.

É certo que futebol não é atletismo. No entanto, para serem craques nas mãos do JJ tem que correr.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

1ª mão

Imaginem o Benfica, sem Aimar, Gaitán e Garay. Já imaginaram? O Benfica na Liga dos Campeões com Jorge Jesus como treinador e sem 3 jogadores fundamentais. Que cenário vêem? É um susto, não é?
Na minha opinião, foi este o cenário que Luciano Spaletti encontrou na preparação deste jogo da Champions. Sem Criscito, que estabeleço comparação com Garay e sem Danny que, na equipa do Zenit, comparo com Aimar e Gaitan. Comparo com os dois jogadores porque Danny, desequilibra e assiste, tarefa que se encontra "distribuída" entre Aimar e Gaitan na equipa do Benfica, na minha opinião, claro.
Para mim, o jogo resume-se a uma equipa que apesar das limitações evidentes que tinha, a jogar o seu futebol e a meter o jogo no congelador, termo utilizado por Freitas Lobo que se referi-a à equipa do Besiktas no jogo de ontem. E a nossa equipa, a não compreender o que o jogo necessita e a não adoptar a postura correcta.
Não vou perder tempo a malhar em Emerson ou Matic. Para mim, não são e nunca foram problema na Champions. O problema é, quanto a mim, a forma como a equipa pensa o jogo. Não podemos sair invariavelmente com passes verticais na segunda fase de construção, quer por Matic ou Witsel ou ainda, por um dos alas. É preciso lateralizar e saber movimentar as peças de forma equilibrada e pensada no momento ofensivo.
Recordo-me de Alexander Donner, ex-treinador da nossa equipa de andebol, que resumia as jogadas ofensivas da sua equipa a processos simples e curtos em jogadas de um para um ou combinações entre dois jogadores. Simplicidade e eficácia. Treinava como se estivesse a jogar xadrez!
É isso que se pede na Champions. Pragmatismo, simplicidade e manter o máximo de tempo possível, a equipa equilibrada. Claro, quando é necessário evitar que a equipa adversária toque na bola, eles não tocam mesmo. Ou seja, o ataque posicional que é um dos 5 momentos do futebol, como o nosso treinador refere. Continua, quanto a mim, muito mal trabalhado na nossa equipa. O Zenit aguenta a bola em seu poder e é bem sucedido. O Besiktas optou pela mesma postura e também foi bem sucedido.
Enfim, temos que saber ter bola.
Quanto ao jogo da segunda mão, é preciso paciência. Podemos marcar no primeiro quarto de hora mas também, no último. Se vamos jogar em "risco máximo" nos primeiros quinze minutos de jogo, eles vão-nos matar. É preciso mentalidade forte, manter a equipa equilibrada e acreditar que o golo vai surgir. Porque basta um erro, para eles arrumarem com a eliminatória e enfiarem-na "no congelador".

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Humildade e honestidade


Em Inglaterra é o que mais se ouve. Os treinadores das equipas adversárias elogiarem a qualidade do futebol do seu oponente. Em Portugal, alguns complexados têm problemas em fazê-lo. Os meus parabéns ao Pedro Caixinha por não integrar esse grupo.
Seguramente, um dos factores que contribui para o sucesso do futebol noutros países enquanto por cá não passamos da "cepa torta".

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Afinal, quem manda?


Está a custar encaixar pela parte da nossa comunicação social, quem realmente manda nas contratações do nosso clube.
Vieira disse na entrevista à rtp que é ele que manda. O treinador, tinha dito, quem escolhe os jogadores que integram o plantel é ele.
Portanto, parece-me óbvio. Que Rui Costa, em conjunto com Vieira, identificam os jogadores e dão o aval. Enquanto que Jesus, da enormidade de jogadores que são contratados por época, decide os 25 que ficam no plantel.
Não entendo a necessidade de alimentarem uma polémica que não existe.

Para o entendido Miguel Guedes. Meu caro, no Benfica também existe uma estrutura e bem definida, parece-me. Preocupe-se com a rentabilização do vosso lateral direito de 18 milhões que a nossa estrutura encarregou-se de descobrir um avançado por 750 mil euros que, em 5 meses, se converteu em jogador de selecção A.
A estrutura resume-se a competência de quem dirige o clube e à equipa técnica. Vocês gostam de alimentar a misticismo desta palavra porque gostam de se considerar superiores. Eu considero antes, um complexo de inferioridade.
Alguns anos, corre bem. Noutros, tem que engolir. Temos pena! Toca a todos!

Para a nossa direcção, continuem atentos a todos os mercados de baixo custo e que tem jogadores de qualidade e sejam competentes e sérios na escolha dos jogadores que podemos continuar a ganhar, daqui em diante.

Deve e haver


Neste mercado de Janeiro, perdemos dois jogadores que nunca contaram. São eles, David Simão e Rodrigo Mora. E também, perdemos Enzo Pérez, este que era uma aposta forte da SAD e do treinador para esta temporada.
O jogador Enzo Pérez pode ser definido como o jogador que permitiria à equipa jogar em 4-1-3-2 com Aimar no meio-campo contra equipa de nível semelhante ao nosso. É um jogador que pode ser caracterizado como um meio-termo entre Ramires e Salvio. Ou seja, aliava uma boa capacidade de recuperação defensiva a uma boa apetência ofensiva.
Sem este jogador, Jorge Jesus deixou de ter um variante de jogo, restando-lhe agora apenas duas. O 4-4-2 clássico e o 4-2-3-1. Ainda que este, diga que o Benfica joga sempre da mesma forma mas isso, não é bem verdade. A dinâmica da equipa com Witsel no miolo, não é mesma que ter Aimar mais no meio-campo e mais longe de Cardozo. O belga acaba sempre por jogar lado a lado com Javi Garcia e equilibra mais o meio-campo.
Portanto, Aimar terá que ser segundo avançado ou um verdadeiro 10 nas costas do avançado nos jogos mais equilibrados que teremos até final desta temporada. Porque, os 4 alas do plantel (Nolito, Gaitan, Bruno César e Yannick) são jogadores com clara apetência ofensiva, sendo que os equilíbrios defensivos que estes dão à equipa, não são os mais adequados para jogar em 4-1-3-2. Com Enzo Pérez, poderíamos jogar com dois avançados e Aimar no meio-campo. É pena...
Em relação à única entrada do plantel, o jogador Yannick já se encontra com posição definida no esquema de Jesus. Será ala direito a tempo inteiro.
Parece-me bem, sendo ele destro e não sendo um jogador com uma qualidade técnica acima da média, terá mais facilidade em movimentos mais verticais do que estando obrigado a jogar por terrenos mais centrais, que requer melhor capacidade técnica.
Se crescer ao nível do equilíbrio defensivo e se começar a encaixar nas movimentações ofensivas é o ala que tem mais condições de se transformar num ala completo. Porque, ao contrário dos restantes, tem capacidade física para aguentar os constantes vaivéns entre defesa e ataque.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mexer com cuidado!


Multiplicam-se as notícias vindas da Itália que dão conta do interesse de clubes de importante dimensão pelo jogador Rodrigo. Infelizmente, não parece ser apenas a imprensa internacional a querer dar relevância ao caso. Ontem, o treinador do Benfica alimentou a novela dizendo que "Nelson e Rodrigo podem nem ficar muito tempo".
Portanto se tivermos em conta que surgiu uma notícia do diário Record revelando que o Benfica tem interesse em transferir dois jogadores na próxima janela de mercado, é para começar a temer o pior...
Parece-me que a saída de Gaítan é a melhor vista pelos dirigentes e pelo treinador. Apesar de ser um jogador genial, não será difícil de encontrar um substituto no mercado europeu ou sul-americano. O nome de Buonanotte pode estar no topo da lista...
O pior é mesmo a segunda saída, que não deveria acontecer. O belga Witsel deve ter muito mercado sobretudo em Inglaterra e Itália, mas é demasiado importante na manobra da equipa. O Rodrigo já está num patamar óptimo de rendimento mas poderá ainda melhorar e ainda não chegou à selecção que lhe permitirá atingir um valor no mercado internacional de enorme relevância. É como dizia, pode e deve ser a venda mais cara da nossa história. Se aguentarem mais um ou dois anos e esse esforço tem que ser feito.
Em relação ao Javi, ele é Benfica. Não pode sair.
O Garay é um central extraordinariamente competente. Um pilar da equipa.
Colocados os vários cenários, só devemos vender um jogador porque mais que isso, pode fazer com que as cartas acabem todas por cair.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Relação entre Benfica e Braga

Esta é uma relação que causa algum incómodo aos benfiquistas, compreensível é certo mas será que existe alguma vantagem em "alimentar esta guerra"?
Sinceramente, acho que só perdemos com isto. Começando pelos factos mais elementares, manter relações extremadas com eles, significa que vamos ter um ambiente extremamente hostil sempre que tivermos que nos deslocar ao Axa. Como sabem, ainda não conseguimos ganhar lá, desde que Jorge Jesus chegou ao comando da nossa equipa.
Agora vem, quanto a mim, o mais importante. O Braga tem se transformado nos últimos anos num clube extremamente bem sucedido a nível desportivo. Tiveram, provavelmente, os treinadores mais interessantes do futebol português nos últimos anos. Conseguiram também, contratar os jogadores mais interessantes do nosso campeonato e descobriram também, alguns bons valores no estrangeiros como é o nosso guarda-redes, Artur.
O sucesso do Porto começou igualmente, no domínio do mercado nacional. Outro exemplo, a nossa equipa de futsal que marcou uma época, era composta pelos melhores jogadores do nosso campeonato da modalidade.
Portanto, parece-me evidente que o domínio do nosso próprio mercado é meio caminho andado para o sucesso.
Pergunto novamente, temos algum interesse em ter uma má relação com um clube que tem olho para o nosso mercado? E no qual, contratamos um treinador que revolucionou desportivamente o nosso clube...

Existem clubes que convém manter debaixo da "asa".
Pensem nisto!

A importância relativa das alternativas


Ultimamente, tenho andado um pouco desatento da realidade dos outros campeonatos. Pois bem, ontem lembrei-me de ver a classificação do campeonato inglês e fiquei surpreso com o que vi. Os dois Manchesters encontram-se em igualdade pontual no primeiro lugar da Liga Inglesa. Uma pessoa olha para um plantel e para o outro, e penso que todos nós consideramos o plantel do City, incomparavelmente superior em termos de alternativas.
Pois, mas a história do futebol tem ensinado que não são os plantéis de 25 jogador de alto nível que ganham campeonatos. São os plantéis com um núcleo duro de 15/16 jogadores que jogam muitas vezes e os restantes 10 que se limitam a trabalho e dar tudo em prol do grupo nas raras vezes que são chamados a jogo.
Para mim, foi isto que traiu o Porto e nos permite estar isolados na liderança. É bem provável que os dois laterais esquerdos deles sejam superiores ao nosso titular, mas será que isso ganha campeonatos?
O meio-campo deles é um absurdo, comparado com nosso. Eles tem dúvidas entre 6 jogadores. No nosso, está clarinho. Joga Witsel e Javi, caso um destes dois se lesionar, joga Matic.
Concluo que num grande grupo como é um plantel de futebol são os pequenos grupos, com qualidade e coesos que ganham os campeonatos e os restantes 10 elementos do plantel, que suportam estes e dão um "pézinho" quando é preciso.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Talvez, seja mesmo verdade...

Vamos fazer contas:

Saídas do plantel no mercado de Inverno:
Mora - (Peñarol - empréstimo)
David Simão (Académica - empréstimo)

Portanto, saída de um avançado que não foi compensada até ao momento e de um número 10, que também não foi compensada.
Existe outra situação, Ruben Amorim que foi colocado à parte do plantel e ainda não se encontra reintegrado ao contrário de Enzo Pérez. Pelo que se disse, André Almeida veio substituir Ruben Amorim.
Juntando a estes factos, a chamada de Bruno César para terreno centrais nos últimos momentos do jogo contra o Gil Vicente para jogar como 10, talvez JJ tenha encontrado uma solução interna para a saída de David Simão.
A saída de Mora e a "mudança" de Bruno César para terrenos mais centrais, pode muito bem ter aberto uma vaga para um ala/avançado. Pois, é isso. O Yannick Djaló...
Em relação a este jogador, apenas dizer que nunca seria um indiscutível do onze, poderia no máximo, ser uma boa solução de plantel que exploraria situações de contra-ataque, coisa que os nossos alas actuais, tem alguma dificuldade.

Aguardam-se os próximos episódios...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Golo do Setúbal; Quem falhou?


Neste primeiro momento, podemos ver Emerson e Witsel na linha da bola e Matic no meio-campo. Daqui, viria a resultar o lançamento de linha lateral para a equipa do Setúbal, bola que viria a ser colocada nas costas de Jardel e para o mesmo jogador que se encontra mais próximo da bola, neste momento, que é Jorge Gonçalves. Emerson fica mal na fotografia neste primeiro momento porque não acompanhou o seu adversário directo.



Num segundo momento, é quando a bola se encontra a ser lançada para as costas da defesa. Pode-se ver a linha defensiva, neste momento, Jardel já se encontra atrás da linha para perseguir Jorge Gonçalves que não se encontra em fora-de-jogo porque a bola vem de fora do terreno de jogo.
Podemos ver Matic e Emerson bastante próximos, sem nenhuma marcação direta e também, um pouco mais à frente também circundado, Witsel. No círculo de meio-campo encontra-se Bruno César, um pouco atrás de Neca que dispunha de todo aquele rectângulo livre à frente de Luisão.


No último momento, momento do cruzamento. Jardel encontra-se como "defesa esquerdo" e Matic a posicionar-se no lugar de Jardel.
Não se vêem nas imediações da área, Bruno César ou Witsel, para mim, os dois culpados no golo. Porque não se souberam reajustar a uma situação de desvantagem na lateral e que viria a resultar naquele rectângulo, sem jogadores do Benfica, à frente da nossa grande área de onde viria a surgir o remate para o golo.
Portanto, num primeiro momento falha Emerson e por último, Witsel ou Bruno César que não perceberam a situação de inferioridade numérica à entrada da área. Matic, como podem ver, estava-se a colocar, e bem na posição de Jardel.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O trabalho "invisível" de Matic


Esta imagem é apenas para ficarem com uma ideia da zona do terreno onde Matic pressionou em conjunto com Rodrigo e a sua importância no segundo golo. Bastaram dois passes para a bola chegar a Cardozo.

5 vice-campeões do Mundo de sub-17

Elbio, Gianni e Jim Varela a comemorar um golo.


Gaston Silva - segundo consta, é o único jogador garantido para o próximo ano. Já esteve no estádio da Luz e inclusive, já tirou algumas fotos com Rui Costa. É um jogador de 1, 85 m e vem do Defensor Sporting, o mesmo clube de onde vieram Maxi Pereira e Rodrigo Mora.
É um jogador interessante, um central canhoto que actua preferencialmente como central "esquerdo". É um jogador que terá que crescer na agressividade com que aborda os lances, actualmente ainda é muito passivo. Tem uma características interessante que resulta da abordagem defensiva da equipa sub-17 do uruguaia, é o jogador que vai disputar as bolas "bombeadas" para as costas da defesa, na gíria futebolística o central das dobras. Como Garay faz no actual Benfica.

Gianni Rodriguez -É um jogador de 1,77 m e é procedente do Danubio do Uruguai. É um lateral esquerdo com "pulmão" para fazer toda a lateral a alta rotação durante os 90 minutos e que bate, lances de bola parada. Ainda assim, não me parece um jogador muito evoluído tecnicamente. Compensa algumas falhas posicionais defensivas com a agressividade que coloca nos lances.

Jim Varela - o jogador mais baixo dos cinco, com 1, 75 m e poderá chegar do Peñarol. É um trinco, como já repararam bastante baixo, com Jesus aposto que não calçará no plantel principal.
Posiciona-se bem mas ainda é algo lento a ocupar os espaços. Tem bons pés. É um jogador muito semelhante ao Airton, duvido que atinja um nível superior ao brasileiro.

Juan San Martín - Também do Peñarol. É um avançado, típico argentino. Corre demasiado e faz tudo com mais vontade que jeito. Foi o menos utilizado destes 5 jogadores no Mundial de sub-17.
Desnecessário, parece-me.

Elbio Alvarez - este sim, vale todos os euros que vamos investir nele. Tem um 1, 77 m, tal como Gianni e vem como os dois anteriores, do Peñarol. É um extremo direito, mas parece-me que também poderá jogar como 10 ou segundo avançado.
Tem um pé esquerdo fabuloso e consegue desequilibrar, como também se disfarçar de organizador de jogo na ala.
Tem alguns "traços" de James Rodríguez do Porto. Muito bom, esperemos que continue a evoluir.

Como disse atrás, apenas Gaston está garantido. Existe opção de compra sobre os jogadores do Peñarol e Gianni Rodriguez do Danubio. Que deverá ser accionada em breve.

PS: Um abraço para o nosso camarada "Zaratustra" que me pediu esta breve análise dos jogadores. Espero que sirva para ficarem com uma ideia sobre os jogadores.