sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Sem dinheiro e a precisar de uma solução...

É, nesta situação, que se encontra a lateral esquerda da nossa equipa.
Gorada a hipótese de Ansaldi vir reforçar o nosso clube devido às elevadas exigências económicas do Rubin e do jogador que aufere valores inatingíveis para a realidade portuguesa e, em concreto, do nosso clube. Temos que partir para outra e, sobretudo para algo à nossa medida... económica.
A solução parece óbvia, uma solução "interna". Que poderá vir dentro do plantel ou do mercado nacional.
Dentro do plantel, será complicado. O único que preenche os requisitos que Jesus gosta num lateral é Luís Martins. Por ser rápido, ofensivo e com capacidade e talento para chegar diversas vezes por jogo à linha de fundo. O problema é que a sua inexperiência, limita imenso o seu espaço de manobra na equipa principal. Sendo mais objectivo, Jesus não tem coragem para lhe entregar a titularidade. Tem receio que este lhe custe pontos.
No nosso campeonato, encontro dois jogadores que preenchem, em parte, os requisitos que escrevi acima. O primeiro é Anderson Santana do Vitória de Guimarães, preenche os dois primeiros na perfeição. Agora, o talento não é muito mas isso não invalida que vá com regularidade à lateral para cruzar.
O segundo é Junior Caiçara do Gil Vicente, que preenche os três requisitos, embora não cumpra um quarto que me esqueci de referir, que é ter altura suficiente para disputar uma bola aérea com qualquer jogador.
Não sendo nenhum destes jogadores, aquilo que os benfiquistas ambicionam ver na lateral esquerda são as soluções possíveis para dar uma maior variedade de soluções ofensivas à equipa. Que nem Capdevila, nem Emerson conseguem dar porque não tem características para isso. O espanhol apesar de muito talento, não tem velocidade para essas andanças. Já o brasileiro, apesar de ter velocidade, não tem talento para combinar com o médio e ir à linha.

11 comentários:

John Wakefield disse...

Para o lado esquerdo da defesa, tenho seguido atentamente o percurso de Ruben Ferreira (Marítimo) que talvez não seria titular neste Benfica mas seria uma opção interessante que poderia ser ainda potenciada.
Ansaldi não vem, é um dado adquirido. O jogador "mandou" uma boca à proposta recente do Benfica, reclamando um salário milionário. O Rubin continua a pedir extravagâncias...
Marcos Rojo é promissor mas o Spartak também paga bem e o jogador tem ainda muitos anos de contrato pela frente... Não me parece que seja barato.
Os dois jogadores mencionados (Caiçara - Gil; Anderson Santana - Guimarães) são, na minha perspectiva, incógnitas e eu praticamente não detenho qualquer conhecimento sobre os mesmos. Podem pegar como não... Eu preferia um jogador com provas dadas e algum currículo a nível internacional.

Mindfuck disse...

Andaste um ano a falar do Enzo Perez...

SLB4EVER disse...

Esses nomes não me entusiasmam nada. Para estar a adquirir alguém que fosse um de qualidade indiscutível e que á partida tenha estofo para para agarrar o lugar sem grandes problemas. Não sei se nesta fase isto é possível, ñ sendo talvez tentar um empréstimo a um 'tubarão' não fosse má ideia, assim de repente só a exemplo tipo o Maxwell do Barcelona.
Outra hipótese é o retorno de algum jogador, para DE temos o Carole, Shaffer e Faria emprestados, um destes mais o Luís Martins para cobrir a posição caso o Emerson tenha alguma paragem mais prolongada talvez fosse o suficiente e preferível do que estar a contratar mais alguém de um nível semelhante a estes. Estar a contratar só para dizer que contrataram como foi a aquisição do Fernandez a temporada passada é que não é nada e acrescentar mais jogadores que não vão calçar ao plantel era estar a pedir mais problemas e insatisfação qd o que se pede é tranquilidade e coesão. Já chega a novela Enzo, Cap, Amorim e tb ñ esquecer o Eduardo que tb tá a ver se sai para jogar.
Só posso esperar que se trabalhe com objectividade e ponderação na reabertura do mercado de transferencias, as decisões que forem tomadas nesta fase podem ser decisivas para os nossos objectivos. Haja bom senso e diálogo, deixem-se de birras, teimosias e gastos á toa.

JNF disse...

John(1) e Mindfuck(2):

1 - O Anderson Santana parece-me mau. Tal como o Bruno Teles. Esse então, por ter um pontapé interessante, passa logo a craque para a nossa imprensa quando na realidade nem é melhor que o antigo defesa esquerdo do Beira-Mar e Benfica, Cristiano. Mas o Anderson Santana é fraco.

2 - O Enzo tem muita qualidade. A crítica que neste momento é feita não se relaciona com a qualidade do atleta, que a meu ver é inquestionável, mas a atitude é que deixa muito a desejar. São situações diferentes. Eu continuo a defender que Enzo deve ser reintegrado no plantel porque tem muita qualidade.

Anónimo disse...

o bruno teles e melhor que o santana e muito, muito melhor que o cristiano.

o faria, relativamente a um comentario anterior, e central.

laterais? se nao vier nenhum, que fique o martins. ruben ferreira parece interessante, mas teve lesao grave.

venha o eliseu nem que por emprestimo.

Anónimo disse...

O Caiçara podia ser uma boa solução. O Maikon que saiu do Leiria também não é mau. Aliás, qualquer um fazia logo esquecer o Emerson.

Duvido que o Maxwel seja possível, mas há um jogador que era titular com o Mourinho na 1º época do Inter e que neste momento é suplente do Newcastle: David Santon.

GNR

Anónimo disse...

O Bruno Teles tem o problema de ser bastante lento e não ter fulgor físico para fazer a lateral durante todo o jogo.
Estes dois jogadores encaixam-se no tipo de lateral que o Jesus gosta.
Em relação ao Ruben Ferreira, conheço bem, é um jogador mais defensivo que estes dois. Não seria um upgrade em termos ofensivos, que no fundo é o que Jesus procura.

Anónimo disse...

O Eliseu encaixava que nem uma luva no que Jesus procura. ;)

Krak disse...

Belo post!

Infelizmente foi um ano negro para o futebol do Benfica!

Que 2012 seja bem melhor!

John Wakefield disse...

Por aquilo que vi, até gostei do Bruno Teles, caro JNF. É um jogador vocacionado para o ataque, com remate e um nível de cruzamentos interessante. Defensivamente, tem algumas limitações mas poderia fazer frente a Emerson.

Todavia, cada vez mais me convenço que precisamos, como referi no primeiro comentário, de alguém com provas dadas a nível internacional.
Ansaldi (referido tantas vezes no Eterno), Marcos Rojo e Maxwell (referido pelo SLB4ever) seriam excelentes alternativas mas o problema é que tal exigiria um tremendo investimento, algo que o Benfica não parece estar disposto a fazer. Sinceramente, não será fácil encontrar em Janeiro um jogador de qualidade indiscutível para o lado esquerdo da defesa que esteja a preço de saldos. O Benfica ou investe seriamente, ou arrisca-se a levar com um Makyon ou um outro jogador que serviriam apenas para uma equipa do meio da tabela em Portugal, mas nunca para um Benfica.

eusoulivre disse...

Essa cena de não haver dinheiro... sim sim estórias da caroxinha... ainda por cima passámos a champions... com 3 milhões não há por aí um lateral?