segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Um campeonato nivelado por baixo

Estamos quase a dobrar a primeira volta do campeonato e está visto que, em Janeiro, Benfica, Sporting e Porto estarão seguramente na luta pelo título. Algum sairá desta luta mais cedo ou mais tarde, mas a proximidade entre os 3 grandes no topo da tabela nesta fase do campeonato é algo que não víamos desde 2005.

E observando a pontuação obtida, podemos dizer que águias, leões e dragões estão a fazer um bom campeonato. Em igual período de outras épocas, à 12ª jornada, o Benfica não tinha feito igual ou melhor que os actuais 30 pontos. O Sporting, nos últimos 10 anos, também não conseguiu melhor que os 26 pontos que leva na presente edição da Liga Zon Sagres. E só mesmo o Porto, mais habituado a arranques "embalados" (e que bem escolhida foi esta palavra), é que não iguala ou bate a sua melhor pontuação à 12ª jornada, mas verdade seja dita, também não fica longe do feito.

Três grandes equipas, todas com muitos pontos naquele que está a ser um dos campeonatos mais renhidos dos últimos anos. Paradoxalmente, Benfica e Porto ainda não convenceram os seus adeptos. Longe disso. E os do Sporting, a meu ver, só estão convencidos porque trazem na memória recente as duas últimas épocas, autênticas desgraças épicas para os lados de Alvalade. Ainda assim, Benfica, Sporting e Porto seguem na frente ganhando jogos consecutivamente. Porque acontece esta situação?

Parece-me simples: a falta de qualidade das restante equipas. Se nos abstrairmos dos jogos que habitualmente vemos e visualizarmos uma partida entre dois clubes do meio da tabela, ficaremos seguramente deprimidos. Nunca o nível foi tão fraco. Pelo menos não me lembro. A sensação que tenho é que, se o actual Guimarães jogasse com o de há 15 anos, a equipa de Neno, Gilmar, Edmilson e Vítor Paneira golearia os homens de Rui Vitória. O Vitória de Hélio, Chiquinho Conde e Kassumov golearia o actual Setúbal. A União de Leiria de Bilro, Duah, Derlei e Paulo Alves trucidaria os orientados por Manuel Cajuda. E por aí adiante.

O fosso entre os grandes e os pequenos aumentou no futebol como em todos os outros sectores da sociedade portuguesa. E isto explica porque é que, uma defesa onde pontificam Fucile, Rolando, Maicon e A. Pereira, craques inter-galácticos, é raramente batida. Explica porque é que um Benfica que não joga a ponta de um corno consegue ganhar vários jogos de seguida. Temos um campeonato nivelado por baixo. Está fácil de entender que o vencedor desta temporada perderá pouquíssimos pontos. Para se ser campeão, não se pode falhar.

10 comentários:

Anónimo disse...

Só não concordo com a palavra "embalados". Trocaria por "emporrados".

Penso que o desnivel vai se acentuar, á medida que a crise se abater sobre os médios clubes.

Para termos uma liga competitiva, 10 clubes a 4 voltas seria o ideal.

Liga de honra á antiga, com 3 zonas e com equipas B.

GNR

Joao disse...

E é um verdadeiro milagre as nossas equipas obterem tão bons resultados na Europa do futebol. Desde 2004 que todas as grandes equipas portuguesas têm bons resultados na Europa mesmo tendo uma competição interna muito fraca...

Abraço

Anónimo disse...

Academica; Maritimo; Braga

Estes 3 ficam nos grandes ou nos pequenos?

JNF disse...

João(1) e Anónimo(2):

1 - milagre não diria, porque os pontos foram dados por Benfica, Sporting, Porto e... Braga. Os outros só servem para fazer número.

2 - Pequenos. O Braga não é/está tão forte quanto se diz por aí. Competitivamente estão até bastante débeis. Falta qualidade, falta velocidade e falta saber trocar a bola no meio-campo ofensivo. O Marítimo é das boas equipas da nossa Liga, isso é verdade. Mas e o Marítimo de há dez anos? Lembras-te do Gaúcho? E do Lagorio? Eu lembro-me... se me lembro! Quanto à Académica, é das poucas equipas que está mais forte hoje que há dez anos. Mas faltam um Boavista forte, um Belenenses forte, um Farense com deslocações complicadas ao São Luís, um campo apertadinho em Aveiro ou em Paranhos, etc.

John Wakefield disse...

Excelente post JNF.

O futebol português, em geral, perdeu muito da sua alegria. Os ditos "grandes" não praticam um futebol por aí além, mas os "pequenos" caíram muito nos últimos anos. É claro que existe um Braga mais uma ou outra equipa sensação por época, capaz de fazer a vida negra aos três poderosos do futebol nacional (seriam os casos actuais de Marítimo e Académica).
Todavia, todas as outras equipas têm plantéis fracos porque tiveram que ajustar os seus orçamentos para a conjuntura actual que é muito pouco favorável para o investimento. Não têm grande poder de base negocial - veja-se o Marítimo que perdeu Kléber e Djalma, e que agora deverá perder Baba...
Eu também me lembro do Estrela ter tido jogadores como Gaúcho, Jorge Andrade, Ivkovic, Paulo Santos, Fonseca, Chaínho. Nestes anos, os "pequenos" tinham muita identidade e os grandes tropeçavam mais vezes... Agora, os grandes dominam, mas de longe (o fosso é terrível para as outras equipas, excepto Braga).

Francisco disse...

Não concordo com a ideia global. Acho que o campeonato português é actualmente um dos 6 melhores da Europa:

Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.

Duvido que há 15 anos tivessemos mais fortes que holandeses, ucras, russos, ou até mesmo sei la, uma Bélgica...

Clubes como o Marítimo, Guimarães, Nacional, Olhanense, Académica e Braga são equipas complicadas, que fazem o que podem com orçamentos muito inferiores aos grandes.

Temos mostrado na Europa que não estamos tão mal quanto isso

B.Pereira disse...

Penso que muito disso se deve à contratações de jogadores distritais do Brasil, França e África.
Vejamos o U.Leiria x Vit.Guimarães do final de semana. Pela U. Leiria temos Gottardi que era da 3ª divisão brasileira, Patrick da 2ª, Élvis(que é do Benfica) veio proveniente do Paraná da 2ª divisão, assim como Léo, e Jô veio do Juventus do Acre. No Vitória temos El Adoua proveniente do futebol do Kuwait(!), B.Teles da 2ª divisão brasileira, N'Daye veio do WAC do Marrocos, Barrientos do Racing do Uruguai, Leonel Olímpio veio para Portugal oriundo dos distritais do Brasil, Marcelo Toscano também veio do Paraná, Faouzi do WAC e Soudani do ASO Chlef da Argélia.
Muito se reclama que os grandes não apostam em portugueses, mas os pequenos preferem apostar em fraquíssimos jogadores estrangeiros do que em portugueses.
PS: Desses jogadores que me referi nem todos são de má qualidade.
PS2: Logicamente às vezes um ou outro jogador bom surge de clubes desse tipo, mas se é de apostar em estrangeiros de qualidade duvidosa, penso que é mais valia apostar em portugueses.

Anónimo disse...

O marítimo? O marítimo é o que se viu contra Benfica e Sporting, pau no meio campo e bola pelo ar para o baba. Em janeiro vai-se o baba e como já se viu este fim de semana, o pau no meio campo só funciona quando se faz vista grossa aos amarelos. O Braga é o Braga, lá vai ganhando à rasca aqui e ali graças às individualidades, mas o plantel curto não faz milagres. A Académica enfardou 4 no dragão e na luz e claramente não tem jogo para contrariar os 3 grandes, excepto se os apanharem num dia em que tudo corre mal, como aconteceu na taça com o Porto.
É a triste realidade, há os 3 da frente e há o resto, onde se incluem 3 ou 4 que podem fazer uma gracinha num dia em que o grande que defrontarem esteja a pensar no bolo rei, mas ficam-se por aí.

Anónimo disse...

A capa de hoje do pasquim desportivo do Norte é lamentável... Nessa capa, Os portistas choram agora por 1 penalti não assinalado em Olhão, jogo em que perderam pontos por demérito próprio (mas o jogo já se realizou há 3 ou 4 semanas). É que estas notícias podem sempre condicionar as arbitragens futuras... Quem faz barulho sobre os árbitros, normalmente consegue algum retorno porque, aqui em Portugal, os juízes pensam 2 vezes antes de prejudicarem a instituição que contesta forte e feio as arbitragens...

Anónimo disse...

Eu confesso que também não me agrada muito o estilo de jogo do Benfica desta época, o JJ adoptou na minha opinião um estilo mais italianizado,
Agora dizer que a equipa é fraca, também não me parece correcto pois na liga dos campeões deixámos de fora o MU que é só o segundo classificado do campeonato Inglês e tem um orçamento mais de 10x superior ao nosso, e fomos uma das 3 equipas que não perdeu,...

Saudações Benfiquistas
JFSLB