quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Um péssimo condutor de homens


"O futebol é uma ciência humana. O importante é saber gerir grupos e as pessoas, pensar no homem."

José Mourinho

É nisto que Jesus falha e é por isto que surgem casos dentro do Benfica. Jesus é, provavelmente, péssimo nas relações inter-pessoais. Está num patamar superior e trata tudo o que está abaixo dele como se fosse lixo. É inquestionável, inatacável e inflexível, gosta de extremar posições e provocar guerras onde nem ele nem ninguém sai a ganhar. Porque motivo não dá mais minutos a jogadores que justificam dentro de campo uma maior utilização? Desta vez foi Rúben Amorim, para a semana pode ser outro qualquer.

A diferença entre Mourinho e Jesus, nestas guerras, é abissal. Mourinho provoca-as e não só ele como o jogador envolvido saem a ganhar (vide Carlos Alberto e McCarthy no Porto, Joe Cole no Chelsea, Balotelli no Inter e Benzema no Real Madrid). Jesus provoca-as e todos saem a perder: a imagem do treinador desgasta-se, as suas capacidades de condução de homens são questionadas e os atletas dificilmente têm novas oportunidades.

35 comentários:

O Cabinda disse...

E o Mourinho já domou as maiores 'bestas' da bola, balotelis, adrianos, ibras, materazis, eto's.... mas os outros nao aprendem nada...pra esses catedrias da tatica, o "futebol é isto mesmo", como eles costumam dizer. Enfim, para nós pobres adeptos é que "o futebol é mesmo assim."

Anónimo disse...

Outro péssimo condutor de homens é o Sir. Alex Fergusson...
Tipos como Fergusson e Jesus não têm lugar no futebol actual, onde o nome nas costas é para muitos mais importantes que o símbolo ao peito!

João Duarte disse...

Eu nao sei o q aconteceu, mas nunca um jogador pode confrontar o treinador sobre as suas decisões À frente do balneário todo. Mais do que tudo é má educação.

Se JJ tem ou não culpas na forma como gere os jogadores, todos desconfiamos que sim, mas nunca vi ninguem que saiu do Benfica a pintar a mantar sobre o JJ...

Acredito q seja uma besta, e eu pessoalmente teria dificuldades em aguentar um tipo como o JJ, mas o Amorim ao ter tido aquela atitude, depois de uma vitória de 5-1, perdeu tudo. Mostrou que só pensa nele e só está preocupado com a ida à selecção. Qual o mal de ter aquecido e não ter entrado? Sai quem para o menino entrar? porque e que há-de sair alguém?

Agora meu menino...prá bancada!
Ah, Enzo por mim vai treinar com os juniores. Quem não se comporta como um adulto vai treinar com os miudos. 5 milhoes é barato pela lição q se dá a toda a gente (sem ironia).

JNF disse...

Ferguson, em aspectos de liderança, também deixa muito a desejar (ai, ui, o que vai ser agora... falei no intocável Ferguson). Ou no teu trabalho também atiras chuteiras à cabeça dos teus colegas?

Ganhar não se relaciona directamente com ser ou não um bom condutor de homens. Claro que as probabilidades aumentam, mas não é linear.

JNF disse...

Amorim não teve a atitude certa, facto. Mas, para mim, cabe ao treinador perceber o que está mal, antecipar problemas, gerir conflitos. Nestas vertentes, Jesus é um zero autêntico.

E também não acredito que esta reacção do Amorim tenha partido do nada, certamente falou com Jesus antes sobre os poucos minutos a que tem tido direito.

Anónimo disse...

O Jesus pode ser e é com certeza uma pessoa "difícil de aturar". Como pessoa e vendo á distância, não é "flor que se cheira". Ponto final.

Qualquer jogador, seja titular, de banco ou de bancada, não pode nem DEVE desobedecer ao treinador, por muito que custe. O Amorim tem jogado pouco. Merecia jogar mais, é um facto. Agora não pode, a pretexto disso criar mau ambiente no balneário.

GNR

Tiago disse...

JNF
O Amorim já tinha tido uma atitude menos correcta com JJ aquando das declarações quando foi à selecção. No fim acabou por nem jogar e a seguir a isso continuou a ser opção do JJ, até como titular na champions se não estou em erro. È um jogador que está no Benfica a pedido do JJ, após ter trabalhado com ele no belenenses. Portanto, mesmo concordando contigo na fraca capacidade de gestão de RH do JJ, o Ruben mais que ninguém deveria saber com quem lida. Penso que os minutos que tem direito ou não compete ao JJ decidir (concordemos ou não).

Pedro disse...

JJ é um nabo nas relações humanas. Basta ver o que aconteceu no inicio da época passada.

O problema é ainda maior porque na estrutura do SLB não há ninguem que possa colmatar esta falha grave do treinador.

JNF disse...

Tiago(1) e Pedro(2):

1 - Amorim chegou ao Benfica pela mão de Quique, não pela de Jesus. E se agora fossemos enumerar os maus exemplos de RH dados por Jesus? Ficaríamos aqui até que horas? É verdade que Amorim não devia ter agido como agiu, aí concordo, mas cabe ao treinador saber antecipar estas questões. E Jesus, uma vez mais, não soube fazê-lo.

2 - Contratou-se o Carraça para quê? Ninguém percebe.

O Cabinda disse...

Exatamente Pedro. O inicio da epoca passada aconteceu o que vimos, nao só culpa dos roubos de igreja, mas porque ele simplesmente perdeu o respeito do plantel. Devido a alguma ajuda externa (será que o LFV tambem desceu ao balneario?) ou não , a coisa endireitou-se por uns tempos.
Mas é isso mesmo, não há ninguem para colmatar esta falha? Presumo que o Carraça tenha vindo fazer este papel.

O Cabinda disse...

Eu penso que o Carraça veio para equilibrar um pouco o Q.I. do balneario, mas o homem não pode estar em todas. Acho que muito já tem feito ele, não sei, não ando lá a ver.
Mas o que é certo é que o JJ não é um treinador faz tudo, tipo Ferguson or Mourinho. A prova disso é que não soube sequer orientar o seu adjunto naquele enfadonho e resignado joguinho da champions.

Anónimo disse...

Sobre o Carraça, o Roderick hoje dá uma pista.

GNR

paulo Chagas disse...

Sobre este "caso" só tenho uma coisa a dizer o menino Ruben Amorim é BURRO esta no Benfica o clube do coração é uma das primeiras opções do treinador,claro não é titular como é obvio mas entra quase sempre e quer sair para onde? Genovas e panatinaikos...é mesmo BURRO...

JNF disse...

Uma das primeiras opções?

Na Liga, Javi, Witsel, Bruno César, Aimar, Nolito, Gaitán e até Matic têm mais minutos que Amorim.

Tem ainda menos minutos que Saviola, Jardel e os mesmos de Rodrigo.

Anónimo disse...

Sinceramente, gosto do Ruben Amorim porque é um bom....suplente. Por isso muitos de nós não queremos a sua saída.

Com a mesma sinceridade, digo que o Ruben não é, nem pode ser um titular do Benfica, muito menos no meio campo. Bom jogador, mas no Benfica, pelo menos eu, exijo, excelência e isso o Ruben não dá.

GNR

Anónimo disse...

Essa do Mourinho ganhar sempre não é verdade: Adriano, Balotelli, Ibra, Gallas, Robben só para citar alguns.

O que choca neste caso do Jesus é a diferença de tratamento. O Luisão disse o que disse e na semana seguinte era titular.
Cumprimentos
r.

Joase disse...

Dar o exemplo de Mourinho, é diga-se, surreal.

Schevchenko, Balotelli, e Granero (salvo erro)...

Falando dos seus últimos clubes. Um "problema" em cada um deles. Se há coisa que Mourinho é mestre é em "encostar" um jogador e conseguir ganhar o grupo.

Acredito que não te esqueceste destes casos, não quiseste foi mencioná-los, porque senão lá ia o argumento por água abaixo. É pena.

Calvin disse...

O Mourinho, de facto, vende-se bem e (quase) todos compram. Não é atacado por nenhum jogador pq está no topo e nessa posição é absurdo atacar quem quer que seja. Tal como ninguém vinha falar do Jesus qd ele levou tudo à frente na 1ª época. Nessa altura até os defeitos visiveis eram transformados em virtudes. Agora que perdeu o pé depois da época passada é, tal como o Ferguson (um tipo que ganhou tudo com Cantonas e Roy Keanes agora não sabe conduzir homens !?!), um alvo mais acessivel. E é talvez isso mesmo que o Amorim tb pensou. E é isso que outros jogadores (e comentadores avulso) irão pensar e dizer do Mourinho qd ele sair pela porta pequena de um clube.

John Wakefield disse...

Eu acho que neste aspecto, Paulo Bento consegue ainda ser bem pior do que Jorge Jesus.
Agora não deixo de estar tremendamente desapontado com o Ruben Amorim e com o Enzo Perez - este último nunca teve a cabeça no Benfica.
Em relação ao médio português, fiquei surpreendido pois sempre pensei que era forte psicologicamente. Chegou à selecção recentemente e mandou uma boca ao Jorge Jesus, quando deveria estar calado... e a verdade é que o treinador lhe deu mais minutos. É necessário referir que Ruben Amorim alinhou em 14 jogos distribuídos pelas três competições que envolveram o Benfica neste primeira volta, sendo em 9 delas titular. Decerto que na taça da liga voltaria a ter mais oportunidades e também é bom ter em conta que ruben amorim veio duma lesão gravíssima o que lhe afectou a preparação desta temporada.
Mexam-se... Ninis estará disponível a custo zero no final de época... e Labyad não sei se já renovou pelo PSV...

xirico disse...

Mas afinal agora o JJ é que tem culpa que o Amorim não tenha categoria para ser titular?Sinceramente.E o Enzo também é mau relacionamento do JJ?Haja Deus.Se querem bater no JJ descubram outros defeitos que ele tem.Por exemplo:não é formado em literatura.

Anónimo disse...

O Fergunsson tem apenas um dos melhores currículos como treinador, se não o melhor.

Jesus nos últimos anos é o que tem o melhor currículo no Benfica batendo recordes atrás de recordes. Mas o importante deve ser meter os birrentos a jogar. Ganhar parece ser secundário para alguns.

Anónimo disse...

É correr com o JJ imediatamente, é um incompetente, pois o Amorim devia jogar sempre....
E esta contestação toda a numa época em que só temos uma derrota em jogos oficiais, quando foi a ultima vez que isto aconteceu, para aí à 40 anos!!!????
O melhor é irmos buscar o Quique novamente pois esse é grande condutor de homens e fala que é uma maravilha,....

JFSLB

JNF disse...

r(1), Joase(2), Calvin(3), xirico(4), João Oliveira(5), JFSLB(6):

1 - Isso não é verdade. Todos esses jogadores que enumeraste foram completamente ganhos por Mourinho. Todos sem excepção. Ainda por cima referes o Ibra? O Ibra acabou de dizer que o Guardiola era um borrado e que queria ser treinado pelo Mou.

2 - Tens de te informar melhor, estás fora do contexto. É pena. Mourinho, ao contrário de Jesus em comparação com Amorim, deu todas as oportunidades do mundo ao Shevchenko e ao Ballack. Vai ver quantos minutos jogaram com Mou e surpreende-te. Mesmo sendo dois elementos problemáticos para Mou, tiveram todas as oportunidades do mundo. É uma pena.

3 - Dificilmente Mourinho sairá pela porta pequena. E está no topo porque merece. Ganhou uma Champions com jogadores ridiculamente fracos como Nuno Valente, Paulo Ferreira ou Costinha a titulares. E porque teve um dos sorteios mais cagões da história, verdade. Mas ganhou. E ganhou com o Inter. Vamos comparar os currículos de Jesus e Mourinho? Nem dá para comparar.

4 - Acho que faz mais sentido bater em Jesus por não saber dirigir um grupo de homens do que pela sua falta de bases académicas ou literárias. Da mesma forma que faz mais sentido elogiá-lo pelos resultado que pelas madeixas. É a "política" seguida aqui no blog. Mas se houver algum a dissertar sobre as madeixas do nosso mister, gostaria muito de ler.

5 - Jesus é o que tem melhor currículo... porque é o único que ficou mais que um ano consecutivo. Em duas épocas tem um campeonato e duas taças da Liga. Não sendo mau (não é), também não é brilhante. E pôr Jesus no mesmo pedestal de Mourinho, Ferguson, Guardiola ou o que for, só pode ser brincadeira.

6 - Comentário de extrema utilidade para a discussão, muito obrigado, volte sempre.

Mr. Shankly disse...

O Jesus é sempre a besta. E de forma totalmente justa, o termo de comparação é... Mourinho.
Até o Ferguson é mau, agora. A sério, quem é que gostavas de ter no lugar do Jesus?
O Amorim e o Perez desrespeitaram o Benfica e os colegas, e vão servir de exemplo. Isto acontece em todos os clubes, com todos os treinadores. E nos grandes mais ainda. E o Benfica é o maior.
Olha, como se saiu o Mourinho com o Sabry?

JNF disse...

Pronto, vamos comparar o Jesus com quem? Com o Zé Rachão? Não viste que o Mourinho não é exemplo para ninguém e que é um péssimo condutor de homens, como já foi referido nesta caixa de comentários? Jesus > Mourinho, segundo alguns. Ok...

Sobre Ferguson já disse o que tinha a dizer antes deste post. Não é um treinador respeitador. Nem dos adversários nem dos seus atletas. Pode ganhar o que quiser que não é por ganhar que se é um bom condutor de homens (uma coisa ajuda à outra, mas são dissociáveis).

Não quero ninguém no lugar do Jesus, simplesmente quero que estas confusões não aconteçam porque são perfeitamente evitáveis. Não tem um Carraça? Não tem um Manuel Sérgio? Nem com o Papa, infelizmente.

O Sabry? Olha outro que teve todas as oportunidades e desperdiçou-as todas. Mourinho pedia uma coisa, Sabry fazia o oposto, sempre. E teve oportunidades para emendar os erros, não as aproveitou.

CP disse...

JJ tem a mesma capacidade de liderança que tinha quando veio para o SLB e ganhou o campeonato. Poderá ser um zero em relações humanas, mas convém não esquecer que a partir do momento em que o Ruben Amorim chegou a um estágio da selecção e, quando confrontado com o facto de ter sido chamado não sendo titular no Benfica, diz "ainda bem que o mister Paulo Bento reconhece o meu valor", estava-se a ver que o caldo ia ficar entornado. Para mais, tendo ficado no banco (da selecção) tal como ficava no SLB. JJ poderá ter culpas no cartório, mas, sabendo que esta época apenas será alternativa para lateral direito, o Ruben está é a tentar forçar a barra para sair em Janeiro. Boas Festas caros BENFIQUISTAS. E que 2012 seja ano de campeonato para o nosso CLUBE. Por isso, que fique ou venha quem tem garra e ambição de vestir a camisola. CARREGA BENFICA!

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, JNF e benfiquistas,

Subscrevo as tuas opiniões.

Pontos previamente assentes:
- JJ fez uma excelente época de 2009-2010, com um merecido título de Campeões Nacionais, mau grado aquelas ridículas e naïf's eliminações em Anfield Road (LE) e com o Guimarães (Luz-Taça Port.).
- Recuperou para o SLB uma dinâmica de vitória e de futebol de ataque que, sinceramente,... hà muitos anos "tinham fugido da Luz"!
- Potenciou e amadureceu os níveis futebolísticos de alguns jogadores, gerando com isso importantes mais-valias desportivas e financeiras ao S.L.BENFICA.

Por tudo isto, é de elementar justiça o n/ "Obrigado" e que estes méritos lhe sejam reconhecidos! E FORAM! Até um ponto que, talvez ele próprio… nunca sonhasse!

Da época passada,… recordo sobretudo… VERGONHAS! (Taça da Liga?! P.F., poupem-nos!).

Até este momento,… estamos a fazer 1 boa época, à parte “o apagão… medroso e lunático” no Funchal (Taça Port.) e aquela vergonhosa exibição com o Basileia na Luz (CL)!
Enzo Pérez? AINDA NADA PROVOU,… MAS JÁ FALOU DE MAIS… E, GRAVÍSSIMO,… TEM TIDO UMA CONDUTA NADA PROFISSIONAL…: MERECE PROCESSO DISCIPLINAR E, SE NECESSÁRIO, ACçÃO JURÍDICO-DESPORTIVA (sanções e… “report” à FIFA!).

Ruben Amorim? Nunca se afirmou na equipa; objectivamente, creio que deveria ser-nos útil APENAS a “trinco”, (opção ao Javi), NUNCA a lateral ou a médio-ala (não tem velocidade), além de “ter pouca garra”!

Quanto à postura INTRÍNSECA de JJ,… os factos mostram-nos que,… SOBRETUDO de 9.MAIO.2010 para cá, tem sido RECORRENTEMENTE FRACO, por vezes MUITO FRACO e... VEZES DE MAIS LAMENTAVELMENTE VERGONHOSO PARA COM A GRANDEZA DO N/ SLB, nas suas atitudes autistas, arrogantes e... de "incultura linguística"!

JJ tem de facto lacunas enormes, que deveriam ter merecido (e a manter) um "acompanhamento melhor" pela Administração do n/ SLB (RC e LFV), pessoalmente ou em directrizes correctas e adequadas a "trabalhar" pelo Depart° de RP e Comunicação do Clube.

JJ não só demonstra reiteradamente uma brutal incapacidade em saber liderar homens (coordenar / motivar / focalizar), como… é de uma insensibilidade relacional que… mete dó!

A solução para estes handicaps de JJ poderia ser... OBRIGÁ-LO A TER AULAS DIÁRIAS de "Português e Comunicação" com um Prof que o tratasse como ele o faz com os jogadores!

Como sócio do SLB que faz por acompanhar o mais e melhor possível o quotidiano do Clube (no Futebol e nas outras Modalidades !), ainda que residindo aqui no Porto, reconheço que… CONTINUO A NÃO COMPREENDER O ORGANIGRAMA DO N/ AMADO CLUBE: - RUI COSTA tem que funções, OBJECTIVAMENTE? Eu sei que é Administrador da SAD, mas, CONCRETAMENTE,… FAZ, GERE, DECIDE O QUÊ?
- CARRAçA…, idem, idem,…?

Abraço de “Palermo”,
RSG

JNF disse...

Eh pá, lembrei-me de mais um post em que justifico o meu ódio a Jesus e que mostra como não perco uma oportunidade para atacá-lo:

Até ao momento, a época realizada tem sido extremamente positiva, apesar deste percalço. E a eliminação da Taça, por muito triste que seja, pelas expectativas criadas e até mesmo pela menor qualidade das equipas presentes nesta fase desta época quando em comparação com o que sucedia noutros anos, é isto mesmo: um percalço. Jesus rodou a equipa e rodou bem, apostando em jogadores que são inequivocamente melhores que os do Marítimo. Perdeu porque não teve a sorte do jogo e porque houve desleixo por parte de alguns jogadores e manifesta incapacidade de outros. Esta derrota não pode nem deve abalar uma equipa que se tem mostrado sólida, coesa, equilibrada e adulta. Serenamente, há que analisar os erros internamente e dar a melhor resposta já esta quarta frente ao Galati.

http://eternobenfica.blogspot.com/2011/12/mais-um-record-quebrado.html

Pois é. Enquanto todos criticavam Jesus pela derrota na Taça...

JNF disse...

Comentários que não se relacionam com o conteúdo do post são apagados, simples. Quanto a Quique, ver isto:

http://eternobenfica.blogspot.com/2010/03/herrar-e-umano-1.html

Não temos problemas quando erramos, não levamos isto a sério, escrever no blog é um passatempo. Quando erramos, aceitamos e por vezes com humor. Quem acha que isto é vida ou morte é melhor curar-se.

Anónimo disse...

JNF,

Todos os jogadores que enumerei forçaram a saída, e disseram claramente que queriam deixar o Mourinho.
Agora o Ibra diz maravilhas do Mourinho só para afrontar o Guardiola.
Parece evidente.
Abraço
r.

eusoulivre disse...

Não sei se JJ percebe de relações humanas - de ser um super-táticista já duvido... que tem paixão pelo jogo é inequívoco...

Quanto a Amorim compreendo que queira sair porque não tem lugar no onze... o que achava mesmo fixe é que tivesse pedido uma reunião como staff todo, mais o empresário e falado sobre a sua saída... gritaria seja onde for... perde-se toda a razão... eu sei do que falo... mas mesmo assim sendo ele humano... compreendo!

Joase disse...

JNF
Tu tens a certeza de quem está fora de contexto? Então e o Amorin não tem tido as oportunidades, tal como teve segundo, tu Ballack ou Scheva?
Então é mentira que em todos os clubes, Mourinho teve um caso?
Epá, sê sincero pelo menos.

Eu digo-te a ti...informa-te.

P.S Mais uma vez eu digo-te sê sincero. Não é por acaso que não falas dos "casos" Balotelli e Granero. Convêm? É pena...mas siga a banda.

O GLORIOSO disse...

Caro JNF e porque não citar outra frase do génio e que nunca teve problemas com jogadores do Mourinho:
"Pedro Leon nem que cai-se um avião e eu não tivesse jogadores jogava o próximo jogo". Isto porquê? O Pedro Leon criticou-o (incrivel deve ser assassino para criticar o Deus) por jogar pouco, ou nada. Já agora este Pedro Leon é formado no clube e certamente madrilista desde pequenino.
São criterios se fosse um nascido na Amadora era crucificado por não saber gerir jogadores.
E então falar do génio que está nas ultimas no Chelsea nem vale a pena falar desde almoços com os capitães onde ficou a falar sozinho a dispensas humilhantes em frente a todo o plantel de Anelka e Alex. Mas esses é que sabem gerir jogadores.

JNF disse...

Joase,

Mas desde quando é que eu disse que Mourinho não tinha casos? Eh pá... vamos lá ver...

Mourinho provoca-as e não só ele como o jogador envolvido saem a ganhar (vide Carlos Alberto e McCarthy no Porto, Joe Cole no Chelsea, Balotelli no Inter e Benzema no Real Madrid).

Está no post. Não sei qual é a dúvida. Até está lá escrito "provoca-as".

Quanto ao resto:

Médios do Chelsea na EPL em 2006/2007:

Claude Makélelé: 29J (26T), 2282 min
Michael Essien: 33J (33T), 2970 min
Frank Lampard: 37J (36T), 3245 min
Joe Cole: 13J (10T), 472 min
Obi Mikel: 22J (10T), 947 min
Lass Diarra: 10J (7T), 557 min
Michael Ballack: 26J (23T), 2018 min

Avançados do Chelsea na EPL em 2006/2007:

Didier Drogba: 36J (32T), 2949 min
Andriy Shevchenko: 30J (22T), 1808 min
Arjen Robben: 21J (16T), 1350 min
Salomon Kalou: 33J (19T), 1938 min
SWP: 27J (13T), 1266 min

J: Jogos, T: Titular, Min: minutos

Resumindo, no Chelsea, Shevchenko foi o 10º jogador do plantel com mais minutos. Ballack foi o 7º. Jogaram 52,9% e 59% do tempo da competição, respectivamente

Queres comparar com o Amorim? Vamos lá...

Benfica em 2011/2012 (em 13 jogos):

Jardel: 5J (5T), 450 min
Matic: 6J (4T), 362 min
Bruno César: 11J (7T), 620 min
Nolito: 13J (7T), 652 min
Saviola: 10J (7T), 571 min
Rodrigo: 7J (2T), 281 min
Amorim: 6J (3T), 291 min

Estes são exemplos de jogadores que alternam entre a titularidade e o banco de suplentes. Os números estão à vista.

Amorim é o 16º jogador mais utilizado (Ballack era o 7º, Shevchenko o 10º) e tem um tempo de utilização de 24,8% (os outros dois eram 53 e 59%), ou seja, tem, proporcionalmente, menos de metade do tempo de jogo dos outros dois atletas que usaste como termo de comparação.

Por fim, sobre Granero, não sei qual é o caso que há, não tenho acompanhado esta época a Liga BBVA como queria e quanto a Balotelli não posso dizer mais a não ser o seguinte: dominou a fera, deu-lhe oportunidades e, que se saiba, Balotelli nem o afrontou.

JNF disse...

O GLORIOSO,

A diferença entre Mourinho e Jesus, nestas guerras, é abissal. Mourinho provoca-as e não só ele como o jogador envolvido saem a ganhar (vide Carlos Alberto e McCarthy no Porto, Joe Cole no Chelsea, Balotelli no Inter e Benzema no Real Madrid). Jesus provoca-as e todos saem a perder: a imagem do treinador desgasta-se, as suas capacidades de condução de homens são questionadas e os atletas dificilmente têm novas oportunidades.

a interpretação de textos não é nenhuma ciência de extremo grau de dificuldade. Não percebo porque diz e porque não citar outra frase do génio e que nunca teve problemas com jogadores do Mourinho: quando tenho aquilo escrito no post.

Mas eu dou mais prova das guerras que Mourinho compra e ganha. Vejamos: Carvalho e Ronaldo. Sobre o primeiro disse que tinha um QI baixo ou algo semelhante, sobre o segundo disse que era estúpido e que teve uma educação muito pobre num meio difícil e sem condições. Lembra-se? Eu lembro-me. Hoje tem os dois do seu lado. Um é constantemente defendido, o outro foi requisitado por Mou para se juntar ao Real. Percebe a diferença?

E agora deixemos de ser hipócritas, se não gosta de vir cá pode ir comentar para outro lado qualquer. O meu benfiquismo é inquestionável. Aqui, noutros blogs ou em qualquer lado. Não seja é hipócrita, só lhe peço isso.