sábado, 28 de janeiro de 2012

Aguenta coração...

Estádio pequeno, adeptos barulhentos, adversário aguerrido e desinibido, de volta aos anos 90. O Benfica arrancou uma vitória preciosa e difícil frente a um adversário complicado, que tinha roubado pontos em casa ao Porto, naquele que foi o triunfo mais difícil da época a par do alcançado nos Barreiros. Após uma primeira parte com alguns lances de perigo para ambos os lados, o Feirense entrou melhor no segundo tempo e colocou-se em vantagem fruto de um golo de Varela, que surgiu de pontapé de canto. Estávamos em Santa Maria da Feira mas parecia a Trofa. Medo. O Benfica estava a perder e não dava a volta a um resultado desfavorável fora desde Abril de 2010, na Figueira da Foz. A equipa mostrava alguma capacidade em circular a bola mas claras dificuldades em aproximar-se da baliza com verdadeiro perigo. Até que o mesmo Varela emendou a mão e voltou a colocar a partida empatada, ao desviar com sucesso um cabeceamento de Cardozo. Jesus mexeu e fez entrar dois jogadores que colocaram mais dinâmica à partida, Gaitán e Nolito. E pouco depois, o irrequieto Rodrigo, numa boa desmarcação, arrancou um penalty que Cardozo marcou para onde se deve marcar quando a confiança não está no máximo: para o meio. Depois foi aguentar e esperar pelo soar do apito final. Péssima arbitragem com um penalty perdoado ao Feirense e um golo mal anulado aos da Feira. Valeram os 3 pontos, tão importantes, e que nos mantêm no topo da tabela. Agora é esperar que o Gil faça o seu trabalho e nos deixe com uma margem mais folgada. Acredito sinceramente que sim.

P.S. Paulo Lopes? Andámos a formar um guarda-redes para isto? E o festejo do Shéu? Ele bem sabe onde se ganham campeonatos.

P.P.S. Parabéns ao treinador do Feirense, Quim Machado, que com poucos recursos montou uma equipa personalizada e consistente. Apesar de pouco criativos e engenhosos, a garra dos jogadores é enorme e a atitude demonstrada engrandece-os a eles e ao clube.

6 comentários:

John Wakefield disse...

Foi sofrer até ao fim, num jogo mal praticado e com uma péssima arbitragem com erros para ambos os lados.

BENFICA

Em relação ao Benfica, veio com a lição mal estudada para a partida. Não houve um canto ou uma bola parada bem batida para a área adversária... Logo não fomos felizes no jogo directo que era o mais propício num campo de dimensões reduzidas e que não permitia muitos espaços.
Os nossos golos são também "deficientes" - autogolo desastroso de Varela e penalti de Cardozo muito mal batido, embora tenha entrado. Fomos, mais uma vez, felizes num jogo onde poderíamos ter perdido pontos.

Arbitragem Desastrosa

Por seu turno, a arbitragem anula um golo ao Feirense de forma errada. Todavia, existe ainda antes 1 penalti por mão do jogador do Feirense e Tiago Freitas podia ter sido expulso na segunda parte por acumulação de amarelos. Não se percebe ainda porque é que não deixou marcar o canto favorável ao Benfica no fim da primeira parte. Mais, não percebo onde é que Aimar fez falta quando ia lançar um contra-ataque muito perigoso na primeira parte...

Estádio inapropriado

Com o segundo golo do Benfica, a vedação não resistiu aos festejos mais eufóricos dos benfiquistas. Muitos caíram. Creio que ninguém se aleijou a sério, mas ficou atestada a ideia de que não existiam condições de segurança para um jogo de casa cheia.

Jotas disse...

Vitória sofrida, mas com raça, pelo mau estado do relvado, pelas suas curtas dimensões e pela grande atitude do adversário.
Vitória no entanto justa e daquelas que fazem campeões.

POC disse...

Sou da opinião de que o apitador marcou jogo perigoso, ao contrário de ter anulado o golo por fora-de-jogo.

É nestes jogos que se ganham campeonatos. Mas não esquecer um pormenor: até ao fim será assim...

http://simaoescuta.blogspot.com

-=amadorjp=- disse...

O Mastergrove tem uma imagem que mostra claramente o que o árbitro marcou (e bem) no lance do hipotético golo ao Feirense mal anulado. O árbitro marca pé em riste do avançado sobre Luisão quando passa por ele. Basta dizer que o Luisão é bem mais alto que ele e o pé vai bem acima da cintura, logo, pé em riste!
Quanto ao jogo em si, num campo sem condições onde poderia ter ocorrido uma tragédia com culpa clara da Liga de Clubes por falta de segurança.
O Feirense fez a vida negra ao Benfica, mas a garra demonstrada na 2ª parte mostrou que este Benfica tem estofo de campeão! Como dizes e bem, o festejo de Shéu mostra como era importante esta vitória. Se há alguém que sabe o que são jogos de campeão é o Shéu!

Anónimo disse...

Pelo que me foi possivel ver ontem em Santa Maria da Feira, o Benfica teve enormes dificuldades em organizar-se no miolo, fruto da falta de maleabilidade dos seua centrocampistas. Aimar colocou-se mais perto dos avançados e como a dimensão do campo era curta, via passar as bolas por cima dado o futebol direto que se praticava. Valeu de fato a enorme entrega de Xavi Garcia, tornando-se cada vez mais um exemplo de solidariedade dentro das quatro linhas.
Destaco um jogador que tem uma qualidade acima da média de todos os outros... Rodrigo de seu nome.
É o tipo de jogador completo, pois é rápido, de uma técnica sublime, de uma capacidade física impressionante, bom a jogar de cabeça e com uma movimentação tremenda, também fruto da entrega constante ao jogo. Estamos na presença de alguém que não engana, saiba apenas tirar-se o devido rendimento.

Pela negativa, refiro apenas a necessidade de ir ao mercado arranjar um lateral esquerdo com qualidaee, pois de outra forma teremos em todos os jogos calafrios constantes.

Anónimo disse...

Em relação ao paulo lopes, esqueçam eu vou ver os jogos do feirense com regularidade e ele enganou-se neste jogo...