segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gaitán? Só se for a defesa esquerdo!

É um exagero, claro está, mas parece-me que tendo em conta o momento de forma de Nolito e de Bruno César, Nico Gaitán tem (ou deveria ter) o seu lugar cativo no onze em risco. Tanto o espanhol como o brasileiro têm-se exibido a bom nível, mostrando muita vontade, qualidade e golos, aparecendo nos momentos mais importantes dos jogos. É certo que a qualidade de Gaitán é inquestionável, mas fará sentido abdicar dos outros dois alas para entregar a titularidade de mão beijada ao camsiola 20?

Na minha opinião, não. Gaitán é um jogador inconstante em termos exibicionais. Varia entre o muito bom e o muito mau, por vezes no mesmo jogo. Já nos deu pontos e golos importantes esta época, como no Dragão e com o Manchester, mas não é raro vê-lo eclipsar-se em alguns jogos, nomeadamente contra adversários menos talentosos. A Nico falta-lhe, a meu ver, algum sentido colectivo de jogo, pois esquece-se frequentemente que está a jogar para uma grande equipa e não é suposto ter uma grande equipa a jogar exclusivamente para si, recuperando as bolas que infantilmente perde após alguns disparates. Não menosprezando o valor que o jogador tem, não acho que se deva entregar a titularidade só porque nas suas costas aparece o nome "Gaitán". Nolito e Bruno César merecem que se continue a apostar neles, deram conta do recado e foram os titulares naquele período que acabou por ser o melhor do Benfica esta época, tanto em termos exibicionais como de resultados.

Jesus tem de se lembrar que o objectivo prioritário para esta época passa não por vender Gaitán por 40 milhões ao United mas sim por ser campeão. E para ser campeão não pode olhar a nomes, algo que tem sabido gerir bem nestes dois anos e meio de Benfica, salvo uma ou outra excepção.

21 comentários:

Anónimo disse...

não concordo... de todo. é um luxo, isso sim, ter estes 3 rapazes para 2 lugares, o que permite gerir os momentos de forma dos 3. e se nao fosse o problema da lesao (e das parvoices...) do perez, o gaitan ate ja tinha poupado mais o aimar no meio...

gaitan valeu nesses dois jogos? gaitan alem desses 2 golos tem 10 assistencias para golo... DEZ!

JNF disse...

Isso é indiscutível, mas a questão que se põe é: davas a titularidade a Gaitán em detrimento de Bruno César ou Nolito já contra o Gil Vicente em casa?

Anónimo disse...

não concordo minimamente. Gaitan em boas condições físicas e titular indiscutível no Benfica... a par de Aimar o melhor jogador do Benfica.

Anónimo disse...

eis a maior incoerência deste blog... mata-se o mensageiro por se criticar o Cardozo... e logo de eguida, só porque não gostam o gaitán, trata-se de o criticar e de rebaixar o seu valor!

ainda não percebi a obsessão de certos adeptos com este jovem jogador, que ainda tem muito aprender e pouca sorte em não ter adeptos a apoia-lo!

coloquem o Cardozo a jogar a dez e depois digam-me se ele rende o mesmo como a jogar a avançado?

Gaitán não era médio, mas sim segundo ponta de lança ou avançado na argentina. Aqui foi adaptado a medio esquerdo no primeiro ano. E vingou. Agora e adaptado a medio direito e apesar de não ser tão imprevisivel, continua a render. isto mostra que mm fora da posição dele, ele ainda consegue ser dos jogadores que mais desequilibra. Gaitán é um artista com personalidade de génio e que o treinador deve contar, conjuntamente com os outros jogadores que o plantel tem e não deve ser descartado.

parem de rebaixar o miudo! Apoiem-no

John Wakefield disse...

Na minha opinião, sacrificava o Bruno César... Acho o Gaitán mais completo do que o brasileiro. E claro, nas alas não poderia abdicar do único extremo desequilibrador que o Benfica tem - Nolito.
Contudo, todos continuarão a ter muitos minutos. O Jorge Jesus tem que saber rodar a equipa e ver quem é que está ou não na sua melhor forma física. Se todos estiverem ao mesmo nível, o Bruno saía, mas era sempre uma das primeiras opções a entrar na segunda parte. Ainda bem que se tratam de 3 boas dores de cabeça...

Anónimo disse...

Eu colocava-o a titular já com o Santa Clara para lhe dar ritmo já que vem de lesão. E claro que ele é titular de caras neste Benfica quando em pleno uso das suas capacidades, até porque os defeitos que apontas a Gaitan, tambem podes apontar a Bruno Cesar...

JNF disse...

Não há incoerência nenhuma até porque ninguém está a deitar abaixo o Gaitán nem a rebaixar o seu valor. Gaitán tem todo o apoio do mundo o que não me impede de, felizmente, criticar aspectos do seu jogo e que estão bem fundamentados neste post, onde aponto as virtudes do Nico e também os seus defeitos (ou é um jogador perfeito, querem ver...). A diferença é que eu justifico o que digo, já este cometário anónimo poderia apontar o que é que não concorda na análise, mas em vez de analisar o conteúdo preferiu analisar o mensageiro. Sintomático. Há razões para criticar o Gaitán? Há. Não sou o primeiro nem o último adepto a fazê-lo com cabeça. Assim de repente, que me lembre (e felizmente tenho boa memória), posso ir buscar dois posts de dois blogues diferentes onde a opinião é partilhada:

http://ceuencarnado.blogspot.com/2011/11/ponto-de-saturacao.html

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2011/12/o-que-ainda-falta-ao-benfica-5.html

Ah, surpresa!

A questão que este post levanta é pertinente: Gaitán acaba de vir de uma lesão e era um dos habituais indiscutíveis para Jesus. Finda a lesão e olhando o bom momento de forma de BC e Nolito, deverá alguém sair? Queres responder à pergunta ou não?

JNF disse...

Acho que a Bruno César se podem apontar outros defeitos bem diferentes dos de Gaitán. Ao argentino aponto essencialmente a displicência e ausência de espírito colectivo e de sacrifício que muitas vezes não demonstra. Bruno César, por outro lado, decide mal ou não consegue executar tão bem. Mas no momento actual de Bruno César e no momento "normal" de Gaitán, prefiro BC.

M disse...

a equipa do Benfica deve ter no seu onze não os melhores jogadores mas aqueles capazes de produzir aquilo que a equipa mais precisa, tornado-se assim, a soma de todas as suas mais valias.

Estamos com uma dinamica ofensiva muito elevada e aparentemente, estamos nesta fase da epoca, muito equilibrados em todos os sectores.

o Gaitan deve jogar quarta e sentar no fds...felizes de nós por termos tamanha opções!

Anónimo disse...

O problema é o Rodrigo estar na forma que está, ou a solução, com Aimar lesionado, era óbvia. O Gaitán é por natureza jogador para jogar nas costas do PL, e nunca atingirá o seu potencial enquanto continuar a jogar nas alas..

Anónimo disse...

no lugar do nolito de certeza que nao.
agora para o lugar do bruno cesar talvez.
pra ja, ele precisa de ritmo, logo o jogo em casa contra o santa clara é ideal, deve jogar sobre a direita ou ate mesmo na esquerda.
agora quando o jogo for para o campeonato, ou seja mais a serio, é uma questao de quem estiver melhor joga.
o nolito tem que continuar a jogar, o bruno cesar jogou mal no ultimo jogo, mas o gaitan tambem nao pareceu muito bem ainda, o enzo perez é que está a faltar aqui, pois o lugar na direita seria dele, devido a estes factores.
o bruno cesar ajuda mais o maxi do que o gaitan, para alem de ser mais jogador de equipa, o gaitan arrisca mais e é displicente por vezes, mas tem talento, em dia sim e a ser mais regular durante os 90 minutos o gaitan sera fortissimo.
cabe ao JJ decidir, pois ele deve saber bem, trabalha com os jogadores todos os dias.

lawrence disse...

Para além das GRANDES qualidades como executante, o Gaitán tem tido sempre um registo de recorrente desplicência, perdendo bolas em jogadas que seriam engraçadas se executadas pela craques da equipa da minha rua mas muito penalizadoras no caso do Benfica.
Quando a equipa está balanceada para o ataque porque não é previsível uma perca de bola, o rapaz "saca" uma revianga despropositada e lá vai o nosso adversário a caminho da nossa baliza apanhando a nossa equipa descompensada.
Aliada a essa "falha", há uma aparente debilidade física natural que não lhe permite ajudar muito o "seu" defesa e que o faz esconder-se do jogo algumas vezes.
Coisa que o BCésar faz com mais naturalidade e consistência.
Neste momento, acho o BC mais regular e o NG mais criativo e imprevisível.
Mais, com o Nolito na esquerda, tapamos mais as fragilidades do Emerson.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Gaitan está ao nível de um Di Maria... este tipo a jogar no lugar do Aimar..ui,ui... isto porque ele diverte-se a jogar à bola... e isso é tudo...

Mr. Shankly disse...

Eu estou de acordo com o JNF. É verdade que o Gaitan tem sido sacrificado a jogar à direita, mas não é menos verdade que ele não se tem sacrificado. Com o momento do Bruno César e do Nolito, fazia-lhe bem ficar a ver que tem que correr para jogar. Por outro lado, pode ser uma oportunidade para o colocar a segundo avançado.

DeVante disse...

Estou com o John!
Já agora, nesta ordem de ideias, porque nao deixar o Aimar sentado no banco? O Witsel não tem dado conta do recado a 10?

Isto do Gaitán já todos sabemos...

DeVante disse...

Alguém tem estatísticas sobre as recuperações de bola?

É que estou a ler muita gente a afirmar de boca cheia que Bruno César é mais jogador de equipa e eu vejo o brasileiro a andar a passos quando não tem bola nos pés...não pressiona nem recupera...

Imaginem se os corruptos tivessem o Gaitán! Tinha uma clausula de 50M e era só elogios, inclusive de benfiquistas...depois querem que façamos "bons negócios"!
O nosso maior "activo" é assim diminuído...
Querem sol na eira e chuva no nabal...o Gaitán neste momento deve ir para o banco, mas se for vendido por menos de 35M é um mau negócio...quem é banco no Benfica, se for vendido por 15M é um excelente negócio...

Eu deixo a pergunta:
Gaitán ou BC qual é mais valioso?

Here Comes The Rain disse...

Não entendo é porquê é que se levanta a questão Enzo.

Gaitán é jogador de grandes jogos e nesses não se esconde, mas tal como tu dizes, a displicência do rapaz enerva qualquer um. O exemplo em Manchester, em que se mete a dar toques na bola e a perde, é sintomático. Mas é um desequilíbrador nato e tem um futuro radioso.

Para mim comia banco, mesmo com o Bruno a ter feito um jogo aquém das expectativas contra o Setúbal. Precisa de minutos, por isso é certo que se não for titular vai entrar e concordo que assim seja.

Mas como já disseram, é um óptimo problema.

JNF disse...

De Vante,

Gaitán é o mais valioso. Mas ser o mais valioso não significa ser o melhor para o actual momento da equipa. E que me recorde, o Benfica deveria ter como principal objectivo conquistar títulos, não vender jogadores por preço elevado.

DeVante disse...

Ah, tá bom...e já te ocorreu porquê que é o mais valioso? Bonito, rico só o CR7...

Só queria perceber uma coisinha, o que o "actual momento da equipa" tem de especial que só se aplica a esta altura em particular?

JNF disse...

Porque é o que tem mais mercado. Ou achas que o valor de um jogador é directamente proporcional ao da sua qualidade? Vejamos: tens Aimar e Gaitán. Qual é o melhor? Aimar. Qual é o mais valioso? Gaitán. Simples. Factores como a idade ou a especulação influenciam o preço do jogador. Não é por Gaitán ter mais mercado e ser mais valioso que Aimar que é melhor que o Mago.

O que é que o actual momento da equipa tem de especial para ser só aplicado nesta altura? Simples: vitórias com goleadas e grandes exibições. Já tinha havido disto na presente temporada ao mesmo tempo? Pronto, está explicado.

Bicadas disse...

Boa noite,

Peço desculpa mas a questão apresentada no post é uma não questão. Se dava a titularidade ao Gaitán de mão beijada? Por pressuposto a titularidade não se dá a ninguém. A meu ver a reformulação mais correcta seria: no mesmo momento de forma qual escolheria? Aqui não tenho dúvidas, Gaitán é de outro nível. Apesar de pensar que tanto Nolito como BC ainda têm grande margem de progressão podendo aproximar-se do nível de Gaitán, duvido que cheguem ao mesmo patamar. No futebol não há justiça, uns têm, outros não. Quanto à questão do momento da equipa, está bem e ainda vai melhorar. Dizer-se que antes a equipa rendia menos é dizer o óbvio mas esquecendo que nas épocas de JJ o melhor momento começa sempre por esta altura e o ano passado talvez seja o exemplo mais evidente. JJ ainda é daqueles que acredita nos "picos de forma" que Mourinho procura relativizar, mas a minha opinião sempre foi de que Março é o momento decisivo da época e a maior preocupação deverá ser trabalhar o grupo para lá chegar em condições de discutir os títulos, se for em vantagem melhor e aí estar no máximo potencial. Assim, penso que o momento é delicado, havendo necessidade de começar a potenciar o Gaitán e gerir com pinças a reintegração do Enzo. Na hora da verdade vamos mesmo precisar dos mais decisivos e entre esses está certamente o Gaitán.

Cumprimentos