domingo, 29 de janeiro de 2012

Nem Ganso, nem Galo... nem Águia


Este Porto não vai à bola com as aves. Primeiro foi a nega e o xingamento público que o presidente do Santos impôs aos azuis e brancos ao receber uma proposta "ridícula e trágica", nas palavras do mesmo, sobre Paulo Henrique Ganso, médio criativo dos de Vila Belmiro. Hoje foi ver o Gil Vicente, que já na semana passada tinha dado muito boa conta de si na Luz ao causar imensos problemas ao Benfica, dificultar as aspirações portistas na revalidação do título de campeão. Grande galo imposto por Cláudio, pelo sósia de Capdevila e pela restante equipa gilista. O Porto vê assim a Águia a fugir na classificação, para azia de muitos portistas, alguns sportinguistas e até vitós encapotados.

Aos adeptos benfiquistas importa relembrar que nada está ganho e que, a partir deste momento, dado o plano teórico, temos muito mais a perder que a ganhar. O caminho é difícil e teremos adversários muito complicados pela frente. Podem nem ser os mais habilidosos, mas se demonstrarem o empenho que o Feirense e o Gil demonstraram nos jogos contra Benfica e Porto, as coisas tornam-se complicadas. Eles também jogam (e nem é com a amarelinha, como ridiculamente se insinuou por alguma blogosfera). E quem dizia que o alargamento a 18 clubes só acrescentaria duas equipas que seriam carne para canhão dos grandes, pode repensar a opinião. Basta ver os resultados alcançados pelos "mais fracos" nos últimos anos.

7 comentários:

POC disse...

Daqui para a frente, vai ser tudo assim, bem difícil.
Há que organizar as tropas e encarar todos com muito respeito.

Se Djaló vier, ou é para defesa-esquerdo ou então = http://simaoescuta.blogspot.com/2012/01/entalo-os-tintins-num-portao-de-ferro.html

Dylan disse...

O presidente do Santos enganou-se. Não faltou um zero ao FCP. Actualmente, o FCP sem Hulk é mesmo 0!

Anónimo disse...

Agradeço a tua foto está divinal. Com os melhores cumprimentos Benfiquistas claro.

Anónimo disse...

O Benfica tem de manter a todo o custo esta preciosa vantagem de 5 pontos antes do jogo na Luz com o Porto, já que vêm aí três jogos difíceis: com o Nacional, em casa, mas principalmente com o Guimarães e com a Académica, ambos fora de casa. Se mantiver essa vantagem e se conseguir ganhar ao Porto, muito dificilmente o título escapará ao Benfica. Atendendo à forma como a equipa do Benfica está a jogar, só se houvesse um cataclismo.

Esta derrota do Porto é também importante, já que perdeu a hipótese de igualar o recorde de jogos sem derrotas que está na posse do Benfica de John Mortimore. Podem dizer que não é um recorde importante, mas se ele fosse atingido ou superado, nos próximos tempos não se falava noutra coisa. Assim, esta derrota veio no momento certo! Esperemos que venha a ser superado por Jorge Jesus. (É, contudo, curioso que esse recorde tenha sido alcançado por um treinador como John Mortimore, que não era um treinador muito conceituado em Inglaterra, e não por outros treinadores, apesar de tudo mais carismáticos, como, por exemplo, Otto Glória, Bela Guttmann ou Sven-Göran Eriksson.)

Quanto à questão do alargamento a 18 clubes, e já que estamos a falar de aves, ocorre-me aquele ditado popular que diz que uma andorinha não faz a primavera. Não é um ou outro bom jogo das equipas pequenas com as grandes que prova que o nosso campeonato é nivelado por cima. Mais dois clubes não acrescentam absolutamente nada em termos competitivos. É óbvio que é quase impossível os clubes grandes ganharem todos os jogos aos clubes mais pequenos. Ou seja, o facto de o Gil Vicente e do Feirense terem feito bons jogos com o Benfica não significa que isso seja a regra. Um jogo entre equipas pequenas é quase sempre uma seca.

MM

JNF disse...

Não é preciso agradecer a foto até porque não é minha.

Anónimo disse...

Mas não esquecer que eles estão a movimentar-se bem no mercado. Danilo chegou (a jogar como lateral é um desperdício). Lucho (já não aguenta com equipas mais competitivas, mas para uma boa fatia das equipas nacionais, continua a ser jogador para mandar no meio-campo) e Ganso (este último é um sonho de verão) para o meio-campo e Liedson (acordo difícil e mais uma vez a ingenuidade leonina em não o tapar com uma cláusula) Vágner Love e Éder como hipóteses para o ataque. Isto fora os jogos de bastidores que se vão intensificar...
A diferença pontual ainda não demonstra a diferença de qualidade entre as duas equipas, mas longe de alguém pensar que isto está feito. Apoiar a equipa é a nossa solução e esperar que a direcção actue criteriosamente no mercado. Fala-se de Sálvio ou Yannick que poderiam ajudar, mas mais importante ainda é colmatar a lacuna de lateral-esquerdo. Emerson tem duas, três falhas por jogo que são intoleráveis e podem comprometer a nossa campanha. Já não falo da nulidade que é a atacar. Não consegue tirar um cruzamento ou fazer um passe a rasgar, e não me parece que seja uma questão de estarmos mal habituados. É mesmo necessário contratar um novo lateral, uma vez que Capdevilla não serve para o esquema de Jesus - estranhamente, Emerson serve...
Lateral-esquerdo e extremo veloz e este ano podemos ganhar campeonato e pelo menos chegar aos oitavos da Champions.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Do melhor, do melhor, parabéns pela argúcia meu caro...