quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O trabalho "invisível" de Matic


Esta imagem é apenas para ficarem com uma ideia da zona do terreno onde Matic pressionou em conjunto com Rodrigo e a sua importância no segundo golo. Bastaram dois passes para a bola chegar a Cardozo.

20 comentários:

Anónimo disse...

Também no 1º golo, o do Nolito, o Matic também teve intervenção na recuperação da bola.

Jotas disse...

Caro PB, sou por norma, um incondicional apoiante de qualquer jogador que entre em campo com a camisola do Benfica, é um princípio, sou incapaz de assobiar qualquer atleta do meu clube.
Matic é um bom jogador, mas na minha modesta opinião, por factores vários que vão mais para além da sua qualidade, está muito longe de um Javi garcia, que para mim, é só dos melhores trincos do mundo, lê o jogo de forma perfeita, é rápido a soltar a bola para quem tem a obrigação de organizar o jogo e é de uma inteligência tática incrível na forma como compensa a subida dos laterias e se coloca como um 3º central quando tal se justifica.

Fehér 29 disse...

O matic esta no bom caminho, a evoluir e a aprender com o melhor ( JAVI). Há que dar tempo ao tempo.

dezazucr disse...

PB, mas olha que quem vâ no estádio sabe que essa é uma excepção, pois está por norma mal posicionado e não compensa bem os colegas, isso para além de não jogar simples quando tem a bola, muitas das vezes perdendo-a.

Falta ainda muito para Matic perceber o que se pretende naquele lugar. Se quer ficar mais tempo com a bola tem de saber guardá-la ao menos e escolher melhor as alturas em que o faz para não emperrar o jogo da equipa.

Para mais, basta ver que normalmente quando joga sofremos sempre golos à entrada da área, em termos de posicionamento considero-o muito mau. Nota-se que tem mais técnica que o Javi com a bola nos pés, mas o Javi dá 100-0 em tudo o resto. Não o considero nem de perto alternativa válida para a posição.

dezazucr disse...

Mais, acho que Matic mais facilmente sería um substituto de Witsel do que de Javi, com a óbvia diferença de qualidade. O que quero dizer é que vejo-o mais como um complemento de Javi do que um substituto.

Anónimo disse...

Por incrivel que pareça, esta mesmo foto pode servir para o contrário. isto é, passando a bola, o equipa adversária ficaria com todo o corredor central para poder chegar á nossa área.

GNR

DeVante disse...

Muito bem visto, PB!

Noto que alguns benfiquistas vão facilmente numas falsidades que, repetidas mil vezes, são tomadas por verdades inquestionáveis.

Que o Cardozo é tosco;
Que o Gaitán é preguisoço e se amua;
Que Matic não serve para trinco;
Etc...

Mr. Shankly disse...

Podes analisar também o posicionamento do Matic no golo do Setúbal. Aliás todo o perigo do Vitória vinha das zonas cinzentas do triângulo Jardel-Matic-Emerson.
parece-me que o Matic não dá para trinco. Não lhe vejo evolução.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

O lugar dele é aí... neste último jogo ele soltou a bola com alguma rapidez que era no meu entender o seu principal calcanhar de aquiles.

Parece-me também que "pisou" melhor no campo, vi que recuava para fazer de "3º central" para que os laterais abrissem mais e pudesse transportar abola vindo detrás... aspectos que têm resultado no nosso jogo... temos um jogador com potencial... Tecnicamente é um jogador evoluído isso mete-se pelos olhos dentro...

John Wakefield disse...

O Matic é um jogador esforçado e é um médio-centro/interior e não um trinco, embora seja o jogador utilizado por Jorge Jesus para substituir Javi Garcia. A dispensa de Airton foi um erro.
A vinda de Matic foi acertada. É um jogador útil e é sempre mais uma alternativa que temos no plantel. Mas, verdade seja dita, não é jogador para ser titular indiscutível no Benfica. Pode até vir a sê-lo, caso evolua, mas daqui até lá, é apenas mais uma opção no plantel.

Qui-GonJinn disse...

Durante o jogo, qualquer jogador do nosso clube tem de ser incentivado! Porém, em blogues tem de haver liberdade para discutí-los!
Matic, para mim, não serve. Só mesmo com muito boa vontade é que podemos admitir que este jogador justifica o peso de 5 milhões. É diferente de Javi Garcia e não tem nem metade da qualidade de Witsel! E creio que Airton é melhor substituto do espanhol, não tendo o sérvio acrescentado nada ao nosso plantel! Creio que no final da época deveria ser vendido!

Qui-GonJinn disse...

E o Mr Shankly toca num ponto que me saltou à vista no golo do Setúbal. Neca deveria estar a ser pressionado por Matic, que estava muito longe dele!
Creio que seria interessante colocar uma foto a mostrar o posicionamento de Matic no lance!

Anónimo disse...

não vejo como muito positivo o posicionamento do matic, para ser sincero.

sendo certo que consegue recuperar mais bolas que o normal no meio campo adversário, também é certo que existem bastantes jogadas que passam e que criam perigo. aliás, o seu maior defeito, a meu ver, é continuar a deixar desprotegidos os centrais. mas acho que aí pode aprender e tornar-se um bom "6".

como 8, não lhe vejo qualidade para ser solução à maneira.

no nosso plantel, preferiria ver o Airton ou Nuno coelho como alternativas ao Javi, e o Martins como solução ao Witsel, em vez do Matic.

já agora, qual preferirias ter no plantel? Nuno Coelho ou Airton?

Um bem haja
nightcrowler

Afonso Machado disse...

Matic neste momento é um daqueles atletas que não encaixa na perfeição no nosso sistema, a meu ver. É um jogador que gosta de atacar, de ter bola. É muito esforçado e tem qualidade técnica, mas falta-lhe alguma qualidade de posicionamento. Nada que não se corrija.
A meu ver ele para jogar numa táctica que possui Cardozo/Saviola ou Cardozo/Rodrigo não serve, sendo mais apto a jogar quando jogamos em 4x3x3, ao lado de Aimar, Javi ou Witsel.
Ontem, por ter jogado numa posição mais ao seu estilo, acabou por rubricar uma exibição aceitável. Situação a rever por JJ

Anónimo disse...

night, o Nuno Coelho, sem margem para dúvidas.
São conhecidos os problemas extra-futebol da grande maioria dos jogadores brasileiros. O Airton encontra-se nesse "pacote".
Os benfiquistas tem dificuldade em compreender o Matic porque é um jogador de um estilo completamente diferente do Javi. Em jogos como este, é importante recuperar bastante alto para não deixar a equipa adversária se reposicionar.
Grande trabalho do Matic na recuperação de bola neste jogo e no jogo contra a Académica, também em casa.

Anónimo disse...

Colocarei imagens do golo do Setúbal, amanhã.
Adianto já, para mim, Matic não tem culpa no golo.

DeVante disse...

Nem me falem do Airton...fodasse!!!

Aposta disse...

Viva o SLB!!!

SLBruno disse...

Ontem deu para peceber que Matic nem a 6 nem a 8...
É uma alternativa medíocre a Witsel quanto muito aliás, ontem baralhou-me a cabeça jogou pior a 8 do que a 6! Todos (eu incluído) pensavamos "e ah tal tem pezinhos a mais para jogar a trinco e demora demasiado tempo a soltar a bola pq está habituado a ter outro relacionamento com a bola e a maneira/tempo certo de a soltar, já para não falar da pressão que não efectua", mas ontem JJ fez-nos a vontade e colocou-a 8, resumindo, saíu-se ainda pior... Têm que o trabalhar muito, mas mesmo muito para ser opção válida... E sim o Airton era muito, mas muito melhor que o Matic, como alguém já referiu, foi um erro deixar sair Airton... Quanto aos seus problemas extra-relvado (que não conheço) nunca os deixo transparecer em campo (como muitos outros) bem pelo contrário, sentido táctico perfeito/timing certo para soltar a bola/até tinha uma boa colocação do remate!
E não digam q o Matic recuar e fazer de 3º central é mérito do próprio, isso é um REGRA DE OURO no modelo táctico de JJ no Benfica...

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas PB e benfquistas,

Com o devido respeito a todos,
pelo que tem demonstrado na globalidade do tempo que tem jogado... Matic não pode nem deve convencer ninguém! Demasiado lento a pensar..., complicativo e... mais lento ainda a executar!

Quando constatamos que, posicionalmente, temos o Javi como bitola de comparação,... bem,... ATÉ DÓI!...

Enfim, Matic tem uma técnica razoável, mas... é um claro erro de "casting", forçado também... pelo negócio de David Luiz (ou Ramires, estou na dúvida).

Creio que Nuno Coelho seria uma alternativa com claras mais valias competitivas,... e é Português!

Um abraço de Palermo,
RSG