quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Tudo para ser campeão

Apesar da derrota em Guimarães, as hipóteses de o Benfica se sagrar campeão não foram beliscadas, diminuídas ou alteradas. Continuamos com tudo para sermos campeões pela segunda vez em três anos, algo que não acontece desde o triénio 1989-1991. É melhor ter dois pontos de vantagem que dois de desvantagem. É melhor receber o Porto que visitá-lo. É melhor ter um calendário mais fácil que mais difícil. E apesar das casmurrices, é melhor ter Jesus no banco que Vítor Pereira.

Estamos numa posição privilegiada como poucas vezes estivemos nos últimos anos. Quando foi a última vez que viram o Benfica liderar o campeonato em Fevereiro? Tenho plena convicção de que temos tudo para estar a festejar o 33º no Marquês em Maio. Racionalmente, olhando para a tabela, para o plantel e para o calendário, temos esperanças legítimas. Não tenho é tantas certezas de que o conseguiremos. E o meu medo não foi pela derrota em si, mas sim da forma como aconteceu. O Benfica tremeu numa altura em que não era suposto tremer, mostrou fraquezas que deveriam estar há muito resolvidas ou pelo menos escondidas. Mostrou um treinador frágil no pré-jogo, desastroso na abordagem ao jogo e inconsciente no pós-jogo. A defesa mostrou as debilidades que se conhecem. Nas últimas três épocas e meia, o Braga sofreu menos golos no campeonato que o Benfica. Porquê? O meio-campo revelou-se inoperante e pouco imaginativo. Mesmo o ataque esteve pobre, com Cardozo num daqueles dias-não e Rodrigo esforçado mas inconsequente.

Todos temos o direito a ter um dia mau. Não podemos é provocá-lo. Perdemos pontos por desleixo. O sufoco que sinto neste momento passa pelo facto de, mesmo estando a fazer um campeonato quase perfeito, um erro deitar tudo a perder, como vimos em Guimarães. É esta a diferença para o Porto. Noutros Fevereiros, o Porto, com a nossa pontuação, já seria campeão ainda que oficiosamente. Nós, mesmo estando à beira da perfeição, temos a corda na garganta. E ainda assim com tudo para ser campeão.

5 comentários:

Dylan disse...

Não compreendi bem o seu texto. Primeiro diz que "as hipóteses de o Benfica se sagrar campeão não foram beliscadas, diminuídas ou alteradas", para depois hesitar dizendo que não tem tanta certeza que o Benfica seja campeão.

Sinceramente, as hipóteses do Benfica ser campeão baixaram bastante. Mas vamos aguardar até ao jogo com Fcp.

Anónimo disse...

Concordo, no essencial, com este texto.

Estamos numa altura crucial da época e não podemos deitar tudo a perder, como sucedeu na época passada. O cúmulo de todo isto seria o Porto vir ganhar à Luz! Daí que os 5 pontos de vantagem nos davam um conforto moral e representavam um desgaste psicológico para quem nos tinha que visitar.

Tudo isto apesar de não ter dúvidas de que a equipa do Benfica é aquela que melhor futebol pratica. Mas estamos num campeonato em que a equipa que ganha é aquela que é mais eficaz e não a que pratica melhor futebol, o que nem sempre é coincidente, embora o ideal seja que as duas coisas possam ser coincidentes.

Com a humilhação de ontem, é possível que o Porto entre em perfeita depressão. Mas, às vezes, os animais feridos são os piores…

Portanto, o que o Benfica tem a fazer é o de não cometer erros (REPITO, NÃO COMETER ERROS!), como os que foram cometidos em Guimarães. Independentemente do desempenho do Guimarães, se o Benfica (e aqui concordo integralmente com o texto do post sobre a abordagem feita ao jogo por parte da equipa técnica) não tivesse cometido erros sairia de Guimarães com, pelo menos, um empate, que sempre era melhor do que nada.

A Académica do Emanuel vai fazer todos os possíveis e IMPOSSÍVEIS para ganhar ao Benfica. Temos de jogar com GARRA, com DETERMINAÇÃO, sem perder a necessária CLARIVIDÊNCIA e o DISCERNIMENTO, que são essenciais para ganhar qualquer partida.

O sistema tático a utilizar tem de ser aquele que dá mais garantias em jogos desta natureza. Não podemos arriscar! Para mim tem de ser o 4x2x3x1, com Witsel e Matic (ou Javi Carcia, se já estiver em PERFEITAS CONDIÇÕES) à frente da defesa. Depois, com o decorrer do jogo, é que deverão ser feitas as necessárias alterações ou adaptações.

Se após o jogo do Porto, o Benfica mantiver pelo menos os dois pontos de vantagem, acho que poderemos encomendar as faixas de campeão. Portanto, para mim, estes dois jogos (com a Académica e com o Porto) são essenciais. TEMOS DE DAR TUDO!
MM

JNF disse...

Penso que temos as mesmas hipóteses de sermos campeões que antes do jogo com o VSC. O problema é que, como ficou demonstrado na cidade-berço, só perderemos este campeonato se quisermos, fruto de umas invenções patéticas. E de uma crónica incapacidade em dar uma machadada decisiva.

Anónimo disse...

Hoje de manhã vi, no noticiário, o resumo do jogo entre o Basileia e o Bayern Munique. Logo por acaso, ambas as equipas têm algo relacionado com o Benfica. O Basileia foi adversário do Benfica na Liga dos Campeões, ainda esta época. Por sinal, o Benfica foi a única equipa que ganhou em casa do Basileia!
O Bayern é treinado por Josef “Jupp” Heyn, antigo treinador do Benfica. Recordo-me que ele veio para o Benfica com a “aura” de grande treinador, depois de ter sido Campeão Europeu pelo Real Madrid. Não lhe valeu de nada. No Benfica revelou-se um desastre!

Pois, nesse jogo com o Basileia, o Bayern teve imensas oportunidades de marcar golos, mas, também devido a algum azar, não conseguiu nenhum golo. Quem marcou foi o Basileia, a poucos minutos do fim.

Serve isto para dizer que o futebol tem muito de fortuito. Por isso, é preciso as equipas preparem-se para esse tipo de surpresas. Até porque nem sempre as equipas que jogam mais e melhor ganham. O Benfica jogou mais e melhor que o Guimarães e não ganhou. Dizem que o Porto jogou bem com o Manchester, mas levou 4 golos sem resposta.

Nos jogos que se avizinham, o Benfica tem de procurar, em primeiro lugar, ganhar os jogos. Tem de ser o mais eficaz possível e procurar não cometer erros. Só depois é que poderá vir a nota artística. É claro que o Benfica tem todas as condições para ser campeão este ano. Para que isso aconteça, a questão da eficácia é essencial. O Benfica tem de ser objectivo e explorar as fraquezas dos adversários. Não basta dominar aparentemente os adversários se não se conseguir marcar golos. Portanto, é preciso também objectividade e eficácia.
MM

Pilantra disse...

Isto sim é uma opinião à Benfica!
Já ando um bocado farto daqueles comentários e posts que se podem ler nos fóruns e na blogoesfera, cheios de complexos de inferioridade, nós é que somos o Benfica, o maior de Portugal, sempre fomos e continuaremos a sê-lo, se o medo alguma vez existir tem de vir da parte dos outros 15 clubes da nossa liga, nunca da nossa parte.