segunda-feira, 5 de março de 2012

Critérios de inclusão e de exclusão

Antes de definir que alvos abordar para ocupar a cadeira de sonho do banco do Sport Lisboa e Benfica, é preciso definir em que condições Jesus se mantem ou é afastado do cargo que actualmente ocupa. Vamos supor que o treinador português conseguia dar a volta à situação e vencer o campeonato, a Taça da Liga e fazer uma grande prestação europeia. Obviamente ficaria, certo? É muito improvável, mas a sua continuidade teria o aval de praticamente todos os benfiquistas.

A meu ver, a continuidade de Jesus deve ser assegurada se:

- o Benfica se sagrar campeão nacional, ou

- o Benfica chegar às meias-finais da Champions League e não termine abaixo do segundo lugar no campeonato


O despedimento de Jesus deverá avançar se:

- o Benfica acabar o campeonato abaixo da segunda posição, ou

- sofrer nova humilhação nas meias-finais da Taça da Liga, não vencer o campeonato e não chegar às meias-finais da Champions League, ou

- for eliminado pelo Zenit e não ganhar o campeonato


É mais ou menos isto que defino como condições para a continuidade e saída de Jesus. São estes os critérios pelos quais me guiaria se tivesse de tomar a decisão de continuar com Jesus ao leme da equipa ou não.

16 comentários:

Bicadas disse...

Boas,

Excelentes critérios. Ou ganha ou rua, mais nada. Quero lá saber se o Benfica joga o melhor futebol dos últimos 20 anos, se joga futebol ofensivo, se discute títulos, se valoriza jogadores, etc.

Ou o senhor ganha ou sai. Nós somos o Benfica, destinado a ganhar, os outros são só paisagem e não se passa nada à volta da Luz.

Siga a marinha e ponha-se toda a pressão possível sobre o treinador, a ver se ele agora não vai começar a ganhar. E se não ganhar arranja-se outro, que treinadores melhores não faltam por aí. Vamos embora!!

JS disse...

Embora ache os principais critérios para despedimento não devam ser os resultados, estes devem ir mais ou menos ao encontro do que Jesus realmente é capaz.

Acho que esses resultados são mais ou menos o que estabeleço para aquilo que realmente Jesus é capaz, mas...

Há um ponto muito mais importante: a capacidade de Jesus reconhecer as suas más opções (mais técnicas que tácticas), capacidade de gestão de grupo, etc... Por mim, pode ganhar tudo que se não tiver estas capacidades não é o treinador para uma nova temporada.

Disto isto, acho que se o Jesus sair no final da temporada, há um sério risco de ir directo para o Porto (possivelmente, poderá haver um gap de 1 ou 2 anos)... e ainda não me decidi bem o que é melhor (ou pior): um Jesus no Benfica incapaz de bater Portos à Vitor Pereira ou uma dupla que acho que limpa isto tudo chamada Pinto da Costa/Jesus. É que com Pinto da Costa, acho que mais de metade das lacunas eram suplantadas (e não estou a falar de árbitros).

Rfa disse...

Achas mesmo que o Benfica pode voltar a ser campeao seja com quem for o treinador? Eu sinceramente nao acho. Como as coisas andam aposto que nem o Mourinho la ia. Metade dos treinadores da liga tem ligacoes directas aos porcos. Metade dos jogadores sao assalariados dos gajos. E a Liga. E a Federacao. Dos arbitros valha-nos Deus. Sao as redacoes dos jornais. E achas mesmo que as coisas mundam quando o treinador for despedido?

Fernando disse...

Todo tem uma era que por sua vez acaba. O JJ tem varios problemas que sao mais prejudicias que os beneficios que tras. Por isso sou da opinião que esta era vai acabar para ver se finalmente recomeça a hegemonia Gloriosa.

Anónimo disse...

O Benfica dificilmente vai ganhar o Campeonato!

O Benfica dificilmente vai ficar em segundo Lugar!

O Benfica não passar prá fase seguinte da Liga dos Campeões !!

Dúvido muito que este cenário não
seja real!!

Pedro disse...

Para mim é simpleS: o tempo de Jesus no SLB terminou.

Aconteça o que acontecer até ao final da época temos que mudar pq Jesus já demonstrou que não sabe ou não quer.

Neste momento, fruto de todas as decisões tomadas por JJ desde q está no SLB, tenho a absoluta convicção que tudo o que de bom fizemos foi apesar de JJ e não por causa de JJ. Tudo o que de bom fizemos foi porque temos uma equipa fabulosa, jogadores como Aimar, Di Maria, Ramires, David Luiz, Coentrão, Luisão, Garay, Cardozo, Nolito, Javi, etc...jogadores claramente superiores à concorrência que permitem que a equipa sobreviva aos erros do treinador. Mas, como humanos que são, nem sempre isso é suficiente. Quando se junta um jogo menos conseguido a opções tácticas absurdas e erros dos árbitros a derrota é inevitável...assim foi o ano passado assim está a ser este ano. No ano do título? Bem...fomos campeões na última jornada...acho que diz tudo.

Critérios para escolha de um novo treinador?

Dois pontos fundamentais: Perceber de futebol, obviamente, mas, acima de tudo, perceber o futebol nacional. O grande defeito deste Benfica é ninguém, pelos vistos, saber como funciona o futebol nacional.

Abelourinha disse...

Jesus está a fazer o que nenhum outro treinador fez nas ultimas épocas, è verdade que tem falhado principalmente nos jogos com o Porto.mas este mesmo jesus se for para o Porto será campeão como foram Jesualdo, F. Santos etc.Vejamos que até um adjunto é campeão no Porto, mas nós que entendemos que a culpa é do treinador pronto toca a malhar no gajo e se não cumprir os objetivos Rua. O problema está em quem faz o desequilíbrio nos jogos do Benfica, quem foi que validou um golo fora de jogo no ultimo desafio, quem foi que pôs o Emersom cá fora por fazer duas faltitas banais sobre o Boneco Berde, sim só duas faltas durante o jogo, quem foi que nos retirou o primeiro lugar quando o Quique por cá esteve e que assumiria-mos o comando no estádio do Dragão, pois é será melhor destruir tudo para começar tudo de novo, não me parece, esse tem sido o caminho do Sporting e os resultados estão à vista.Concordo que se tenha de exigir e muitíssimo ao Jesus, mas também temos que exigir que esta corrupção na arbitragem seja erradicada do futebol, em que é sempre o mesmo a ser beneficiado,existem fatores no futebol que não conseguimos controlar como lesões, remates falhados,etc, mas existem alguns que dão chitos e ainda gozam a seu belo prazer. Gostaria que no próximo jogo com a Académica muito ''disponivel'' como esteve connosco e que o FC Porto perdesse o jogo daquela maneira isto é, com um duplo offside,estamos mesmo a ver a ser entregue um ramo de Flores ao apitador no final da partida não estamos. Força Benfica
Cumpts

troza disse...

Só um detalhe... ele devia continuar ou não mediante a disponibilidade de alguém com valor. Eu não o despediria se não tivesse garantido um treinador de grande nível primeiro.

Joel disse...

O Jesus não pode sair, pois imaginem o poderio dos corruptos com este treinador (e eles bem o querem). Pois os "problemas" defensivos não apareceriam no estádio do ladrão.

NN_SLB disse...

Esta terça decide-se o futuro de Jesus, a meu ver ter perdido o titulo EM CASA , sim falta muito campeonato mas não estou a ver o Porto perder o que tem de perder ( 4 pontos ) e o Benfica ganhar tudo, primeiro o Braga deve lhes abrir as pernas, os lagartos no Dragão no máximo acredito num empate, nas Madeiras Nacional também lhes deve abrir as pernas, já o Maritimo talvez no máximo um empate. Ja o Benfica receber o Braga vai ser lixado, e em Alvalade eles até a relva vão comer...

Vladimir Kaspov disse...

JNF o ciclo fechou-se e JJ deve sair no final mesmo conquistando o campeonato que é só o que interessa, deixa lá Champions e Taça da Liga, pq a TL são peanuts e a LC é impossivel vencer, meias finais não interessam. Ele q vá p o porto ou em alternativa p puta q o pariu e pelo caminho volte a defender o bruno alves em deterimento dos seus jogadores.

John Wakefield disse...

Subscrevo...

Constantino disse...

Epah JNF,

Faltam 9 jogos de campeonato, Taça da Liga, e Champions... e andamos já a pensar quem será o proximo pescoço a colocar no cepo? As contas fazem-se no final e se 4 pontos são o suficiente para deitar a toalha ao chão... que merda andamos nós a fazer aqui? Para isso mais vale entrarmos no campeonato do INATEL. Fodasse detesto elogiar os corruptos, mas eles a 5 pontos estavam descansados e nós a 4 estamo-nos a atirar da Ponte 25 de Abril? Aliás, isto nem é um elogio a eles, isto é uma critica a nós...

Abraço

Gustavo Neves disse...

Caros benfiquistas, não me parece que seja tempo de pensarmos em novos treinadores e jogadores. É verdade que o Jesus tem as suas limitações, mas para o campeonato português chega e sobra. É dificil ter melhor plantel, também não é por aí.

O problema é que enquanto o nosso Benfica continuar a ser gerido como uma SA, em que a actividade é compra e venda de jogadores, realização de contratos publicitários e venda de merchandising, e não como uma SAD, em que a actividade principal é GANHAR CAMPEONATOS, TAÇAS E COMPETIÇÕES EUROPEIAS, e as outras que enumerei atrás é que vêm em segundo plano, não vamos passar disto. O balão enche, de confiança, moral, expectativa, mas é tão frágil, que facilmente rebenta.

Os nossos treinadores e jogadores (e não me refiro só ao futebol, refiro-me a todas as modalidades do clube) não têm estofo, mentalidade ambiciosa e ganhadora. Caem à primeira adversidade. Temem os seus adversários.

E de quem é a responsabilidade? Obviamente de quem os gere, de quem os lidera. Porque quando eles aterram na Portela, vêm do mesmo sitio de onde vêm os outros. A questão é que uns chegam cá e crescem enquanto homens, outros, como, infelizmente, é o nosso caso, não passam de pseudo-estrelas, ignorantes que recebem a tempo e horas fortunas para denegrir o clube que representam.

E agora? O que fazer? Claro que a resposta passa pela entrada de uma nova direcção. Mas, até que ponto está entranhada no Benfica a estrutura do Sr. Vieira? Até que ponto a máquina financeira actual( que trabalha bem) poderá ser gerida por outras pessoas?

É uma tarefa dificil termos outro presidente no futuro próximo. Resta-nos uma coisa, a força tremenda que representa a multidão benfiquista. Temos de, todos juntos, acreditar na ideia de que é possivel termos um presidente, uma direcção, verdadeiramente benfiquistas, que sorriam e chorem, como nós, pelo nosso clube.

E, já agora, em vez de virarmos costas para ir beber uma cerveja, na sexta deviamos lá ter ficado para fazer sentir a todos os que vestiram a camisola do nosso clube, que aquilo não foi suficiente, que não foi digno.

Benfiquistas, assumam-se, dêm a cara, manifestem-se e, sem anseios de protagonismo, vamos fazer algo fundamental pelo nosso clube.

Bruno disse...

\Como benfiquista gostaria que me dissessem se o Anderson é lateral para o Benfica. Meu deus, aquilo n é nada. Só o treinador é n quer vêr.
Bruno

Pedro disse...

"Fodasse detesto elogiar os corruptos, mas eles a 5 pontos estavam descansados "

Constantino, acho que todos vimos do porquê de eles estarem descansados...