sábado, 3 de março de 2012

A Dama de Ferro

Foi uma numa das fases mais conturbadas da História da Inglaterra que uma mulher subiu ao poder. Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, tinha uma liderança conservadora, de punho fechado. Amada por uns, odiada por outros, era dona um cabelo volumoso e de uma personalidade irascível. Tantas semelhanças com Jorge Jesus...

O que fazer com a Dama de Ferro do Benfica? Jesus tem os seus méritos e os seus defeitos. Deu-nos um campeonato, humilhou-nos noutro e deixou escapar uma vantagem de cinco pontos para nos colocar a três (e meio) da liderança. A meu ver, tem tanto de conhecimento táctico como de bazófia, o que leva a que, mesmo tendo os melhores jogadores do ponto de vista defensivo do campeonato, a nossa defesa seja, em campo, um desastre. Podemos ambicionar algo melhorzinho que Jesus? Sim. Podemos ter? Dificilmente. A questão que coloco neste momento é: haverá algum treinador que seja capaz de fazer melhor que Jesus? Se sim, quero-o no Benfica. O problema é que não vejo ninguém. Ou até vejo, perdido pelas Arábias, um conhecedor da Mística do Benfica que já deu provas como treinador principal. O problema é que os árabes não parecem dispostos a cedê-lo.

Que dizem? Jesus é para continuar ou para sair? E se sair, quem deverá ser o seu sucessor?

23 comentários:

rsa disse...

Boas, se perdermos o campeonato na minha opinião JJ deve sair, o Benfica nao pode seguir o rumo do Arsenal de Londres com o Wenger o Benfica têm de começar a ganhar, mais vezes. Alternativas ? Na minha opinião a derrota na Liga têm que ter consequênçias também em quem decide quanto ao treinador se VPereira for campeão está tudo dito alías basta ver quantos treinadores que passaram pelo fcp tiveram sucesso a sério? Mourinho e Robson o resto ....

JJ é um bom treinador em termos de tactica o problema é o resto veja-se a forma como não defendeu o Rodrigo na lesão elogiando o BAlves, como apos perder em Guimarães vem com ares de superioridade dizer que ainda temos dois pontos e a pressão está nos adversários viu-se.
Depois temos uma equipa com falta de confiança em Coimbra e na semana do classico vêm justificar a data do classico e a baixa de forma de Gaitan com a selecção??!!
Resultado fcp lider e mais uma vitoria na Luz.
Neste momento temos uma equipa destroçada....

Portanto o Benfica precisa de mundanças em quem manda e um novo treinador no actual contexo da liga têm que ser português já que não temos argumentos para seduzir um treinador estrangeiro credenciado.

Adorava ver o adjunto do Mourinho Rui Farias no Benfica...

Valco disse...

Rui Vitória?

EFS disse...

São boas questões e legítimas.
No entanto é preciso ter presente que ainda há muito para ganhar (ou perder) nesta época.
A primeira coisa a ganhar é a equipa para os desafios que ainda temos. A começar já na 3.ª feira para a Champions. Temos que vencer esta eliminatória para travar a queda continuar a boa carreira entre os maiores em competição em 2011-12.
Depois voltar a ganhar no campeonato. Pior que estes últimos jogos; pior que o resultado do jogo de ontem; será se o Benfica se deixar cair e perder já mais pontos. Isso sim, será inaceitável. Acabar o campeonato com dignidade significa não perder mais pontos e retomar o caminho em que estavamos até recentemente.
Toda a estrutura deverá estar unida para estes objetivos e assegurar no mínimo o 2.º lugar de acesso direto à Champions. É fundamental que o Benfica prossiga na senda de se manter na Champions continuamente. Sendo campeão ou não.
Por fim, a disputa da Taça da Liga. Outro objetivo da época e em que temos tradição.
Há ainda muito para ganhar. A estrutura existente tem que saber dar a resposta. No final se verá se há ajustes a fazer e em que elementos da estrutura.

Anónimo disse...

Sinceramente, só um desastroso final de época, a nivel de resultados é que o JJ deverá ser despedido. E quando digo desastroso, estou-me a referir a um 4º lugar na Liga, uma eliminação na Xampions frente ao Zenit e nova eliminação pelo Porto na Taça da Liga.

Um eventual novo treinador e dentro de um leque possivel e realista de treinadores, temos muito por escolher, não querendo dizer que seriam as minhas escolhas:

- Manuel José
- Paulo Bento
- Preud'homme
- José Peseiro

A um nivel menos acessivel, o Unai Emre, do Valencia.

GNR

Miguel disse...

Fernando Santos ou humberto coelho a treinadores mas sempre com ALVARO MAGALHAES como adjunto.

o jesus deu me o mlehor benfica qeu vi jogar com os meus 22 anos mas dps estragou tudo e fomos humilhados pelo porto vezes sem conta, a verdade e que parece qeu é algo que esta entranhado com jesus o porto nao e encarado como deve ser e somos humilhados, ontem a equipa ate teve alguma atitude mas fudemo nos nas substituiçoes

Unknown disse...

O benfiquista Rui Vitória. Atrevo-me a dizer que ele no Benfica apostaria mais nos jovens e nos portugueses...

FZagalo disse...

Se não for campeão (que neste momento é o mais certo), tem de ir embora logo!
Dois anos de humilhação é demais, podemos queixar-nos da arbitragem (e muito!), mas o JJ tem muita culpa no cartório, neste jogo então é escandaloso: Quando Aimar sai lesionado estamos a ganhar 2-1 em casa ao nosso maior rival, só tem de reforçar o meio campo... Não, prefere táctica suicida com witsel a atacar, resultado é sofrer golo em pleno contra ataque... Nesta altura o Benfica é que devia estar a marcar o terceiro em contra ataque, mas o mestre da tática acha que não!

Desiludiu-me muito nestes últimos jogos, e se não formos campeões é culpa única e exclusiva dele! Pensei até meio da época que fosse o treinador ideal no Benfica, mas equivoquei-me infelizmente...

Falar antes do jogo que o Lucho não acrescentou nada, e opinar sobre tudo da equipa adversária demonstra amadorismo... É o verdadeiro papagaio, só diz asneiras!

Expulsão de Emerson só de por Matic a fechar o lado esquerdo, nunca Gaitán! Perdemos ontem o campeonato na 3ª humilhação da Luz em menos de 1 ano... e pode vir aí a 4ª...

Se não for campeão, porque ainda podemos ser, RUA com ele!
Acredito no Vieira e Rui, sabem o que terão de fazer... E bons treinadores não faltam por aí agora... Domingos, Jardim, Paulo Bento... Eu não hesitava, sem pestanejar Paulo Bento!

3ª no meio disto tudo, é obrigatório ganhar pelo prestigío e dinheiro que a prova envolve... Além disso, tirando os 2 colossos espanhóis, o Benfica consegue jogar de igual com todos os restantes... Mas o papagaio anda por aí...

Saudações Benfiquistas!

PluribusUnum7 disse...

Continuar. Saindo é o maior erro desta direcção do Benfica em 10 anos. E já cometeu muitos. Deixando sair este presidente também me parece um erro porque aos poucos vai matando os corruptos mesmo que não pareça. Tirando a arbitragem que continua muito forte já se começam a notar muitos problemas naquelas bandas.

Anónimo disse...

Mourinho

John Wakefield disse...

Muito sinceramente, não acho que a culpa tenha sido do Jorge Jesus, neste último jogo. Mas em Guimarães e em Coimbra foi culpado, no primeiro porque abdicou de Witsel e, no segundo, porque tirou Aimar para meter Djaló.
No jogo de ontem, ninguém iria prever aquele golaço de Hulk logo ao início. O Benfica ainda reagiu bem e ainda virou o resultado. O Porto empatou em contra-ataque por James. E depois o Pedro Proença fez a diferença nos últimos 20 minutos, quando o jogo estava equilibrado. Os dois amarelos amostrados ao Emerson (sobretudo a primeira cartolina) foram muito rigorosos e, como se não bastasse o árbitro não manteve o mesmo critério em relação a Djalma.
O golo da vitória (e quiçá do título) é completamente irregular e dá uma vitória ao Porto que é injusta e que tem o dedo da equipa de arbitragem!
Por isso, o Jorge Jesus não pode ser culpado da palhaçada da arbitragem que tivemos bem como do azar que caiu encima de nós.

Contudo, apenas ilibo JJ nesta partida, mas noutros jogos foi responsável. Académica, Guimarães e a derrota no Funchal para a taça de Portugal são da sua responsabilidade... Por isso, se este ano falhar, teremos 1 ano de sucesso e 2 de pesadelo. E aí sim, direi - venha o próximo e boas opções não faltam por aí - Rui Vitória, Pedro Martins, Domingos Paciência, Paulo Bento, Vilas Boas...
Mas daqui até ao final da época, vamos ter que sonhar por um milagre...

PMM disse...

Pois os treinadores passam e o problema é sempre o mesmo. Jesus é o melhor treinador do Benfica nos ultimos 20 anos isso nem dá para discutir. É o melhor treinador em Portugal sem espinhas. Agora é um treinador perfeito claro que não é? Tem muitos defeitos mas um conhecimento do futebol incrivel e por esse conhecimento que tem que o tem traido. As vezes para provar o seu ego faz o que vemos.
A questão como bem disse é que conseguiremos melhor que Jesus para as nossa possibilidades? Digo já que NÃO, em Portugal não há melhor, no estrangeiro Português só Mourinho (nem vale a pena pensar), estrangeiro só do nivel de Quique,ou Camacho, por isso quem seria o iluminado que iria no Benfica ganhar tudo???? Mas quem seria mesmo???
Para além disse o Corrupto lá de cima está só há espera disso para realizar o seu sonho de o ter no Antro e ganhar tudo com ele. E digo iria ganhar tudo tenho a certeza e podem apostar o que quizessem.
Por isso para mim o sucessor de Jesus seria Jesus. ou acham que com outra ganhariamos tudo. O Fergunson esteve 6 anos para ganhar em Manchester o que seria impossivel aqui e depois é o que se vê há mais de 20 anos. Wenger está há 4 anos de seca e alguém o que despedir?
Por ultimo JNF esse homem das Arábias está a pensar em quem?? Manel Zé por amor de Deus. Provou como treinador aonde?? Ali nas Arabias e de resto o que ganhou em outros lados. Lembra-se dele no Benfica, lembra-se bem? "daqui a 1 mês ninguém conhece o Benfica" disse depois de levar 4 golos na Luz com o Salgueiros do Nandinho, Abilio, Leão, etc.

Gaspar Esteves disse...

Não sei se estarás a pensar em Manuel José, que seria uma excelente opção. Eu coloco aqui também o nome de Alvaro Magalhães. São treinadores não alinhados e que conhecedores do clube.
Todos nós sabiamos, desde o jogo do Porco em Barcelos, o se iria tentar armar e os responsaveis do clube souberam acautelar-se.
Sei que Jesus tem mérito, demonstra-o a sua carreira, mas fica-lhe mal andar constantemente a baixar as calças ao sistema(recordo a saudação a PC, as palmadinhas nas costas de Alan e a ultima com Bruto Alves)contrastando com as declarações sobre o nosso clube quando passou por Belém e Braga.
Eu gosto é do Benfica e só posso respitar que o respeita.

Inferno da Luz disse...

sai e entra o jardim ou o domingos em ultimo caso, mas nao me parece que va sair porque se o JJ sai o porto vem logo busca lo e o LFV tem medo disso

xirico disse...

Preud'homme.

JNF disse...

GNR(1), Pluribus Unum7(2), PMM(3), Gaspar Esteves(4)

1 - como se pode defender que o terceiro lugar é aceitável? Manter JJ com o terceiro lugar numa época que foi bem planeada e onde lhe deram, em Agosto, o melhor plantel dos últimos 20 anos é, a meu ver, uma irresponsabilidade.

2 - realmente, Vieira está a matar um clube, pena é que não seja o Porto, que nos últimos anos ganhou tantas provas europeias como o Benfica ganhou campeonatos.

3 - Melhor treinador dos últimos 20 anos foi aquele que conseguiu mais com menos: Trapattoni. Além de não ter um plantel com mais de 12 opções válidas para a titularidade, conseguiu vencer numa estrutura amadora num clube que não ganhava o campeonato há 10 anos. E não, não é Manuel José treinador competente e com o qual simpatizo.

4 - Não é o Manuel José.

JNF disse...

Exactamente, xirico.

PMM disse...

JNF Trapattoni tem muito merito mas ganhou num ano atipico com os Corruptos a perderem mais de 20 pontos em casa e a Lagartagem de altos e baixos. Jesus deu ao Benfica um futebol com o qual desde os anos de Erikson nunca se tinha visto, titulos (sim foi campeão, ou não conta)e por exemplo valorzou jogadores perdidos no clube Di Maria. David Luiz, Coentrão. Digam antes de Jesus grandes vendas do clube sem ser Simão, quantos jogadores se valorizaram.
Preud´homme tudo bem acha que é bom por ter sido campeão na Holanda coisa de Koeman também foi por exemplo, acha que chegava cá e ganhava tudo é uma opinião respeitosa.
No dia em que Jesus sair e pouco tempo depois entrar na Corrupção e ganhar tudo o que há para ganha ali quero ver o que se vai dizer do Jesus mas quero ver mesmo

Anónimo disse...

Só não adivinho os numeros do euromilhões.
Deste filme já venho falando há imenso tempo, mesmo naquele em que a equipa liderava e jogava alguma coisa em termos atacantes. Dizia eu que quando apanhassemos adversários que fizessem as transições rapidamente, os nossos médios teriam enormes dificuldades em acompanhar as movimentações dos adversários. Ora aí está, quatro jogos a levar na bunda e futuro hipotecado.

Tirando daquí elações tenho a dizer que:

1º O "catedrático" perdeu toda a legitimidade de continuar a treinar o Benf. Não se demitindo deverá ser despedido com justa causa, pois tratou de infligir prejuízos avultados ao clube, bem como outros de enorme impato, como sejam os morais.
2º Sem hesitação devolver à priocedencia o lateral esquerdo, que se tem revelado um horror. É mau demais para se consentir a sua contitnuidade.
3º Definitivamente levar o Gaitan ao psicólogo para ver se ele lhe mete na cabeça que num jogo de futebol a equipa é mais importante do que o ego de cada um. Uma vergonha de comportamento e de solidariedade para com os restantes.
4º Buscar de imediato jogadores móveis para o meio campo, dado que à exceção do Xavi Garcia, todos os outros trazem cola das mãos dos andebolistas nas botas. É arrepiante a falta de mobilidade do meio campo.
5º Temos neste momento uma equipa constituida por um grupo de rapazes que se juntam para dar uns pontapés. Não ha ideias, não há esquema de jogo, quando tem a bola não conseguem delinear jogadas com coerencia, enfim um desnorte completo. Prova de tudo isto está no fato de só construirmos oportunidades em jogo direto. Salva-se o Cardoso que querendo é um matadoe poderoso.
6º Nem quero comentar as execussões dos lançamentos laterais e cantos, pois já cansei de os referir.
A juntar a tudo isto, está o fato do prejuízo que os árbitros nos têm causado.

SLB sempre...sempre.

Anónimo disse...

paulo bento ainda n renovou pela seleçao. quero-o no benfica. provou no sporting ser competente, e por portugal também

Anónimo disse...

Nos ultimos tempos tenho refletido imenso acerca da estrutura do nosso clube. E querendo ou não, os adeptos é o reflexo da estrutura do clube. O Benfica está a demorar muito a recuperar o lugar que perdeu em meados da década de 1990, uma situação pouco confortável para os benfiquistas acostumados com a mística. Mas o que tem a ver a estrutura e a organização com a imagem dos seus adeptos? Tenho visto pela internet (facebook, etc) muitos benfiquistas a lamentarem a derrota com o Porto, baseando-se na arbitragem. Não vou dizer que não influencie, mas viver reclamando disso é que não dá. O que os benfiquistas precisam aceitar e entender é que o Benfica ainda não saiu completamente da crise que começou nos anos 90, o Benfica está a anos-luz da organização do nosso rival nortenho e que o nosso atual presidente está a revelar incapaz de resolver os problemas do clube. No fundo, a mística já se perdeu a muito tempo e jamais voltou. A mística já não existe. O Benfica não mudou desde os tempos de JVP pra cá porque continuou sempre a depender de uma figura só para reacender a mística perdida. Depois de JVP foi o Simão e depois do Simão penso que o Di Maria desempenhou tal papel na ultima temporada de águia ao peito. Em suma, precisamos de restruturação de todos os setores do clube.
Saudações Encarnadas

wishmaster disse...

É realmente a grande questão que se coloca, se por um lado a saída de Jesus é vista com bons olhos, pois já está um pouco desgastado e o clube precisa de um novo alento, por outro não há muitos capazes de fazer melhor.

Escolher um treinador só porque aposta nos portugueses ou na formação é estúpido, tem é de apostar nos melhores, o Benfica está acima de qualquer jogador, a pensar no bem dos jogadores descurou-se o Benfica, neste mercado de inverno, o Enzo por causa da mãe, o Rúben porque queria jogar mais e penso que se estivessem no plantel poderíamos não ter perdido os 8 pontos em três jornadas.

Posto isto, apostaria em Rui Vitória ou então uma escolha mais pessoal, não me batam por isto, Manuel Cajuda.

Anónimo disse...

Caro JNF:

Eu não disee que o 3º lugar era aceitável. Eu disse que o 4º lugar era desastroso.

O 3º lugar, com a 3ª pré da xampions, é mau, ainda por cima em ano de europeu.

O 2º lugar, depois do que aconteceu em Coimbra e na Luz contra o Porco, acaba por ser aceitável. O meu receio é que o Braga seja levado ao colo, como foi á 2 anos.

Quando digo aceitável, não digo que seja o nosso lugar, nem que o devemos aceitar, mas sinceramente, depois do que vi estas 2 semananas...

GNR

JNF disse...

GNR,

para mim, qualquer coisa que não o primeiro lugar é inaceitável. Melhor plantel, enorme investimento, 5 pontos de vantagem, Porto com carências graves, enfim, dificilmente teremos uma oportunidade como a que tivemos. E desperdiçámos.