sábado, 3 de março de 2012

Os treinadores passam, a Corrupção fica

Percebo a indignação para com Jorge Jesus. Cometeu alguns erros no jogo de ontem, o mais escandaloso de todos terá sido, a meu ver, a não colocação de Matic a defesa esquerdo aquando da expulsão de Emerson. Preferiu deixar Gaitán, frágil no plano defensivo e já sem velocidade, na zona de acção de Hulk. E graças a uma tentativa de sair a jogar com bola na posição de defesa esquerdo, sem cobertura defensiva, perdeu a bola e fez a falta que originou o terceiro golo portista. Não podemos branquear os erros por nós cometidos. Da mesma forma que não devemos deixar passar outros erros que nos são alheios e que muito nos lesam.

Só em Portugal é que uma equipa como este Porto pode ser campeã. O que jogou o Porto ontem? O Porto são cinco jogadores, ponto final. Hulk, em quem colocam a bola quando há dificuldades, Lucho, o cérebro e organizador que mesmo sem conseguir meter a terceira velocidade transpira classe e trouxe uma enorme evolução ao meio-campo portista (só um burro não vê isso), Álvaro Pereira, de longe o melhor lateral da Liga, Moutinho, o jogador que Vieira recusou no Benfica e Hélton, melhor guarda-redes da Liga a par de Artur. Mas o que joga este Porto? Zero. É uma equipa com enormes fragilidades, sobretudo do ponto de vista defensivo e das bolas paradas. Não sei se repararam, mas na primeira parte o Benfica ganhou no meio-campo defensivo do Porto mais bolas de cabeça do que as que costuma ganhar num jogo inteiro contra um Setúbal. Rolando é um defesa ao nível de Paulo Madeira e Maicon não é melhor que o Sousa. A defesa do Porto é uma anedota e o seu treinador uma piada de mau gosto, um nabo perdedor que não conseguiu subir o Espinho quando tinha obrigação para tal e que perdeu a subida do seu Santa Clara à Primeira Liga de forma escandalosa em 2009, e também em 2010. Um perdedor. Vamos perder o campeonato para um perdedor.

O problema é que, em Portugal, os treinadores passam e a Corrupção fica. Muito bem, vamos despedir Jesus, contratamos um novo treinador e continuamos a perder. Basicamente é isto que vai acontecer. Já tivemos Koeman, Santos, Quique e Camacho nos últimos anos. Podem nem ser grandes treinadores, não são, mas não são piores que Jesualdo, Co Adriaanse ou Vítor Pereira. Nem os plantéis são assim tão desequilibrados, por vezes. Basta ver que, este ano, tendo melhor plantel e melhor treinador que o Porto, não vamos ser campeões.

Phil Jackson, mítico treinador dos Chicago Bulls e LA Lakers disse uma vez que "os ataques ganham jogos e as defesas campeonatos". Em Portugal viu-se ontem perfeitamente que quem decide jogos e campeonatos não são ataques ou defesas. O Porto vai ser campeão com Maicon e Rolando a titulares e Pereira no banco. Por muito bons que sejam os nossos plantéis, por muito bons que sejam os nossos treinadores, quando o Porto precisar de um empurrãozinho, irá tê-lo. Os treinadores continuarão a passar pelo Benfica. Enquanto a Corrupção não acabar, não poderemos pensar na hegemonia nacional. E os campeonatos surgirão pontualmente, a cada cinco anos, sob a forma de milagre.

13 comentários:

Mika disse...

O SLB também teve um empurrãozito na primeira volta com o Guimarães. Não é por aí...

PMM disse...

Grande post o qual assino por baixo. Muito bem JNF.
Fica por exemplo uma pergunta: qual o treinador campeão na Corrupção que teve exito fora desse clube sem ser Mourinho? Pois qual a resposta não é?
Desde um sr. chamado Artur Jorge.
Vitor Pereira é um borra-botas qualquer, um treinador de 4ª ou 5ª categoria que vai ser campeão como outros pois esse clube não precisa de treinador.. Estes são meras peças da verdadeira maquina corrupta, não precisam de treinador.
E já agora despede-se Jesus e vai-se buscar quem? Acham que seria campeão? Como JNF disse acham que Koeman, o Engº, Camacho Quique são piores treinadores que Jesualdo, ou Co Adriense. Se até o Oliveirinha, ou um brazuca como o Carlos Alberto Silva são campeões naquele antro. Se por acaso isso acontece-se o proximo a ser campeão era mesmo o Jesus naquela antro cumprindo o sonho do Corrupto-Mor.
Já agora nos anos 90 uma equipa com Ricardo Gomes, Aldair, Veloso, Thern, Paneira, Pacheco, Valdo, Magnusson, Vata, Cesar Brito, Isaias, etc (vice-campeão da Europa), treinado pelo grande sr. Erikson perdeu o titulo para outra com jogadores como o Kiki, o Jorge Couto, o Semedo,o André,o Vlk, o Bandeirinha, o Jorge Placido, treinada pelo Artur Jorge. De facto a culpa também deve ter sido do Erikson.

SC disse...

Enquanto nos refugiarmos em arbitragens será sempre assim..
Chegamos a esta altura e deixamos de ter pernas,as lesoes começam a surgir e as grandes opções que todos falam nas alturas decisivas mostram que não o são..com jogadores como Emerson,Matic ou Bruno Cesar e jogadores com a personalidade e a forma de actuar de Gaitan continuaremos de quando em vez a ganhar umas taças da liga.
Mas támbem coitadinho do JJ em 3anos so devemos ter contratado praí 100 jogadores e assim é díficil ter bons recursos.
Farto deste VIEIRISMO que desportivamente roça o medíocre!!
De todos Um!!

DeVante disse...

O Vieira é um sintoma benfiquista.
O Vieira é amigo dos nossos inimigos, tal como os nossos dois últimos capitães de equipa.
O Luisão é amigo do Hulk e do Bruto Alves...eu nunca ouvi nenhum jogador corrupto (pior ainda o capitão) a afirmar que é amigo de nenhum jogador do Benfica...e parecendo que não, isso conta muito. Afinal, são os nossos portadores da mística...
Eles vêem-nos como inimigos e cada jogo contra nós é de vida ou de morte, nós não.
Mas enfim, nunca ninguém assobia Luisão, nunca ninguém assobia Rodrigo, nunca ninguém assobia Bruno César...só se assobia Gaitán e Cardozo.
Acho bem...devemos correr com os dois e ir buscar Airton e outros.

Já vos tinha dito que o meu capitão é o Maximiliano Pereira?

Passei a saber que os golos sofridos ontem foram culpa do...Gaitán. Fodas!
O Benfica destes adeptos merecem os chuta-chuta desta vida.
E digo-vos uma coisa, se Shaffer, Carole e Fernandez fossem brasileiros ainda estariam no Benfica...porque o Emerson é um nojo de jogador!!!

Anónimo disse...

Concordo, embora a equipa do Porto não seja tão fraca como diz. Mas não há dúvida nenhuma que no essencial é a corrupção a favor do Porto que o faz ser campeão.

J. L.

Fernando disse...

Podemos dizer que foram as arbitragens, podemos falar da corrupção mas também podemos falar das falhas tácticas de Jesus. Como benfiquista vi perdermos 8 pontos (sendo nove em caso de empate) a conta do mestre da táctica que deu o meio campo de barato ao Vit.Guimaraes depois foi correr atras do resultado. Depois em Coimbra não soube ter arte para uma equipa que luta para a não descida. Depois o jogo com os corruptos, por favor, dar o meio campo de barato na saída por lesão do Aimar!!! Com Jesus já tivemos algumas alegrias (1 campeonato e 2 taças da Liga), tivemos oportunidade de ganhar mais 2 ligas Europa que inexplicavelmente a 1ª demos ao Liverpool e a 2ª fomos humilhados pelo braga…. Por isso mesmo depois de irmos para o Marques Pombal gritar pelo GLORIOSO CAMPEAO acho que o tempo do Jorge Jesus acabou no comando técnico do SLB. Estou farto do seu teimosismo a qual temos diversos exemplos Roberto, invenções tácticas nas alturas mais cruciais, Émerson(que grande contratação acho que o Luís Martins lhe tira o lugar), Gaitan(depois de se falar do MAN UTD baixou muito a forma), o não saber mexer na equipa no decorrer do jogo, o não conseguir mexer psicologicamente na equipa quando as coisas correm mal, etc. Falam aqui que não existe ninguém com capacidade eu discordo pois acredito existir uma pessoa capaz um protótipo de Mourinho a qual penso ser o melhor do mundo Rui Faria.

JaviGarcía disse...

Tudo dito. Subscrevo por baixo.

Excelente post!

Pedro disse...

Boas,

Subscrevo na íntegra...

Apesar dos erros, das falhas clamorosas, dos erros de arbitragem...o que não perdo-o é o nosso treinador, não percebo mesmo...Emerson expulso e ele não reforça o meio campo com o Matic e muito provavelmente teriamos pelo menos empatado...tiraria o Cardoso e colocaria o Javi a central e o Miguel Vitor a defesa esquerdo...este treinador já não dá mais...como foi na Académica? Mestre da táctica? Ontém o treinador dos corruptos deu-lhe baile...tirou um central para meter um avançado...
Já aqui tenho dito, não me custa perder, custa-me perder assim...
Mantenho a esperança, mas poderão as lagartixas ganhar mais que nós esta época...com a equipa que temos é uma vergonha..

Abraço Benfiquista
Live1904

Anónimo disse...

Erros Nossos:
1º Jogar com Emerson desde Agosto;
2º Quando Aimar saiu, devia ter entrado o Matic. Faziamos 3 no meio-campo e não ficava o buraco que dicou.
3º Nunca na vida o Gaitán devia ser defesa esquerdo. Ou Matic ou Miguel Vitor, baixando Javi para central.
4º Artur no3º golo.

Erros do "alheio":
- Fora de jogo no 3º golo;

GNR

Dragonball disse...

Bruxo de Fafe avisa: «Não brinquem com o sobrenatural! O Benfica está a ser alvo de rituais satânicos desde há algum tempo!»

Pedro disse...

Acho extraordinário que alguem, depois de tudo isto, ainda acredite ir ao Marquês festejar o 33 este ano...

Gostava de ter esse optimismo, essa visão positiva da realidade...

Anónimo disse...

Dragonball ... que lata e não falas do golo do Proençita?

Nothingandall disse...

P.P. já merece um estátua erigida no Estádio do Dragão