terça-feira, 27 de março de 2012

Salomon Kalou a Luz

A Champions é um brinde, os quartos-de-final são excelentes, o mais importante é a Liga, mas a derrota hoje sofrida na Luz deixa um sabor amargo na boca dos benfiquistas. Nem é pelo facto de o resultado ser desasjustado ao que o Benfica produziu, mas sim pelo baixo grau de dificuldade que este jogo, na prática, deveria apresentar. Outro Benfica, com um pouco mais de velocidade com bola, com um pouco mais de crença e com um defesa esquerdo, Benfica esse que já tivemos, teria ganho com relativa facilidade este jogo. É disto que tenho pena.

Gostei da atitude empregue pelos jogadores em campo. Vi ambição, vi respeito e solidariedade, vi preocupação defensiva. A equipa encarou o jogo de forma adulta e fez aquilo que conseguiu para a vitória. Mas não chegou. Faltou alguma qualidade e também frescura física perto do final quando seria desejável carregar em definitivo sobre os blues.

Faltou velocidade, faltou uma pontinha de sorte e faltou o calcanhar do Xandão. Paciência. Hoje, face às capacidades evidenciadas nos últimos tempos, não havia muito mais a fazer. A partir de agora é fundamental que se concentrem naquilo que importa ganhar, naquilo que é obrigatório vencer: o campeonato. Com a mesma seriedade com que encararam este jogo e não com a displicência e falta de profissionalismo mostradas em Olhão, é possível. Acreditem.

P.S. "Eu vi, tu viste, ele NÃO viu", titulou A Bola após a célebre mão de Thiago Motta que Steve Benett fingiu não ver. Tal como em 2006, a história repete-se.

8 comentários:

João aka.. João disse...

Para mim é o ponto positivo da noite! O facto de se mentalizarem (ou pelo menos deviam!) que o que interessa é o campeonato.

De resto:

- acho que o Benfica até teve bem, não fez uma grande exibição mas foi melhor que o Chelsea.

- É de certa forma sintomático que os 2 melhores dos "Blues" tenham sido os dois ex-Gloriosos.

- Mais uma "grande lição" do jj na arte de fazer substituições e estragar a equipa..

- Mais uma "grande lição" de como não se gerir uma equipa. O Aimar sábado não pode jogar mas foi, "muito bem", poupado. Enfim...

- Como (apesar de serem dois lagartos) dois jornalistas disseram na SIC Noticias, o jj tem dois grandes defeitos, o ser excessivamente teimoso, e o ser demasiado vaidoso. A sua arrogância de se achar um táctico 6 estrelas, faz com que teime que faz de qualquer cepo um jogador de alto nível, e impede-o de ver e reconhecer os erros que comete. O emerson é só mais um caso, mas bastante gritante, demasiado até. É o nosso "cavalo de tróia", mas ao contrário. Foi bom ver um nosso ex-jogador, inadvertidamente (ou quiça num acesso de Benfiquismo, lol), falar do lado "fraco" do Benfica. Até acho que ele foi benevolente com o emerson...

Loja das Caricaturas disse...

Benfica vs Chelsea - Resumo alargado, formato cartoon...
YES, WE CAN!

Sigam o link:

http://campus-cartoons.blogspot.pt/2012/03/yes-we-can-by-abramovich.html

gandhy disse...

Não percebo o momento em que o Jesus mexe na equipa. Se a equipa estivesse em queda, por baixo no jogo, mas na melhor altura do jogo, com a equipa mais perto do golo, vai mexer. E se fosse refrescar uma posição, muito bem, mas não, mexeu em toda a estrutura, e depois foi o que se viu. Só se reencontrou quando voltou à formula original, e já nos últimos minutos. Desta Jesus tem muitas culpas!

Anónimo disse...

Concordo com a generalidade do texto deste post, mas falta dizer muito mais.

1. A equipa do Benfica está CANSADA e isso vem-se notando a olhos vistos de jogo para jogo. E, do meu ponto de vista, isso tem duas origens: a forma como o Benfica joga e a falta de jogadores.
Com efeito, faltam jogadores ao Benfica de categoria para fazer substituições sem que o ritmo de jogo da equipa se ressinta. E principalmente no meio campo onde quase tudo se decide. Não há, como já tive a oportunidade de dizer noutros comentários, substitutos para o trio Javi Garcia, Witsel e Aimar.
Basta comparar o plantel do Benfica com o do Chelsea para verificarmos o desnível entre ambas as equipas. Não no onze inicial, mas no cômputo total. No Chelsea entraram Lampard, Sturridge e Bosingwa e ainda ficaram no banco jogares como Essien e Drogba!!!

2. Como o Benfica não tem conseguido rodar a equipa convenientemente, temo que, a partir de agora, os próximos jogos até ao final da época possam ser penosos. Já na época passada sucedeu o mesmo!
Felizmente, com o Porto, está a acontecer algo semelhante. No mercado de inverno deixaram sair uma série de jogadores do meio campo, limitando as opções nessa zona nevrálgica onde muito se decide. Foram buscar o Lucho que só aguenta 60 a 70 minutos e depois não têm ninguém para o substituir!
Face a esta situação, e algo surpreendentemente, o Braga, apesar de todos os problemas que teve com as lesões de jogadores, poderá ser a equipa com mais possibilidades de ganhar o campeonato! Dá que pensar.

MM

Bruno disse...

Tá visto, tal como o ano passado vamos ganhar a taça de lata da Liga.
...e contentem-se
Ninguém vê que o Emerson n serve para esta equipa. É de mais.

Anónimo disse...

Mais que frescura fisica, ou falta dela, o Benfica arrebentou animicamente depois do golo. Penso que foi mais isso do que falta de pedalada.

Nem fala a pena falar do Emerson, basta ler o que disse o Ramires: " sabíamos que tínhamos de explorar o lado esquerdo".

Mas vou falar á mesma: além de ser fraco, o que já não é pouco, a sua presença desequilibra a equipa defensivamente. O adversário passa a jogar por aquele lado o que faz com que o Maxi tenha menos bola no seu lado. E ao ser ultrapassado, o que acontece quase sempre, obriga o Jardel a fazer a dobra, o Luisão a deslocar-se para o centro esquerda e o Maxi para o centro. O golo deles a situação perfeita do que escrevi e que já tinha escrito neste blog á mais tempo. Com o Garay ainda se consegue disfarçar, mas com o Jardel....

JJ fez substituições quando a equipa estava no melhor período. Pior que isso, tinhamos no miolo o Javi;Witsel e Aimar e passamos a ter Javi e Matic. Fomos comidos.

GNR

RockDaLinha disse...

correr com este treinador do benfica o mais rapidamente possivel se ainda querem fazer alguma coisa este ano, nem que seja para dar luta.
Uma vergonha de treinador, uma vergonha para o Benfica. Ate estes azulados do chelsea sabem o ponto fraco do benfica e este merdoso do JJ por causa da sua teimosia continua a insistir e o presidente banana do benfica nada faz.
já não tenho palavras para descrever o momento do Benfica... que esta epoca acabe depressa

JNF disse...

Ficou muito por dizer mas será tudo dito. Não no post do jogo mas noutros. Prefiro fazer crónicas mais curtas e menos cansativas e distribuir os temas por vários posts.