domingo, 1 de abril de 2012

Capdevila

Quando numa ânsia carneirística muitos debitaram todo o tipo de baboseiras (na net e fora dela) sobre comportamentos ou forma física de Capdevila (ignorando situações similares de outros jogadores) para evitarem o pensamento crítico que conduzia à crítica óbvia e impiedosa ao nosso treinador, muita gente quis esquecer coisas muito óbvias também:


  • Capdevila nunca foi jogador de fazer piscinas na lateral, e não foi por isso que deixou de ser um óptimo lateral durante a sua carreira;
  • Capdevila tem dois pés, e o esquerdo em particular que é particularmente refinado;
  • Capdevila tem uma cabeça, eventualmente com mais neurónios do que o Emerson tem de chapéus;
  • Capdevila apesar de lento, é muito agressivo na marcação aos adversários;
  • Capdevila sabe fazer recepções orientadas;
  • Capdevila sabe fazer passes curtos;
  • Capdevila saber fazer passes longos;
  • Capdevila remata bem;
  • Capdevila cruza bem;
  • Capdevila é campeão mundial e da Europa, jogando todos os jogos dessas campanhas.
Não, não é o melhor defesa esquerdo do mundo, mas a meu ver, num estilo completamente diferente, está ao nível de Álvaro Pereira no campeonato português. No seu estilo! É esta a chave! Jesus fez-nos acreditar a quase todos (eu confesso que essa crença me passou já há muito tempo) que jogador de futebol tem de correr desenfreadamente o jogo todo. Não. Tem de correr bem e quando é preciso.

Há uns tempos o pai de Capdevila dizia que em Portugal a inteligência não era muito valorizada no jogo, que se queria fazer tudo à pressa. Não foram estas as exactas palavras dele, mas o sentido era este.

O Jesus espero que queira sair com dignidade e glória do Benfica. Não voltar a insistir no Emerson é sem dúvida um bom princípio para isso. Até porque como eu já muitas vezes disse, melhor que o Emerson a defesa esquerdo, temos qualquer outro jogador do plantel. E não voltem a incluir Capdevila e Emerson na mesma frase. Um é um óptimo jogador de futebol. O outro... bem, o outro é o Emerson.

10 comentários:

JNF disse...

Obrigado, já me poupaste um post.

Está tudo dito. Resta saber se JJ quer continuar a insistir naquele trengo ou se vai dar o braço a torcer (mas acredito mais na primeira).

Anselmo Damásio disse...

Subscrevo...

NN_SLB disse...

Basta dizer que o Braga colocou o seu elemento mais veloz no lado direito ( Alan ) e foi completamente secado pelo Cap, claro fez uma falta porque não conseguiu parar o Paulo César, mas a meu ver se fosse o Emerson, o Paulo César tinha ido até a area e o golo ocorria na mesma...

falsolento disse...

JJ não vai deixar de usar o Emerson. É demasiado teimoso para isso. O prejudicado será o Benfica.

Anónimo disse...

De facto, apostar no Emerson e deixar o Capdevilla de fora, cheira a demência.

O Benfica não pode ter um treinador demente.

Agora inventou esta do Emerson, com 25 anos, ter jogado muitos anos a central. A ser verdade, o próprio JJ, que indicou o jogador, foi enganado.

GNR

Pedro disse...

Capdeviila na meia final da Taça da Liga foi ultrapassado uma vez por Hulk. Rapidamente percebeu que não lhe podia dar espaço e passou a marcar o Hulk em cima não o deixando rodar para a baliza, a partir de então Hulk desapareceu do jogo.

Cap não tem velocidade (E Emerson tem??) mas tem inteligência, sabe jogar à bola. Compara-se as vezes q no sábado a equipa jogou pela esquerda com as vezes que a equipa o faz com Emerson em campo...A equipa perdeu a confiança no brasileiro e a culpa é todinha do treinador. Espero que emende a mão e dê a titularidade a Cap.

Sim, Cap irá falhar e se calhar até poderemos sofrer golos com isso. Mas esse é um risco q qqr jogador tem em cima dos ombros. A diferença é q com Cap somos muito mais fortes do q com Emerson.

Anónimo disse...

Com o capdevilla no lado esquerdo vesse uma diferença de movimentos calmos e passes bem feitos, apesar de pouca velocidade. o barça joga com pouca velocidade e passes curtos e consegue marcar muitos golos. vale mais a cabeça de capdevilla, que é inteligente e regular, do que o emerson que comete flops a mais para um clube como o benfica.

Anónimo disse...

"•Capdevila nunca foi jogador de fazer piscinas na lateral, e não foi por isso que deixou de ser um óptimo lateral durante a sua carreira".

Errado.
Capdevila era considerado em Espanha como um "carrilero".

John Wakefield disse...

Capvedila merece ser o titular em Alvalade. E não o justifico apenas pela questão do rendimento e da qualidade que separa os dois, mas sim pela motivação psicológica. O Capdevila vem moralizado, depois de 3 jogos positivos contra equipas difíceis (Porto - taça liga, Paços e Braga - campeonato). Por seu turno, Emerson deve sentir-se psicologicamente em baixo depois dos erros que cometeu. A escolha é simples. Por mim, Emerson até pode jogar em Inglaterra, mas em Alvalade, espero que o senhor Jorge Jesus não invente e coloque o espanhol de início.

Anónimo disse...

Gosto de ler "coisas" sobre futebol e apreciei as suas considerações sobre o "correr muito", infelizmente muito valorizado por adeptos e até por jornalistas... Zidane, quando chegou à Juventus em 1996, foi confrontado com criticas desse teor, ao que respondeu mais ou menos assim - " mas eu já me canso tanto a jogar futebol,e ainda vou ter de correr muito?" Ou como diz um Prof da Faculdade de Desporto cá da terra - Futebol não é atletismo com bola!!! -

Folhadela, 02.04.2012