segunda-feira, 30 de abril de 2012

O pior presidente da história do Benfica


Em final de época, altura de balanços. No entanto optei por fazer um balanço diferente: não um balanço da época mas sim um balanço do que espero tenha sido o último mandato do pior presidente da história do clube.

"O pior????" pensarão vocês ? "Então o Damásio? Então e o Vale?" continuarão a pensar... E eu reafirmo: o pior!

O Damásio destruiu uma equipa campeã, é verdade, mas eu não duvido do seu Benfiquismo. Era incompetente? Era, e muito!!! Mas há algo que o distingue pela positiva... É que soube-se demitir, saber que estava mais do que na hora de dar lugar a outro. E isso, é algo em que sai muito a favor do Damásio, alguém que abomino na história do Benfica mas que ao menos soube dar à sola quando tinha de dar. Acresce que nunca escondeu nada dos Benfiquistas. Condeno-lhe, no entanto, ter andado de braço dado com o pinto lá de cima. Mas lá está, acho que foi fruto da sua incompetência.

Quanto ao Vale, bem... O Vale era (e é) um aldrabão. Sempre o foi... Roubou o Benfica ? Roubou! Mas não nos roubou a democracia, não nos roubou a paixão! Com o Vale as AG's nunca deixaram de ser à 6ª feira! Nunca deixaram de estar cheias! Voltou a levar gente ao estádio e não teve qualquer problema em apontar os rostos do sistema, os inimigos nº1 do Benfica: o pinto e os oliveiras. Fez, inclusive, a melhor decisão dos últimos 15 anos de Benfica ao rasgar os contratos com a Olivedesportos. Pagou caro por isso é verdade, sobretudo porque o seu sucessor, a quem estou grato por ter aparecido em 2000, resolveu voltar atrás e recuperar o acordo com a família Oliveira.

Chegamos finalmente ao Vieira... Pois bem, o Vieira aparece "do nada" no Benfica, como Director Desportivo em 2001. Nada ganha. Em 2003, já com Estádio construído e inaugurado, é eleito. Ganha 1 Taça e 1 Campeonato e inaugura um Centro de Estágio. Em 2006 volta a ser eleito... Parte para um mandato de grande investimento financeiro no futebol e ganha zero. Como prémio, é reeleito em 2009. Três anos depois ganhou 1 campeonato, naquele que era o mandato desportivo...  Mas Vieira não se limitou somente a isto: enquanto o Benfica se tornava cada vez mais endividado, a sua conta bancária aumentava. Ele pode não ter roubado directamente o Benfica, mas roubou na mesma pois o Benfica, por negócios pessoais do seu presidente, perdeu dinheiro enquanto ele enriquecia e muito. Mais: foi conivente com todo o sistema vigente no futebol português. O quase roseta de prata apoiou inequivocamente um dos maiores protagonistas das escutas do apito dourado... duas vezes!!! E continua: andou sempre ao sabor da maré, nas vitórias chamava a si o protagonismo, nas derrotas, esconde-se como ratos.

Sim... Vieira é o pior presidente da história do Sport Lisboa e Benfica. E só deve ser comparado com damásio e vale pois juntos constituem o trio da vergonha.

Vassourada é o que se precisa.

23 comentários:

Joao disse...

Bonito texto mas duro de ler, por se a realidade. Qual deles o pior. E ainda há quem tenha medo que volte um novo Vale e Azevedo. Não consigo compreender a razão de ainda apoiarem esta direcção.

Bruno Pereira disse...

A partir do momento em que comparas LFVieira e Vale e Azevedo, qualquer análise que faças não pode ser levada a sério. Ainda pensei que algures a meio do texto fosse ler que determinada figura estava fora das tuas contas pois é um aborto à parte. Como não o li, desculpa mas é impossível concordar contigo ou perder mais tempo sequer a analisar o que dizes. LFVieira tem cometido alguns erros evidentes, tal como tem feito algumas coisas boas também elas evidentes. Dignei-me a deixar aqui este comentário pois acredito que queiras, tal como eu, apenas e só o bem do Sport Lisboa e Benfica. Peço-te no entanto que percebas o que se passou no mandato do aborto. Quando o decidires catalogar como "um caso à parte, fora das contas normais", então sim, está estabelecida a base para podermos discutir o que será benéfico para o futuro do SLBenfica.

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

Anónimo disse...

A isto diz-se: chamar os bois pelo nome. O que revela uma grande coragem. Que a voz não te doa.
Um grande bem haja e posta sempre coma mesma frontalidade.
FS

O Bandido disse...

O Benfica aos Benfiquistas! Bota vassoura nisso.

Aguilar disse...

O que LFV fez e está a fazer ao Benfica e ao benfiquismo não se faz.

Quando já não conseguem amordaçar, tentam diminuir e desvalorizar pelo descrédito gratuito e sistemático quem os critica.

Assim não.

Fim de linha.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Não sei se é o pior... mas peço que se demitam LFV e JJ se são seres humanos com H grande demitiam-se... eh pá e não me venham com ideias "parvas" que não existe ninguém para substituir LFV ou JJ (com dezenas de treinadores competentes por esse mundo fora)...

Bicadas disse...

Boas,

Em cargos de liderança há um aspeto inalienável: responsabilidade. Louvar a atitude de Damásio, da saída quando se deu conta da sua incapacidade, é, pura e simplesmente não saber o que é liderar.

O clube está num dos momentos mais perigosos de que tenho memória. A atitude de permanente reflexão que sempre percebi neste blog é, agora e mais do que nunca, crucial.

Direção, oposição e oportunistas podem encontrar espaço para manobras e erros que sairiam muito caros ao Benfica.

Haja lucidez.

Cumprimentos

Um Estranho disse...

E, de repente, o Vale e Azevedo é um héroi... Proponho que se faça uma estátua dele ao lado de Eusébio...


Rui Serra

PS: Não apoio, de maneira alguma, o LFV, mas por favor, há limites...

Anónimo disse...

Façam-se sócios e vão votar. Aí é que se vê a democracia

Rui Moreira disse...

Enfim, um comentário que me parece pouco sustentado...chegando a ser até injusto. LFV, demonstrou grande coragem (inclusivé física) em vários momento do processo "apito dourado". Recuperou financeiramente o clube. Está bom de ver que tal como acontece em Espanha só é possível atingir resultados desportivos de forma sustentada se o SLB tiver um orçamento ao nível do seu principal concorrente. O SLB pela 3ª época consecutiva vai chegar à Champions, vai aumentar os seus direitos televisivos de forma exponencial (LFV foi obrigado a cumprir um contrato com a Olivedesportos para tapar "um buraco" vindo de anterior gestão...para além de muitos outros). Penso que o balanço global é muito positivo! Os insultos à equipa, treinador e presidente que aconteceram ontem são, apenas, favoráveis aos adversários e não são condizentes com o espírito ganhador que deve existir sempre no clube.

Baresi disse...

Com JJ chegámos em 3 anos seguidos mais longe nas competições europeias do que nas outras 10 épocas anteriores juntas.
Temos uma equipa competitiva, com jogadores de qualidade e mais importante que isso JOGAMOS Á BOLA!
Temos património, a marca BENFICA vale milhões, enquanto antes valia tostões. EU ainda tenho guardados algures um belo de um titulo a dizer "operação Coração". Lembram-se? Lembram-se como era o Benfica na altura? Onde as modalidades não recebiam?
Hoje em dia o Benfica é o único clube nacional que tem equipas seniores em todas os desportos colectivos! Voleibol, BAsquetebol, Hoquei, Futsal, Raguebi, Andebol. E os outros é que são eclécticos.

Agora as criticas, porque também as há. Neste campeonato fomos ROUBADOS completamente, espoliados, assaltados.
Usem-se as palavras que se usarem, esta é a mais pura verdade. Académica, Sporting, Porto, Olhanense, etc etc... ISTO FOI UMA VERGONHA!!
Deveríamos ter sido mais criticos a esta pouca vergonha que foi o campeonato, ameaçar com faltas de comparência, etc. ISTO FOI UMA VERGONHA!!
E enquanto não houverem árbitros estrangeiros a apitarem os nossos jogos mais importantes do nosso campeonato, vamos estar sempre NA MERDA.

Força Benfica

Anónimo disse...

Concordo que o "orelhas" é o pior presidente da história do SLB.
Resultados desportivos miseráveis, quer no futebol quer nas modalidades ditas amadoras.
Passivo record : mais de 500 milhões de euros.
O maior comissionista da história do SLB, sócio do Pinto da Costa no esbulho do Deco, maniche, etc.etc. ,quando era presidente do Alverca, sócio do FCP com lugar cativo pago até 2009, sócio do SCP, apoiante de toda escória que tem aparecido no futebol nacional, responsável por ter posto o SLB, novamente, de joelhos perante os oliveirinhas, etc. etc. é um fartar vilanagem.
Lembrem-se que só se descobriram as vigarices do Azevedo quando ele foi corrido. O "orelhas" não só ainda não foi corrido, como está agarrado que nem uma lapa à cadeira.
Só vai descansar quando o FCP tiver maior número de Campeonatos que o Benfica.
Só vai sair à força ...
Vai ter o que merece há muito tempo !!!

Anónimo disse...

as AG com o Vale tinham os homens de negro para dar porrada em quem fosse preciso, vê-se mesmo que não metias lá os couratos.

Tiago disse...

Tiveram homens de negro NUMA AG. UMA.

Não metia lá os couratos ? O discurso do Marquês de Sade, lembra-te alguma coisa ? Eu estava lá e aplaudi esse discurso.

Entretanto, dizerem aqui que o Vale é um herói é entrar no campo do ridiculo. Isso não foi escrito em lado nenhum e se alguém diz isso nem vale a pena trocar argumentos.

CP disse...

Crao Joga Bonito: Esses comentários por certo que são feitos ainda a quente ou então há outras razões que a razão desconhece. A generalidade dos benfiquistas reconhecerá, creio, que LFV e JJ cometeram erros. É normal, porque são humanos. Mas não terão sido eles que ontem disseram àquela defesa do SLB para jogar da forma que jogou. Dois golos sofridos de forma ingénua porque não houve garra, ambição, vontade de disputar cada lance até à exaustão, se bem que à menor falta mais rude ou a qualquer protesto sucedem-se os amarelos que condicionam.
Por acaso já te deste ao trabalho de analisar em quantos jogos deste campeonato o SLB foi espoliado de grandes penalidades ou que acabou com dez jogadores, obrigando a um desgaste que acabou por deixar marcas noutros jogos? De quantas grandes penalidades beneficou a tripeirada com o resultado em 0-0? E quantos lhe foram perdoados? Qual o "boi preto" que se atreve a marcar um penalty no dragon ou a expulsar-lhes um jogador?
Desde que o intitulado treinador da tripeirada se queixou da arbitragem depois da derrota em Barcelos e argumentou que havia quem estivesse a ser "levado ao colo", foi um constante aviar no SLB.
Nem sempre os culpados foram os "bois pretos". Os jogadores também contribuíram para este penoso final de época, sobretudo a partir da ida ao Zenit.
Quantos jogadores consegues mencionar, que tenham feito toda a época com exibições de qualidade?
Eu, com franqueza, apenas conto Witsel e, sem a mesma bitola mas com garra, Maxi. Rodrigo, apagou-se; Nolito apareceu no rpincípio e no fim da época; Javi, a espaços; Cardozo, lá foi marcando, mas sem ser o ponta de lança do ano do título; Aimar, em regra, uma sombra do que já fez e com o senão de protestar e reincidir; Gaitán jogou até Dezembro, depois da lesão nao foi o mesmo; Garay esteve semanas ausente; Emerson nunca existiu, etc., etc.
Criticar Vieira e Jesus é fácil; mais difícil é criticar aqueles - jogadores - que andaram por ali. Algo tem que mudar, mas o SLB não podem nem deve voltar a ser um cemitério de treinadores (Jupp Heynckes passou por cá e foi despedido, agora leva o Bayern à final da Champions) e dirigentes. Quem é que se perfila para candidato? Por norma, as vozes mais críticas são as de uns tantos antigos dirigentes que deixaram o clube na miséria, a ponto de, segundo o Toni, ter andado pelas américas com um saco de caramelos para trazer certos jogadores; asssim como o Deco foi para a tripeirada porque não havia dinheiro para pagar ao clube brasileiro de onde tinha vindo.
Haja sensibilidade e bom senso, ainda que este campeonato não tenha sido ganho pela tripeirada, mas... perdido pelo BENFICA!

Unknown disse...

Não o posso considerar o pior, quando trouxe coisas boas a um Benfica vergonhoso.

Abraço

SC disse...

Concordo e muito com o último comentário..pouco se tem falado da culpa do jogadores mas para o que recebem produzem mto pouco.
Em 14 jogos fora,só seis ganhámos e com exibições como por exemplo a de Olhão dificilmente poderíamos esperar muito mais!!
O investimento é alto mas não concordo quando se diz que temos melhor plantel.Temos opções laterais que roçam o amadorismo,pouco pulmão e carregadores de piano na zona de meio campo e médios ala que na maioria dos casos não teem características de jogadores de linha.
De Todos Um

RED_Eagle disse...

É Pior do que Vale porque está a corroer o Benfica por dentro, e pior alterou os estatutos para impossibilitar outros benfiquista de se poderem candidatar. Nunca ninguem o questionou porque era amigo do Pintinho, porque era socio do FCPorto! Na direção ha gajos do FCPorto e Sporting seus amigoos de confiança. Ele usa o Benfica como proteção contra negocios da sua vida privada. Toda a gente sabe que ser presidente dos 3grandes em Portugal ésse quase imune e faz negocios à vontade e nunca será condenado!
Algo me diz que ele nunca vai sair do poleiro da presidencia, até porque ao contrario do vale e azevedo, este planeia qualquer eleição a longo prazo. Para alem disso o passivo aumentou muito com contrucao do estadio, obras que foram entregues a amigos do vieira e empresas do filho dele.

Pedro disse...

E o bicho papão de Vale e Azevedo continua. Neste momento só peço uma coisa: que a Direcção que pegar no SLB quando Vieira sair que tenha tomates para revelar todos os podres que este cancro lá deixou, para todos percebam que durante 12 anos defenderam uma FRAUDE. Quero ver depois quem se chega à frente com um "mea culpa".

Uma coisa eu sei, a verdade pode tardar mas não falha. Um dia tudo se saberá!!!!

Continuam com o medo de Vale e Azevedo e que Vieira é que é bom.

Ao menos pensem em quem era Viera antes de chegar ao SLB e pensem se hoje queriam um Presidente do SLB com ligações claras e sujas ao fcp, com um passado profissional pessoal muito dúbio com muitas histórias sobre pneus e pó e afins... pensem em aparecer alguém, neste momento, com esse curriculo. O que diriam? Já pensaram? Interessante não é? Pois...e o papão é o Vale...

xirico disse...

Votar eu queria só que não aparece ninguém credível que se candidate.Pode-se berrar o que se quiser contra o LFV mas sem um opositor resta ficar em casa a ver a turba colocar o bicho na presidência com 90% dos votos.Esta será a realidade.Porque não se chega alguém à frente?Não entendo.

Bruno C. disse...

Não concordo!

POsso não andar satisfeito com o meu Benfica, mas não tenho memoria curta. Este homem levantou o clube que estava praticamente falido, emergiu das cinzas a marca Benfica, construiu um clube das cinzas.

Vejam o que foi o SLB entre o presidente Fernando Martins até ao Vilarinho/LFV. Pensem naquelas equipas em que tinhamos nelito, tavares e paredao.. pensem no futebol que praticavamos.. esquecem-se facilmente do passado.

Parece que esta epoca aqui ninguem viu que havia um dito cujo que fazia 30 anos de presidencia num clube e que essa data teria que forçosamente ser comemorada com a conquista do campeonato.

Ou estão se a esquecer que houve dualidade de criterios? Pode não se desculpa, eu sei, mas contribuiu em muito para que não podessemos ganhar.

Jesus não é mau treinador, é um impulsionador de talentos, tenho contra ele apenas duas coisas: substituições e o desgaste da equipa ao longo da epoca, não oferecnedo um esquema valido de rotatividade.

Por mim, ambos devem continuar, em nome da estabilidade, a maior arma do nosso grande inimigo!

Valter Ego disse...

Há questões que têm que ser separadas apesar de umbilicalmente ligadas: a realidade do Benfica e a realidade do futebol português.
Quanto à realidade do nosso Glorioso e à direcção, acho que (quase) todos concordaremos que o ciclo de Vieira terminou... independentemente de se achar que Vieira é ou não o pior presidente de sempre. Não temos o distanciamento suficiente dos últimos anos quanto mais desta época.
Quanto à realidade do futebol português, só vejo duas formas de "isto" (sendo que acho que não preciso dizer ao que "isto" se refere...) só endireita para os nossos lados mediante duas condições: ou as instituições judiciárias deste país fazem uma investigação séria e trazem tudo a limpo (julgando os casos de polícia que os há na barra dos tribunais e condenando tanto pessoas como clubes) ou o Benfica entra no "jogo"... e a mim parece-me que é precisamente isso que Vieira quis fazer: entrar no jogo. Infelizmente para o Benfica, não teve o discernimento que deu o braço a quem manda no jogo. E quem manda no jogo não tem interesse em partilhar poleiro com o Benfica ou seja com quem for...

Anónimo disse...

Para alguns iluminados deixo alguns jogadores quando o Vilatinto pegou no SLB :

Enke; miguel; Marchena; F. Meira; Sabry; van hoydoonk; poborsky; João Tomás; Maniche e outros que não me lembro de repente... só jogadores de merda não é? Treinador? Um gajo que não percebe nada do assunto : José Mourinho!

Não me lixem!

Mais : Na década de 90 tivemos 52 titulos nas modalidades amadoras. Desde que o Vilatinto e o LFV pegaram nisto na década de 2000 nem metade conseguimos:

E ainda mais outra : sabem quem iniciou o Centro de Estágios de Seixal e lançou a ideia BTV? Foi o aldrabão e vigaro do VA sim senhor. E o LFV tomou isto como ideia sua e da sua equipa.

Mais ainda : A nossa equipa técnica tirando o Pietra é toda lagarta. O adjunto é conhecido em Alverca por ser um lagarto doente. O Carraça é lagarto; o Domingos Soares Oliveira é lagartissimo ao cubo! Na prospecção temos um gajo que é tiffosi e foi capo do FCP. Sabem-me dizer onde estão os befiquistas?