terça-feira, 8 de maio de 2012

Derrota no voleibol, uma vez mais

Infelizmente, começa a ser tradição. O Benfica acabou por morrer novamente na praia no que ao campeonato nacional de voleibol diz respeito. À semelhança do que aconteceu em 2009/2010, o Sporting de Espinho voltou a ser mais forte, derrotando os comandados de José Jardim por 1-2, mesmo após ter perdido o primeiro jogo da final. Com um orçamento brutalmente superior ao dos adversários, num plantel rechado de estrelas, com todas as infraestruturas e condições que permitem chegar à vitória e depois de uma fase regular perfeita, o Benfica baqueou inexplicavelmente.

Para falar do estado actual do Voleibol do Benfica, é preciso recuar ao final da época 2008/2009. Nesse ano, a equipa superou as expectativas e alcançou um honroso terceiro lugar. Foi prometido um investimento importante no plantel, o que foi cumprido. Na época seguinte, o Benfica chegou à final, disputando-a com o Sporting de Espinho, à melhor de 5 encontros. Mesmo não sendo favorito, chegou a ter uma vantagem confortável de 2-0, mas viria a deitar tudo a perder nos 3 jogos seguintes, saindo derrotado por 2-3. Bastava ter vencido um, mas não conseguiu.

Para 2010/2011, o reforço do plantel foi ainda mais evidente. Enquanto os adversários viam os jogadores mais influentes partir, fruto da incapacidade em pagar salários outrora possíveis, o Benfica reforçou-se com atletas de qualidade como o líbero Rafael Koettker, o atacante Flávio Cruz (ex-Espinho) e, sobretudo o oposto Hugo Gaspar. Sem dúvida, o melhor plantel do campeonato. E foi com notória facilidade com que o Benfica chegou à final uma vez mais, defrontando a supreendente Fonte Bastardo. Os açoreanos foram letais e bateram o pé a um Benfica liderado por um pé frio Jardim. Humilhação, campeonato novamente perdido.

2011/2012 trouxe um investimento brutal para o que era hábito na secção. Chegou o líbero João Coelho, vindo do campeão nacional, dois distribuidores, dois centrais de qualidade e o exuberante Roberto Reis. Com um plantel extenso, jogadores com espírito ganhador e muito favoritismo, o Benfica atingiu a excelência durante a fase regular, conseguindo o pleno de vitórias. Nos playoffs, a senda vitoriosa continuou, conseguindo, numa final à melhor de 3, a primeira de duas vitórias necessárias para a conquista do campeonato. Mas o Espinho, surpreendentemente, contra todas as expectativas, voltou a ser mais forte e venceu as duas partidas seguintes, sagrando-se campeão às custas do Benfica, em plena Luz.

No final, o desolamento do vice-presidente João Coutinho foi bem visível. Cara enterrada nas mãos, lágrimas a correr pela cara, o rosto de um benfiquista feliz e de um dirigente que falhou. Deu todas as possibilidades para o voleibol se sagrar campeão, menos uma: o treinador. José Jardim é pé frio. Sim, teve um percurso muitíssimo bom enquanto jogador, esteve em todos os campeonatos conquistados pelo Benfica, enquanto jogador ou treinador, mas tem falhado sucessivamente nos momentos chave. O Benfica precisa de andar para a frente, não pode eternizar este treinador uma vez que os resultados apresentados nos últimos 3 anos estão longe de satisfazer um clube com as exigências do Benfica. Obrigado José Jardim, mas está na hora de cada um ir à sua vida. É tempo de apostar num treinador estrangeiro que tenha a capacidade para devolver o Benfica à glória no campeonato. Porque de resto, está lá tudo.

7 comentários:

Rui Sérgio Guerra disse...

Parabéns JNF...
... e mto obg por te lembrares do... "meu Voleibol"!

Queres ser campeão de Voleibol em Portugal?
Ok, ESTE PLANTEL E...+ 2 NOMES!
SEREMOS CAMPEÕES E... DE CARAS! Manda embora incapazes como o Toirán e o J.Jardim... e vai buscar... PROFISSIONAIS CAPAZES,... EFICAZES E EFICIENTES, COM PROVAS DADAS...
... JUAN DIAZ a Treinador!
... MIGUEL MAIA a Distribuidor!

Na semana passada, em Espinho..., e após o 2° jogo,...
SAÍ... QUASE A CORRER, C/ VERGONHA DA DERROTA...,
indefeso com o miúdo que chorava em V.Conde...
... e revoltado como os que não se "carneirizam" aos... "intelectualmente virtuosos vieiristas"... quais arautos do bom-benfiquismo!

Um abraço benfiquista de Palermo,
RSG

Rui Sérgio Guerra disse...

Desculpa, JNF,
cometi uma gaffe enorme...
hà pouco, no meu outro comment, (que espero publiques).
Esqueci-me de... implorar ao J.Coutinho...
P.F., DESPACHA PARA LONGE, MTO LONGE MESMO ... essa nódoa de Distribuidor (R.Koch) que fomos buscar (porquê???)... e que, para pior... o "iluminado e casmurro" do Jardim teimou em manter c/o 1a. opção, ostracizando o Royal..., tal como fez... ao Zelão (pos.3)... e ao Che (pos.4)!

Os resultados... ESTÃO À VISTA!
Com este plantel... ir ganhando ....ERA PURA OBRIGAçÃO... NA HORA H,... PERDEMOS,... once again!

Abraço.
RSG

JNF disse...

A aposta no Koch, em detrimento do Royal, a meu ver, deveu-se à capacidade de bloco do primeiro. Mas a distribuir esteve fraquinho.

O Ché, sempre que foi chamado a servir na final, falhou rotundamente. Bolas fora foram mais que muitas. De resto, mesmo no caso do Royal estamos de acordo. Maia e Diaz seriam excelentes opções.

PMM disse...

Resumo perfeito do que tem sido o nosso voleibol. De facto perder 2 titulos desta forma é vergonhoso e incrivel ainda mais tendo todas as condições que se pode ter (melhor que qualquer equipa em Portugal).
O Prof. Jardim é uma figura eterna do nosso Benfica, será sempre o sr. Volei, por ele a modalidade não acabou, é um grande benfiquista e de facto tem conhecimentos da modalidade mas não dá e ele deve ser o primeiro a reconhecer isso. Pode ser util noutro posto talvez o responsavel do volei tipo director desportivo ao estilo do Luis Gomes no Andebol até por respeito ao seu passado. Para treinador em Portugal não há muitos talvez um estrangeiro o cubano que esteve na selecção (Juan Diaz) era o ideal.
Por outro lado pode-se criticar muito o Vieira noutra areas mas nas modalidades não se pode dizer nada. Investiu em todas, deu tudo aos treinadores, temos condições fantásticas por isso devemos ter resultados correspondentes a esse investimento. O Volei tem falhado de forma vergonhosa isso é certo é preciso mudança.

P.S- Gosto dos Playoff mas este do volei é uma aberração nunca vista. 3 joguitos para decidir 1 epoca francamente. Playoffs são como no Basket com varias eliminatorias á maior de 5 ou 7, isto não é nada mas não desculpa nada pois todos já sabiam ainda mais depois do ano passado. Mas é caricato que o Campeão tem creio mais de 10 derrotas o ano todo o que ficou em 2º perdeu 4 jogos durante a epoca, de facto ganhou a melhor equipa.

benfiquista a serio disse...

é acabar com a modalidade. uma modalidade sem aficionados deve acabar e o volei é uma delas.

além do volei deveriam de acabar com o hoquei, com o futsal feminino e com todas as modalidades que não tenham aficionados que garantem a sobrevivencia das mesmas.
deveriam acabar tb com o projecto olimpico pois apesar de ter termos atletas fabulosos com nelson evora, marco fortes e telma monteiro, quando participam em provas europeias, mundias e j. olimpicos é sempre com a camisola da seleção e nunca com a nossa camisola.

por isso sou a favor do fim destas modalidades em termos profissionais e de canalizar esses fundos para modalidades com aficion dotando estas com planteis forteis capazes de lutar com as melhores equipas do mundo.

sou a favor também do ressurgimento do ciclismo, uma modalidade com muita aficion e presente na nossa fundação.

N.T. disse...

Um gajo assinar "benfiquista a sério" e defender a extinção de modalidades é do caraças...

MangaNa KThório disse...

Porquê Treinador Estrangeiro??

Está na cara que não estão por dentro da realidade do Voleibol em Portugal

Existem clubes com historial igualmente grandioso no Voleibol Nacional com orçamentos baixíssimos (quando cumpridos)e que têm ainda assim conseguido resultados incríveis fruto de fortes lideranças de Portugueses (Porque os Mourinhos e os Vilas Boas não existem só no Futebol)

Para Informação e por Curiosidade falo de casos como Leixões(Prof. Mário Martins) e Esmoriz (Prof. André Sá - adjunto também da Selecção Nacional) e ainda do actual campeão de Juniores Vilacondense (Prof. Hugo Silva)