quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mantém os teus amigos perto...

... e os teus inimigos ainda mais. Quem o diz é o povo e talvez com razão. Tudo isto a propósito do já propalado jantar no Gambrinus entre Fernando Seara, Miguel Relvas, Joaquim Oliveira e Pinto da Costa. As ofensas de benfiquistas ao autarca de Sintra sucedem-se, mas são poucos os que se preocupam em compreender o porquê do repasto com tais personagens como companhia. E eu, que nem sou um adepto de Fernando Seara, como já fiz questão de dizer aqui no Eterno Benfica, estou completamente à vontade para falar neste assunto. Afirmando desde já, muito explicitamente, que desconheço quais foram os motivos que levaram estas quatro personagens a juntarem-se num jantar, eis a minha leitura sobre o que pode ter acontecido.



Em primeiro lugar importa perceber quais as razões de cada um dos intervenientes para estar presente no jantar. O desporto é o que os une. Um presidente de um clube grande, o dono da maior empresa do ramo do desporto, o ministro do desporto e um presidente de câmara conotado com o Benfica. O futebol juntou-se à mesa. Não foi um mero momento de conversação e relaxamento entre amigos, como Seara quis dar a entender, relativizando a questão do jantar-encontro. Houve futebol. E onde há futebol, há negócios. Mas porquê com estes indivíduos? E porquê em Lisboa? Há muita coisa que não bate certo. Em primeiro lugar, a presença de Miguel Relvas. O que leva o ministro a estar presente no jantar? Se a matéria em questão fosse, suponhamos, as eleições no Benfica, qual seria o interesse do ministro em participar? Por outro lado, a presença de Fernando Seara também suscita dúvidas. Quem é Fernando Seara no universo do Sport Lisboa e Benfica? Que eu saiba, apenas um adepto e sócio, como eu e mais uns quantos milhares. Responsabilidades dentro da estrutura? Zero. Por isso, terá ido ao jantar a título pessoal e não em representação do clube. Poderia Fernando Seara ser o candidato da Olivedesportos contra Vieira no caso do actual presidente não renovar as transmissões televisivas? Não me parece. Em primeiro lugar porque essa questão, a das transmissões televisivas, já está há muito tempo tratada, falta apenas anunciar o desenlace. Em segundo, porque Miguel Relvas não teria qualquer interesse, enquanto ministro, em estar num jantar onde se arranjava um candidato do agrado de Pinto da Costa e de Joaquim Oliveira para o Benfica. Mas (e há sempre uma "mas") Seara gosta de jogar nos dois tabuleiros. Lembro-me de o ouvir dizer, em directo, na televisão, num daqueles programas de segunda-feira à noite, que não poderia denunciar certas pessoas por serem suas amigas, apesar de serem de outros clubes. É um chico-esperto. Foi mandatário de Vieira nas eleições (por duas vezes), mas diz-se que o actual relacionamento com o presidente não será o melhor (ausência de apoio para a presidência da Liga, integração da lista concorrente à de Fernando Gomes para a FPF...). Ora, isto relacionado com o futebol, deixa uma sensação de incerteza no ar. Ainda para mais com o mandato na câmara de Sintra a terminar. Mas de Sintra a Lisboa, verdade seja dita, é um pulinho.

A meu ver, a explicação mais lógica (link) é a que o Correio da Manhã avançou no dia de ontem, e que o Papoila Calmante fez questão de mostrar no Chama Gloriosa.

Uma coisa é certa: Seara descobriu que a notícia ia explodir que nem uma bomba e preferiu dá-la em directo na TVI24, no programa Prolongamento. Fê-lo por saber que um jantar "inocente" poderia ser mal interpretado, mas, como eu já disse, de inocente não teve nada. O que é certo é que o fez com atitude de culpa, tentando desculpabilizar-se da situação. Falhou. Foi apanhado com o rabo de fora.

Peço-vos agora que, se não prestaram a devida atenção ao vídeo, que o coloquem a partir do minuto 3:05. "Eu sou suficientemente livre para dizer que não a tudo o que as pessoas julgam que eu vou dizer que sim". Uma frase à Seara. Quer dizer qualquer coisa, mas não quer abrir o jogo. Está ao nível da que fiz menção acima no texto. "Eu sou suficientemente livre para dizer que não a tudo o que as pessoas julgam que eu vou dizer que sim". Com esta frase, Seara diz muito e diz pouco. A meu ver, consigo tirar duas ilações: em primeiro lugar, não foi ele quem orquestrou o jantar, foi possivelmente convidado para dizer "sim ou não" face a determinada proposta; depois, os restantes intervenientes estariam à espera de um avanço de Seara face a determinado assunto, avanço esse que o autarca recusou. Sem poder de decisão dentro do SL Benfica, seria uma tomada de posição pessoal, com o nome do Benfica possivelmente ao barulho. O quê, em concreto? Não sei. Mas haverá quem saiba, com certeza.

P.S. Antes de comentarem, lembrem-se da vossa coluna. Aqueles que apoiam o ex-amigo de Pinto da Costa, com o qual manteve múltiplos negócios e negociatas durante anos, devem pensar muito bem antes de escrever. Pelo menos que eu saiba, Seara nunca foi sócio do FC Porto. Nem por uma hora, nem por 24 anos. Mas reforço o seguinte: benfiquista que se preze, jamais se deveria dar com certo tipo de gente. Será Seara um benfiquista que se preze?

14 comentários:

Anónimo disse...

EXACTO ATE QUE ENFIM OUTRA PESSOA QUE SABE ESCREVER E EPLICAR TINTIM POR TINTIM A VERACIDADE DOS FACTOS CUMPRIMENTOS SOCIO 511

águia democrática disse...

só uma informação: esta noticia já tinha rebentado no blog Master Groove no dia 4. Foi o primeiro a falar deste jantar.

Filipe Araújo disse...

Como eu gosto de dizer, sempre vi mais virtudes que defeitos em LFV. Mas obviamente, o seu passado com ligações digamos, perigosas, nunca foi muito do meu agrado. Felizmente, a ligação a pc esfumou-se. Ao menos isso. Mas como já referi no meu blog, para ex amigo de pc, já lá temos este. Não gostarias de ter outro...

Cumps

Adamastásio disse...

Respondendo à questão com que encerras o post: não,de forma alguma, o único que pense assim será porventura apenas ele próprio.

John Wakefield disse...

Cheira-me a Olivedesportos... Sim, Seara poderia ser o candidato opositor a Vieira, prometendo a renovação dos direitos televisivos, caso fosse eleito. O problema é que as coisas não correram como o previsto e veio tudo a público... Seara perdeu muita da sua credibilidade para uma eventual candidatura. C'est fini!

Bicadas disse...

A aflição evidenciada por Seabra demonstrou aquilo que já todos sabiam: tem ambições no Benfica.

Pode ter as razões que tiver para se queixar de LFV. Desconheço e não vou comentar.

O que posso comentar é a sua postura no último programa. Era suposto o senhor estar ali como benfiquista, defendendo o clube. A verdade é que vistas as suas intervenções, as suas palavras poderiam ter saído da boca de um lagarto ou de um corrupto.

Ficámos todos a saber que a justiça é independente, e ai de alguém do Benfica que se atreva a colocar isso em causa.

Já agora, parece que apenas houve um caso de arbitragem na final da TL 08/09. Estranho que haja benfiquistas a admiti-lo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Custa-me a crer que o motivo do jantar tenha sido a candidatura do Seara ao cargo mais desejado em Portugal. Goste-se ou não do estilo, de parvo o Seara não tem nada e para ser candidato ao SLB, não é com estes jantares e pseudo apoios destes personagens que vai ganhar.

Segundo li algures, o jantar foi 1 dia depois de perdermos com o Porto na Luz, mas penso que não devemos associar as 2 situações. Se era um jantar para aferir o apoio da Olivedesportos, o que estava lá a fazer o PC e o Ministro?, que é Sportinguista. Se era um simples jantar de amigos, então o Seara queimou-se aos olhos dos benfiquistas.

GNR

RUI RODRIGUES disse...

Estamos f***** um presidente ex-amigo do PC e socio do fcp, um treinador amigo do PC e agora um conhecido benfiquista (possivel candidato...ou nao!) metido em jantaradas com o PC e Joaquim Oliveira...ta bonito!!!

Johnny Rook disse...

A máscara caiu finalmente.

E caiu retirada pelo próprio.

Este Sr. é um caso típico do sub-produto político nascido há duas décadas e meia em Portugal - os políticos profissionais.

Quando ele diz a frase destacada no post (tipico destas gentes é o decorar frases bombásticas. Esta, se procurarmos bem, deve ser do Churchil ou de alguém com personalidade semelhante).
A frase é bonita mas tem um problema, aliás criado pelo próprio, é que a propalada liberdade é autolimitada. Não é uma liberdade que vai de 0 a 100; é uma liberdade de 0 a 10 por vontade do próprio, porque só assim é possível viver no mundo a que ele pertence.
E ele pertence aos dois piores mundos da sociedade portuguesa: o futebol e a política. Ele é um dos veículos da promiscuidade (entre ele e o Relvas não existe qualquer diferença.Por isso se darão tão bem à cerca de 20 anos).
Para se manter ao de cima fará tudo o que necessário for (ou julgam que é pela cor dos olhos que se mantém na ribalta à tantos anos). É esta a liberdade de que ele fala, não é a liberdade dos justos. É a liberdade dos promíscuos.

Nunca tive dúvidas sobre o carácter e jamais votaria num indivíduo destes fosse para o que fosse.

O programa da TVI clarificou, fez terminar as dúvidas que alguns ainda poderiam ter sobre a personagem.

Por fim, a constatação curiosíssima de que foi o próprio que puxou o assunto, foi ele que do nada falou sobre o jantar, foi que se mostrou muito irritado(pudera! descobriram-lhe a careca).
Ora, isto é típico daqueles que escondem coisas, daqueles que têm a consciência pesada.
É uma táctica muito antiga: falo primeiro, confesso o pecado e passo ao ataque e assim dou a ideia que os maus são os outros (se até fui eu que transmiti a informação publicamente porque raio serei eu o mau da fita).
O que ele sabe já a muitos esqueceu há muitos anos.

Acabou o mito. Pode jantar (mais a mulher) com quem bem quiser, onde quiser e as vezes que quiser (liberdade máxima) mas eu e muitos como eu somos livres de o julgar como bem o quisermos e no Benfica ou por conta do Benfica só por cima do nosso cadáver.

John Wakefield disse...

GNR, o ministro seria apenas o "intruso", de forma a disfarçar os verdadeiros motivos da reunião. E que eu saiba qualquer ministro gostaria de ser gabado pelos órgãos de comunicação social do Oliveiredo...

Anónimo disse...

caro Jonh, acredito no que dizes, mas, muito sinceramente, uma reunião/jantar, que o motivo esteja ligado ao futebol, seja eleições no Benfica, na Liga, na FPF, se está lá o Pinto da Costa, é para F.....der o Benfica.

GNR

John Wakefield disse...

caro GNR, exacto... A presença do Pinto da Costa numa reunião em que se fala do Benfica, decerto que não trará nada de bom. Disso pode ter a certeza!

Anónimo disse...

Mas o mais deplorável e triste foi no mesmo programa "Prolongamento" da TVI, na passada segunda-feira,a atitude de Fernando Seara relativamente à entrevista de João Gabriel no que diz respeito ao desfecho juridico do Apito Dourado. NÃO OUVIRAM????
Para quem ouviu, como eu, estranha e indigna-se com o modo irritado de como Seara se referiu à verdade dos factos, descritos por João Gabriel, que todos os benfiquistas sabem, ou seja, o desfecho do Apito Dourado, que, segundo palavras do director de comunicação do BENFICA, assustou muita gente na altura e agora deixou de assustar. Segundo o mesmo, a justiça portuguesa é responsável por essa impunidade. Mas claro, toda a gente o sabe também menos o senhor Fernando Seara! Mas porque será? Será que o que está descrito nas escutas é mentira??? Ou é juridicamente ilegal, não porque é falso mas porque apenas a lei não o permite? Mas o "democrata" Seara não gostou da alusão e sentiu-se ferido, porquê? ...talvez por ser advogado, ou talvez por fazer parte também do rol ideológico que leva a justiça portuguesa a essa e a outras impunidades?
Mas o se que viu também, foi, para além disso, muito mais grave. Foi o ar nervoso, zangado e de afronta de um "representante benfiquista" (apesar de independente) num programa televisivo, contra o «director de comunicação do SEU PRÓPRIO CLUBE», ao mesmo tempo que se notava, perante essas afirmações, o gáudio indisfarçavel de Eduardo Barroso e Manuel Serrão!!!
Olhe senhor Seara... melhor serviço do que este só mudar de clube! Se quiser fazer do benfiquismo um circo, faça-o sózinho! Jante com quem quiser,pois não temos nada com isso, mas JANTE! Jante incluindo com quem inclusive já gozou groseiramente com os seus trejeitos de mãos (Pinto da Costa).Gostou???
Para benfiquistas destes ... RUA COM ELES!!!

Jorge Silva

Filipe disse...

Este Sr. Seara representa tão mal o Benfica (e há tantos anos)... Tem sido tão gozado ao longo dos tempos, sobretudo pelo representante do Porto, e ele incapaz de ripostar. Que triste figura! Mas não sai das televisões. Será por não dar luta à altura dos adversários e por isso acaba por dar jeito ter um Benfica tão mal representado? Só pode ser...
A postura dos comentadores é como a dos jogadores. Ninguém se zanga, nem que sejam gozados