sexta-feira, 27 de julho de 2012

E hoje, dois anos depois?

Na noite de 9 de Maio de 2010, Portugal saía à rua para festejar o 32º campeonato do clube que mais e melhor representa o país. Na frente do autocarro que descia a Avenida da Liberdade, ia um homem de cabelo branco, eufórico e de braços abertos como a Kate Winslet no Titanic. Quem diria que, três dias depois de ter deixado um país em êxtase, estaria sentado à mesa de negociações com Vieira, exigindo um brutal aumento de vencimento para não desertar para o arqui-rival.

Claro que, na altura, havia que segurar Jesus. Não era apenas o facto de poder perder o treinador campeão, era também perdê-lo para o maior rival. E sabendo disso, Jesus aproveitou-se e sacou uma nota preta a Vieira e ao Benfica. Hoje, passados dois anos sobre essa renovação, olho para o passado e vejo duas situações: se Vieira não tivesse renovado com o treinador, teria sido escorraçado da presidência e linchado pela opinião pública; a renovação é hoje um dos maiores erros da sua gestão, uma vez que aceitou à chantagem de um treinador medíocre que nos roubou dois campeonatos. Preso por ter cão e por não ter. O que há dois anos parecia ser o caminho para o sucesso e para a glória é hoje um beco sem saída. E dos becos só se sai fazendo inversão de marcha.

E tu? Se fosses Vieira, o que terias feito em 2010? E como vês essa posição que tomarias dois anos depois, com os resultados desportivos que se conhecem?

27 comentários:

Observador nato disse...

Tens toda a razão...

Parecia que tinha escolha, mas na realidade não tinha. Na minha opinião fez bem em renovar, mas poderia ter feito noutros moldes.

Acredito que hajam erros de gestão maiores, mas só iremos descobrir quando ele sair.

vitor disse...

Não houve chantagem nenhuma! E o Benfica pode perfeitamente pagar o salário do mister desde que haja resultados! Algo que nenhum treinador pode prometer! Jesus já foi campeão, tem apresentado resultados todos os anos, muito para além dos títulos, o que é sempre redutor!

Bruno Pereira disse...

Boas JNF.
Tive conhecimento da situação e o que se passou não foi bem como as pessoas contam...
JJesus é diretamente abordado por Pinto da Costa para ir para o FCPorto ganhar o triplo do que estava a ganhar (500k). Apesar de serem amigos, a resposta de JJesus foi imediatamente um redondo não. O pretexto foi o de que JJesus já há muitos anos que sonhava treinar um grande e o SLBenfica tinha-lhe dado essa oportunidade. Depois do maravilhoso ano que tinha vivido, jamais iria virar as costas a LFVieira e aos adeptos do SLBenfica que tão bem o trataram. A honra acima de tudo.
Depois então surge a proposta de LFVieira a renovar o contrato e a aumentá-lo substancialmente (o que já havia ficado acordado aquando da entrada de JJesus no SLBenfica). Foi um gesto nobre de JJesus que não espetou a faca nas costas do SLBenfica.
Infelizmente as coisas não correram bem nos últimos 2 anos e quase na totalidade a culpa será de JJesus devido à sua teimosia com determinados jogadores (Roberto, Emerson, etc.) e em não gerir o plantel (rodar a equipa de forma a não permitir quebras físicas).
Não consigo perceber esta teimosia e incapacidade de emendar os erros. No entanto, JJesus parece-me a melhor opção se tiver percebido os erros que cometeu e os jogadores continuarem consigo (o que não aconteceu à 2 anos por exemplo...). Caso as duas não se verifiquem, já está lá há demasiado tempo...

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

João Duarte disse...

Tinha renovado. Não havia como.

Mas entretanto fazia-lhe a cama. Gajo q me encosta à parede não pode durar mto.

Pedro Simões disse...

"E tu? Se fosses Vieira, o que terias feito em 2010? E como vês essa posição que tomarias dois anos depois, com os resultados desportivos que se conhecem?"

entendo perfeitamente o que queres dizer mas agora seria fácil decidir e mesmo assim não sei porque também não tens a garantia de titulos se outro viesse. O dificil é decidir sem saber o que se vai passar no futuro. Se Vieira não tivesse renovado com JJ e os corruptos fossem campeões o que dirias tua por aqui?

Quem está por fora, como eu e tu, as decisões são sempre muito fáceis de fazer, então depois de saber se resultaram ou não é extraordinário. Vieira decidiu renovar com um treinador campeão, e se fosse tu no lugar dele se calhar farias a mesma coisa. Por fora é tudo muito simples e claro, quem lá está é que não é bem assim...

Abraço!!!

Anónimo disse...

Depois das entrevistas de JJ ao afirmar que na Europa só o Barcelona jogava como o benfica e que ambicionava ganhar a champions teria sido despedido. Primeiro o JJ seria aconselhado a fazer exames psiquiátricos pois denotava uma espécie de irracionalidade vivendo numa realidade alternativa. O maior erro não terá sido manter o treinador mas sim ceder aos seus caprichos e ter seguido uma politica de contratações ruinosa...Gastar milhões em jogadores que nunca irão render o esperado: Sidnei,Franco jara, Enzo Perez,Emerson, Airton, Eder Luis,Roberto, Felipe Menezes,Jose Luis Fernandez,Rodrigo Mora,Michel,Djalo,Balbo,Weldon,Capdvilla etc. Se me falarem em jogadores a custo zero é sinal que não percebem nada de futebol...O João Pinto também foi a custo zero pro SCP ou seja, por 4milhões - prémio de assinatura...
Já para não falar da dor de sub aproveitamento de alguns jogadores, especialmente os portugueses...Como é possível emprestar Carlos Martins e Rúben Amorim!? Foi e é mau demais para ser o SLB...

Anónimo disse...

patriarca disse:


Eu, na qualidade de Sócio de longa data do Glorioso Benfica se mandasse NUNCA o Jorge Jesus colocaria os sapatos na Catedral na qualidade de Treinador do Benfica, porque o JJ é uma das causas e presentemente não é solução para os problemas extras futebol que graçam no desporto português. Não lhe tirando algum (POUCO) mérito como treinador, mas como homem é um ANTI-BENFIQUISTA NATO, amigo fortissimo dos Porcos e em especial do porco-mor e é só ouvi-lo nas suas celebres declarações depois dos jogos contra o Benfica, quando ele esteve noutras equipas e em especial no bragaporco. Muitos Benfiquistas já passaram um pano molhado sobre isso, mas os Verdadeiros Benfiquistas NÃO PODEM nem devem fazê-lo. Enquanto o Benfica não estiver entregue a VERDADEIROS Benfiquistas não vamos a lado nenhum. Ter no interior do Clube e em situações chave individuos que o Benfica nada lhes diz e apoiantes SÓCIOS de "INIMIGOS" não é bom e não se vê isso em mais clube nenhum do mundo.
NOTA: As duas vezes que vieira foi a Eleições VOTEI NELE, mas em Outubro vamos ver, estou a ficar farto do Benfica ser Vilipendiado, Roubado, Ofendido e nada se fazer para acabar de vez com isso.

POC disse...

Difícil falar à distância. Vieira não teve tempo para "pensar".

Jorge Jesus é um treinador como muitos outros. E não merece o que ganha. Ainda não o fez por merecer.

HC disse...

Sem tirar nem por... Apesar de ver qualidades em Jesus, depois de 2 anos como os anteriores acho que este ano vai ser o descalabro completo!

Saudações gloriosas!

Anónimo disse...

mais uma jogada do pintelho da bosta para nos lixar, claro! quis ir buscar o jesus, que ganhava uma ninharia (e foi campeão), obrigou o Benfica a gastar uma fortuna em ordenados com este palhaço da treta e o boi velho sabendo que tem o futebol tuga todo controlado, apenas teve de escolher um moço de powerpoints que trabalhou com o mourinho para ganhar 4 troféus numa época... simples! e o mais certo é este ano não ganharmos nada (talvez a tacita da liga) e para o ano o jasus vai para os porcos, para aí passar a ser o maior treinador de todas as eras... se até o vitor pereira foi campeão...

Anónimo disse...

Acho que o Viera fez o que tinha a fazer: Segurar o JJ. Não podia ser de outro modo. Acabado de ser campeão, mostrando um futebol que não se via no Benfica há muitos, mas mesmo muito anos. OK, exagerou um bocado no contrato, mas os negócios são mesmo assim.

O que se passou nos 2 anos a seguir não tem nada a ver com o contrato. Más contratações (Roberto) e arbitragens na 2ª época e Incompetência do JJ a segurar 5 pontos de avanço no 3º ano. Mesmo com as arbitragens contra, 5 pontos eram suficientes.

Agora, estando no ultimo ano de contrato, é deixar andar e ter fé nos jogadores, que apesar de tudo, ainda formam o melhor plantel em Portugal.

GNR

Benfica sempre disse...

Na altura, depois de termos ganho um campeonato com aquele futebol espectacular, acredito que 99% dos benfiquistas renovariam com o JJ se estivessem no lugar do LFV. Eu pessoalmente também faria o mesmo.
O ano seguinte foi um descalabro e acho que o JJ deveria ter saído no final dessa época. Mas o LFV deu-lhe mais uma oportunidade que ele não aproveitou e perdeu o campeonato para um treinador que ainda hoje deve estar a pensar como foi possível ele ser campeão. Seria novamente momento para ele sair e acredito que só não saiu devido à sua clausula de rescisão que é elevada e também, mais uma vez, porque se ele saísse ia direitinho para o Porto. Viu-se que o Pinto apenas deu como garantida a continuidade do vitinho após ver que realmente o JJ ia ficar no Benfica.
Mas pronto, para o ano o JJ vai mesmo sair do Benfica (de certeza), possivelmente campeão, e irá para o Porto. Tal e qual como aconteceria se o LFV não tivesse renovado com ele no final do 1º ano, mas agora toda a gente sabe o que o JJ vale e que até lhe fazíamos o laço de embrulho para mandar para os corruptos.

John Wakefield disse...

Não julgo o Vieira neste aspecto. Jorge Jesus estava em estado de graça, nessa altura. Também renovaria o seu contrato, embora não fosse vidente!
Mas sempre defendi que o tempo de Jorge Jesus esgotou-se nesta época. Teve 1 ano bom, outro mau. O terceiro serviria como desempate, mas voltou a falhar. Logo perdeu margem de manobra...
Comigo, não ficava mais 1 ano... Mas agora também já é tarde porque a pré-época já vai com um tremendo avanço...

t.venturini disse...

Passados pouco mais de dois anos é facil dizer que se calhar foi um erro renovar com JJ...mas em 2010...depois de um titulo,depois de apresentar um futebol empolgante,depois de ver os corruptos em decadencia com o 3. lugar nesse campeonato...bem,depois de tudo isso e mais alguma coisa...era impossivel não renovar mesmo perante a chantagem!!o problema nesta situação foi o PC...o velho peidoso mais uma vez levou a melhor,no timing exacto e com os estratagemas psicologicos(encontro com JJ)que claramente causou instabilidade em toda estrutura do futebol do benfica!!

xirico disse...

Sem dúvida que de aqui não poderei assacar muito ao Presidente.Mas em relação ao JJ,que com este vencimento,tem o LFV agarrado pelos tomates,só tenho uma coisa a dizer:ele pode não se preocupar seja com o que for pois o dele vai lá estar todos os meses.E a sua arrogância dá-me raiva e então após a insistência em Emerson e o total desrespeito por Capdevilla só mostra como ele se sente intocável.(para além de outras demonstrações como tais).E aí já culpo o LFV.Por mim não lhe vou dar descanso.Que vá para a pqp.E a estrutura também.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Provavelmente tinha renovado... essa é a verdade!

O Prospector disse...

É só fontes da telha. O ordenado de Jesus no ano em que foi campeão era de 75000 tal como quem lançou o papel com os vencimentos actuais pode confirmar. Por isso, os 500k do andrades não eram 3 vezes mais, eram quase 10 vezes mais!

O Prospector disse...

Bruno Pereira, o triplo do que estava a receber em 2010 era 225K e não os 500k que dizes.

JNF disse...

pjsimoes,

a minha decisão seria a mais racional possível na altura: renovar. Porque achávamos que era bom, porque tinha sido campeão e porque parecia poder iniciar uma dinastia na Luz. Aliás, é isso mesmo que digo no post, desculpabilizando Vieira.

Rui Sérgio Guerra disse...

Caro JNF e benfiquistas,
... face aos factos de então (o n/ título de campeões nacionais e o excelente futebol praticado...), a única saída plausível, lógica... e até justa era... a renovação!

Agora,... os moldes em que ela ocorreu (a "chantagem de JJ, ardilosamente manipulada pelo Capo-azul...), aí sim...
... TODOS NÓS, BENFIQUISTAS,
... TEMOS LEGITIMIDADE PARA NOS SENTIRMOS USADOS, EXPLORADOS... E DIRIA ATÉ... TRAÍDOS!

E BEM TRAÍDOS, quer o n/ amado SLB,
quer todos nós, sócios e adeptos:

- TRAÍDOS pelo Sr. JJ...,
que explorou a "AMIZADE" com o "Porco da Madalena" e... CHULOU O SLB VERGONHOSAMENTE!

- TRAÍDOS pelo Sr.LFV...,
que NÃO TEVE A CORAGEM DE SE IMPÔR COMO LÍDER ESTRATEGA E ASSERTIVO...
OK,... 4 M€ / ANO,...
... SE FORES CAMPEÃO!
Mas SALÁRIO FIXO... LEVAS 1,5 M€!
(ou seja...o TRIPLO do anterior!)
És campeão... E TENS + 2,5 M€!!!

Enfim,...
... tudo isto me recorda o principal drama da Itália...
...A FAMOSA "LEI" DO... "IL PIZZO"!

Ou seja,... as manipulações chantagistas das diferentes Máfias italianas,... com detalhes da "Cosa Nostra" (Sicília),... da *Camorra" (Nápoles)... ou da "Ndrangheta" (Reggio Calabria)!

Priceless... "para os iluminados":
-O JJ... ENCHE O PAPO DE €€€!!!
-O LFV... SEGURA O TACHO NO SLB!!!
-PERPETUA-SE... A INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DESPORTIVA POR INCAPAZES (LFV + JJ),... coadjuvados por SUBMISSOS CONIVENTES (que vergonha lamentável, RUI COSTA! Até tu!...).

Na boa!... Nós, sócios e adeptos benfiquistas incondicionais,...
PELA PAIXÃO E AMOR AO N/ CLUBE,
privamo-nos de "muito €"... e se calhar "de algo" às n/ famílias,...
...MAS PAGAMOS SEMPRE..."IL PIZZO"!

É que, como diziam acima no post alguns digníssimos escribas,
... SE FÔSSEMOS CAMPEÕES REGULARES,
...ora f***-**! Que bom que era!...

Assim, por mim,... é só até Out°!
Sim... ou sopas!
Chega de "vergonhas" e são 300km!

Ou "surge" na Luz...
"AR FRESCO HONESTO, RESPONSÁVEL, COMPETENTE... E DE PURO E VERDADEIRO BENFIQUISMO",...
... ou C/ IMENSA MÁGOA,...
como parece bem expectável...,
... começo a preparar-me p/a...
... HIBERNAR 4 ANOS!

Paixão sim,... SEMPRE! Até à morte!
MASOQUISMO SÁDICO,... não, obg!

Abraço de Palermo,
RSG

Anónimo disse...

Oh Anónimo 11:15, mais rigor naquilo que dizes.
Esses jogadores que apresentaste nem todos foram pedidos pelo JJ, como por exemplo o Capdevilla e o Balboa e o Sidnei já estavam no Benfica antes do JJ chegar. Depois ainda há o Weldon que foi boa contratação (foi barato), marcou golos bastante importantes no ano em que o Benfica foi campeão, sendo decisivo no desfecho do campeonato. O Enzo Perez e o Rodrigo Mora penso que ainda é cedo para lhes passar a sentença e o Michel, porque pões aí o Michel? Ele ainda nem jogou e já sabes que não vai prestar? Quanto ao resto dos jogadores concordo.

Bicadas disse...

Antes de mais faço questão de dar os parabéns ao JNF por este post.

Agora quanto à questão colocada, se recordarmos o que se passou com Mourinho percebemos qual seria a reacção dos Benfiquistas caso LFV não tivesse segurado JJ.

Do meu ponto de vista, a ser facto que houve "chantagem", no lugar de LFV reconheceria que estava encurralado e renovaria o contrato. Sabia que estava a cometer um erro, mas seria o erro menor.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Como disse o Medeiros Ferreira o JJ devia ter saído campeão e ter ido pro FCP ou pra onde ele quisesse! Análises à posteriori são sempre fantásticas. LFV teve que decidir e acho que decidiu bem! No final da época veremos...

Nuno Pinho disse...

Parei de ler em treinador medíocre...

JNF disse...

Anónimo, tens a certeza de que percebeste o post? É que isto não é uma análise à posteriori. É mais um "o que farias em 2020 se não soubesses o que iria acontecer daí para a frente". Se há alguém que sai ilibado deste post é Vieira.

Nuno Pinho,

porquê? O Jesus é bom treinador? Ganha campeonatos quando tem a melhor equipa e o melhor plantel? Ou perde-os com 5 pontos de vantagem?

Maria disse...

Vocês não conseguem mesmo! Vale tudo para simplesmente dizer mal! Criticar é diferente, tem que ver com pensamento estruturado e fundamentado. Em quase todos os blogues se afirmam que o Benfica tem ou tinha na época passada o melhor plantel, os melhores jogadores e seriam suficientes para vencer o campeonato não fosse a betsa do treinador; as mesmas mentes iluminadas para não poerderem oportunidade de bater em todos, insistem em dizer que o Benfica tem uma palete de jogadores medíocres, de qualidade duvidosa, que urge contratar um defesa esquerdo, um direito, um trinco à altura de render Javi e até centrais!!! Querem ver que oplantel que Jesus estragou afinal já não é excelente e precisa de reforços??! Decidam-se, pode ser?
É inútil, triste, muito triste é que a ânsia de atacar tudo e todos se sobreponha ao amor ao clube e passe a valer tudo! Não venham vestir o papel de anjinhos e moralistas, que apenas querem a verdade e desmacarar os bandidos - o que fazem é levantar suspeitas, acicatar ânimos, promover discórdia. Se em Julho já perdemos tudo segundo os ilustres visionários, então é hora de dizerem adeusinho, podem escolher outras cores, ainda vão a tempo!

JNF disse...

Ai Maria, como é que eu de te dizer isto sem ser muito bruto... mas... tu não tens noção, pois não?