sábado, 7 de julho de 2012

O ataque ganha jogos...

... Mas a defesa ganha campeonatos. Uma velha máxima do futebol. Neste caso, a defesa do Benfica contra as arbitragens.

O calendário do assalto ao título (reparem na ambiguidade desta expressão no futebol português) já está definido.

A Luís Filipe Vieira e a Jorge Jesus pede-se que deixem os paninhos quentes quando se fala de arbitragem. Chega de tentar mostrar uma faceta distante em relação ao que se passa nos jogos do Benfica. É inconcebível que, roubo após roubo, as poucas palavras de contestação que se ouvem sejam tão vazias e  infrutíferas. Nós não nos esquecemos do triste espectáculo que o senhor presidente protagonizou na antena da RTP quando seguíamos isolados no campeonato com cinco (!) pontos de avanço sobre o segundo lugar. Lembrou-se de afirmar que só voltaria a falar de arbitragem quando os seus intervenientes se profissionalizassem. Lembrou-se, até, de prometer nova entrevista se o Benfica chegasse à final da Liga dos Campeões. A bazófia e o folclore do costume. E lembrar-se de defender o Benfica? O espectáculo que se seguiu até fim do campeonato foi vergonhoso e, como sempre, Vieira deu tudo a perder ao prometer, com antecedência, que não enveredaria pelo caminho da crítica em relação aos árbitros.

Ao contrário do que fez Vítor Pereira depois do jogo de Barcelos, em que condicionou (ainda mais) as arbitragens até ao fim do campeonato, o Benfiquista pede-lhes, senhores presidente e treinador do Benfica, que apenas mostrem que não deixaremos passar crimes que lesem a verdade desportiva nos jogos onde participa o nosso clube. Jorge Jesus pode ter perdido bagagem em Guimarães (o Benfica perdeu e bem, e de forma vergonhosa), mas o Porto ganhou o campeonato no dia em que ficou a cinco pontos do Benfica, no dia em que Vítor Pereira pediu para se entregar as faixas ao outro clube.

Não é condicionar a arbitragem em benefício do Sport Lisboa e Benfica. É confinar as arbitragens aos limites do imparcial.

7 comentários:

JNF disse...

Já o Jaime Pacheco dizia: "quem não chora não mama". Nada mais acertado em relação ao futebol português. O Benfica não pode achar que é por ir em primeiro lugar que tem a situação sob controlo. Falso. O silêncio de que fomoos vítimas por parte da nossa direcção no ano passado custou mais um campeonato. Mas há gente que não aprende e que só no dia em que levar um chuto no cu é que poderá, eventualmente, questionar-se sobre onde falhou.

John Wakefield disse...

Nem mais, Meddler. É nisso que eles nos goleiam. Os dirigentes deles sabem proteger a equipa e pressionar bem as arbitragens. O silêncio do Sr. Vieira foi lamentável. Quanto ao Jorge Jesus, embora considere que falhou em muitas opções, considero que foi o único que tentou atacar as arbitragens...
Só no final de época, é que vimos o sr. Jorge Gabriel a culpabilizar os árbitros.
É claro que não foi o único factor que nos retirou o título, mas foi decisivo...

Meddler disse...

Mesmo os próprios ataques do Jorge Jesus pareceram completamente forçados, parecia que nem ele sabia do que se havia de queixar em concreto, muito menos contra quem havia de direccionar as críticas.

Ah, e Rui Costa, mais uma vez, calado que nem um rato. Assim torna-se difícil.

vmpaulinop disse...

A postura do Sr. Vieira foi e tão só de subserviência e "cobardolice", como quem tem "o rabo preso". E foi isso que aconteceu, pois quem apoiou o Gomes "das facturas" e o "chefe da matilha arbitral", ficou sem voz activa e condições de independência.
Já lhe enviei (gabinete da presidência do Benfica) um email com todas estas opiniões e muito mais (devidamente identificado com o nº de sócio, 5.761) e disse-lhe que para ser reeleito tem de "vir para o campo de batalha", "dar o peito às balas" e denunciar todas as vigarices que aconteceram e certamente acontecerão novamente.
BENFICA SEMPRE.

Gus disse...

Acabei de dar uma "vista de olhos" nos jornais de hoje e, mais uma vez, o pasquim mete-se a jeito....O Witsel e o Gaitan até podem sair (no caso do 2º agradeço porque estava mesmo a pensar trocar o cativo para o piso 1 para poder entrar em campo e dar um par de estalos ao homem pa ver se ele acorda), mas a verdade é que este tipo de noticia não pode surgir, ponto final! Sou a favor da liberdade de expressão e contra qualquer tipo de violência, mas esses gajos, juntamente com os do Correio da Manhã, cujas instalações até são agora bem perto do nosso estádio, têm de ser apertados, a sério e de vez. Somos uns anjinhos, e para além continuamos a permitir fugas de informação. Podem perguntar, mas o que é que isto interessa? Qual a relevância de uma mera noticia? Isto, meus amigos, é o tipo de pequeno pormenor que, acumulando sucessivamente ao longo da época, faz a diferença no fim. Isto ajuda a perder campeonatos.

Meddler disse...

Os bufos dentro do clube são um mal cada vez maior maior. É um problema que pode deitar tudo a perder de um momento para o outro. Mas um mal ainda maior é ter um presidente que parece passar ao lado de tudo isso. E eu quero acreditar que lhe passa ao lado apenas por ser incompetente e não algo mais.

RuiMotaSLB disse...

Eu acho que já devíamos de saber que se alguém do Benfica falar só vai dar castigo ou para nos prejudicarem ainda mais enquanto que lá em cima, cada vez que falam, todo o mundo treme de medo e se deixa levar pelas pressões dos PC. Sabemos bem que tudo o que possa ser dito pela direcção ou por alguém do Benfica só vai servir de força contraria para a nossa equipa. É triste para os adeptos do Benfica que se veja todos os anos a campanha anti Benfica, ninguém pede para marcarem golos por nós mas que nos deixem ganhar de forma justa, não nos podemos esquecer que apesar de o Benfica ter culpa no cartório, fomos claramente empurrados para trás na ultima época depois do jogo de Guimarães e de o treinador dos andrades ter vindo chorar para a comunicação social.