quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sobre a veracidade do salário de Jorge Jesus

Se fosse para criar polémica, eu teria escrito que Witsel já está vendido ao Real Madrid por 20 milhões de euros e mais 3 canteranos em troca, que rumarão à Luz, desde Junho. Mas não o fiz por duas razões muito simples: primeira, porque a questão com que iniciei este post é mentira; segunda, porque a questão que apresentei no post abaixo é...

Quem quiser acreditar, acredita. Quem não quer, não acredita. Mas aprecio a certeza e convicção com que se negam as evidências. O povo português sempre foi cheio de certezas, até porque quando começam a surgir as grandes provas, o lusitano rende-se de imediato às mesmas. Exemplos? Ninguém duvida que os arguidos do processo Casa Pia são culpados. Ninguém duvida que os abates de sobreiros, a operação Furacão, as licenciaturas de Sócrates e de Relvas, as escutas do Apito Dourado, etc, etc, etc, são tudo processos em que os principais visados são efectivamente culpados e que, apesar de a justiça não ter [ainda] conseguido provar a culpa dos arguidos, a verdade (para os portugueses) é que o que se diz sobre estas pessoas é... verdade. O mesmo não se passa com o salário de Jesus. Mas mais que não duvidar da veracidade do que se sabe nestes casos, impressiona-me a leviandade com que se aborda o caso do ordenado do treinador do Benfica. Para alguns, esta informação não deveria ser divulgada porque é um assunto privado. Ok. E as escutas? Não são conversas privadas? E também se mostram incomodados com os dados publicados pela Football Finance acerca dos salários dos jogadores? É que, nestas coisas, temos de ser coerentes.

Para tentar ajudar as pessoas nesta assunto delicado que é o ordenado de Jorge Jesus, deixamos o email que recebemos de um habitué aqui do Eterno Benfica, que pediu para não ser identificado:

(a pessoa em questão referiu-me o valor do salário de Sá Pinto, mas, para não ferir mais susceptibilidades, não vou divulgar os números)

Uma vez mais, quem quiser acredita, quem não quiser não acredita. Mas face a todas estas provas e a todos os comentários a que tenho assistido, só me resta concluir que há benfiquistas que se vissem fotos das respectivas mulheres na cama com o melhor amigo, com o patrão ou com outro gajo qualquer, diriam que era tudo montagem, completamente falso, ou, em última análise, a mulher apenas estaria a confortar um amigo. Somos um povo com um coração grande. Pena que o cérebro não seja tão grande quanto o outro órgão.

21 comentários:

M.C. disse...

..."Para alguns, esta informação não deveria ser divulgada porque é um assunto privado. Ok. E as escutas? Não são conversas privadas? "...

Se o JJ estivesse verdadeiramente preocupado com a divulgação da sua remuneração mensal,não tenhas a minima dúvida que a esta hora já alguém estaria a preparar uma queixa para o Ministério Público pela publicação indevida de dados que não podem ser do domínio público, e se calhar lá terias que ir passar umas horas na Gomes Freire e explicar tudo muito bem explicadinho ...

POC disse...

Obrigado JNF. E obrigado ao habitual leitor.

E sim, isto devia ser tudo público. Eu, como sócio, tenho o direito a saber os ordenados praticados. Ou devia. Ou não?!
Todas as sociedades publicam os ordenados dos funcionários, topo da hierarquia.

Já me tinham confidenciado que o ordenado do Jesus era pornográfico, ao nível dos melhores da Europa, dos ricos.
Que fez ele para justificar isso tudo? ...

Stranger disse...

O problema não é o salario faraonico do JJ, mas os resultados que apresenta.Por exemplo, imagina que o JJ á 2 epocas tinha sido minimamente competente e ganhara(AJUDARA a ganhar), apos um campeonato na epoca anterior, a Taça de Portugal juntando-a á da Liga, e a Liga Europa derrotanto o FCP na final...eu penso que estariamos de acordo que seria um justo premio para a sua competencia.Mas o problema é que entretanto bati com a mao na mesinha de cabeceira e acordei!

JNF disse...

M.C.,

explica-me lá uma coisa: fui eu o primeiro a publicar esta folha? Não.

Gomes Freire? Onde fica isso? Costumas lá passar bastante tempo para saber onde é?

POC disse...

@Stranger, bateste com a mão na mesa de cabeceira? Eu bati mesmo foi com os cornos, que fiz uma viagem grande até Braga, já com bilhete de avião para Dublin, comprado em Low Cost...perdendo o dinheiro.

Portanto é isso, não fez para merecer estes valores.

Vitto Vendetta disse...

E o que se destaca aqui é...

Foda-se, 8000 mails por ler? CAPUTA!

Nuno Pinho disse...

Sobre a divulgação do ordenado do Jesus (cerca de 180 mil euros líquidos), tudo se simplificaria se as coisas neste clube fossem feitas com clareza e transparência... Aqui vale o mesmo bom-senso que impera a cada novo wikileak. Para mim, é e sempre foi uma falsa questão.
Quanto à nossa posição, enquanto adeptos do Benfica, lembro que hoje os clubes são SAD's e que o ordenado do Jesus está anexado aos gigantescos gastos em pessoal. Contas que de resto foram aprovadas pelos accionistas. Já se esqueceram? Neste momento, custa-me mais a perceber as intenções de quem fez isto. Que venha o primeiro a tentar convencer-me das boas intenções de quem "bufou" esta informação. É isso e água benta!
Espero também que não se fique com o estigma de que o Jesus é o único naquela casa a auferir um salário insuflado. Como já o disse, há até um jogador pouco utilizado a receber perto de 2 milhões de euros por ano. E é melhor não falarmos das funções dúbias de alguns membros da direcção...
Se é para "bufar" que haja coragem para não ficar a meio do caminho. Saltem mais folhas!

M.C. disse...

... " Gomes Freire? Onde fica isso? Costumas lá passar bastante tempo para saber onde é? "...

Não sejas asno pá !

Ninguém é obrigado a conhecer Lisboa, e parece-me ser esse o teu caso.
Também não sabes onde fica a praça José Fontana, e provávelmente nunca ouviste falar do Liceu Camões.
Se conhecesses ficavas a saber que tal como eu,muitos dos que estudaram nesse Liceu,passavam invariávelmente pela frente desse edificio!
E já agora aproveito para te informar que os Serviços de Informação do Min.da Justiça onde se tirava o BI ficavam sediados no mesmo edificio da PJ.

" Aprender, é mudar posturas "

Anónimo disse...

Depois de ler os 2 post e respectvos comentários sobre o salário do JJ, aqui fica a minha opinião:

1 - Este tipo de informação não devia ser publicitada sem autorização do próprio.

2 - O salário que o Benfica paga ao JJ faz parte de um contrato assinado por ambos, deduzo que de boa fé de ambas as partes. Poderia questionar a boa fé de um dos lados e a veracidade das propostas que o JJ recebeu após o 1º ano de Benfica.

3 - JJ é uma figura pública e por isso sujeita-se a este tipo de coisas. Para mais quando se fala do Benfica, a maior instituição portuguesa. Todos sabemos o salário do Presidente da República e não acho que o Cavaco Silva se importe muito com isso.

4 - Ninguem em Portugal e muito menos ligado ao desporto merece um salário destes.

5 - Compreendo e aceito a indignação dos adeptos com este salário, num período de crise e no ano que os RED PASS passaram para preços proibitivos.

GNR

Burmelho disse...

Mas eu só não percebi uma coisa. Esse papel digitalizados passa a ser verdadeiro porque recebeste um mail de alguém que costuma ler teu blog? Imagino que tu conheças pessoalmente esse senhor e que avalizes a sua veracidade. Se assim não for que poderei eu conjecturar?

Carlos disse...

Não percebo que se publique o salário do mister Jorge Jesus e não se faça o mesmo com o Sá Pinto

JNF disse...

Vitto,

coisas inexplicáveis.

M.C.,

e Vila Pouca de Aguiar, conheces?

Burmelho,

quem quer acreditar, acredita, quem não quer, não acredita. Simples.

Carlos,

o que é que o salário do Sá Pinto interessa?

Carlos disse...

Se não há interesse não se tinham referido a ele.
Quando escrevem que não o publicam para não ferir susceptibilidades é porque gerou interesse tomar conhecimento do mesmo.

JNF disse...

Anónimos fofinhos cujos comentários não passam nem passarão:

a informação que se aqui encontra no blog foi publicada em primeiro lugar numa caixa de comentários. Acreditem ou não, estão no vosso direito. Eu acredito, pelas razões que já disse.

JNF disse...

Carlos,

não me parece.

xirico disse...

Realmente são os tais assuntos tão óbvios que até dá raiva como é possível andar a engolir esta merda de há 2 anos para cá.E foi tão óbvia a chantagem do Jorge que hoje nem o posso ver.Como é que vou aguentar mais 1 ano esta merda?Dass...

João Duarte disse...

Vou ter q comentar.

Acho uma vergonha q tenhas publicado os valores e este email.

Aqui ficam as razões:
1. Até podia ganhar o dobro desde q ganhe todos os campeonatos. Para o que fez, 1,000 € já são de mais.

2. As escutas são efectuadas pela policia num contexto de uma ilegalidade a ser investigada. Aqui temos um funcionário publico que no seu tempo de trabalho acede aos dados classificados para alimentar e justificar os seus argumentos nas discussões de café. Aqui o criminoso é ele. Não o JJ. Todo o país paga o salário desse animal q devia estar a trabalhar. O salário do JJ é pago por quem quer.

3. Há um contrato, livre, entre JJ e o Benfica. Nós mandatamos a direcção através do voto. É a ela q temos q pedir contas.

4. Estou-me borrifando para o Sa Pinto. Apenas o referiste para acicatar as pessoas.

5. Tens mil e uma razões para bater o pé à direcção e ao treinador, como de resto tens feito, este argumento é apenas destabilizador e procura, num contexto geral de insatisfação das pessoas com o seu momento financeiro, revoltá-las.

sinceramente, estou bastante desiludido com esta atitude. Há muito que admiro a luta q travas com a mediocridade reinante no Benfica, mas assim não.

Não pode valer tudo, muito menos acções de spinning. Queremos argumentos como sempre tens feito.

Pedro disse...

Acho piada ao bicho de sete cabeças que se faz.

Como se fosse muito complicado confirmar a veracidade de tal documento. Uma das coisas que os blogs têm de bom é que permite que anónimos, de todos os sectores da vida, possam opinar, confidenciar, etc no anonimato.

O que dizes dos ordenados dos jotas da bola é o ponto final desta discussão. Todos falamos à vontade sobre quanto ganha o Hulk, o Cebola ou o Aimar...pq raio não o podemos fazer em relação a Jesus? Pois...se é assunto incomodo é-o por alguma razão.
Quem se sente melindrado com esta divulgação só está a dar razão a quem critica Jesus. Era bom que o conseguissem perceber.

vitor disse...

Para o interessado no salário do Sá Pinto, são 4 vezes menos!

Pindrikaz disse...

Sa Pinto renovou por 80 mil, se nao me engano.

SL

JNF disse...

João Duarte,

em primeiro lugar, não fui eu que divulguei os valores pela net. Como podes ver, estão na caixa de comentários do post abaixo. Segundo, vai ler a parte do comentário do Pedro que transcrevo em seguida.

Respondendo directamente aos pontos que enumeras:

1 - a publicação do post é uma vergonha porque, segundo a tua opinião, Jesus ganha demais. Ou seja, se ganhasse algo condizente com o trabalho efectuado, a publicação do post não seria uma vergonha. Concluindo, é uma vergonha e a culpa de Jesus ganhar tanto é minha. Ok.

2 - As escutas são feitas pelo MP. Mas são divulgadas pelo tripulha, que deve ser tão canalha quanto eu. Ou melhor/pior, porque ele pega em informação confidencial para publicá-la, enquanto eu já peguei em informação previamente publicada na net Mas para ti, o tripulha é um herói. Estranho.

3 - Sim, e então?

4 - Não, mentira. Eu mostrei um email que nos chegou. Não o ia editar mais que aquilo que editei.

5 - Então agora o salário que a direcção gasta num treinador incompetente não é um motivo para demonstrar a incompetência da direcção?! Olha agora... E se amanhã contratasse o Zezinho do Arrentela por 10 milhões e lhe pagassem 12 milhões por ano? Não poderia criticar?

Pedro,

"Todos falamos à vontade sobre quanto ganha o Hulk, o Cebola ou o Aimar...pq raio não o podemos fazer em relação a Jesus?"

Ora nem mais. Quando aparecem essas mesmas publicações na net, em sites como o Football Finance ou no jornal Record, ficam todos curiosos e querem saber quanto é que os artistas ganham. Mas quando se trata de Jesus... enfim, o comportamento dessas pessoas só denuncia um interesse. E o R-x mostra a coluna torta.