sábado, 13 de outubro de 2012

A transparência


Nos últimos tempos tem-se falado muito de transparência e cabeça levantada no seio do Benfica.

Mas afinal de contas o que é a transparência ?

  • Transparência é apoiar pessoas que aparecem nas escutas, por duas vezes, para os principais órgãos directivos do futebol português ?


  • Transparência é falar em milagre financeiro e, mesmo após já ter integrado a Benfica Estádio na Benfica SAD, ver a segunda entrar em falência técnica ?


  • Transparência é ter lacaios nos órgãos de comunicação do clube no qual se faz o culto da personalidade e não o culto do clube ?


  • Transparência é ter lacaios que adjectivam todo e qualquer crítico, mesmo que se tratem de pessoas que já deram muito ao clube ?


  • Transparência é considerar que todo o mal está fora do clube e que não há erros, e muitos, cometidos em sede própria ?


  • Transparência é falar de sistema depois dos apoios que se fez e após elogiar os árbitros portugueses em contraponto com os estrangeiros ?


  • Transparência é dar a entender que se vendem jogadores pela cláusula de rescisão quando tal está longe de ser verdade ?


  • Transparência é blindar o acesso aos órgãos de soberania do clube ?


  • Transparência é marcar AG’s em dias de semana para evitar a presença massiva dos seus associados?


  • Transparência é estar muito activo no Rally das Casas ao sábado, mas estar doente para acompanhar a equipa ao domingo ?


  • Transparência é minar o nosso clube de adeptos fanáticos de outros clubes, nomeadamente rivais?


  • Transparência é emprestar jogadores, que nos fazem falta, a clubes que têm lutado pelos mesmos objectivos que nós, sabe-se lá a troco de quê ?


  • Transparência é falar em formação e emprestar o nosso mais promissor jogador oriundo das camadas jovens para gastar milhões num jogador do tal clube que luta pelos mesmos objectivos que nós ?


Sabe, Presidente… O nosso lema diz E Pluribus Unum, que significa De Todos Um. O Um não é uma personalidade. É o clube. O clube pelo qual lutamos. Quando o Benfica era à Benfica, era sem medo. Sem choradinhos. Tivemos nos nossos quadros um treinador, que por acaso foi despedido após ser Campeão Europeu, que dizia que no Benfica se deve reagir como um grande e não chorar como um pequeno. Sabe o que isso é ? Se não sabe, eu explico-lhe com um exemplo prático. Há 21 anos atrás, um actual prestador de serviços do clube imundou o nosso balneário de creolina. A equipa teve de se equipar no túnel, um dirigente nosso sentiu-se mal e foi para o hospital. Sabe o que aconteceu? Não se chorou! Reagiu-se! Ganhou-se 0-2 num terreno no qual, historicamente, sempre tivemos tremendas dificuldades e resolveu-se o campeonato. O Benfica é isto.

Viva o Benfica.

14 comentários:

Anónimo disse...

dia 26 vota rui rangel pa mudar pa melhor se votas vieira votas na corrupçao no compadrio no tacho grande enfim com ta o país

Manoel Barbosa disse...

Óptimo post ! Na mouche !

71460_5/8 disse...

Enquanto as criticas forem as mesmas, que foram já rebatidas mil vezes e que carecem de "transparência", as "trincheiras" vão ficar muito cavadas e sem possibilidade de grande discussão profícua entre benfiquistas.

Só um exemplo. Por quanto foram vendidos Javi e Witsel e por quanto estavam eles avaliados? Dizer que o clube está em falência técnica quando tem os activos subvalorizados só mesmo por brincadeira ou pior.

Manoel Barbosa disse...

Recebi há minutos as frases estereotipadas, normais, banais, sem inovações, de LFV no jantar da Bairrada.
"Aquilo", para além do esperado anúncio da recandidatura, nada mais foi do que a repetição de discursos, de promessas (não cumpridas) que fez ao longo de 11 anos.
Assim será a sua candidatura e programa eleitoral : populista, demagogo, sem "chama" nem entendimento do que é o SLBenfica, a História do SLBenfica, as ambições desportivas e amplitudes sociais do SLBenfica.
Passados 11 anos (e, quem sabe, talvez no fim) da sua passagem pelo Clube, o seu projecto (?) continua a nevegar sem rumo, com velas rotas, conforme as matinais maníaco-depressões do "timoneiro", e ignorando tempestades, muitas delas por ele criadas.
Nada de novo. Nada de motivante. Desgastado, desmotivado (!?), socorrendo-se de figuras mediáticas e interesseiras, COM NECESSIDADE PESSOAL DE PERMANECER no Clube, já não consegue --se é que alguma vez conseguiu...-- ignorar o texto que lhe escrevem para ler.
Uma espécie de "involução na continuidade"...

JNF disse...

71,

não há paciência para tanta verborreia junta. Nem sequer sabes o que significa "falência técnica". Para ti, se te colocarem uma maçã amarela à frente, dizes que ela pode ser azul se te colocarem um óculos azuis. Bravo, Einstein, mas não deixa de ser amarela.

JNF disse...

Joga,

Vieira até pode dizer que o Benfica é um clube ridículo e que os sócios são burros que esta gente vai continuar a aplaudir e a votar como se nada fosse. Facto.

Miguel disse...

Boas tardes

O discurso de ontem de LFV foi repetitivo e igual ao dos últimos 10 anos. Não há ali uma ideia nova, um sinal de esperança, é sempre a mesma tanga do costume.

Curioso é que JEM, acabado de ali chegar, parecia que estava no Benfica há tanto tempo como LFV, com o mesmo discuro de ideias feitas e insípido, só para inglês (ou neste caso, sócio seguidista) ver.

Como é que muitos benfiquistas vão nesta conversa, isso é que eu não percebo. Já não excita nem uma criança hiperactiva.

Precisamos de sangue novo, mais parecido com o sangue do Benfica antigo, o sangue que corria em Ferreira Queimado, João Santos, etc. Rangel tem, a meu ver, esse sangue, LFV e Moniz não.

Espero que amnhã Rangel arrase na apresentação. Era bom que o Sheraton amanhã estivesse a abarrotar pelas costuras, o Benfica merece!

SB
Miguel

MoJoDeath disse...

"Enquanto as criticas forem as mesmas, que foram já rebatidas mil vezes e que carecem de "transparência", as "trincheiras" vão ficar muito cavadas e sem possibilidade de grande discussão profícua entre benfiquistas."

Mas que discussão é que vieira quer? Todos os esforços de vieira são para que a discussão se encerre de vez, daí os crimes que vem cometendo com os estatutos.
Sempre que algum benfiquista fora da órbita do "rei sol" vem dar a sua opinião é chamado de abutre, um acto de democracia como o da última assembleia e declarado vergonhoso e insultuosa com a "pessoa" vieira. A discussão vem sendo assassinada por vieira há muito tempo...e nem sequer fales da situação financeira catastrófica do Benfica porque claramente não percebes nada do assunto.
Mas não tenham medo os medíocres que apoiem o vieira, porque dia 26 está aí ao virar da esquina e vão poder votar alegremente nessa corja de incompetentes.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Rangel...! Eu sei lá porrra!!!!

Águia Preocupada disse...

De Vieira, não esperava mais que o que apresentou, ou seja O MESMO de há 12 anos a esta parte. É preciso muita falta de vergonha, de decoro, de auto critica, vir dizer que sente "orgulho em trazer o Benfica até aqui"... É preciso não saber o que era o clube para ter tamanho descaramento e lata para afirmar que vai "continuar a construir o futuro"... É preciso não amar e sentir o clube, para não ver o quão é prejudicial ao mesmo... Mas se de Vieira nada de positivo espero, antes o definhar rápido e o caminho vertiginoso para o abismo, já de JEM esperava algo de diferente.
1º Que não se misturasse com uma pessoa como Vieira. Jamais imaginei que tal fosse possível. Sei que não é correcto pensar (já assim!), mas para mim, não passa ele sim, de um refinado oportunista, dum pára-quedista, que tenta intrometer-se no clube pela forma mais fácil e rápida. Os seus infelizes comentários deram bem a entender ao que vem. Claro que vai ser um casamento votado ao fracasso. Dois galos para um poleiro, nunca deu certo. E Vieira, quando Moniz começar a sobressair, fará o mesmo que fez a Rui Costa. E se Rui Costa tem (ainda) alguns créditos dos benfiquistas, Moniz sairá arruinado desta sua aventura aventureira...
Começou mal este personagem. Que legitimidade tem esta criatura, que esteve 31 (TRINTA E UM!!!) anos sem pagar quotas, que nunca participou numa Assembleia Geral, que nunca foi visto num jogo de futebol ou de outra qualquer modalidade, que nunca foi visto a participar da vida do clube, para apelidar de aventureiros os que, com sacrifícios pessoais, familiares e financeiros, vivem o clube, amam o clube, sofrem pelo clube, apoiam o clube, faça chuva, frio, vento ou sol!?... Exigindo em troca, nada mais que a alegria das vitórias... Quem é este senhor, perante todos os que não regateiam o seu aplauso, perante os que pulam e beijam o seu vizinho de cadeira vitoriando um golo do Benfica!? Que moralidade tem para apelidar de "orquestrados" os que votaram contra o R&C, se não assistiu, não esteve lá, não viu, não ouviu!?...
Para mim, este senhor já está assinalado com uma cruz... Eu que que até tive alguma esperança nele aquando das últimas eleições!...
Ele sim, é um aventureiro, um oportunista, um abutre, que vai ao cheiro da carne para engordar o seu pecúlio!
Não acredito em milagres, mas como eu gostaria que o nosso Benfica fosse priviligiado com a benção do fim deste ciclo que nunca mais acaba...

Anónimo disse...

Boa noite!
Tenho acompanhado com alguma preocupação (+) estes desenvolvimentos do Nosso muito Amado Clube. Confesso que estou deveras ansioso para conhecer melhor a candidatura do Sr Juiz, mas ... jantar com José Veiga? Alguém me pode explicar?
Bem hajam! Viva o Benfica!

JNF disse...

Com Veiga ou com Vieira? Com Veiga não sei de nada, com Vieira fiquei agora a saber.

Red Eagle disse...

A ser verdade a noticia avançado pela SIC NOTICIAS no TEMPO EXTRA que Vieira se reuniu com Rangel para o convencer a fazer parte da lista dele e não concorrer, para mim Vieira morreu como Presidente e nunca mais votarei nele, Demonstrou que tem medo dos verdadeiros benfiquistas e quer oferecer tachos para serem yes mans, como Rui Gomes da Silva, Colaço, Rui Costa e agora Moniz...

Anónimo disse...

Estamos a entrar numa discussão do meu é melhor que o teu. LFV cometeu e comete muitos erros, juntou a ele um déficit democrático e uma série de figuras que não se sabe o que fazem e porque o fazem, mas quando ouço falar na volta da tradição e do rumo novo e de aposta na formação e outras coisas mais, cheira-me a gente que não conheçe o futebol português e mundial e que vai querer começar tudo de novo e se calhar destruir coisas que se fizeram muito boas por pessoas muito benfiquistas e profissionais que estão a trabalhar para um empregador e ás vezes a lutar com menos meios. è preciso atênção para não fazer divisões entre os que estão dentro a trabalhar e os que não estão e estão á espera.

Luis