quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alípio Matos, o regresso

Alípio Matos está de regresso ao Benfica. O antigo treinador e director-técnico para o futsal, um dos pais da modalidade no nosso clube e um dos mais competentes treinadores do futebol nacional volta a uma casa que conhece para desempenhar as funções de treinador dos juniores e coordenador da formação.

Alípio, enquanto benfiquista e como treinador do mais competente que há, é uma excelente aquisição. O seu passado fala por si: além de ter sido co-responsável pela formação e crescimento do futsal no Benfica, Alípio foi peça fundamental na conquista de títulos de campeão para o nosso clube, levando o Benfica à final da UEFA Futsal Cup numa fase ainda embrionária do nosso clube. No Belenenses, fez de uma equipa acabada de subir de divisão o mais feroz e duro dos concorrentes para o nosso clube, levando os do Restelo a duas finais dos playoffs, onde só caíram na negra, e à conquista da Taça de Portugal, o maior título na história dos de Belém. Desenvolveu jogadores, venceu títulos e tem um profundo conhecimento do que é o futsal nacional.

O seu comportamento aquando da saída da Luz não foi o mais correcto e talvez por isso este regresso não seja assim tão pacífico para alguns benfiquistas. No entanto, eu não confundo o carácter com a personalidade das pessoas e, ainda que não gostando das declarações de Alípio, tenho de as compreender do ponto de vista de que estava a fazer o seu papel e a defender o clube que lhe pagava o salário. Para mim, o regresso de Alípio não é uma boa mas sim uma óptima notícia. Precisamos de benfiquistas competentes no nosso clube. Alípio é um deles.

Com este regresso forma-se também uma sombra para Paulo Fernandes. É certo que um é treinador da equipa principal e o outro é o dos juniores, mas quanto a competência não tenho muitas dúvidas sobre qual é o melhor. No entanto, queria alertar que, olhando para a qualidade dos plantéis de Benfica e Sporting, este ano estamos muito aquém daquilo que deveria ser exigido. Enquanto o Benfica perdeu peças fundamentais, o Sporting reforçou-se muito bem e é, neste momento, o mais forte dos candidatos ao título. Acho que no final da temporada vamos assistir a uma substituição óbvia.

2 comentários:

Fura-Redes disse...

também concordo que o SCP tem melhor plantel mas acho que vai dar Benfica no final!

André Sousa disse...

Subscrevo inteiramente. Já era para ter feito um post sobre o mesmo, mas queria também reunir alguma informação sobre as camadas jovens do futsal, que parecem abandonadas pelos dirigentes.

Espero que consiga dar uma volta à formação e que, independentemente do sucesso da equipa sénior, para o ano seja o treinador principal.