sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Renovação de André Almeida


Na conjuntura do futebol nacional, onde camiões de jogadores sul-americanos chegam a Portugal, quer seja em divisões secundárias ou na primeira liga, é difícil a afirmação do jovem jogador português. É uma questão de mentalidades que tem de mudar, quer se queira quer não, uma vez que a situação económica e financeira do país é preocupante, e os custos de formação são inferiores aos custos na contratação de estrangeiros. Os factores que justificam este facto são dos mais variados, incompetência na gestão de formação dos clubes, falta de pensamento sobre o futebol, facilitismo, dificuldade de transição do futebol formação para o profissional, enfim, todo um conjunto de situações que desejo que saiam de vez do nosso futebol. 

E por isso é muito difícil um jovem português afirmar-se num clube nacional, ainda mais num gigante como o Benfica, e é para dar mérito e elogiar o facto de ter ultrapassado essa dificuldade, que hoje escrevo sobre André Almeida. 

Tem jogado um futebol de bom nível num clube exigente, com um treinador exigente e por vezes numa posição que não a sua! Vejo-o claramente como um médio-centro, pivot-defensivo à frente da defesa, a receber, virar e entregar no 2º médio. Tacticamente é disciplinado e muito inteligente. Habitualmente toma a decisão certa no capítulo do passe, tem a estampa física que se exige para a posição e para ganhar disputas de bolas. 

Penso que a integração da equipa B o tornou um jogador mais maduro, rodado e mais agressivo, ainda que tenha sido por pouco tempo. Acho que se pode falar em dar um passo atrás para dar dois à frente. No caso do André, resta sim é saber se serão apenas dois ou se não serão mais. Espero que a (merecida) renovação seja uma forma de o motivar ainda mais para trabalhar e continuar a evoluir pois apesar de tudo, tem aspectos no seu jogo a melhorar para ser primeira opção no Benfica, mas face à idade e ao seu crescimento recentemente, não estou propriamente receoso com isso.

4 comentários:

Anónimo disse...

ola,gosto muito desse blog,porque nao teem feito analises aos jogos do benfica?obrigado

Da Velha Guarda disse...

Este míudo ainda nos vai dar grandes alegrias.
Saudações Benfiquistas.

Unknown disse...

É uma situação temporária, de grande aperto para com os membros do blog no que diz respeito ao tempo...


Velha Guarda, também acredito que sim!

Cumprimentos.

redtiger disse...

É o novo "Ruben Amorim" de Jesus pela qualidade com que faz diversas posições! Tem qualidade para estar no nosso plantel, seria bom se ficasse algumas épocas!